Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar horímetro usando sinal do sensor hall


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou precisando de uma dica com o projeto que quero fazer aqui, estou querendo colocar um horímetro igual esse no meu carro:

 

 

D_NQ_NP_774740-MLB27959786591_082018-O.w

 

 

Ele funciona com 12v é só ligar que começa a marcar as horas, o problema é o seguinte se eu ligar por exemplo após a chave do carro eu posso girar a chave pra ligar o carro  e ele vai marcar as horas, mas o motor pode não necessariamente estar ligado, ou se eu esquecer a chave no contato ele vai marcar as horas com o motor desligado...

 

então eu queria bolar um sistema para ligar o horimetro apenas quando o motor estiver girando, dessa forma pensei em usar o sistema de ignição do carro mesmo que é bem simples:

 

modulo142gauss.jpg?resize=350,275&ssl=1

 

 

aqui está o esquema completo, a ideia é a seguinte, o sensor hall ou o pino de saída para tacômetro do módulo são os mesmos, o hall do distribuidor emite 8v a cada meia volta do eixo do motor então temos uma frequência que muda conforme a rotação do motor,  eu gostaria de fazer algum esquema aproveitando essa frequência que o hall produz para ligar um relê para o  horimetro funcionar, dessa forma vai marcar o tempo de forma bem mais precisa do que simplesmente ligar com a chave do carro.

 

Pensei de maneira boba em usar um capacitor para deixar a frequência nivelada em 8v e usar um LM7805 para abaixar de 8v para 5v e usar um rele de 5v para ligar o horímetro, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Numa tradicaional visão minimalista, basta alimentar com a V que vai pra bobina mas (sempre tem um) com um resistor, diodo e filtro. Supostamente a corrente baixa do horímetro não interfere. Algo como

b+.................o...+h
o                  |    o   
b                 ---   r 
i    capacitor    ---   i
n                  |    m
a-..resistor..|<...o...-e 

1K...1000uF...1N400x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if o resistor diodo e filtro seria para proteger o horimetro contra interferência da alta tensão da bobina?

 

E dessa forma sempre que a bobina estiver ligada o horimetro estará ligado certo? mas a bobina é desligada e ligada rapidamente pelo polo negativo que vem  do módulo, o positivo da bobina  fica ligado direto quando a chave do carro é ligada, dessa forma não teria o problema de sempre que girar a chave o horimetro ligar também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 boa pergunta mas tenho quase certeza que é o mesmo sinal do hall eu acho que ele tem um jumper por dentro, acha que com o módulo ligado pode ter uma tensão mínima  que sempre fica ali e dê pra usar pra alimentar o relê?

 

Amanhã vou tentar ligar o módulo, reformei a parte do carro e o motor aí a fiação está toda desmontada, vou alimentar ele com 12v na bancada e ver o que aparece ali com multimetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

acha que com o módulo ligado pode ter uma tensão mínima  que sempre fica ali e dê pra usar pra alimentar o relê?

Primeiro teria que saber se esse terminal atende ao que você quer. Digamos que ali, em relação ao negativo da bateria, tenha 5v ou 12v constantemente, e que o sinal que vai ao tacômetro seja codificado em frequência...

 

Mas quem sabe se você medir a tensão entre esse terminal e o negativo, com o carro desligado dê zero volts? E com ele ligado tenha alguma tensão...

 

Aí ligar direto num relé acho meio estranho. O que dá para fazer é um circuitinho que tenha uma impedância bem alta, o suficiente para não interferir no que o tacômetro mostra como RPM mas suficiente para ou uma base de um transistor ou uma entrada não-inversora num ampop...

 

Eu faria esse teste: com o multímetro na escala de tensão, corrente contínua, verificaria se ali, com o motor desligado, aparece alguma tensão. Se não aparecer nada, já é um ponto positivo.

 

Aí ligaria o motor, deixaria em ponto morto e verificaria se, ao tomar essa medida, o multímetro não interfere no mostrador de RPMs. Se não interferir, veria qual a tensão e pronto. Um circuitinho de alta impedância é moleza fazer. E esse circuitinho, sim, é que acionaria ou um relé que liga o horímetro ou mesmo esse circuitinho já ligaria o horímetro de forma direta, sem o relé.

 

Já se o multímetro interferir nos RPMs, aí... estaca zero, rs...

 

Bem... zero, não, que ainda dá para tentar algo como o que você trouxe, um sensor hall no distribuidor, ou no esquema que a @.iftrouxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ComandateGustavo disse:

o sensor hall ou o pino de saída para tacômetro do módulo são os mesmos, o hall do distribuidor emite 8v a cada meia volta do eixo do motor então temos uma frequência que muda conforme a rotação do motor

Desculpe a distração, agora que percebi que o sensor hall já está lá.

Nesse caso a ideia da @.if me parece ser o encaminhamento da solução. Só que, em vez de ligar aquele circuito na bobina, ligando-o no pino de saída para o tacômetro. E para interferir o menos possível no tacômetro, em lugar do horímetro, eu tentaria um transistor. Nesse transistor, sim, um relé ou o horímetro. Com cuidado no seguinte: se o capacitor for muito grande, desligado o motor o horímetro ainda ficaria contando o tempo...

 

Uma curiosidade: cortando a corrente ao horímetro, ele volta a zero? Ou ele vai somando os tempos em que o motor fica funcionando, mesmo que haja um intervalo entre uma funcionada e outra? Se ele somar, tem como zerá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, ComandateGustavo disse:

a bobina é desligada e ligada rapidamente pelo polo negativo que vem  do módulo

Entre um pulso e outro, o capacitor mantém.

12 horas atrás, ComandateGustavo disse:

o positivo da bobina  fica ligado direto quando a chave do carro é ligada, dessa forma não teria o problema de sempre que girar a chave o horimetro ligar também?

Não amigo. Do outro lado não há tensão até que se acione pulsadamente a bobina.

 

Mas esquece isso e leia isso: quando gira a chave há acionamento de algo, certo? Ligue seu horímetro nele..pois ninguém em sã consciência mantém a chave por muito tempo ou mais de uma hora nesta posição sem ligar o motor... A não ser que seu horímetro conte segundos e isso lhe seja importante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:
13 horas atrás, ComandateGustavo disse:

a bobina é desligada e ligada rapidamente pelo polo negativo que vem  do módulo

Entre um pulso e outro, o capacitor mantém.

certo então é para isso que o diodo está ali, ele evita que a tensão do capacitor volte para a bobina e atrapalhe o funcionamento dela correto?  Mas  não sei qual a corrente do horimetro, será que esse circuito consegue alimentar um relê? aí eu ligo o horimetro no relê e ficam mais separados as coisas...

 

1 hora atrás, .if disse:

Mas esquece isso e leia isso: quando gira a chave há acionamento de algo, certo? Ligue seu horímetro nele..pois ninguém em sã consciência mantém a chave por muito tempo ou mais de uma hora nesta posição sem ligar o motor... A não ser que seu horímetro conte segundos e isso lhe seja importante

quando gira a chave é tipo ligar o disjuntor geral, fica energizado o sistema de ignição, tomada de 12v, ventiladores... e aí é o problema o pessoal em dia quente deixa a chave ligada com o motor desligado usando o ventilador do painel, e o horímetro não conta segundos apenas minutos, mas conhecendo quem usa o carro sei que deixa ligado vários minutos, assim de minuto em minuto no final das contas acaba tendo diferença de horas...  Daí a importância do horimetro funcionar apenas quando o motor estiver girando.

 

 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Uma curiosidade: cortando a corrente ao horímetro, ele volta a zero? Ou ele vai somando os tempos em que o motor fica funcionando, mesmo que haja um intervalo entre uma funcionada e outra? Se ele somar, tem como zerá-lo?

esse horimetro só volta a zero depois que passa de 99999 não tem como zerar, quando desliga ele para a contagem e quando liga ele continua de onde parou, ele é do mesmo tipo usado em motor estacionário, empilhadeiras e tratores, aí ao invés de trocar óleo e filtros baseando na quilometragem as trocas são feitas baseando em horas de funcionamento, o que é muito mais preciso do que marcar por quilometro rodado.

 

 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Desculpe a distração, agora que percebi que o sensor hall já está lá.

Nesse caso a ideia da @.if me parece ser o encaminhamento da solução. Só que, em vez de ligar aquele circuito na bobina, ligando-o no pino de saída para o tacômetro. E para interferir o menos possível no tacômetro, em lugar do horímetro, eu tentaria um transistor. Nesse transistor, sim, um relé ou o horímetro. Com cuidado no seguinte: se o capacitor for muito grande, desligado o motor o horímetro ainda ficaria contando o tempo...

o módulo de ignição tem o pino de saida para tacometro mas ele não é usado, a maioria dos tacometros inclusive o que veio de fabrica no carro é ligado nos polos da bobina, por isso achei interessante usar o pino do tacometro do módulo, ele não é usado para nada então acho que usar o sinal daquele pino não deve interferir em nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

ele não é usado para nada então acho que usar o sinal daquele pino

Sim pode. Neste caso ele deve ser aplicado numa base de um transistor que age como chave pro seu horímetro. Se ele for positivo num npn, num pnp se for zero ou coletor aberto. Um diodo + capacitor lhe caem bem pra manter o nível entrepulsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Se ele for positivo num npn, num pnp se for zero ou coletor aberto. Um diodo + capacitor lhe caem bem pra manter o nível entrepulsos.

 voce diz no caso dele ser positivo seria o sinal dos pulsos do pino serem pulsos positivos?  e se for isso um BC548 daria conta?   e o diodo e capacitor pode ser um UN 4007  e um capacitor sem polaridade de 1000uF?

8 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

BC548

talvez um 2N2222 acho que é um pouco mais forte e aguentaria melhor a corrente do horimetro, a vantagem é que funciona melhor do que com um relê certo?:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

@Alexandre RS o mesmo que acende a lâmpada do painel? achei que ele era positivo e quando o alternador para de funcionar ele fica negativo fazendo a lâmpada acender

Sim ,a lâmpada do alternador é ligado entre d+ e positivo pós chave e o horímetro entre d+ e o chassis (negativo)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

no caso dele ser positivo seria o sinal dos pulsos do pino serem pulsos positivos?  e se for isso um BC548 daria conta?   e o diodo e capacitor pode ser um UN 4007  e um capacitor sem polaridade de 1000uF?

Sim, sim, sim e não precisa tanto (tampouco sem polaridade que nunca vi neste valor).

Preguiça de desenhar no [code] mas imagine

  • sinal...diodo...resistor chute 1k...+cap 10..100uF com - no gnd...resistor chute 2k2.. base
  • + bat no + do horímetro
  • coletor no - do horímetro
  • emissor no gnd

...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sabia que dava pra ligar no alternador, é interessante porque se for assim ele só gera energia quando o motor está girando então é uma ótima forma de marcar as horas do funcionamento do motor, mas como já tinha providenciado os componentes para ligar no módulo de ignição fiz o esquema da @.if pra usar como plano B e também para aprender, faz um bom tempo que não mexo com eletrônica pode ser interessante montar.

 

17 minutos atrás, .if disse:
  • sinal...diodo...resistor chute 1k...+cap 10..100uF com - no gnd...resistor chute 2k2.. base
  • + bat no + do horímetro
  • coletor no - do horímetro
  • emissor no gnd

 

seria como eu montei feiamente ali no paint? XD

 

 

 

 

2 horas atrás, Alexandre RS disse:

Sim ,a lâmpada do alternador é ligado entre d+ e positivo pós chave e o horímetro entre d+ e o chassis (negativo)...

então é só ligar o horímetro entre o D+ e o negativo? assim quando o alternador girar ele vai mandar 12v ali e o horimetro vai funcionar certo?

 

 

 

 

esquema.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

seria como eu montei feiamente ali no paint?

Bateu na trave. O + do horímetro vai no + da bateria (desconecte do diodo) devidamente protegido, claro: algo como um fusível 0,1.. 0,5A ou resistor chute 1k.

Ao anodo do diodo vem o pulso.

Se o pulso da tacômetro for 12v e com uma potência razoável, basta o diodo e capacitor: conecte o horímetro em paralelo com capacitor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, .if disse:

Bateu na trave. O + do horímetro vai no + da bateria (desconecte do diodo) devidamente protegido, claro: algo como um fusível 0,1.. 0,5A ou resistor chute 1k.

Ao anodo do diodo vem o pulso.

Se o pulso da tacômetro for 12v e com uma potência razoável, basta o diodo e capacitor: conecte o horímetro em paralelo com capacitor.

fiz as alterações no esquema, mas os pulsos são de 8v se não me engano, nesse caso melhor usar um rele 5v pra ligar o horimetro?

 

 

esquema.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

os pulsos são de 8v se não me engano, nesse caso melhor usar um rele 5v pra ligar o horimetro?

Não meu fío. Os 8V pode não ter potência pra travar o relé. Nada de relé... do jeito que fizeste(emos) me parece bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o amigo @Alexandre RS , o melhor é fazer ligações no alternador. 

O fio D+ onde vai a lâmpada é realmente uma saída, pois ele fica negativo com o carro desligado, então como o horimetro consome pouco pode ser ligado em série com a lâmpada. 

Ainda no alternador é possível colocar um diodo a mais em uma das bobinas e terá um 14V que só funciona com o carro ligado, mas aí teria que abrir o alternador e não é muito fácil. 

 

Na bobina não vejo algo interessante, o + dela é pós chave, tem tensão ali com o carro desligado. E no - fica alta tensão por ali. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

E no - fica alta tensão por ali. 

dessa não sabia, boa observação.

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Concordo com o amigo @Alexandre RS , o melhor é fazer ligações no alternador. 

O fio D+ onde vai a lâmpada é realmente uma saída, pois ele fica negativo com o carro desligado, então como o horimetro consome pouco pode ser ligado em série com a lâmpada. 

Ainda no alternador é possível colocar um diodo a mais em uma das bobinas e terá um 14V que só funciona com o carro ligado, mas aí teria que abrir o alternador e não é muito fácil. 

o horímetro consome pouco realmente, mas não é melhor ligar ele em paralelo com a lâmpada?

Tipo assim:

o fio D+ sai do alternador e vai direto para a lâmpada do painel exatamente como o original de fábrica.

Eu conecto mais um fio no D+ e ligo ele no + do horimetro e coloco o - do horimetro ligado no negativo da bateria (carcaça do carro) pode ser?

 

O alternador está totalmente desmontado ele estava com rolamento meio estranho então desmontei tudo pra limpar pintar e trocar rolamentos, inclusíve achei uma lagartixa falecida dentro dele :tw_flushed:  

 

então se precisar alterar alguma coisa dentro do alternador posso fazer isso agora porque está todo desmontado, é melhor colocar um diodo em uma das bobinas ou conectar o D+?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

o horímetro consome pouco realmente, mas não é melhor ligar ele em paralelo com a lâmpada?

Não, a lâmpada é pra acender com o carro desligado. Um lado dela está na chave que é positivo e o outro no D+. 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Eu conecto mais um fio no D+ e ligo ele no + do horimetro e coloco o - do horimetro ligado no negativo da bateria (carcaça do carro) pode ser?

É assim que é pra fazer. Mas dependendo pode não dar certo. 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

então se precisar alterar alguma coisa dentro do alternador posso fazer isso agora porque está todo desmontado, é melhor colocar um diodo em uma das bobinas ou conectar o D+?

Tenta ligar conforme dito acima, se a lâmpada ficar acesa e seu horímetro não funcionar direito aí põe o diodo. 

Pra testar nem precisa colocar o alternador de volta no carro, basta ligar lá e virar a chave. Se o horímetro funcionar com a lâmpada apagada, tá beleza. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Renato.88 disse:

É assim que é pra fazer. Mas dependendo pode não dar certo. 

pode não dar certo porque o horímetro pode puxar mais corrente do que o D+ pode fornecer?

 

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Tenta ligar conforme dito acima, se a lâmpada ficar acesa e seu horímetro não funcionar direito aí põe o diodo. 

Pra testar nem precisa colocar o alternador de volta no carro, basta ligar lá e virar a chave. Se o horímetro funcionar com a lâmpada apagada, tá beleza. 

teria que conectar a bateria no alternador e ver se quando ele estiver girando a luz apaga e o horimetro liga, certo?

 

Estou pensando em já colocar o tal diodo em uma fase, porque pra montar esse alternador é enjoado e se não der certo no D+ tem que desmontar e montar tudo de novo, pra colocar o diodo é só escolher uma fase e conectar o diodo nela? mas aí não fica estabilizada a tensão, fica com 14v pulsante não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

pode não dar certo porque o horímetro pode puxar mais corrente do que o D+ pode fornecer?

Quem vai fornecer a tensão é a lâmpada, o D+ só vai cortar a alimentação quando você desligar o carro. Ele joga negativo com o carro desligado e corta o horímetro. 

Pode não dar certo caso a lâmpada consuma menos corrente que o horímetro, aí ela fica acesa direto e o horímetro não funciona. 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

teria que conectar a bateria no alternador e ver se quando ele estiver girando a luz apaga e o horimetro liga, certo?

Já falei, não precisa do alternador. 

Só ligar o horímetro no d+ o outro lado no terra e virar a chave, se funcionar com a lâmpada apagada tá beleza. 

 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Estou pensando em já colocar o tal diodo em uma fase, porque pra montar esse alternador é enjoado e se não der certo no D+ tem que desmontar e montar tudo de novo, pra colocar o diodo é só escolher uma fase e conectar o diodo nela? mas aí não fica estabilizada a tensão, fica com 14v pulsante não é?

Aí você põe um capacitor na saída do diodo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!