Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, montei um cabo com um plugue USB que, na sua parte externa, é de metal.

ProdutoDestaque_10259_facebook.jpg

Vou revesti-lo, "envelopá-lo", com espaguete termoretrátil. Para fazer esse espaguete retrair e "apertar" o plugue, pretendo enrolá-lo com fio de cobre e aquecer esse fio como se fosse uma resistência de chuveiro, para a borracha ficar com umas ranhuras, para dar mais segurança quando for inserir e retirá-lo.

O fio de cobre que gostaria de usar tem (+ ou -) meio milímetro de diâmetro e para enrolar o plug já coberto pelo espaguete, precisa de (+ ou -) 1 metro, já contando com as pontas soltas para ligar na eletricidade. É um fio reciclado de um indutor toróide que tava numa fonte de PC...

A resistência desse pedaço de fio é (+ ou -) 1ohm e eu gostaria de aquecê-lo até 125°C, que é a temperatura que encontrei em que o espaguete retrai.

Dúvidas:

- Pensando na Lei de Ohm, que tensão seria melhor aplicar? Se for pouca, vai puxar bastante corrente da fonte, não é? Mas se for muitas... e se queimar tudo?

- será que quando chegar nos 125°C, o esmalte do fio de cobre não vai queimar, transformando assim essa bobina num curto-circuito (e queimando também a fonte)?

Postado

Pois é... mas eu queria que no acabamento final tivesse umas ranhuras, um relevo para dar firmeza quando for tirar e por o plugue... principalmente tirar, e com soprador (ou isqueiro, que é o que uso aqui) o acabamento fica liso.

• Membro VIP
Postado

Você não precisa de nada disso!

O termo-retrátil pode ser encolhido com a simples aproximação da ponta do ferro de solda. Você poderá fazer luva de espaguete mais estreito no encontro com o cabo.

Devido a todas as caracteristicas da peça, ficará bem agarrado. Antes da luva, ou melhor, por baixo dela, você poderá fazer (até sem querer querendo) obstáculos a mais, usando cola-quente. Isso também vai proteger os fios de torção.

Mas eu entendi: o que você está imaginando parece "legal"...

Na realidade, eu suspeito que o seu "ranhador" em brasas poderá estragar facilmente a borracha.

Update

57 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

umas ranhuras, um relevo para dar firmeza quando for tirar e por o plugue... principalmente tirar

Desculpa. Entendi agora: uma firmeza nos seus dedos pinçadores!

De fato...

Você pode fazer uma fôrma em duas bandas, enchendo-a com cola-quente — pressionada e molhada (resfriada) até endurecer.

O espaguete viria por cima e se moldaria naturalmente. Quiçá a cola não amolecesse.

Dando o braço a torcer

@rmlazzari58 sua ideia inicial ainda está com a elegância preservada.

Como você aferiu a resistência de 1 Ohm?

• Curtir 1
Postado

Se fizer isso o termo retrátil acaba estragando, até porque ele é muito fino. 

Colocar a cola quente por baixo é até interessante, pois pode enrolar o fio por cima e apenas aquecer no fogo que forma as ranhuras. 

Sobre usar fio de cobre como elemento aquecedor não dá certo. É melhor usar um fio de níquel cromo retirado de algum chuveiro mesmo, pois este tem resistência elétrica alta capar de não dar curto na alimentação. 

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Como você aferiu a resistência de 1 Ohm?

Multímetro, uai, rs...

Agora... cola quente faz a borracha se retrair. O que me deu uma ideia: a primeira luva pode ser "apertada" sobre o plugue no isqueiro, mesmo. Por cima dela, um pouco de cola de sapateiro, mais uma luva e, para a última camada, o fio de cobre enrolado. Por fim, cola quente em abundância sobre esse fio de cobre. A cola quente esquenta o fio de cobre que faz a borracha retrair sem grudar nela. Depois de frio, é só desenrolar o fio de cobre e... pronto? hehe... Só testando, né? Depois conto se deu certo, Alê.

---

Mas fiquei pensando: quem sabe uma resistência com dois enrolamentos: um, para o plugue e outro enrolando um LM35 para monitorar a temperatura (é só multiplicar a saída do LM35 por 100, de cabeça) e - olha que fino, rs... - um PWM com 555 astável, daquele que o @Renato.88 ensinou para o abajur de LED, e um mosfet parrudo.

Fica a ideia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 02/04/2022 às 17:45, Renato.88 disse:

Colocar a cola quente por baixo é até interessante, pois pode enrolar o fio por cima e apenas aquecer no fogo que forma as ranhuras. 

E eu nem tinha pensado nisso...

Só que será excessivo calor.

Mas valeu!

Em 02/04/2022 às 19:56, rmlazzari58 disse:

Multímetro, uai, rs...

Na escala resistência?

Seu multímetro tem décimo ou centésimos para esse teste?

cola-quente faz a borracha se retrair

Eu me referi a esfriá-la, antes da luva.

Essa coisa de luva com espaguete consiste em ir aplicando o espaguete até a finalização em cada junção. Serve para fazer a redução da bitola com acabamento satisfatório, saindo da largura do plugue para a largura do cabo.

É meio que uma brincadeira de capricho consumindo espaguete. Mas que fica "agarrado", fica. Pois tem os "degraus" e demais irregularidades, fazendo atrito.

Só testando, né? Depois conto se deu certo, Alê.

Foto, please.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 02/04/2022 às 13:37, Ricardov disse:

Que complicação! Use um

... cabo de um mouse (ou do gênero) que algo me diz que você (ou alguém que você conhece) tem algum pifado aí. Olha lá..Mouse-USB-HP-X900.jpg <<-- todo bunitinho, com capinha, acabamento e tal

Em 02/04/2022 às 13:27, rmlazzari58 disse:

umas ranhuras, para dar mais segurança quando for inserir e retirá-lo.

Em 02/04/2022 às 14:00, Ricardov disse:

uns relevos com durepoxi ou uns pedaços de fio de nylon ou alguma tela.

Em 02/04/2022 às 13:37, Ricardov disse:

Que complicação!

😁

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, .if disse:

...cabo de um mouse (ou do gênero) [...] todo bunitinho, com capinha, acabamento e tal

É tudo a mesma coisa! No mouse eles duram mais apenas por que a exigência mecânica é outra. Agora o osso é ver cabo com fios extremamente finos e que se esfarelam. Dá pra imaginar que o "projetista" chinês os desenhou como dispositivo de proteção com papel de resistores.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, .if disse:

Use um cabo de um mouse

Ou cabo de carregador de celular, sempre quebra no micro USB. 

Aqui tinha tantos que até joguei fora. 

Esses cabos modernos tipo USB, HDMI são muito complicados. Na hora de fazer alguma adaptação ou mesmo gambiarra com eles compensa comprar um cabo e cortar uma das pontas pra emendar, soldar em algum lugar ou colocar outro conector. 

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

sempre quebra no micro USB

Perfeito! Foi isso que aconteceu, só que numa placa para carregamento de bateria 18650, um TP4056.

Fiz um furo redondo e adaptei um jack P4 na bugiganga. Se tivesse um plug P4 solto, teria usado o

Em 04/04/2022 às 08:18, .if disse:

cabo de um mouse

Como tem uns cabos de fontes de 12v que desmontei já com o P4

Em 04/04/2022 às 08:18, .if disse:

todo bunitinho, com capinha, acabamento e tal

e tinha esse plug USB solto, e eu nunca tinha usado...

É impressionante a inteligência embarcada e a precisão dos encaixes, contatos, "gavetinhas" etc.  desses plugues.

Para quem conhece o que é soldar um plugue, sei lá... P2, P10, RCA, esses já consagrados, nesses USB (como nos RJ45, RJ11...) praticamente só tem uma posição em que tudo se encaixa. Por outro lado, encaixando nessa única posição, a conexão cabo-plugue fica perfeita.

Vale pela, como diz a @.if, adrenalina.

Em 02/04/2022 às 21:15, alexandre.mbm disse:

Foto, please.

👍

Postado

Taí, @alexandre.mbm e quem mais quiser.

Fiz um teste pingando cola quente sobre o isolante termoretrátil mas não funcionou. O isolante ficou contorcido mas não retraiu por igual. Então usei fogo de isqueiro para aquecer também a segunda camada de termoretrátil, depois de enrolá-la em fio de cobre.

Não ficou perfeito, industrial, mas serve bem ao que se destina.

Micro usb quebrado e jack P3 fixado no mdf
ckAKSsZ.jpg

Cabo que já tinha um P3 na ponta. Na outra ponta...
dy8Vwj0.jpg

... o jack usb já crimpado.
NBTY9yz.jpg

Cola, caneta e espaguete (tá mais para um talharim bem grosso)...

de3lEeM.jpeg

Como saber que pedaço do jack deve ficar exposto e que pedaço pode ser coberto pela capa? Inserir o jack apenas crimpado numa fêmea usb.
zDG2iQS.jpg

Antes de começar a colar e "apertar" com fogo, insira o macarrão no cabo.
Xwsbtxp.jpeg

Cola espalhada no metal do plugue usb. Espere uns 5 minutos antes de puxar o espaguete para sobre o jack.
iFwEk8T.jpg

Primeira camada de espaguete já colada e "apertada" com o fogo de isqueiro.
TzpJ8Dp.jpg

Segunda camada de espaguete e o fio de cobre enrolado (esses resistores já estavam soldados ali, foram usados num outro teste)
yt5ZeuR.jpg

Depois de aquecido o fio de cobre com isqueiro, eis o resultado: poucas ranhuras. Mas veleu pela experiência.
31CDLHW.jpg

• Curtir 2
Postado

O segundo é da mesma largura do primeiro, Alê, entrou bem justo, bem apertado mesmo, sobre o primeiro, ainda mais que... eu esqueci de fotografar mas depois da primeira camada e sobre ela tem de novo outra camada de cola de sapateiro.

Mas ainda tem a ideia, baseada na do nosso amigo @Renato.88, de colocar, em vez de cola de sapateiro entre a primeira e a segunda camadas, colocar umas lascas frias de bastão de cola quente. Cola quente derrete antes dos 100°C e o isolante termo retrátil precisa de 135°C... Quando apertasse, já ficaria uns relevos, talvez...

Bom, alguma coisa tem que ter ali senão, com o tempo, o isolante, mesmo tendo se retraído, escorrega... não tem muita resistência mecânica.

• Curtir 1
Postado

@Ricardov, desculpe incomodar mas não entendi aquela ideia que você trouxe, de usar

pedaços de fio de nylon ou alguma tela

Nesse caso, a gambiarra já está em "produção" mas quem sabe se, no futuro, usando o nylon não se produziria "ranhuras" até melhores do que essa aí em cima?

• Membro VIP
Postado
Em 07/04/2022 às 19:42, rmlazzari58 disse:

camada de cola de sapateiro

Aplicação de cola de sapateiro, até onde eu sei, faz com duas faces meladas e como que "curadas" de alguns minutos.

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

não entendi aquela ideia:

relevos com durepoxi ou uns pedaços de fio de nylon ou alguma tela

Entre peça e espaguete.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!