Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ativar o turbo boost do processador Intel Core i5-12400F?


Posts recomendados

Prezados,

Bom dia!

 

Comprei algumas peças para meu PC e montei no dia de ontem. O processador esta limitado a 3,9GHZ, porém com o modod turbo pode chegar até 4,4GHZ, ativei o Turbo Boost na interface da BIOS, sem sucesso. ( Uso uma placa-mãe B660 DS3H).

Há como ativar esse modo com software? Lembrando! Fiz teste de stress o maximo que chegou foi 3,9GHZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Petronio Santos

 

12th Gen funciona um pouco diferente, em relação ao TB, onde é ligado diretamente ao consumo.. Talvez, tenha de ativar uma outra opção, além do Turbo Boost, pra forçar 4.4 GHz, em todos os núcleos, com consumo maior, por consequência, senão é o que o @Shaman93 disse..

 

Poste uma foto da BIOS, na parte onde ativou o Turbo Boost..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Petronio Santos

 

Se tiver algo, imagino que seja em "Turbo Power Limits".. Tem um tempo que a Intel tem formas de burlar as próprias regras.. Antes era com o MCE ou Multi-Core Enhancement, agora é diretamente com a quantidade de energia que a CPU é autorizada a usar.. O padrão é 65W, mas pode ir a 117W, de acordo com a própria Intel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, leonardo162 disse:

Sei que foge do assunto, mas qual o modelo da sua placa-mãe ? Também comprei um kit com 12400f e uma placa simples h610m d d4 deve chegar hoje, se bem que esse turbo boost só deve ficar viável com um Air cooler mais parrudo né .

Não é só questão da temperatura da CPU.. Tem a própria placa-mãe, que precisa ser bem construída pra fornecer a energia que a CPU precisa, pra atingir e manter esse clock..

 

Pra um Core i5, que tem consumo limitado, isso não é tão urgente.. Se bem que, acho que simplificou um bocado na placa-mãe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RS Faria disse:

Não é só questão da temperatura da CPU.. Tem a própria placa-mãe, que precisa ser bem construída pra fornecer a energia que a CPU precisa, pra atingir e manter esse clock..

 

Pra um Core i5, que tem consumo limitado, isso não é tão urgente.. Se bem que, acho que simplificou um bocado na placa-mãe..

 

Urgente é a troca desse cooler box que vem com o 12400f, meu kit chegou hoje, e realizando alguns testes, em jogos o processador chega a 85º tendo pequenos picos de 90º, sendo que mesmo em altas temperaturas,  a placa-mãe h610m-d d4 aguentou de boa, o processador chegou a 100º no teste do cinebench r23 e o clock da CPU não caiu doideira ... se souber de algum cooler custo/benefício para o 12400f me avisa, procurei porém não encontrei nada pelo fato de ser um socket bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu gabinete possui um bom airflow?
Refaça o teste de estresse com a tampa lateral do gabinete aberta, e verifique se a temperatura do processador diminui? Se a temperatura permanecer a mesma então é o cooler que não esta dando conta, mas se a temperatura diminuir com a tampa lateral aberta então é o airflow do seu gabinete que não esta bom... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde pessoal! Vi que já tem um tempo o assunto desse processador aqui. Mas comprei uma b660m aorus pro, e um i5 12400f mas não consigo usar acima do clock base dele, ele só vai age 2.5ghz se eu ativo o turbo boost aí ele vai aos 3.9 porém onde eu abrir um jogo ele bate 100°, isso só de abrir nem precisa começar a jogar não, se fizer stress no cpu-Z ele já bate 100° também. Alguém sabe se tem que mexer em alguma outra configuração ? Meu gabinete tem um ótimo air flow e já tentei com a tampa aberta também, estou usando o cooler box que veio no processador, porém mesmo sendo ele o problema não era pra chegar a 100° só de abrir o jogo. Se alguém puder dar uma ajuda agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada tem que rever a instalação do cooler, ou comprar um melhor (ex. DeepCool AG400), pois a temperatura esta muito alta.

 

Resolvido isso para alterar o "Power Limit" - pode vir limitado, por exemplo em 70 Watts; para permitir que o CPU suba o clock:

 

Tweaker > Advanced CPU Settings > Turbo Power Limits (página 13 do manual😞

 

 

Citação

Turbo Power Limits - Allows you to set a power limit for CPU Turbo mode. When the CPU power consumption exceeds the specified power limit, the CPU will automatically reduce the core frequency in order to reduce the power. Auto sets the settings according to the CPU specifications.

 

Power Limit TDP (Watts) / Power Limit Time - Allows you to set the power limit for CPU/platform/memory Turbo mode and how long it takes to operate at the specified power limit. Auto sets the power limit according to the CPU specifications. This item is configurable only when Turbo Power Limits is set to Enabled.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!