Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Na minha tralha de sucatas, totalizei 30 kg de cabos de informática. Quero queima´-los  para obter o cobre, porém nesta forma, o Cobre desvaloriza muito, ficaria rebaixado a cobre de 2ª. E eu quero vendê-lo como Cobre de 1ª ( $$) . Desemcapá-los com aquele desemcapador de madeira e parafuso não vale a pena, pois os fios são muitos finos e estão aos milhares. Quero uma recomedação de algum produto químico que, após, queimado o cobre, possa jogar ele para tirar a Carbonização.

Grato.

Postado

@O Pequeno Príncipe Melhor que queimar, se for possível, ferver em água, engraçado como nem eu nunca pensei nisso antes.

https://pt.wikihow.com/Limpar-um-Fio-de-Cobre

É ainda preferivel a parte de descascar o cobre a mão, fica um trabalho mais limpo, mesmo que seja muitos fios, e ainda tem o fator de que dependendo do tempo que tem disponível, dá para descascar vários pedaços de fios.

Na minha época de mexer com fios de cobre sempre usei a opção de descascar os mesmos, e na base de usar faca.

Vi isso aqui como dica para remover manchas de fios e cobre queimado: https://www.ehow.com.br/galvanizar-casa-como_72925/

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@O Pequeno Príncipe ,

Não quero jogar água na tua fervura, mas a imensa maioria dos cabos utilizados em informática desde os anos 2000 usam fios de cobre recozido, que na verdade nem é 100% cobre, ele tem um monte de outros elementos em sua composição, tudo depende do que a fábrica chinesa tinha de metais para fazer o fio naquele dia .... dificilmente voce vai conseguir vender como cobre de segunda, por causa da contaminação existente.

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Fica o alerta de que a queima do encapamento produz gases extremamente tóxicos, que você e seus vizinhos vão respirar, e pode ser considerada crime ambiental.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
Em 04/03/2022 às 23:29, O Pequeno Príncipe disse:

Desencapá-los com aquele desencapador de madeira e parafuso não vale a pena, pois os fios são muitos finos e estão aos milhares.

Qual?

Postado

São cabos de rede ou outros tipos? Não teria valor como cabos mesmo?

Acho que aprender a fazer testes p/ verificar se estão ok, talvez cortar eles em tamanhos menores e vender já com ponteiras p/ novo uso seria bem mais rentável do que destruir os cabos só para pegar o metal dentro deles.

• Membro VIP
Postado
Em 05/03/2022 às 03:19, Elder Nauvirth disse:

Como galvanizar em casa:

«Use sal grosso ao invés do

comum, para eliminar a possibilidade de formação de gás cloro

Será que isso é exato?

Update

Esta minha mensagem reflete uma preocupação legítima com a segurança de quem pretenda reciclar alguns quilos de fios.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 04/03/2022 às 23:29, O Pequeno Príncipe disse:

aquele desemcapador de madeira e parafuso

Ao invés de parafuso use a imaginação e adapte lâmina de estilete. Penso ficar + fácil a remoção da capa fina. Peça ajuda a um adulto ok?.. outra ideia complementar: coloque um soprador térmico ou secador de cabelo ou uma panela fervente (obrigue o fio a passar pela água quente) na entrada do fio no 'furo cortador'.. me baseei em...

ferver em água, engraçado como nem eu nunca pensei nisso antes.

😁

controle a temperatura pra apenas amolecer a capa o fio

Em 07/03/2022 às 09:53, aphawk disse:

na verdade nem é 100% cobre, ele tem um monte de outros elementos em sua composição

De fato já senti um cabo 'de cobre' que parece cabo de aço... nem dobra. Mas me lembro vagamente que certa feita Moris disse que o processo de mistura  de componentes na metalurgia (ou siderurgia.. sei lá) tende a ser caro...

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Como galvanizar em casa:

editou a citação do cara.. gerou confusão atópica.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado
5 minutos atrás, .if disse:

Mas me lembro vagamente que certa feita Moris disse que o processo de mistura  de componentes na metalurgia (ou siderurgia.. sei lá) tende a ser caro...

Siderurgia ? Na China tem de tudo .... tem lugar que simplesmente pega os fios, aplicam um ácido para tirar a corrosão, e derretem o que sobrar, e eis a matéria prima do fio ...... Por isso que eles quebram fácil, e são bem mais escuros que o cobre puro .... tudo é preço !!!!

Cansei de ver fabricantes de fonte de PC na China que fazia o preço em função da quantidade de peças reaproveitadas de fontes velhas ...... e de ver lojas da Santa Ifigênia que compravam tudo que é fonte de PC pifada para vender pros chineses .... era interessante participar dos dois lados dessa negociação !

Paulo

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, .if disse:

editou a citação do cara..

Um link cru (URL) virou hiperlink com texto, usando-se o título da página alvo. A citação dentro do "bloco de citação" importou texto exato da página alvo.

Não creio que traí @Elder Nauvirth . Mas ele pode, realmente, da subjetividade dele, sentir-se ofendido. Especialmente agora que está sendo "sugestionado" pel@ @.if

gerou confusão atópica

Não há confusão. E segurança importa! Você que o diga:

Peça ajuda a um adulto, ok?

@.if , no caso mais recente em que os moderadores sumiram com as mensagens de nós dois, eu havia solicitado que eles organizassem a sequência em novo tópico. Eu também investira meu tempo ali. Calma...

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Será que isso é exato?

Update

Esta minha mensagem reflete uma preocupação legítima com a segurança de quem pretenda reciclar alguns quilos de fios.

Se é ou não exato, ainda vale a pena ter cuidado ao experimentar essas coisas, ainda mais porque teria de queimar os fios e cobre antes, o que já gera problemas ambientais e para a saúde.

Amigos @.if e @alexandre.mbm, não precisam se preocupar com a edição ocorrida na ligação, ainda assim se manteve o propósito inicial, demonstrar o que e como fazer, a ligação estaria correta de mesma forma se desde o inicio fosse colocada com o nome do enunciado no mesmo link em questão.

Logo, não me faz diferença alguma se foi feita a edição em uma citação, o que vale acima de tudo, é que o link faça a elucidação cumprindo com o propósito de servir como fonte de conhecimento e sendo, em seu objetivo, verificável para o que é citado.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

não me faz diferença alguma se foi feita a edição em uma citação

@Elder Nauvirth , eu fiz como fiz entendendo que não estava fazendo acréscimo, que não estava colocando palavras em sua boca. Eu senti-me fazendo trabalho de robô: formatação e importação de texto.

7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se é ou não exato, ainda vale à pena ter cuidado ao experimentar essas coisas

Depois que "mamãe" teve de pagar uma bombinha caríssima para tratar os brônquios do moleque-cientista aqui, eu olho tais assuntos com extrema atenção.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

[off] Teste...  

Vi isso aqui como dica para remover manchas de fios e cobre queimado: https://www.ehow.com.br/galvanizar-casa-como_72925/

ok ... mas não edite minhas citações 😁

13 horas atrás, aphawk disse:

Por isso que eles quebram fácil, e são bem mais escuros que o cobre puro .... tudo é preço !!!!

De fato.. já viu aquele fiozinho verde de pisca de natal? Capa quebra e fio enferruja de um natal pro outro 😠. espero que não seja este que o amiguinho autor quer reciclar 😑

edit.. pra não alimentar off topic

11 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Contrariando o amigo @Shaman93 se sempre formos politicamente corretos, ficaríamos pobres e sem nada.

milionários desmatadores da amazônia dizem amém.

• Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, .if disse:

já viu aquele fiozinho verde de pisca de natal? Capa quebra e fio enferruja de um natal pro outro 😠. espero que não seja este que o amiguinho autor quer reciclar 😑

Existem uns cabos USB que são um terror. Para darmos uma chance ao fabricante, podemos pensar apenas que o AWG é muito alto, que são cabinhos finos demais, e que então qualquer sobrecorrente acaba torrando esses condutores, as almas. Você vai decapá-los — com o maior cuidado! — e conclui que estão podres...

28 minutos atrás, .if disse:

[off] Teste [...] ok ... mas não edite minhas citações 😁

"Robô em manutenção..."

(Cf. piadas de Matheus Ceará)

Postado
47 minutos atrás, .if disse:

De fato.. já viu aquele fiozinho verde de pisca de natal? Capa quebra e fio enferruja de um natal pro outro 😠. espero que não seja este que o amiguinho autor quer reciclar 😑

Esse tipo de fio acaba não compensando muito.

Teria de pegar muitos fios para conseguir juntar uma quantia boa para venda, e aliado a isso tem o fator de dificuldade, visto que os fios são bem finos.

Esse tipo de fio mais fino seria mais o caso de deixar para queima, mas também tem o fator ambiental.

Geralmente o mais comum que valeria mais a pena para reciclar são dos fios padrão de cabo de energia de eletronicos pra cima, coisa do tipo aqueles cabos que vem em cafeteira, TV, console e por ai vai, mas claro, apenas reciclar de aparelhos queimados ou cabos que não vai precisar usar.

Postado
1 hora atrás, O Pequeno Príncipe disse:

@Elder Nauvirth  Descobri um método incrível: depois de queimado, jogar Vinagre e Sal em água fervente.  Tirou toda a carbonizacao . 

Mas olha só que ideia interessante.

Já é algo para se usar quando tiver que fazer algo mais bruto para descascar fios de cobre.

Postado
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Thiago Miotto , eu estava interessado em saber o que seriam as tais ponteiras?

Se for cabos de rede, seriam os conectores rj45: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1974877158-conector-rj45-cat5e-macho-rede-lan-pacote-com-100-unidades-_JM

conector usb femea: https://www.eletrogate.com/modulo-adaptador-usb-femea-20-para-dip?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=Cj0KCQiAmpyRBhC-ARIsABs2EAoHA1Kzm2_OUIVC6u8crQmj6tTMrO2n_6oIuFuSUsMSRPRnNRuVskUaAmSiEALw_wcB
conector usb 😄 https://shopee.com.br/KAHAUL-10-Pcs-Shell-Cobre-De-Transferência-De-Dados-Receptaculo-De-Carregamento-Masculino-Feminino-Soquete-USB-3-1-Conector-Do-Tipo-C-i.427552065.13269933067

Tem vários tipos de conector, e como digo, será que não seria melhor vender cabos montados a preço mais baixo que um novo.

• Obrigado 1
Postado
15 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

@Elder Nauvirth  Descobri um método incrível: depois de queimado, jogar Vinagre e Sal em água fervente.  Tirou toda a carbonizacao . 

Maneira barata de se fazer um ácido kkkkkk  Mas espere uma semana e veja o que vai acontecer com os fios metálicos .....

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, aphawk disse:

espere uma semana e veja o que vai acontecer com os fios metálicos .....

Não espere! Venda antes! 😁

Paulão me fez lembrar.. há loooonnng mesmo time ago havia alguns ci's com terminal enferrujado: não pegava solda nem a pau. Uma mergulhadinha em ácido muriático (de limpeza) resolveu a questão. Só não sei o que aconteceu depois 🤪.. mas algo me diz que o estanho formou uma camadinha e protegeu... tomara 😁

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, .if disse:

Uma mergulhadinha em ácido muriático (de limpeza) resolveu a questão.

Aplicar (melar) somente nos terminais não resolveria?

1 hora atrás, aphawk disse:

veja o que vai acontecer com os fios metálicos

O que?

E se houvesse como neutralizar, limpar o ácido?

Postado

Nos fios do meu mouse,teclado e nos cabos que saem da fonte atx do meu pc , um ímã de neodímio gruda nelas com força  ,não vou dizer a marca do pc mas o logotipo da marca é um 👍 ...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!