Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de vossos pareceres sobre esse dois circuitos, encontrados na Internet (aqui).

Os dois são para a mesma função: alternar ligado e desligado de uma carga (tecos de uma fita de leds) em função de duas palmas, desde que executadas com um intervalo mínimo entre elas. São duas palmas e não apenas uma para evitar que qualquer barulho incidental, que pareça uma palma, acione esse interruptor.

O primeiro é esse aqui (redesenhei porque achei difícil de entender, mas o original está lá no site ou, prá facilitar, aqui):

gRF4gDp.jpg

Uma dúvida: será que posso alimentar esse primeiro com 12v?

O segundo é esse aqui:

double-clap-switch-compressed-1200x372.j

E esse, poderia ser alimentado com 12v?

As questões:

- Se ambos foram feitos para 9v e os microfones parecem ser iguais, porque R1 é 22k no primeiro e 10k no segundo? Que valor é melhor? Se que no segundo pode ser 10k por causa de C1 (10nF)?

- O segundo usa menos componentes, melhor para pequenas PCBs. O primeiro pede 2 transistores a mais que o segundo (além do de drive da carga). Mas o segundo... bem, desenhar a PCB do 4013, com os pinos todos se cruzando de um lado para o outro (3 e 11, 2 e 9, 5 e 12), prá traçar na caneta de retroprojetor, é russo... ou então ficaria aquele monte de jumpers, uns pulando sobre os outros. Já traçar as trilhas para o 4017 é bem mais tranquilo.

- Por outro lado, C1 no segundo, se não me engano, já serve também como filtro de passa altas, já que a frequência de palma, segundo essa busca aqui, é entre 2,2kHz e 2,8kHz. Será que é para isso mesmo o C1?

- No segundo, o 555 tem uns resistores bem... sei lá, na minha pouca experiência, enormes (R6, R7, R8 e R9 gigantes), tá certo isso?

- Tem também o ajuste da sensibilidade: no primeiro é feito na não-inversora do ampop, para quando for comparada com a tensão vinda do mic. No segundo parece mais bem elaborada, alterando o ganho do 741... Qual seria a melhor?

- Por último, mesmo correndo o risco de perguntar o que já deveria saber... em ambos dá para trocar o transistor de drive da carga (e seu resistor de base) por um IRFZ44N, não dá? É que como a carga bate nos 1A, se for usar BJT (TIP122, por exemplo) ele já esquenta...

Talvez dê para dar uma mexida, adotar o que de bom há em cada um...

Daria para dar uma comentada aí, por favor?

Grato!

• Amei 1
Postado

O pessoal não deu bola, @alexandre.mbm, rs...

Azar, se o presenteado quiser desligar o abajur vai ter que levantar da cama, rs...

(Vi também uns circuitos que ligam e desligam através de controle remoto facim, um led infravermelho no controle - 3v ou 2 pilhas AA bastam - e um sensor de infravermelho na geringonça... mas desisti, por enquanto.)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não vejo empecilho em alimentar de 9 a 12. Projeto bacana. Ia te sugerir um mc... a princípio basta ligar direto o mic numa entrada de comparador dele. Alguns neurônios treinados conseguem elaborar com certa facilidade o programinha inclusive com alguma complexidade algo como palma simples, dupla palma, ... indo até o extremo de "palma morse" que inventei agora kk

e me lembrei que recentemente comprei alguns sensores de gesto. Minha ideia era (.. será) fazer  um controle remoto pra mudar de canal e controlar volume pois sempre perco o controle a noite. Portável também pra seu projeto

protoboard-mao-arduino02_sensordegesto.j

https://www.filipeflop.com/blog/como-utilizar-o-sensor-de-gestos-e-RGB-sparkfun/

• Curtir 2
Postado
36 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O pessoal não deu bola

Ola @rmlazzari58

Eu até daria minha opinião mas  alguns CIs estão fora do meu caderninho , tipo esse 555, e não sendo coisa que domino prefiro só acompanhar para ver o resultado após as feras contribuirem com informação sólida.

Dos muitos projetos que  precisei montar houve trocentas vezes que uma ou outra placa intermediária eu comprei pronta devido justamente a essa etapa do layout das PCB.

'_'

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

O pessoal não deu bola

Olhando de longe, parece muita eletrônica, muito "risco" de insucesso, de infinitas iterações no projeto, para pouca funcionalidade.

1 hora atrás, .if disse:

Abri o artigo e constatei não ser, na imagem, a mão da misteriosa @.if. Ahhhh....

• Curtir 2
Postado
57 minutos atrás, .if disse:

"palma morse" que inventei agora kk

Genial! E ainda dá para enganar a Alexa:

- "Ué, que ce tá batendo palma aí, Renato?"

- "Err... nada não, querida, tava só esquentando a mão, hehe..."

(Mentira, tava era traindo a moça, ligando e desligando o abajur sem ela saber, kkk...)

E dá, mesmo, @.if. Aliás, usando um mic, código morse e mc, quem precisa da Alexa, né? Já até vejo o esqueleto do programa...

Agora, esse sensor de gesto não conhecia... é bem bacana, hein? Só que pela fotos, no seu post e no link, err... será que tem que pintar a unha, prele funcionar? rs...

Não se chateie mas acho que vou de analógico, mesmo. Como você disse

1 hora atrás, .if disse:

Não vejo empecilho em alimentar de 9 a 12

mais adiante, vou tentar o segundo, o do 4013, com 12v. Mesmo que fique um monte de jumper, ele tem aquele ajuste bacana de sensibilidade no ganho do 741 e usa menos componentes. É que depois do sensor de palma ainda tem um outro 555, dois diodos, dois caps e um resistor, para dimerizar a saída.

Grato, @.if!

24 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

muita eletrônica...pouca funcionalidade

mas bastante adrenalina!

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O pessoal não deu bola, @alexandre.mbm, rs...

Azar, se o presenteado quiser desligar o abajur vai ter que levantar da cama, rs...

É que palma, faz muito barulho ainda mais se tiver que ligar ou desligar um abajur. Vai acordar todo mundo! :lol:

Eu tenho meu sistema de controle remoto ao lado da cama e não acende o abajur é a luz que fica no teto mesmo. 

Mas falando sério, nem tinha reparado no tópico antes. Só vi agora mesmo, pois sempre que posso comento nos tópicos do xará quando o assunto está em meu alcance. 

Algumas perguntas já foram respondidas, mas vamos chover no molhado um pouco.... 

Sim, ambos podem ser alimentados com 12V. Embora eu não recomendo, colocaria um resistor de 100R alimentando o circuito, o relé se for de 12V fica de fora. 

O segundo circuito é mais interessante, tem um controle de ganho no 741 (Isso explica porque o valor de R1 é menor em vista do outro circuito). 

Também não tem aqueles estágios inúteis com transistor em volta do 555, aquilo forma uma redundância no primeiro circuito. 

Em 03/02/2022 às 19:54, rmlazzari58 disse:

4013, com os pinos todos se cruzando de um lado para o outro (3 e 11, 2 e 9, 5 e 12)

Essa ligação que fizeram no 4013 é dispensável. 

Pode usar o 3 como entrada, aterrar o 4,6 e 7, unir 2 com o 5, positivo é o 14 e o 1 é a saída. 

Porém eu quando uso somente um flip-flop e quero facilidade no desenho da placa uso o 4024. Ali é só entrada(1), saída(12) e alimentação(7 e 14). Única união é pino 2 com o 3. Pra usar com botão é o velho resistor de 1k em paralelo com 4,7uF entre 1 e 7. Botão entre 1 e 14.

No segundo, o 555 tem uns resistores bem... sei lá, na minha pouca experiência, enormes (R6, R7, R8 e R9 gigantes), tá certo isso?

Economia de energia que no fundo não economiza nada. 

Por último, mesmo correndo o risco de perguntar o que já deveria saber... em ambos dá para trocar o transistor de drive da carga (e seu resistor de base) por um IRFZ44N, não dá?

Dá, mas é aquela velha história vai cortar a carga pelo terra então se for áudio, esquece. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 07/02/2022 às 22:38, Renato.88 disse:

Eu tenho meu sistema de controle remoto ao lado da cama e não acende o abajur é a luz que fica no teto mesmo. 

@rmlazzari58 , no caso de um abajur junto à cama, como usuário, eu ficaria muito satisfeito com uma detecção de passada (movimento) da minha mão.

Poderia existir mais de uma configuração de detecção para esta "chave". Por exemplo, uma para acendimento temporizado; outra para acendimento ou apagamento definitivo. Talvez uma terceira: parar a mão no local aumentaria ou diminuiria a intensidade da luz, conforme a vez.

Na prática, seria um substituto "menos localizado" para um touch buttom.

Dá pra fazer fácil com módulo robótico IR de aproximação, ou módulo robótico de ultrasom.

Porém, você iria ter de prever cenários de falsas detecções. Por exemplo, um gato passando ali, ao invés da sua mão. Ou uma criança buliçosa...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Senti vontade registrar isso...

[vcc]
        |
        +------+
        |      | 
        -      -
R..10   K      M   
        -      - 
        |      | |\ 74hc14, CD4069, CD40106 ...
        +--||--+-| o--- pulso
        |      | |/
MIC   | O      -
        |      M
        |      -
        |      |
        +------+ 
      [gnd ]

É um conceito minimalista pra mostrar a versatilidade da semi desprezada porta inversor schmitt trigger que substitui 555, comparadores e alguns etc no quesito condicionamento de sinal. Com a vantagem de se ter várias portas por chip.

No seu caso, caso a amplitude do mic atinja os limites de trigger, a chance de sucesso é grande. Caso não, um simples transistor deve amplificar.

Coloque um simples flip flop na saída.

9 horas atrás, Renato.88 disse:

nem tinha reparado no tópico antes

sinistro.. nem eu. probabilidade... estaria movido ou aguardando moderação... ou a lupa do @alexandre.mbm

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Renato.88 disse:

É que palma, faz muito barulho ainda mais se tiver que ligar ou desligar um abajur. Vai acordar todo mundo!

Caramba, é isso mesmo...

É que meu filho viu o da minha filha, pediu um igual. O primeiro tem um LDR para deixar o LED de stand-by bem fraquinho quando a ambiente está escuro. E eu não queria repetir a receita, queria dar uma melhorada...

Mas você tem razão, Xará, palma não seria uma boa. De que vale um circuito super-elaborado se, na prática, acaba mesmo é atrapalhando? Ou na melhor das hipóteses, sendo inútil?

Lembrei das máquinas inúteis que vi pela Internet, rs...

Bem... de novo e mais uma vez muito obrigado pessoal!

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...