Ir ao conteúdo

É possível ligar potenciômetro em paralelo?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Sou entusiasta nesse mundo da eletrônica. Sou eletricista e meu curso ajuda em alguma coisa.
O que eu pretendo: Instalar um ventilador com 2 interruptores em paralelo. Liga no interruptor 1 e desliga no interruptor 2, ou ligar no interruptor 2 e desligar no 1. Fácil certo? Certo.

Mas, o ventilador possui variação de velocidade, é aí que entra o potenciômetro. Como faço para ligar os potenciômetros em paralelo para controlar a potência do ventilador de forma independente? Ou melhor, é possível fazer isso?

• Solução
Postado
4 minutos atrás, Josa Alves disse:

é possível fazer isso?

Não. 

A solução que tem é:

Controla a velocidade somente em um ponto, o liga e desliga é possível fazer em dois lugares (ou até mais). 

Porém, com um circuito eletrônico personalizado é possível fazer a façanha, é algo que não existe pronto pra vender teria que projetar e montar. 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Obrigado pelo seu tempo.
Imaginei que não seria algo como puxar um fio, ligar aqui, colocar um resistor e pronto. Mas existe uma possibilidade, depois procuro alguém que possa fazer essa placa de circuito pra mim. 😃

• Membro VIP
Postado

@Josa Alves , seu tópico não é sobre ligar dois potenciômetros (componentes eletrônicos) "em paralelo". É sobre ligar dois dimmers num circuito three way.

Visualização do básico:

three-way.png.7e1732fadd1bb1558ad3d05933088218.png

Para interruptores prediais, o pessoal até fala assim mesmo: "em paralelo". De fato. Mas aqui no fórum o título do ssu tópico ficou sugestionando um esquema de placa com pontenciômetros verdadeiros, que componentes eletrônicos e circuitos dimmer, numa associação em paralelo.

Você pode, sim, associar dois resistores variáveis em paralelo. Mas não é disso que você precisa para controlar seu ventilador AC 127 ou 220V.

Postado
4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

. É sobre ligar dois dimmers num circuito treeway.

Foi justamente nisso que pensei. 

4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Você pode, sim, associar dois resistores variáveis em paralelo.

Poder, pode. 

Mas não funciona. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Poder, pode.

Mas não funciona.

Noutro contexto, digo. A resistência, em corrente contínua, terá uma função de variação meio chata de "utilizar".

Voltando ao assunto, olhem pra isso:

spacer.png

Esqueçam o smartphone. Ele faz as vezes do componente-controle potenciômetro, no dimmer.

Esqueçam a luz. Ela faz as vezes de um motor de ventilador.

Ali do lado é um disjuntor, levando a fase (retorno) para a lâmpada. Obrigatoriamente passando pelo dimmer, para ser "dimmerizada".

A estratégia foi deixar esse dimmer energizado durante todo o tempo certamente para que ele tenha conectividade com o smartphone, apenas.

Resumindo, você pode ter um único dimmer e entender o conjunto dimmer + ventilador como um bloco. Os dois interruptores paralelos estariam no lugar do disjuntor, entregando o retorno.

Postado
2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Noutro contexto, digo. A resistência, em corrente contínua, terá uma função de variação meio chata de "utilizar".

Ou seja, não funciona. 

Mesmo em outro tipo de aparelho, é impossível usar dois potenciômetros em paralelo. 

Em série, temos uma utilidade. Como por exemplo o ajuste fino de alguma coisa usando potenciômetros de valores diferentes. 

1 hora atrás, Josa Alves disse:

Mas existe uma possibilidade, depois procuro alguém que possa fazer essa placa de circuito pra mim.

Nesse caso lhe aponto a única saída que pensei, veja:

Precisa de um circuito eletrônico "inteligente" do tipo com micro controlador programado pra emitir um sinal pwm e enviar a um triac. 

Vai funcionar igual ao volume de uma TV ou rádio moderno, um botão aumenta a velocidade e outro botão diminui. 

Assim você pode colocar em vários pontos vários botões, aí sim ligados em paralelo. 

De forma que O potenciômetro é descartado do circuito, visto que ele não serve nessa função. 

• Membro VIP
Postado

Eu tenho ideia pra dar mas como marcou como resolvido (e não foi eu quem resolveu) não as darei 🤪...

OK .. já que insiste...

16 minutos atrás, Renato.88 disse:

um circuito eletrônico "inteligente" do tipo com

... módulo rf 433MHz . O desafio é colocar vários tx em 1 rx

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@Renato.88 , talvez algo com relés e os dois dimmers.

Mas aí não fica "paralelo" visto que é possível ajustar cada dimmer em uma posição. 

55 minutos atrás, .if disse:

módulo rf 433MHz . O desafio é colocar vários tx em 1 rx

Pra isso aí sim existem circuitos prontos pra vender, tem até circuitos integrados dedicados a esta função. Tem como comprar os módulos tx, colocar cada um em um lugar e aí o desafio é outro (embora +fácil):

Acoplar o pwm e o triac na saída do RX. 

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Renato.88 disse:

o desafio é outro (embora +fácil):

Acoplar o pwm e o triac na saída do RX. 

penso que nem tão fácil .. sem querer menosprezar a capacidade do autor do tópico, claro. Mas não deixa de ser curioso. Suponho que o rx tenha que ter duas saídas, ou analógica ou algo assim...

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

three-way.png.7e1732fadd1bb1558ad3d05933088218.png

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

spacer.png

Ué! Parece tranquilo...

É só pegar o bloco dimmer da segunda imagem e, duplicando-o, colocá-lo no meio de cada "retorno paralelo" da primeira imagem.

O controle final continua com os interruptores.

@.if , você está "seguindo"?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Entendi vagamente que o garoto quer 2 dimmers na mesma lâmpada. De fato é melhor colocar os interruptores em paralelo de modo a passar o controle dos dimmers só pra 1 a cada virada. Talvez com uma chave 2 polos reversível... É um exercício mental minimamente desafiador

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

você está "seguindo"?

Não. Precisa me mencionar. Mas de novo... tópico resolvido atrai pouco minha atenção

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ventilador.

você 'desenhou' a lâmpada e me confundiu 😒. 1.jpg>1k.txt

Postado

Será que funcionaria? A ideia é fazer é uma combinação: em cada uma das duas caixinhas na parede haveria um potenciômetro e um interruptor.

Quando eu estou no ponto "A",chamo pro interruptor "A" o tarefa de dimerizar o ventilador através do potenciômetro "A". E quando estou no ponto "B", chamo para o interruptor "B" a tarefa de dimerizar o ventilador pelo potenciômetro "B".

Quando aciono "A", desaciono "B" e vice versa.

• Membro VIP
Postado

Como o autor não tem mais interesse nisso, o jeito é considerar apenas como desafio técnico e pessoal. Fazer só com chaves sem nada inteligente. Lenha na fogueira:

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

estou no ponto "A",chamo pro interruptor "A"

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

estou no ponto "B", chamo para o interruptor "B"

.. e se os 2 chamarem ao mesmo tempo? 🙃

Postado

@.if @rmlazzari58 @alexandre.mbm @Renato.88 Gente, tô aqui rindo. Quanto mais eu lia os comentários, mais perdido eu ficava nos termos técnicos. Mas, quando eu tiver um tempo, pesquisarei mais a fundo os termos que vocês usaram para entender melhor o que cada um falou, e os esquemas. Basicamente todos, sem exceção, me deram um tapa na cara 😂, preciso estudar muito mais. O conceito que parece simples, como construir um relógio digital, que por trás não é nada daquilo que, eu, como um simples mortal, não entenderia como fazer ou calcular para realizar esse procedimento.

Eu brinco, que se tivéssemos um apocalipse zumbi, eu seria o cara da chave inglesa, barricada ou tacape com pregos, agora, sistema com sensores de movimento, alarmes, etc. só se alguém construísse.

Apesar do meu interesse e dedicação em estudo, eu estou engatinhando, preciso aprender muito mais.

Adorei o bom humor de vocês. Com um pouquinho mais de tempo, vou precisar novamente da ajuda pra tirar uma dúvida sobre corrente e tensão de led. Mas deixo isso pra outro tópico. E creio que seja mamão com açúcar pra quem entende.

Um abraço a todos, e ótimo fim de semana.

• Haha 2
Postado

Que tal assim? Imagine um botão que tenha três posições: a do meio, fixa, não faz nada; a de cima, sem trava, faz um potenciômetro eletrônico diminuir a resistência da saída; a posição de baixo, também sem trava, faz a resistência de saída desse potenciômetro aumentar.

Agora ponha dois desses botões em paralelo, cuidando, com diodos, para que o que um faz o outro não "sinta", e os dois acionando um único potenciômetro eletrônico que, por sua vez, dimeriza o ventilador.

O potenciômetro eletrônico nem precisa ter, sei lá... 32 posições, basta umas 10 (e olhe lá, hein?)... CD4017 + (e aqui os mestres é que sabem) transistor? Diac? Triac?

10 horas atrás, .if disse:

.. e se os 2 chamarem ao mesmo tempo? 🙃

Xi! Aí... não sei, rs...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!