Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção rádio galena para ondas curtas


Posts recomendados

Bom a muitos anos tentei fazer um mas sem sucesso para uma feira, hoje com a mente mais madura quero tentar fazer um, porém tem um problema: AM aqui é horrível e só pega a noite, mais chiado que voz (e alias eu achava que já tinham desativado a am no Brasil pela lei). Creio que os rádios galena tenham sido projetados para funcionarem próximos a torre, minha ideia é captar a Rádio Nacional da Amazonia já que após ver esse vídeo a pessoa diz que chega na Finlândia, então por que não chegaria na bahia? Escolhi as OC por acretidar que tenham um sinal mais forte de se captar, minha ideia é adicionar um amplificador na saída ao invés do fone, inicialmente pensei em uma válvula pois nunca vi uma, porém quando vi que elas trabalham com 110v para funcionar, desanimei e preferi os transistores por me sentir mais seguro devido ao meu nível de conhecimento. Comprei esses capacitores duplos pelo preço e pelo frete gratis. Vi que algo em torno de 91pf e um indutor de 2uH consigo a frequência do LC da 11780Khz. A pergunta é, é possível através de um rádio galena receber ondas curtas nessas condições ou é preciso antenas diferentes, maiores que 20 metros ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha concepção artística um rádio deste pra funcionar a contento tem mesmo que ser bem perto da emissora ou esta muuuito forte. De outros continentes penso que há pouca chance de sucesso se não ...

6 horas atrás, Samuel Ives disse:

adicionar um amplificador na saída

.. o que no meu . de vista anula a minimalista beleza delicada da coisa:

art0031_02.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/65-artigos-e-projetos-para-iniciantes/491-radio-de-galena-ou-cristal-art031.html

 

esquema_galena.png

http://www.radioescotismorj.com/web/o-radio-galena/

 

Se teu experimento der certo, retorne-nos com suas fotos, videos e afins ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if A rádio nacional da amazônia pega aqui pois quando meu pai morava na roça pegava naqueles rádios antigos com várias faixas de AM durante a noite muito bem, inclusive estou esperando entregar um rádio desses para presentear meu avô e vou aproveitar e testar, mas não sei se ela ainda opera no AM, talvez eu ponha o amplificador escondido, mas o que eu queria mesmo era uma forma de melhorar a recepção do sinal, ai talvez nem use o amp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Samuel Ives disse:

A rádio nacional da amazônia pega aqui pois quando meu pai morava na roça pegava naqueles rádios antigos com várias faixas de AM durante a noite muito bem

Sem aprofundar muito, um rádio comum é muito mais sensível e seletivo ou seja, é bem diferente da simplicidade do de galena, ok? mas de novo, isso não impede de você testar e contar pra nós o resultado.

abç & boa sorte. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, .if disse:

Sem aprofundar muito, um rádio comum é muito mais sensível e seletivo ou seja, é bem diferente da simplicidade do de galena, ok? mas de novo, isso não impede de você testar e contar pra nós o resultado.

abç & boa sorte. 👍

 

Acabei de testar com um rádio 7 faixas, captei agoras 16h durante o dia ainda estações com idioma inglês, espanhol, francês e uma que pela música acredito ser da china, mas ainda não encontrei a da amazônia, mas pesquisando vi que um rádio galena para elas tem a bobina diferente, vou ter que estudar mais antes de começar os testes image.thumb.png.1e3ba968f8a2e9c82b3d0dbc2b415540.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal.. está no caminho certo. Mais um adicionalzinho bobo.. o rádio de galena que te interessou só tem basicamente o detector de envoltória (clique) que é praticamente a saída de áudio que vai pra um amplificador ou seja falta muuuito dos estágios anteriores pra que se tenha alguma recepção de emissoras distantes. mas de novo .. não desista.. Vá enfrente e vá... enfrente!

55 minutos atrás, Samuel Ives disse:

ainda não encontrei a da amazônia

Penso que se souber sua frequência e que faixa ela está, basta posicionar o ponteirinho do dial, não? De fato nunca me atentei a ele.. Só procurava música boa e já era . Não sei se ainda existe mas eu ouvia muito a rádio mundial do rj e rádio relógio 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que se for mesmo fazer um rádio tipo Galena, tem de usar diretamente na saída do detetor um fone de ouvido tipo cristal ou piezo, de alta impedância, como eram usados no passado.

 

E para isso, o fio de antena usado deve ser bem grande, para captar o máximo de sinal possível.

 

Eu arriscaria fazer um transistorizado do tipo regenerativo, era divertido tirar os apitos kkkkk

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, aphawk disse:

Eu acho que se for mesmo fazer um rádio tipo Galena, tem de usar diretamente na saída do detetor um fone de ouvido tipo cristal ou piezo, de alta impedância, como eram usados no passado.

 

E para isso, o fio de antena usado deve ser bem grande, para captar o máximo de sinal possível.

 

Eu arriscaria fazer um transistorizado do tipo regenerativo, era divertido tirar os apitos kkkkk

 

Paulo

 

 

 

A ideia era essa por que eu já suspeitava que o sinal viria muito fraco, ai eu planejava usar uma válvula para amplificar, mas como elas trabalham em 110v eu meio que desistir delas por não me sentir seguro trabalhando com essas tensões com meu nível de conhecimento, pensava que existiam de 12v, mas não vou desistir e usar transistores pois lembro que quando era criança nunca achava esse fone, mas atualmente to apanhando pra desenvolver a bobina 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samuel Ives disse:

quando era criança nunca achava esse fone

Quando eu era criança, achei um "fone" desses... 

Usei a campainha de um daqueles telefones com teclas que vendiam lá pelos anos 90.

Trata-se de um piezo elétrico. 

Em sirenes de alarmes também se encontra essa peça. 

 

Fiz um rádio desses com uma bobina retirada de um rádio am comum, aquela que tem o ferrite comprido e os fios são isolados com um material que parece linha. 

Coloquei um capacitor fixo e para mudar as estações era só puxar ou empurrar o ferrite dentro da forma da bobina. 

 

Não coloquei uma antena grande, pois lendo uma revista descobri que funcionava melhor se o circuito tivesse um bom aterramento. 

Então coloquei o circuito no polo neutro da tomada (afinal era o único aterramento que se tinha em casa). 

 

O som saía bem baixinho pela cápsula e ao mover o ferrite dependendo da posição que colocava pegava duas estações ao mesmo tempo. Mas se mexesse devagar e com paciência era possível ajustar corretamente. 

Tentei colocar um variável daqueles de plástico, mas sem sucesso pois a capacitância deles é baixa. O certo era um variável grande daqueles de metal, porém eu não tinha.

Eu fiz essa montagem lá pelo ano de 2003, nessa época as rádios AM eram normais, sem essa coisa de diminuir a potência como ocorreu de uns anos pra cá. 

 

Não creio que irá sintonizar OC, pois a bobina pra isso tem poucas espiras e aí não vai "gerar" energia suficiente pra fazer funcionar o piezo elétrico ou mesmo pra ser captado por um amplificador comum. 

 

Já que pretende colocar um alto falante, seria melhor um rádio com etapa osciladora. Assim poderá pegar as rádios distantes que procura. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Suspeitei que não funcionaria, achei estranho também por causa do capacitor, aqueles metálicos são difíces de se achar e MUITO CAROS, para bobina pensei em enrolar num bastão de ferrite, lembro que quando era criança e desmontava rádios tinham elas, porém enroladas com fio estranho que mais parecia uma linha, pelo visto o galena não vai funcionar mesmo, melhor tentar outra coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu quero fazer o transmissor da época do Marconi

 

Em 1901 o Marconi fez um oscilador de radiofrequência copiado do Tesla😁.

 

O problema é que Marconi patenteou, o Tesla não. Só que o Marconi fez uma versão de alta potência para transmitir por 3 mil quilômetros e fundou a principal empresa de telecomunicações da Inglaterra daquela época (em inglês: The Marconi Company). Usavam isso para transmitir sinais de telégrafos em modo sem fio por milhares de quilômetros. A empresa foi atualizando a tecnologia e funcionou até 2006 e abriu falência.

 

 

O circuito consiste em um LC paralelo só que o circuito LC é interrompido por um gap.

No gap alimentam com alta tensão com corrente limitada. Isso faz o capacitor do LC carregar até atingir uma tensão que o ar se ioniza no gap.  Daí o arco voltaico fecha o circuito descarregando o capacitor no indutor.

 

Isso cria um pulso de onda de rádio freqüência até bem sintonizada.

Eu consegui criar até 3Mhz bem sintonizado. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Samuel Ives disse:

@albert_emule Pena mesmo é do landel

 

O Landell de Moura teve o mesmo destino da mulher que inventou o Wi-fi, a Hedy Lamarr.

 

A Hedy Lamarr apresentou a ideia do Wi-fi. Mas não mostrou um circuito prático e funcional pois a tecnologia não permitia. 

 

Ideias não vale nada cara.

As indústrias e o comércio estão interessados em soluções funcionais.

 

O Landell de Moura foi a mesa coisa.

Ele apresentou a ideia do rádio falado, ideia muito boa por sinal.

Mas não apresentou um circuito funcional. 

 

Ele inventou um microfone de carvão que realmente funcionava. Isso sim foi uma boa ideia e até hoje deve ter algum lugar que usa. 

Usaram muito estes microfones de carvão em telefone de mesa. 

 

Mas o transmissor que ele usava, era o mesmo inventado pelo Tesla que o Marconi copiou.

Esse tipo de transmissor que usa arco voltaico para chavear bobina não permite transmitir voz. Só é possível transmitir código morse. 

Por isso o invento de rádio falado do Landell não foi prático e nem funcional. 

 

Se fosse prático e funcional, logo alguma grande empresa se interessaria e aceitaria pagar milhões pelo invento e o Landell de Moura seria reconhecido no mundo todo.

 

Só foi possível transmitir voz humana a partir de 1913, época que inventaram a primeira válvula termoiônica triodo. 

A válvula termoiônica triodo permitiu criar osciladores de ondas contínuas que era possível modular a voz humana em AM.

 

Oscilador chaveado por arco voltaico não permite modular voz, pois eles trabalham desse jeito:

images?q=tbn:ANd9GcSES4vygDScdWi7A_lsXlS

 

 

Essas oscilações são indomáveis.

Você não tem como colocar voz nelas, pois quando inicia às oscilações, acaba oscilando por contra própria através da energia acumulada no circuito tanque LC e só termina de oscilar quando a energia acaba. Daí carrega o capacitor e abre outro arco voltaico e começa oscilar novamente.

 

O arco voltaico funciona semelhante a um SCR. Uma vez iniciado, não tem controle. O arco chaveia como um SCR, como uma válvula Tyratron. O arco elétrico só desliga quando a energia do circuito tanque acaba. 

 

Por isso não tem controle e não é possível pôr voz num oscilador do tipo Spark gap. 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora há pouco um membro postou uma dúvida

e ao pesquisar pra ele, apareceu nas pesquisas o tal de mk484

que nunca havia visto + gordo ...AM-reveiver-circuit.png

https://www.circuitstoday.com/am-receiver-circuit-using-mk484

que tem algo a ver com este tópico... me permiti sentir ele como uma ligeira evolução do rádio de galena 😁

 

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Ganhei um radinho desse quando era criança

1 hora atrás, aphawk disse:

Eu montei um radinho com esse CI ZF484

Gente rica é outra coisa. O que você vai ler a seguir deve mudar sua vida pra caramba... No meu tempo mal tinha biblioteca com meia dúzia de livros. A economia da região era movida a fabricar peneira, balaio, e afins tudo feito com taquara e cipó. Ou seja, o maior recurso que havia era a imaginação e criatividade. Vivi alguns anos sem geladeira e sem tv. Já meus 9 irmãos mais velhos.. sem luz!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule ideias valem muito sim, mas tem gente azarada. A Hedy Lammar inventou a modulação Spread Spectrum, mas era na segunda guerra mundial  e uma ideia tão sensacional que foi mantida em segredo por umas duas décadas. Também a modulação PCM foi usada na segunda guerra pela Western Electric, (com valvulas!) e só liberada para uso civil muito tempo depois.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, .if disse:

ao pesquisar pra ele, apareceu nas pesquisas o tal de mk484

que nunca havia visto + gordo ...AM-reveiver-circuit.png

https://www.circuitstoday.com/am-receiver-circuit-using-mk484

que tem algo a ver com este tópico... me permiti sentir ele como uma ligeira evolução do rádio de galena 😁

Esse ci tem vários equivalentes, foi criado há mais de 40 anos. Nas revistas da época tinha propaganda deles dizendo que tinha um circuito com 10 transistores dentro de um invólucro TO92. 

 

Nos anos 80 usaram bastante esse esquema nos rádios AM conhecidos como Orelhinha:

images?q=tbn:ANd9GcQWHXKJfDVStMz4NCA2lS6

 

Ganhei um radinho desse quando era criança, aquela peça que segura na orelha acabou quebrando. 

Quando eu tinha 15 anos fiz uma adaptação desse circuito em outro que montei com um trafo de vitrola philips e um amplificador de 5W retirado de um auto rádio:

 

6ALt00u_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&

O circuito aparece ali no meio da imagem, o tal ci nesse caso se chama 7612T.

Retirei a bobina original que era fixa e adaptei a do tipo móvel. A sensibilidade é incrível, pois pega sem nenhuma antena. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!