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Instalar horímetro usando sinal do sensor hall


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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Em 25/07/2022 às 00:58, Renato.88 disse:

Fora do carro e sem furadeira o que conheço é prender o alternador e um motor elétrico em uma tábua e ligar os dois com uma correia. 

Já fiz com motor de máquina de lavar roupas. 

no dia que li seu comentário fui tentar fazer, aí ao colocar a polia percebi que a chavetinha que estava no eixo caiu e estou correndo atrás de outra, talvez tenha que fazer outra, curioso como uma coisa simples vai ficando cada vez mais cabeluda, eu desmontei o alternador, limpei e pintei, montei o circuito com os diodos e capacitor  troquei os rolamentos e na hora de testar com a furadeira não deu certo, e quando fui testar com a correia vi que a chaveta sumiu kkkkk

 

Se não achar a chaveta vou tentar fazer uma, o duro é que chaveta tipo meia lua enjoada pra fazer, mas vou conseguir sim, de resto o alternador está praticamente pronto é só colocar a chaveta e testar.

 

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2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Se não achar a chaveta vou tentar fazer uma, o duro é que chaveta tipo meia lua enjoada pra fazer, mas vou conseguir sim, de resto o alternador está praticamente pronto é só colocar a chaveta e testar.

Não me lembro de que tamanho é a chaveta desse alternador. 

Da última vez que perdi uma era num alternador de Fusca, foi só cortar uma arruela no meio que deu certinho. 

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39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

 

 

E trocando o mandril por um maior ou mais adequado?

Não adianta, na ponta do eixo tem uma rosca. Fica difícil apertar um mandril nela e dependendo ainda pode espanar.

Eu fiz uma vez com uma chave de rodas cortada, aí coloca a porca e prende a chave na furadeira. 

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Em 30/07/2022 às 14:44, Renato.88 disse:

Eu fiz uma vez com uma chave de rodas cortada, aí coloca a porca e prende a chave na furadeira. 

boa ideia! tenho jogo de soquetes e um adaptador para furadeira, não sei se vai servir porque deve ser chave grande mas vou tentar, enquanto isso falei pro meu pai ver se consegue fazer a chaveta meia lua para mim, ele é torneiro aposentado, estou torcendo pra conseguir porque quando for colocar de volta no carro vou precisar de uma de qualquer jeito

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@Renato.88 lembrei que a furadeira de bancada tem o mandril maior coloquei nela só que não deu certo, ela prendeu e girou o alternador mas nada de carregar a bateria nem a luz acendeu quando ele estava parado, muito estranho estava monitorando a tensão da bateria e ela estava sempre na mesma, 12,63v com o alternador girando ou não, estou achando que ou alguma coisa está solta ou o regulador queimou ou as escovas não estão encostando direito no rotor, talvez tenha tinta onde não deveria ter e não está dando contato, estou perdido tem alguma ideia? tá mortinho nada acontece, a tensão não muda e a lâmpada não acende... Fiquei um tempão quebrando a cabeça ali e nada de descobrir o problema

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Em 30/07/2022 às 14:44, Renato.88 disse:

Eu fiz uma vez com uma chave de rodas cortada, aí coloca a porca e prende a chave na furadeira. 

boa ideia! tenho jogo de soquetes e um adaptador para furadeira, não sei se vai servir porque deve ser chave grande mas vou tentar, enquanto isso falei pro meu pai ver se consegue fazer a chaveta meia lua para mim, ele é torneiro aposentado, estou torcendo pra conseguir porque quando for colocar de volta no carro vou precisar de uma de qualquer jeito

 

estava usando led para verificar se o D+ tinha tensão, mas não acendeu nenhuma vez, o D+ precisa de lâmpada incandescente para ter mais corrente passando e  assim fazer o alternador funcionar ou o circuito do D+ não tem nada a ver com o circuito que energiza o eixo?

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19 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

a luz acendeu quando ele estava parado

O segredo está aí, faça a luz acender primeiro. Lembrando que um lado da lâmpada vai no + da bateria, o outro no D+ que é o terminal da escova do alternador.

Faça um aterramento bem feito na carcaça.

23 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

estava usando led para verificar se o D+ tinha tensão, mas não acendeu nenhuma vez, o D+ precisa de lâmpada incandescente para ter mais corrente passando e  assim fazer o alternador funcionar ou o circuito do D+ não tem nada a ver com o circuito que energiza o eixo?

Não tenho certeza se funciona com led.

Na dúvida use uma lâmpada pequena. Pode ser aquelas de luz de cortesia, ou aquela pequena que tem no farol.

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13 horas atrás, Renato.88 disse:

Lembrando que um lado da lâmpada vai no + da bateria, o outro no D+ que é o terminal da escova do alternador.

aí que estava o problema, estava ligando o terminal da lâmpada no - da bateria, mas por via das duvidas peguei a luz de seta que é uma lâmpada incandescente comum, o rele que faz ela piscar, aí usando ela funcionou, e usei a furadeira de mão com soquete dessa vez porque ela tem bem mais giro que a furadeira de bancada, e ela apanhou pra girar ein? o eixo do alternador pesa bastante...  Mas consegui testar e nos terminais da bateria subiu para 13v e a lâmpada apagou então creio que o alternador está ok.

 

e testei no circuito que fiz para ligar o horimetro, usei um led com resistor e deixei o voltimetro nele, deu 13v mais ou menos quando estava girando, o problema foi ao desligar, mesmo com o eixo parado ainda fica uns 2,5v no terminal e o led acende mais fraco, será que isso é por causa do capacitor ou porque o eixo ainda está imantado? E será que essa tensão residual pode fazer o horimetro funcionar mesmo com o motor desligado?

 

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21 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

estava ligando o terminal da lâmpada no - da bateria

Suspeitei desde o princípio! 

22 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

a luz de seta que é uma lâmpada incandescente comum, o rele que faz ela piscar

Essa é de 21W, um pouco potente pra ligar no alternador. Mas sendo só teste, beleza! 

23 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

o eixo do alternador pesa bastante

Não pesa, mas quem faz a força são as bobinas quando estão imantadas. 

24 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mesmo com o eixo parado ainda fica uns 2,5v no terminal e o led acende mais fraco, será que isso é por causa do capacitor ou porque o eixo ainda está imantado?

Tem cara de ser o capacitor, ainda carregado. 

O alternador parado não gera energia nenhuma, mesmo que o eixo esteja imantado. 

25 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

E será que essa tensão residual pode fazer o horimetro funcionar mesmo com o motor desligado?

Não sei. 

Quando testar vai descobrir. 

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28 minutos atrás, Renato.88 disse:

Quando testar vai descobrir. 

o horimetro tá escrito que trabalha de 12 - 36v  estou achando que não deve interferir, mas se interferir o que fazer? Será que um resistor de valor bem alto resolveria? Essa ideia de resistor acho que é usado em algumas fontes de alimentação para não deixar os capacitores carregados por muito tempo não?

 

30 minutos atrás, Renato.88 disse:

Essa é de 21W, um pouco potente pra ligar no alternador. Mas sendo só teste, beleza! 

não vi no painel todo mas ali é um led, acho que deve ter um resistor ou algo que puxe mais corrente porque o led não consome muita corrente aí não sei se ele sozinho iria funcionar...

 

 

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Bom para atualizar o tópico, procurei nas lojas e esse tipo de chaveta é difícil achar, só achei na internet por 15 reais cada uma mais frete,  então pedi para meu pai fazer uma para mim e deu certo, a de cima é a que ele fez e a de baixo é a original do comando de válvulas (o motor usa a mesma chaveta para várias peças) vou montar o motor essa semana  e aí vamos testar na prática como vai funcionar o horímetro.

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  • 5 semanas depois...

@Renato.88 finalmente testado e aprovado liguei o motor pela primeira vez e funcionou muito bem:

 

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o terminal saindo do alternador ficou numa posição boa também:

 

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o único problema é que depois de o motor desligado o horimetro funciona por mais uns 40 segundos para depois parar de fazer o tik-tak com certeza é o capacitor descarregando, tem alguma forma de fazer o capacitor descarregar mais rápido para o horimetro parar de contar quando desligar o motor?

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2 horas atrás, Renato.88 disse:

Coloca um led com um resistor em série. 

vou colocar um de alto brilho com resistor 330 ohms é bom que já indica que o alternador está mandando os 14v pro horimetro, por curiosidade nesse projeto colocamos um capacitor de 1000uF no alternador, se tivéssemos usado um de uns 200uF ele teria feito a mesma função do capacitor de 1000 mas descarregaria bem mais rápido e não teria essa demora para desligar o horimetro né? Ou um capacitor de 200 não funcionaria bem?

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12 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

vou colocar um de alto brilho com resistor 330 ohms é bom que já indica que o alternador está mandando os 14v pro horimetro

É muito pouco esse resistor. Coloca um de 560R pra não queimar seu led. 

18 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

por curiosidade nesse projeto colocamos um capacitor de 1000uF no alternador, se tivéssemos usado um de uns 200uF ele teria feito a mesma função do capacitor de 1000 mas descarregaria bem mais rápido e não teria essa demora para desligar o horimetro né?

Exatamente. 

18 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Ou um capacitor de 200 não funcionaria bem?

Na verdade funciona até sem capacitor. 

Pode ver aí pra trás que tem uma postagem minha onde eu digo pra você colocar somente os diodos. 

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20 horas atrás, Renato.88 disse:

Pode ver aí pra trás que tem uma postagem minha onde eu digo pra você colocar somente os diodos. 

sim sim eu me lembro, mas sem o capacitor apenas a onda pulsante será que faria o horimetro funcionar de forma irregular afetando a contagem do tempo? Se não eu abro o alternador e tiro o capacitor ou coloco um menor tipo uns 200uF mesmo

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44 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mas sem o capacitor apenas a onda pulsante será que faria o horimetro funcionar de forma irregular afetando a contagem do tempo?

Não sei. 

Não conheço o sistema de funcionamento do horímetro pra dizer alguma coisa. 

45 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Se não eu abro o alternador e tiro o capacitor ou coloco um menor tipo uns 200uF mesmo

Dá muito trabalho, melhor colocar o resistor com led por fora. 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Não conheço o sistema de funcionamento do horímetro pra dizer alguma coisa. 

ixi, mas com o capacitor do jeito que está não é uma onda 100% plana, será que isso já pode estar afetando o funcionamento do horimetro?     Pensando aqui para garantir que vai funcionar bem é melhor colocar um LM7812?  Isso já deixa a onda totalmente plana, e como o 7812 dissipa energia em forma de calor quando o alternador parar ele vai drenar o capacitor mais rapidamente que o led,  assim resolvemos dois problemas de uma vez só né?

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  • Solução
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Ixi estava lendo aqui que o LM7812 aceita no mínimo 14.5v até 27v será então que ele não vai funcionar com o alternador porque o alternador gera 0,5v a menos do que o mínimo do 7812? O que acha @Renato.88 ?

Funciona sim. 

Vai sair uns 11,5V. Seu horímetro deve funcionar, pois está funcionando com o restinho da carga do capacitor que é bem menos. 

E vai contar o tempo certo, pelo que vi na sua foto ele tem cristal de quartzo. 

Então a tensão de alimentação não influencia. 

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