Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferência de motor a gasolina em arduino


Posts recomendados

Estou trabalhando em um projeto onde uma arduino manda comandos para dois servo motor executar funções em um motor de moto, quando o motor está desligado tudo funciona perfeitamente, basta ligar o motor e ai começa os transtornos, servos não respondem a comandos ou se movimentao sem receber comandos. Alimento a arduino com 5.4volts e os servos com 12v,  o negativo da alimentação dos servos esta ligada também ao gnd da arduino. Sei que isso é a interferência e talvez possa resolver usando capacitor, resistor,diodos, mais não sei qual usar e onde usar, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo instalei uma injeção programável em um veiculo nos últimos dias, e para eliminar interferências fiz 2 coisas: Utilizei cabo blindado para os sinais que são sensíveis a interferência ( ex: cabo manga,  cabos utilizados em sistemas de alarme de incêndio), e também fiz com que o chicote dos sensores e atuadores passasse o mais longe possível de cabos de energia, bobina e cabos de vela. Uma outra coisa, para ligar o arduino na bateria da moto você esta utilizando um modulo stepdown correto? Você testou com a moto ligada qual a tensão que esta chegando na alimentação do arduino? Também tenho um arduino no meu projeto, e utilizo um stepdown baratinho, e vi muitas reclamações sobre ele.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

o negativo da alimentação dos servos esta ligada também ao gnd da arduino.

Não ligue direto no gnd do arduino mas sim no gnd da bateria. O mesmo pro 12v... algo como os fios de um chuveiro devem ser ligados vindos do padrão de luz e nunca de uma tomada ...mesmo sendo ambos no mesmo circuito. Num caso extremo opte também por optos. 🙃.. pra conectar o controle à potência

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiko_101

28 minutos atrás, Kiko_101 disse:

Uma outra coisa, para ligar o arduino na bateria da moto você esta utilizando um modulo stepdown correto? Você testou com a moto ligada qual a tensão que esta chegando na alimentação do arduino? Também tenho um arduino no meu projeto, e utilizo um

Sim utilizo um módulo stepdown para alimentar a arduino, e a tensão ja medida é sempre 5,4 volts. A bateria que utilizo é exclusiva para para o sistema .

21 minutos atrás, .if disse:

 

 

22 minutos atrás, .if disse:

Não ligue direto no gnd do arduino mas sim no gnd da bateria

Os servos estão ligados diretamente ao +e - da bateria.

@Kiko_101 tambem ja utilizei cabos manga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiko_101 no início também foi a primeira coisa que achei que fosse,  a vibração está dando mau contato mais ai consegui descartar esta hipótese, quanto voce fala de desconectar o estator não tem.como pois sem ele o motor não funciona, mais se voce quiz se referir ao carredor da bateria ja desconctei também. Ta difícil mesmo mano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 15/04/2022 às 19:09, Kiko_101 disse:

utilizo um stepdown baratinho, e vi muitas reclamações sobre ele

 

Por exemplo?

 

Em 15/04/2022 às 23:20, Kiko_101 disse:

um caminho de aterramento na carcaça do motor?

 

Se o GND não vai à Terra, é fácil imaginar que a linha de 12V (ligada a um motor) altera essa referência para a linha 5V.

 

Mas eu entendi também que os 5V "nascem" dos 12V, por stepdown. O que é pior...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por exemplo?

Reclamações diversas no mercadolivre onde comprei, desde regular a tensão incorretamente, simplesmente não funcionar, ou queimar em pouco tempo. Com certeza a maioria dos problemas devido a configuração e utilização do usuário, mas sempre bom verificar né.

7 horas atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

acontece o mesmo

É não consigo pensar em mais nada, muito estranho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Minha opinião simplinha  :

 

Pessoal das antigas que tinha carro com platinado no lugar da injeção eletrônica deve lembrar que quando o condensador do platinado tava ruim a pessoa ouvia um zumbido no radio que acompanhava a aceleração do motor, certo ?

 

voce disse que tá usando um motor de motocicleta, não sei se 2 ou 4 tempos, ou se carburado/platinado  ou injeção eletronica , mas em qualquer dos casos o centelhamento da vela ocorre com tensão bem alta e isso gera interferência em alguns aparelhos ou dispositivos QUANDO  os cabos de vela estão com o cachimbo avariado.

 

Os cabos de vela atuais normalmente tem supressor de ruido, e alguns tipos de vela de ignição também tem. 

 

Isso seria um forte candidato na lista de causadores do seu problema.

 

Faça a troca por um conjunto novo ( cabo e vela ) ainda que só para teste e nos reporte.

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Em 15/04/2022 às 19:35, Kassiano barboza de Olivei disse:

Os servos estão ligados diretamente ao +e - da bateria

Eu e minha mania de abreviar ( @alexandre.mbm kk)

'Deszipando'...:

Em 15/04/2022 às 19:16, .if disse:

opte também por optos.

Opto acoplador

Opto_isolator_example_circuit.gif

(clique abaixo já traduzido)

https://hades-mech-northwestern-edu.translate.goog/index.php/Using_Opto-Isolators_to_Prevent_Interference?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

 

1 pouco + ...

images?q=tbn:ANd9GcSjZAKZfrjtn_jbA6bN3wZ

https://jf-parede.pt/optocouplers-working

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

@Tito Fisher boa tarde substitui cabo, vela e cachimbo e infelizmente continua dando interferência, ta difícil. 

Poxa estava quase chegando no final da conversa torcendo para ninguém ter falado de interferências através da ignição e já te ajudaram com isso.

Nos fale sobre seu projeto, o que o Arduino esta controlando na moto? Você está utilizando a bobina original da moto ou de carro?

Bobina de moto não tem cabo resistivo, somente a vela de ignição tem resistência se tiver a letra R no código da vela, o cachimbo de vela também existe com resistência 5K e sem resistência. De qual moto e ano é o motor?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

@Ricardov infeslizmente não tenho osciloscopio.

@Marcelotronic uso cdi da moto mesmo não é bubina. Vela resistiva,cabo e cachimbo.hj fiz testes com bateria de 20 ah, deu interferência mais demorou mais para começar 

Mas qual moto seria? Toda moto tem bobina de ignição, ou tudo junto num mesmo involucro tipo as Mobillete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É minimamente interessante saber de onde veio, quem fez, se já funcionou com alguém, de que se trata o projeto e etc. A interferência pode estar entrando por portas sensíveis do sistema. Eu ia sugerir que você publicasse esquemas, desenhos, fotos, videos e afins (de boa qualidade, claro) mas parece que já te pediram. Sem isso, penso que nada mais pode lhe ser adicionado .. pelo menos da parte que me toca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

@Marcelotronic uso o cdi da mobilette, o motor é um rd 135

O que o Arduino esta fazendo nesse circuito? Não sei se o módulo da Mobilette vai conseguir suprir a demanda de tensão de ignição para esse motor, talvez você não consiga a potência máxima desse motor com essa ignição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

@Marcelotronic a ardunio manda comandos para fazer a troca de marchas.

 

Caramba ai sim hein. 

A experiência que eu tenho nisso é no Kart. Esses motores eram adaptados nele para quem queria andar na pista trocando as marchas e já te adianto, era cada soco que dava na alavanca para trocar as marchas, no tempo certo entrava de boa, não usava embreagem.

Arduino não manjo muito, mas sei que você vai precisar de muita corrente no sistema para mover o sistema mecânico que vai trocar as marchas, o sistema de carga dessa moto talvez não de conta de carregar a bateria. Você esta usando o estator da foto? Você vai conseguir extrair de um estator como esse no máximo uns 5A contando o que vai para bateria.

Estator.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

uso o cdi da mobilette

 

CDI.jpg.9a3c60410804a5dcaa7d95d798bb34ea.jpg

Como isso funciona?

Qual é o significado da sigla?

 

6 horas atrás, Kassiano barboza de Olivei disse:

@Marcelotronic , o arduino manda comandos para fazer a troca de marchas

 

Em 15/04/2022 às 14:38, Kassiano barboza de Olivei disse:

para dois servos-motores executarem

 

Você está fazendo um câmbio automático...

 

6 horas atrás, Marcelotronic disse:

o motor é um [de Yamaha] RD 135

 

Para os que estão chegando de paraquedas, como eu, duas fontes de informação sobre esta moto:

 

  - A lendária Yamaha RD, por Moto-maníacos

  - Grande história: RD 135 motor 2-tempos

 

Um resumo dá conta de que o motor é aproveitável em karts;valente, mas barulhento, bebedor de óleo e poluidor.

 

@Kassiano barboza de Olivei , o que é o seu projeto, um mini-buggy?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!