Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruído no step-dow Lm2596


Ir à solução Resolvido por Edw13_edu13,

Posts recomendados

  • Solução

Estou com problemas com o meu (Regulador Tensão VDC Step Down Buck Lm2596 2a) ele está gerando um ruído horrível quando uso para carregar meu celular, não entendo o motivo, porque não esquenta muito e o ruído começa uns 10 segundos depois de colocar a carregar.

Se alguém tiver o mesmo problema ou souber como resolver, por favor diga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A princípio não era pra ouvir ruído pois a freq é pra ser alta.. a não ser que o chines errou na montagem do circuito ou usou componentes de baixa qualidade principalmente D1, L1 e C2 além do óbvio IC1.

lm2596-psu-01-cct.jpg

Tenta colocar +1 cap em paralelo com C2...

Lm2596-Buck-converter-circuit-1024x576.p

 

Também pode tentar colar o indutor com supercola.

 

Ah sim.. quase esqueci de um detalhe técnico antigo que não sei se é válido pra nova geração: regulador chaveado precisa de carga mínima pra operar a contento. Coloque um resistor chute 47...100R como carga na saída.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez coloquei uma fonte chaveada com exatos 5,0V e capacidade de corrente maior que o celular solicitava. O celular não carregava.

Depois coloquei um carregador Xing-Ling com capacidade de corrente menor que o celular solicitava. A saída fornecia cerca de 4, 75V e era cheia de ruído do chaveamento da fonte, cerca de 0,5Vpp. O celular carregava com mais corrente, que o da fonte melhor e com mais capacidade. A corrente ficava limitada pelo carregador.

Verifique a tensão que o Step-down fornece SEM CARGA (sem o celular acoplado). Ajuste para 4,75V <= Tensão na saída da fonte sem carga <= 4,9V. Verifique se funciona.

Mas faça o teste rápido, para evitar queimar o celular.

MOR_AL

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, .if disse:

A princípio não era pra ouvir ruído pois a freq é pra ser alta.. a não ser que o chines errou na montagem do circuito ou usou componentes de baixa qualidade principalmente D1, L1 e C2 além do óbvio IC1.

lm2596-psu-01-cct.jpg

Tenta colocar +1 cap em paralelo com C2...

Lm2596-Buck-converter-circuit-1024x576.p

 

Também pode tentar colar o indutor com supercola.

 

Ah sim.. quase esqueci de um detalhe técnico antigo que não sei se é válido pra nova geração: regulador chaveado precisa de carga mínima pra operar a contento. Coloque um resistor chute 47...100R como carga na saída.

Vou tentar colar com super cola, não tenho muita habilidade com solda.

10 horas atrás, albert_emule disse:

Capacitor que pode estar ruim.

Indutor que pode estar vibrando. 

 

 

 

Vou tentar colar

10 horas atrás, MOR disse:

Certa vez coloquei uma fonte chaveada com exatos 5,0V e capacidade de corrente maior que o celular solicitava. O celular não carregava.

Depois coloquei um carregador Xing-Ling com capacidade de corrente menor que o celular solicitava. A saída fornecia cerca de 4, 75V e era cheia de ruído do chaveamento da fonte, cerca de 0,5Vpp. O celular carregava com mais corrente, que o da fonte melhor e com mais capacidade. A corrente ficava limitada pelo carregador.

Verifique a tensão que o Step-down fornece SEM CARGA (sem o celular acoplado). Ajuste para 4,75V <= Tensão na saída da fonte sem carga <= 4,9V. Verifique se funciona.

Mas faça o teste rápido, para evitar queimar o celular.

MOR_AL

 

Eu testei até onde o celular aguentava e coloquei 5,20v mas então vou diminuir como você pede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Se tiver solto ou balançando pode colar sem problemas. 

Já se for algo que precise de contato elétrico é só com solda mesmo. Com cola não funciona. 

Eu liguei a placa e começou a chiar, assim que eu empurrei com o dedo o som diminuiu, então era esse o problema, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!