Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD com picos de 100%


djm_jm

Posts recomendados

Bom, recentemente peguei um SSD que tinha parado aqui e resolver instalar uma versão do Windows 10 mais recente.
O problema é que desde que instalei essa versão, o SO tem apresentado um comportamento estranho, vários picos de uso (100%) no SSD, principalmente quando inicia o sistema.
Pensei que poderia ser problema no hardware, mas de forma estranha, após cerca de 10 minutos de inicialização, os picos somem e o freeze/travada no sistema acaba parando.

Nunca tinha instalado nenhum SO nesse SSD, ele era usado somente como backup. Ele é um SSD genérico do aliexpress (goldenfir), porém, usando o CrystalDisk teste, aparentemente está tudo ok (aparece saudável sem nenhum erro).

 

É normal esse comportamento em SSDs de baixa qualidade? E quanto ao uso do Ethernet ali? Não estava baixando nada, não tinha atualização do sistema e nenhum navegador aberto.

picos.png

picos10minutoslater.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, dwatashi disse:

Veja qual a aplicação faz uso do SSD, pode ser alguma atualização.

 

Outro que consome é o sistema de aceleração de "busca", ele indexa arquivos e isso também consome recursos.

 

Bom, pelo que vi aqui, o processo que mais está puxando da rede e do SSD é alguma coisa relacionada a serviço de dns do windows (não estou no PC agora, não sei o nome exato). Isso pode ser causado por algum malware ou o mais provável é que seja algum problema do SO?

 

Quanto ao Ethernet estar sempre recebendo pacotes e enviando informações (independente do usuário), isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenha cuidado com os SSDs da china, eu tenho um da mesma marca "goldenfir" de 512gb, um dos problemas que o pessoal vem comentando são os controladores que são de terceiros(e alguns de origem até desconhecida), algumas vezes tenho problema de congelamento do SSD, chegando á 100%(a tela meio que congela ou algumas vezes quando abro o menu iniciar(do windows 10) demora para carregar.
Mas após algumas atualizações do Windows 10, parou de travar, no entanto quando deixo um aplicativo muito tempo sem abrir, principalmente jogos(acima de 50GB) algumas partes do arquivo acabam se corrompendo...
Recomendo deixar nesse SSD sempre 85GB á 100GB de espaço livre para o controlador ter uma "folga"... Nunca use 100% da capacidade do seu SSD chinês. 
Como você disse anteriormente após 10 minutos de inicializado o sistema operacional, ele volta ao normal( provavelmente deve ser o controlador do seu SSD, eles ficam sobrecarregados pois o Windows requisita a inicialização de vários serviços.
Acho que o que poderá fazer é ir na msconfig, e desabilitar alguns serviços não essenciais na hora da inicialização do windows 10, assim você vai reduzir o trabalho do controlador do seu SSD. 
Mas talvez não possa funcionar, cada caso é um caso...
Espero ter ajudado! Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, João20221 disse:

Tenha cuidado com os SSDs da china, eu tenho um da mesma marca "goldenfir" de 512gb, um dos problemas que o pessoal vem comentando são os controladores que são de terceiros(e alguns de origem até desconhecida), algumas vezes tenho problema de congelamento do SSD, chegando á 100%(a tela meio que congela ou algumas vezes quando abro o menu iniciar(do windows 10) demora para carregar.
Mas após algumas atualizações do Windows 10, parou de travar, no entanto quando deixo um aplicativo muito tempo sem abrir, principalmente jogos(acima de 50GB) algumas partes do arquivo acabam se corrompendo...
Recomendo deixar nesse SSD sempre 85GB á 100GB de espaço livre para o controlador ter uma "folga"... Nunca use 100% da capacidade do seu SSD chinês. 
Como você disse anteriormente após 10 minutos de inicializado o sistema operacional, ele volta ao normal( provavelmente deve ser o controlador do seu SSD, eles ficam sobrecarregados pois o Windows requisita a inicialização de vários serviços.
Acho que o que poderá fazer é ir na mscofing, e desabilitar alguns serviços não essenciais na hora da inicialização do windows 10, assim você vai reduzir o trabalho do controlador do seu SSD. 
Mas talvez não possa funcionar, cada caso é um caso...
Espero ter ajudado! Até mais.

Acho que isso faz sentido, pois criei duas partições desse SSD de 720GBs, cada uma com 360Gbs. Tu acha que transformando essas duas partições em uma, o problema ia diminuir? Deixar 100Gbs livre pro sistema e instalar tudo que for necessário em outras partições pode ajudar?

 

EDIT: O desempenho está aparentemente normal, após os 10 minutos. Roda bem, inclusive em games AAA (não notei nenhum comportamento estranho no uso da placa de vídeo e do processador/memória). Posso ficar tranquilo nesse caso, que não seja um malware ou tem uma forma melhor de verificar? Passei o scan completo do AVG (versão grátis) e disse que o sistema está normal, livre de ameaças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@djm_jm Boa tarde

 

Qual a configuração completa do seu PC?

SSD do tipo sata ainda mais se estiver instalado em placa-mãe com porta sata 3Gbps podem dar esse picos que chegam sem 100%.

Meu desktop usa um SSD da Kingston e está ligado em um porta sata 6gbps só que no máximo que bate é 400mbps +/-, e as vezes bate em 100% de uso, principalmente quando está fazendo atualização do windows.

Mais os picos é muito menos incactante do que HD convencional.

Agora em SSD NVMe se for PCI-E já não tem esse problema de dar picos em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@djm_jm Boa tarde

 

Qual a configuração completa do seu PC?

SSD do tipo sata ainda mais se estiver instalado em placa-mãe com porta sata 3Gbps podem dar esse picos que chegam sem 100%.

Meu desktop usa um SSD da Kingston e está ligado em um porta sata 6gbps só que no máximo que bate é 400mbps +/-, e as vezes bate em 100% de uso, principalmente quando está fazendo atualização do windows.

Mais os picos é muito menos incactante do que HD convencional.

Agora em SSD NVMe se for PCI-E já não tem esse problema de dar picos em 100%.

SSD convencional, ligado na porta Sata III da placa-mãe.

Configuração:

 

ASRock h61m-hg4

Xeon e3 1230v2

8Gbs ram DDR3 1600mhz

GTX 1650

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!