Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
15 minutos atrás, Terumi disse:

qual distro é a mais fácil e estavel
vou usar apenas pra jogar mesmo

Boa noite!

Vai de Pop_OS!

Principalmente se você usar placa da nvidia. Você baixa a iso já com os drivers e não tem stress.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, ArturRJ disse:

Boa noite!

Vai de Pop_OS!

Principalmente se você usar placa da nvidia. Você baixa a iso já com os drivers e não tem stress.

E jogos que rodam no Windows rodam nessa Pop_OS! sem complicações  ?

Postado

@Henrique - RJ Depende do jogo.

Maioria funciona sim, mas alguns jogos competitivos tem sérios problemas por conta de sistema Anti-Cheat.

Um exemplo de jogo que não funciona é o Fortnite.

Se o seu intuito é jogar, vai de Windows cara, SÉRIO.

Postado
agora, ArturRJ disse:

Se eu não me engano, ele roda em um Arch.

Ele roda um Arch se não me engano baseado no Manjaro.

agora, ArturRJ disse:

Aí eles criaram o Proton que ajuda muito nesse trabalho.

Proton existe desde muito tempo, e vem evoluindo em conjunto com o Wine.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, ArturRJ disse:

@Henrique - RJ A Valve está investindo muito no Linux, por conta do Steam Deck.

Se eu não me engano, ele roda em um Arch.

Mais alguma distro pronta para jogos do Windows ou só o Pop_OS! ?

• Moderador
Postado

@Terumi Dentre as mais "populares" pra quem tá começando, o Linux Mint e o Zorin OS possuem ambientes bem semelhantes ao do Windows. O Pop!_OS, sugerido pelo amigo @ArturRJ também é excelente, mas sua interface é bem diferente se comparada ao Windows.

@Henrique - RJ Não necessariamente o Pop!_OS "vem pronto para jogos". Eles disponibilizam uma edição com o driver proprietário da NVIDIA já embarcado, mas a instalação deste é bem tranquilo em outras distribuições. Depois disso, basta instalar os clientes desejados (como Steam, Lutris, Heroic Games Launcher no caso da Epic) e jogar.

• Curtir 5
  • Coordenador
Postado
Em 03/06/2022 às 21:25, Henrique - RJ disse:

E eu achando que Linux não servia para jogos do Windows ...

Já faz mais de 2 anos que larguei o Windows totalmente porque o Linux chegou em um ponto que a grande maioria dos jogos rodam perfeitamente (basta clicar e jogar) e com desempenho semelhante. Então é bastante viável jogar no Linux. Não perfeito, mas viável. Ainda há jogos que não funcionam (embora a compatibilidade esteja aumentando rapidamente).

Em 03/06/2022 às 21:28, ArturRJ disse:

Importante destacar que o Proton é uma implementação aprimorada e específica de ferramentas como WINE e DXVK. Tais ferramentas já existiam há muito tempo (mesmo o próprio Proton já é relativamente antigo).

Em 03/06/2022 às 21:29, Pepse disse:

Ele roda um Arch se não me engano baseado no Manjaro.

O novo SteamOS não é baseado no Manjaro, mas sim diretamente no Arch. Contudo, ele é muito semelhante ao Manjaro (e inclusive a Valve recomenda o Manjaro KDE para quem quiser ter experiência semelhante).

Em 03/06/2022 às 21:30, Henrique - RJ disse:

Mais alguma distro pronta para jogos do Windows ou só o Pop_OS! ?

Quase qualquer distro pode ser usada para tal fim, o que vai variar é a facilidade, principalmente no tocante a novos usuários. Sistemas como Pop!_OS, Ubuntu, ZorinOS, Linux Mint, Manjaro e outros são bem fáceis de operar para esse fim (é questão de abrir a loja de aplicativos, instalar a Steam, abrir o menu de configurações e selecionar para usar o Proton em todos os jogos). Eles já cuidam dos drivers da Nvidia automaticamente caso seu computador possua uma placa da empresa. Os demais drivers (Intel e AMD) são open source e estão incluídos no kernel (ou seja, já funcionam logo após formatar).

• Curtir 3
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...