Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá mais um tópico criado eu quero saber se posso carregar uma bateria com alternador adicionando uma polia num motor e colocando uma correia e adicionar no alternador e colocar os fios do terminal do alternador na  bateria  aí o motor vai girar o eixo do alternador e gerar corrente contínua desse jeito posso carregar a bateria?

Postado

@Tiky

Pode.

Mas fica um trambolho barulhento que desperdiça energia elétrica. 

Convenhamos que o alternador foi desenvolvido para aproveitar a energia puramente mecânica, como exemplo a dos motores a combustão, rodas d'água ou geradores eólicos. 

Um transformador de 12V/5A e uma ponte retificadora faz o mesmo serviço com mais eficiência. 

Até mesmo uma barata fonte de PC modificada para 14V pode servir. 

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Tiky disse:

@Renato.88 um transformador 5 amperes mais dois doidos gera corrente contínua para carregar a bateria?

Depende do transformador... 

Se for do tipo Center tap funciona com dois diodos. 

Do tipo comum vai precisar de 4 diodos ou uma ponte retificadora igual aquela que você postou no outro tópico. 

• Membro VIP
Postado

Um amigo mecânico do passado distante fez exatamente isso do título do tópico. Achei móh engraçado quando vi mas achei mais legal sua criatividade ... resolveu seu problema.

Postado
6 horas atrás, .if disse:

Um amigo mecânico do passado distante fez exatamente isso do título do tópico. Achei móh engraçado quando vi mas achei mais legal sua criatividade ... resolveu seu problema.

Meu tio, já falecido também era mecânico. 

Uma vez ele deu um motor elétrico pro meu pai e sugeriu o mesmo. 

Eu na época era criança e falei pra ele: É mais fácil usar um transformador! 

Eu sabia disso, porque meu pai tinha um e sempre usava pra carregar a bateria do carro. 

Meu até tio ficou espantado. :lol:

• Haha 1
Postado

O barato sai caro.

Em  pouco tempo de uso, isso vai custar mais de R$300 de energia, só com o desperdício de energia. 

Dica do dia: 

O carregador até que funciona bem. 

O circuito funciona igual ao circuito carregador daquelas luminárias com farol de milha. 
Carregador tradicional com SCR que tem o circuito na internet 

Esse daí quando desconecta da bateria, o circuito desliga. Daí não fecha curto nas garras, caso as garras encoste acidentalmente uma na outra. 

Se ligar as garras invertidas na bateria, o circuito também não liga. Acende um led de bateria invertida. Só desinverter e passa a funcionar. 

Carrega as baterias até 14V e mantém em 14V. 

Tem um botão que manda uma tensão de quase 20V para dessulfatar a bateria. 

Só duvido dos 10 amperes, pois o cabo de saída por dentro é um fio muito fino, tipo cabo de alimentação de TV. 😂😂

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!