Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar ou não usar mais o nobreak?


Posts recomendados

Fala rapaziada, bom, eu fiz um tópico perguntando se a minha fonte atual (Cougar VTE 500w) aguentaria a RTX 3060, a qual ainda irei pegar. Pois bem, decidi trocar a fonte por uma XPG Core Reactor 750w 80Plus Gold, aí gostaria de saber se com ela ainda precisarei usar um nobreak?
Obs: Esse nobreak já faz algum tempo que eu tenho ele, cerca de uns 5 anos +-, o cabo de energia que conecta na minha fonte atual é um cabo da minha antiga fonte, porque o cabo que veio com a fonte da cougar é o padrão mais atualizado, e as entradas do nobreak são mais antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Imakuni disse:

Nobreak é furada e só estraga o seu PC.

Calma lá... não é bem assim né? Estabilizador é furada, mas Nobreak tem propósito né? Qualquer datacenter decente usa Nobreak porque não dá para aceitar um reboot de servidor só por causa de um pisca.

 

45 minutos atrás, Maccuci disse:

gostaria de saber se com ela ainda precisarei usar um nobreak?

Porque usava  um Nobreak? Se for por causa de variação de tensão... beleza, pode dar adeus ao Nobreak porque a fonte se vira. Agora... se é porque a energia fica indo e voltando aí é melhor deixar o Nobreak, porque não tem fonte 80+ Platinum Diamond Ultra de que resolva isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

 

Existe um propósito sim em usar um Nobreak (UPS), e existem áreas sensíveis nas quais a infraestrutura exige um Nobreak.

 

Mas nestes casos em que o uso de um Nobreak é necessário, de preferência se faz o uso de um Nobreak adequado. Como por exemplo, um bom senoidal puro online dupla conversão.

 

Só que um Nobreak senoidal puro online dupla conversão de marca confiável, é caro de mais para a maioria das pessoas, e esses modelos acabam ficando mais restritos a infraestruturas não residenciais.

 

No caso do colega acima,@Maccuci, quando ele diz que já tem o Nobreak há cerca de 5 anos, creio que o modelo do Nobreak dele não seja adequado, e portanto neste caso, dispensável na minha opinião.

 

Abraços colegas. 😉

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, W46n3r disse:

Calma lá... não é bem assim né? Estabilizador é furada, mas Nobreak tem propósito né? Qualquer datacenter decente usa Nobreak porque não dá para aceitar um reboot de servidor só por causa de um pisca.

Nobreaks abaixo de uns 3 mil reais são 'shortbreaks', basicamente estabilizadores com bateria interna. Datacenters vão usar nobreaks que custam mais que um PC gamer topo de linha, acoplados a geradores ainda mais caros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Só corro o risco de detonar o PC se a energia ficar oscilando muito e talvez se ficar muito tempo na bateria mas a corrente elétrica aqui é  estável.

Ainda assim não vejo sentido. Na melhor das hipóteses, não atrapalha (ou atrapalha pouco), e, na pior, arregaça dando coices na fonte.
 

Citação

No break off-line, ou short-break: Esse tipo de no-break é o mais comum, o mais barato e na maioria das vezes aquele adotado para suportar nosso PC de casa ou do trabalho.

Numa visão muito simplificada esse short-break teria uma topologia mais ou menos como se pode ver abaixo:

Me perdoem se a visão simplificada já é "complicada".
Diagramasimplificadoshort-breakoff-line.

[...]

Desvantagens:

- Mesmo a rede elétrica sendo considerada normal, o estabilizador interno busca compensar desvios maiores dessa tensão da rede. Ele faz isso exatamente do mesmo modo com que estabilizadores comerciais o fazem, e com todos os seus problemas inerentes, já citados ai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

- No modo bateria, o problema passa a ser a forma de onda gerada por esse short-break. Para baratear seu custo essa geração não é feita no mesmo formato senoidal da energia da rede elétrica, e sim em uma aproximação grotesca da mesma, chamada forma de onda "quasi senoidal", "pseudo senoidal", "senoidal por aproximação", todos nomes menos duros que o correto que seria forma de onda retangular. Esse tipo de forma de onda definitivamente não é adequada para algumas aplicações que envolvam transformadores, motores ou qualquer outro dispositivo que tenha comportamento indutivo. Essa forma de onda nesses dispositivos pode levar ao aquecimento excessivo e fogo não raras vezes. Para fontes de PC, televisores, etc ela é minimamente tolerável, justificando o nome do dispositivo, short-break, fazendo alusão ao uso pelo mínimo tempo que permita o desligamento de seus equipamentos até o retorno da energia comercial.. Equipamentos alimentados por esse tipo de forma de onda costumam apresentar um ruído peculiar, diferente, provindo de suas fontes. O aparecimento do ruído portanto é normal. Anormal e de exceção é alimentar seus equipamentos com essa forma de onda retangular.. A distorção harmônica presente nesse tipo de forma de onda sequer é declarada pelo fabricante pois alcança facilmente a casa dos 80%.


Retirado de:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@Shaman93

 

Na melhor das hipóteses, se a luz acabar o PC continua ligado me deixando tranquilo até desligar ele.

 

Exato. E outra... nem todos tem esse cenário extremo de variação de tensão a todo momento. Para estes, uma sessão de trabalho perdida ou um arquivo corrompido (isso sem falar na frustração) tem prioridade muito maior sobre a suposta "qualidade de vida" da fonte. Se for levar em conta que o no-break provavelmente irá salvar da indisponibilidade da rede elétrica não apenas uma vez, mas várias... talvez a melhor coisa seja desejar boa sorte para a fonte e seguir usando o no-break.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender de como você quer lidar com a situação, se não estiver disposto a gastar uma considerável quantia em uma unidade online. 
No final quem corre o risco é tu mesmo, já que queda de energia não faz bem para o sistema e a maioria dos modelos offline tem o estabilizador interno. 
Para algumas pessoas mais vale o risco da unidade offline do que a queda de energia, como outras que está não faz diferença. (Estou sendo simplista.)

 

P.S.: O termo sistema que uso não faz referência apenas ao sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Concordo que cada um deve avaliar o seu caso em particular, e ver se o Risco x Benefício x Custo vale a pena na hora de comprar um Nobreak.

 

A postura que eu tenho quando vejo algo assim, é informar aquilo que eu acho correto.

 

Porque tem gente que usa Nobreak de R$ 500,00 e acha que faz a melhor coisa que existe, que está, portanto, protegido de todos os malefícios e problemas de energia.

 

Se a pessoa usa um Nobreak de R$ 500,00 sabendo da realidade, não vejo mal nisso, pois é um problema dela.

 

Eu no meu caso, tenho um trabalho que julgo ser sensível a quedas de energia, e não gosto de quedas. Portanto uso um Nobreak SMS Manager III Senoidal NG 1500 VA, mas sei que ele não é o ideal, e aceito os riscos.

 

Comprei esse Nobreak pois era aquilo que eu podia na época em que fiz a compra.

 

Raramente escuto aquele “tlec tlec” chato que os estabilizadores fazem, escuto isso quando liga o ar-condicionado e em outras raras ocasiões. Por isso eu creio que no meu caso, o Risco x Benefício x Custo está adequado para mim.

 

Abraços colegas. 😉

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, W46n3r disse:

Para estes, uma sessão de trabalho perdida ou um arquivo corrompido (isso sem falar na frustração) tem prioridade muito maior sobre a suposta "qualidade de vida" da fonte.

Ora, pra isso existem saves automáticos e mesmo backup em nuvem automático. Num PC moderno dá pra configurar tranquilamente pra um envio pra nuvem a cada 5 ou 10 minutos (ou até menos) sem qualquer impacto perceptível na performance, e aí o pior cenário são 5-10 minutos de trabalho perdidos. Considerando isso, qual o sentido de um equipamento que sabida e comprovadamente (e não apenas "supostamente") prejudica o PC, só pra permitir um último save antes de desligar? O impacto da onda quadrada com ruído grotesco nesses momentos pré-desligamento é muito mais prejudicial do que o desligamento abrupto. Na minha opinião, vale muito mais investir essa grana numa fonte de ótima qualidade. Com o preço de um shortbreak dos mais baratos + uma fonte vagabunda, você pega uma das melhores fontes do mercado e ainda sobra um troco (quem sabe pra fazer um aterramento caso não tenha, por exemplo).

 

12 horas atrás, Lucas de Andrade disse:

já que queda de energia não faz bem para o sistema e a maioria dos modelos offline tem o estabilizador interno. 

A queda de luz é pouco relevante, o problema são os picos de tensão que vem associados, que uma fonte de qualidade vai impedir que danifique a máquina (principalmente associada a DPS + aterramento).
 

16 minutos atrás, Marcelo Calazans disse:

Se a pessoa usa um Nobreak de R$ 500,00 sabendo da realidade, não vejo mal nisso, pois é um problema dela.

Claro, cada um faz como quiser com seu próprio equipamento. Não é nem um pouco raro encontrar gente por aqui relutando pra abandonar o estabilizador porque a rede aqui é muito instável, sempre usei e nunca deu problema, meu tio é técnico e disse que tem que usar, etc. A gente só pode informar, cabe a pessoa decidir o que faz com a informação.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maccuci

 

Se o que você faz com o PC, não incluir algo crítico, como trabalho, onde uma falha após horas de trabalho, possa te custar grana, não vejo nenhum motivo pra cogitar usar No-Break.. Aliás, bastante provável que, seu No-Break atual fique sub-dimensionado, pra exagerada fonte nova que vai comprar..

 

Com um bom filtro de linha, que é BEM mais em conta, e seja feliz..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezados, li o tópico e vi alguns termos sendo usados de forma equivocada, vamos lá:

 

@Maccuci, nobreaks baratos (abaixo de R$3.000) são, na verdade, estabilizadores com bateria, existem nobreaks senoidais, porém com o bendito do estabilizador internamente que fica ligando e desligando a fonte a cada comutação. Nobreaks só devem ser usados quando o trabalho que está sendo executado não pode ser interrompido de forma alguma ou quando há frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica onde mora. O que danifica os equipamentos não são as quedas de energia e sim os surtos de tensão que vem associados à queda, (como dito pelo colega @Shaman93), visto que são vários aparelhos de um bairro, uma cidade ou, quem sabe, do estado todo sendo desligados abruptamente, para se proteger disso, há bons filtros de linha com supressores de surto internamente. Sugiro a leitura do artigo indicado pelo @Shaman93.

Em 04/05/2022 às 23:10, W46n3r disse:

variação de tensão

A variação de tensão, famosa "lâmpada piscando" não causa dano algum, pois as fontes realizam a correção tranquilamente. Só para relatar um caso que aconteceu comigo domingo: deu um problema no transformador aqui do bairro e a energia ficou na "meia fase" e meu PC continuou funcionando normalmente, mesmo que a geladeira e o freezer desligando por baixa tensão. A fonte desarmou quando a tensão caiu muito a ponto de quase desligar a lâmpada. No dia seguinte, liguei o computador normalmente e aqui está funcionando normalmente e isso vale para qualquer equipamento, visto que a fonte dos aparelhos são full range.

O medo que as pessoas colocam quando o tema é energia e PC não faz sentido algum e isso está ligado ao medo que vendedores e fabricantes de estabilizadores/nobreaks colocam na cabeça das pessoas, somente para venderem seus produtos...

Sugiro apenas que compre uma boa fonte e ligue em um bom filtro de linha, isso é tudo que um PC precisa para ficar bem protegido.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Éric H.X disse:

O medo que as pessoas colocam quando o tema é energia e PC não faz sentido algum

Entendo o que quer dizer, mas pessoas diferentes tem necessidades diferentes.

 

Se você está trabalhando home e fazendo uma apresentação para sua diretoria, ou apresentando um produto para um cliente em potencial, se você está processando localmente dados de BI que demora horas para finalizar... nestes e em muitos outros casos, faz muito sentido ter "medo" de ficar sem energia. No-break, vagabundo ou bom, caro ou barato, vai fazer TODA a diferença nestes casos.

 

Agora... se você está jogando Fortnite / Roblox / Minecraft / Among Us com seus coleguinhas, ai vai só um filtro e bora ser feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, W46n3r disse:

Se você está trabalhando home e fazendo uma apresentação para sua diretoria, ou apresentando um produto para um cliente em potencial, se você está processando localmente dados de BI que demora horas para finalizar... nestes e em muitos outros casos, faz muito sentido ter "medo" de ficar sem energia. No-break, vagabundo ou bom, caro ou barato, vai fazer TODA a diferença nestes casos.

Foi o que eu disse: somente em casos específicos e não para todo e qualquer caso. Nesta situação descrita por você faz todo sentido usar nobreak, mas esta não é o dia a dia da maioria dos usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@W46n3r Este é quase o meu caso. Processamentos rodando em 2 notes DELL que demoram horas para acabar e, nem sempre a bateria deles duram o suficiente. 

 

Eu uso um nobreak no modem/roteador para não ficar sem internet. Mas quero comprar um de maior autonomia para isso e usar o atual para suportar os notes por um período maior. 

 

O que você acha do plano ? Estou certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rogerio_aof disse:

@W46n3r  quero comprar um de maior autonomia para isso e usar o atual para suportar os notes por um período maior. 

 

O que você acha do plano ? Estou certo ?

 

Então, mas bateria de notebook em tese sobrevive tranquila a uma falta de energia típica né? Mesmo que for muitas horas.

 

Se os seus notebooks não estão aguentando muito tempo na bateria, eu colocaria na balança o preço de trocar as baterias deles vs esse upgrade que planeja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@W46n3r os notes são da empresa. Para uso normal (outlook, internet, office) ele vão bem. o problema é que processamos dados pesados e aí não tem mágica. 

A dúvida é.... posso usar o nobreak junto com notebooks ? Vcs comentam que não é bom usar com PCs por causa da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o pessoal comenta é que nobreak (pelo menos os modelos mais baratos) judiam das fontes em cenários em que há muita variação de tensão na rede, por se comportarem em parte como estabilizadores. Isso é verdade, mas... citando eu mesmo...

Em 04/05/2022 às 23:10, W46n3r disse:

Nem todos tem esse cenário extremo de variação de tensão a todo momento. Para estes, uma sessão de trabalho perdida ou um arquivo corrompido (isso sem falar na frustração) tem prioridade muito maior sobre a suposta "qualidade de vida" da fonte. Se for levar em conta que o no-break provavelmente irá salvar da indisponibilidade da rede elétrica não apenas uma vez, mas várias... talvez a melhor coisa seja desejar boa sorte para a fonte e seguir usando o no-break.

 

Se for pensar que as fontes de notebook normalmente custam menos de 200 reais... meu, não tem nem o que pensar né. Entre a conveniência de ter energia o tempo todo e o suposto sofrimento de uma fonte, eu vou sempre ser a favor da conveniência.

 

O que pode fazer para mitigar um pouco os problemas é procurar um nobreak com onda senoidal, para pelo menos não mandar uma onda quadrada para os equipamentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!