Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reinstalar o Windows faz o computador ficar mais rápido?


PlayerUzU
Ir à solução Resolvido por Akimoto238,

Posts recomendados

Meu tópico é mais para desbancar essa lenda, amigos meus ficam formatando o PC praticamente todo mês porque deixa o PC "mais leve", eu expliquei para eles que isso é geralmente por conta de drivers (pois eles usam driver booster) e atualizações do windows que acabam deixando o PC "mais pesado", mas depois de pensar um pouco eu fiquei na duvida se isso é real ou não, então vim aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Se tiver razão para isso, sim. Porque assim o PC já volta de onde estava antes. Mas não tem que ficar formatando todo dia sem nenhuma razão, pois isso pode danificar mais o HD/SSD. E JAMAIS use o Driver Booster, pois é um programa problemático que baixa os drivers lixos. SEMPRE baixe os drivers através do site de fabricante. O ideal é formatar o PC se você tiver os problemas sérios no seu PC, tiver o vírus que destrói seu sistema operacional, não gosta de sistema operacional instalado e quer trocar, e quer vender o PC.

 

Os updates do Windows não deixam o PC pesado, aqueles caras não entendem de SO à fundo. Eu sempre instalo os updates do Windows e nunca tive nenhuns problemas. Eles são MUITO importantes para segurança. Sem eles, seu PC vai ficar vulnerável e inseguro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@PlayerUzumaki Não é mentira e nem verdade. 

Acontece o efeito de que, uma máquina recém-formatada claramente estará mais “Rápida” por estar vazia geralmente, mas formatar não resolve problemas no PC e nem deixa ele de fato “mais leve”. 

No geral, a maioria dos problemas se resolve sem formatação, além de que o desempenho da máquina vai depender do uso bom ou mal do usuário, no caso os seus amigos bem desavisados usam o driver booster, o que acaba com o sistema deles! Além das porcarias que devem ficar instalando, como programas piratas, que logo geram malwares que causam lentidão.

Junte isso com o fato do brasileiro achar que antivírus não prestam para nada e desligar sempre ele para instalar programas piratas e outras coisas.

No fim tudo se resume ao bom e velho achismo, "técnicos de YouTube" e mitos. 

 

Um vídeo que explica muito bem o porquê a TI brasileira é tão sucateada seria o Vídeo Youtube como plataforma de vídeo + youtubers brasileiros de TI emburrecendo os internautas.

 

No canal do Baboo você pode conseguir diversas informações verídicas sobre Windows, ele sendo um PROFISSIONAL reconhecido pela própria Microsoft como MVP por mais de 20 anos.

Lá você conseguirá observar a quebra dos mitos e lendas. 

Recomendo fortemente, será melhor que minha explicação, mas resumindo:

 

  1. YouTubers burros fazem vídeos com informações falsas e desatualizadas
  2. Internautas assistem esses vídeos e acreditam sem questionar.
  3. Internautas fazem porcarias em seus PCs
  4. Depois formatam para “resolver” qualquer problema que ocorra no PC
  5. A formatação para “resolver” problemas é muito utilizada por 95% dos "técnicos" que você achar por aí.

 

@Joao531 Exatamente, os Updates do Windows geralmente dão problemas, pois as máquinas dos internautas geralmente é ativada ilegalmente, logo rola uma bagunça enorme na hora do Update. 

Um vídeo que explica melhor sobre os ativadores de Windows (E de outros programas piratas).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/04/2022 às 19:23, PlayerUzumaki disse:

atualizações do windows que acabam deixando o PC "mais pesado"

 

@PlayerUzumaki Atualizações do Windows não deixam o sistema "mais pesado". Como já foi dito nas respostas anteriores, os usuários que não tem plena noção de como manter o bom desempenho do sistema operacional acabam enchendo o computador de programas desnecessários rodando em segundo plano, deixando-o de fato "pesado" e causando a noção de que uma reinstalação limpa do sistema fará o computador ficar novamente "mais rápido", mesmo que momentaneamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2022 às 19:52, Akimoto238 disse:

No canal do Baboo você pode conseguir diversas informações verídicas sobre Windows, ele sendo um PROFISSIONAL reconhecido pela própria Microsoft como MVP por mais de 20 anos.

memes

 

@PlayerUzumaki Como explicado várias vezes, isso tudo é mal uso do usuário. Instalam programas pesados que deixam o desempenho do PC muito prejudicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou relatar algo que me aconteceu nestes últimos dias.

Depois de algumas atualizações do sistema e dentre outras atualizações opcionais do Windows Update, meu notebook começou a se comportar meio estranho, especial com um programa específico (emulador Duckstation), deixando tudo meio lento e com algumas travadas momentâneas.

Tentei vários procedimentos como limpar arquivos/configurações, desinstalar quase todos os demais programas, mexer com o arquivo de paginação, mas nada, absolutamente nada resolveu.

Cheguei a pensar que fosse algo relacionado ao hardware, pois notei que alguns travamentos pareciam ser ao ler alguns arquivos durante o uso do emulador, dando a impressão que poderia ser erro na unidade de armazenamento ou RAM.

Troquei de antivírus, utilizei o limpador de arquivos Ccleaner (na real este ultimo nem sei se realmente funciona como diz), enfim, quase tudo que eu já fiz no passado que poderia contribuir, mas mesmos resultados.

Hoje como medida drástica reinstalei o sistema operacional limpo, e simplesmente após deixar as configurações e instalar os programas de meu uso, voltou tudo ao normal, rodando liso o emulador e até mesmo o windows explorer pareceu mais ágil.

 

Sinceramente não acredito que reinstalar o sistema deixe o dispositivo mais rápido ou leve, mas sim que com o tempo possa ocorrer certo "congestionamento" talvez pelos acúmulos de atualizações conflitando com as atuais configurações do sistema.

Ao que pude notar em vários relatos por ai, seria que as atualizações do windows podem gerar certos bugs que variam de dispositivo para dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Não ocorre certo “Congestionamento” naturalmente, geralmente isso pode ser algum problema de update (que pode ser revertido) ou algo causado pelo usuário (mesmo que ele não tenha conhecimento disso).
Nesse caso, obviamente reinstalar “resolve” o problema, porém, nem sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Akimoto238 disse:

Não ocorre certo “Congestionamento” naturalmente, geralmente isso pode ser algum problema de update (que pode ser revertido) ou algo causado pelo usuário (mesmo que ele não tenha conhecimento disso).
Nesse caso, obviamente reinstalar “resolve” o problema, porém, nem sempre.

O difícil é conseguir isolar o fator que provoca este tipo de situação, pois no meu caso mesmo não consigo pensar em algo que tenha provocado diretamente isto, tanto é que fiz vários tipos de procedimentos que seriam considerados padrão para ver se havia diferença.

 

10 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Chegou a verificar a fragmentação do disco?

Sim, fiz isto. Inclusive tentei também alterar o local do emulador para outra unidade de armazenamento e todos os demais arquivos que interagissem com ele. (passei do HD para o SSD M.2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!