Ir ao conteúdo

É possível ligar potenciômetro em paralelo?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Sou entusiasta nesse mundo da eletrônica. Sou eletricista e meu curso ajuda em alguma coisa.
O que eu pretendo: Instalar um ventilador com 2 interruptores em paralelo. Liga no interruptor 1 e desliga no interruptor 2, ou ligar no interruptor 2 e desligar no 1. Fácil certo? Certo.

Mas, o ventilador possui variação de velocidade, é aí que entra o potenciômetro. Como faço para ligar os potenciômetros em paralelo para controlar a potência do ventilador de forma independente? Ou melhor, é possível fazer isso?

• Solução
Postado
4 minutos atrás, Josa Alves disse:

é possível fazer isso?

Não. 

A solução que tem é:

Controla a velocidade somente em um ponto, o liga e desliga é possível fazer em dois lugares (ou até mais). 

Porém, com um circuito eletrônico personalizado é possível fazer a façanha, é algo que não existe pronto pra vender teria que projetar e montar. 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Obrigado pelo seu tempo.
Imaginei que não seria algo como puxar um fio, ligar aqui, colocar um resistor e pronto. Mas existe uma possibilidade, depois procuro alguém que possa fazer essa placa de circuito pra mim. 😃

• Membro VIP
Postado

@Josa Alves , seu tópico não é sobre ligar dois potenciômetros (componentes eletrônicos) "em paralelo". É sobre ligar dois dimmers num circuito three way.

Visualização do básico:

three-way.png.7e1732fadd1bb1558ad3d05933088218.png

Para interruptores prediais, o pessoal até fala assim mesmo: "em paralelo". De fato. Mas aqui no fórum o título do ssu tópico ficou sugestionando um esquema de placa com pontenciômetros verdadeiros, que componentes eletrônicos e circuitos dimmer, numa associação em paralelo.

Você pode, sim, associar dois resistores variáveis em paralelo. Mas não é disso que você precisa para controlar seu ventilador AC 127 ou 220V.

Postado
4 minutos atrás, alexandre.mbm disse: