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Dell G7 - 2 notebooks e o mesmo erro: DRIVER_POWER_STATE_FAILURE


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Olá pessoal!

 

Estou com 2 clientes diferentes, com o mesmo modelo de notebook (Dell G7 Modelo 7588) que está dando tela azul DRIVER_POWER_STATE_FAILURE.

O que já fiz:

 

Atualizei Windows (um cliente é o 10 e o outro 11)

Atualizei a BIOS para a última versão, driver de chipset

Atualizei para o último driver da placa de vídeo (ambos bem desatualizados)

Dei os comandos de reparo (sfc scannow, chkdsk, dism)

Verifiquei Malware

 

A tela azul apresenta ao usar Autocad ou Sketchup ou se fica no youtube por algumas horas (ambos os casos), o que dá a impressão é que seja algum problema na placa de vídeo ou o driver.

 

Analisando o DMP pelo WinDbg ele retorna com isso:

 

!DevObj !DrvObj !DevExt ObjectName ffff8704dcd9d030 \Driver\nvlddmkm ffff8704dcd9d180 InfoMask field not found for _OBJECT_HEADER at ffff8704dcd9d000 ffff8704dc439dc0 \Driver\ACPI ffff8704d9f0a010 InfoMask field not found for _OBJECT_HEADER at ffff8704dc439d90 > ffff8704dc45b0a0 \Driver\pci ffff8704dc45b1f0 Cannot read info offset from nt!ObpInfoMaskToOffset !DevNode ffff8704dc45ba60 : DeviceInst is "PCI\VEN_10DE&DEV_1C8C&SUBSYS_08241028&REV_A1\4&b85e5b5&0&0008" ServiceName is "nvlddmkm"

 

Muito obrigado desde já! Abraço. 

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Recomendações:

1- Tente desativar o modo de inicialização rápida (Iniciar > Painel de controle > Exibir por: Categoria > Sistema e Segurança > Opções de Energia > Escolher a função dos botões de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento > Desmarque "inicialização rápida" > Reinicie o notebook).

2- Desative as opções de conservação de energia no BIOS, para permitir que o próprio Windows controle a energia.
Suspend Mode, S1, S3, C-State, C1Support, C1Power, C3 State Support, Deep Sleep, etc.

 

Se os problemas persistirem, vá em Iniciar > Digite "exibir histórico de confiabilidade" > No registro de erros, veja se tem algum "Erro de hardware". Se sim, abra-os e veja ali mais detalhes do erro e tire print deles. Feito isso, vá em Iniciar > Visualizador de eventos > Aplicativo > Localize os eventos "Windows Error Reporting" que possuem o mesmo dia e horário dos "erros de hardware" do monitor de confiabilidade. Feito isso, vá em "Detalhes", na parte inferior onde constam os caminhos/diretórios, tire print deles também e poste aqui.

 

Exemplo da print necessária:

 

image.png

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Já aconteceu algumas vezes comigo o modelo G5, talvez funcione com você:

 

Desinstale o driver de vídeo via >Gerenciador de dispositivos (botao direito bandeira Windows)

 

use por umas horas com o driver genérico e veja se o problema resolve.

 

Depois baixe a penultima versão do driver de vídeo.

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  • 2 semanas depois...

Olá, Pessoal.

Resolvi entrar aqui na conversa de vocês, porque estou junto nessa bronca.

Cuido do TI da empresa que trabalho, e temos 05 notebooks idênticos ao citado nesse post. "Dell G7 7588", comprados em 05/2019 (aproximadamente 03 anos), e todos começaram dar esse problema intermitente de tela azul (BSOD), por volta de 23 a 24 de Junho de 2022. Todos juntos, quase ao mesmo tempo, CAOS TOTAL!!!

O erro fica variando entre:
UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP

e
DRIVER_POWER_STATE_FAILURE

Trabalhamos com Sketchup e renderização, então as máquinas tem uso elevado, quase todos os dias desde sempre.

1) No inicio do problema, comecei pelo óbvio que era superaquecimento. Desmontei um dos notes inteiro, fiz a limpeza, desoxidação das memórias RAM e troca da pasta térmica. Diminuiu a temperatura, mas não resolveu o problema.

2) Formatei o note com a mídia original, instalação limpa, e depois de um dia o problema retornou.

3) Fiz algumas modificações na configuração do plano de energia, como reduzir o clock do processador, para evitar que elevasse a temperatura (ainda estava achando que o problema era esse), mas não funcionou também.

4) Rodei o diagnóstico da Dell, Fiz o CHKDSK, Teste de memória RAM, reinstalei drivers de bateria e USB, e NADA!!

5) Troquei a fonte do note, Testei ligado em um estabilizador, nobreak, e até sem bateria, e o problema ressurgia como uma fênix enfurecida.

6) Enfim, depois de quase 20 dias, já tinha feito tanta coisa, que estava até apelando pra uma intervenção divina, rs.


Enfim, parei, retomei a lucidez, e comecei a analisar as atualizações que a Dell forneceu próximo a essa data, que entraram em atualização automática pelo Dell Update e provavelmente continham algum erro que iniciou toda essa destruição em massa. Eram os seguintes drivers:

- BIOS
- Driver de vídeo NVIDIA
- Aplicativo e Controlador Ethernet

Já eliminei o driver de vídeo pelo DDU, e instalei uma versão antiga de 12/2021.
Instalei também uma versão antiga do Ethernet, e agora, estou aguardando como a máquina vai se comportar.

Se o problema voltar, só vai me restar fazer o downgrade da BIOS, que particularmente, estou evitando fazer ao máximo, por ser bem arriscado, ainda mais em 05 máquinas!


Sigo acreditando ser algum problema de driver recente que veio com problema, ainda mais depois que li esse relato do mesmo notebook, praticamente idêntico aos meus, e com os mesmos sintomas.
Também acontece esse erro no Sketchup mencionado acima pela @lorenagmss.

Já encontrei em outro fórum o mesmo problema do mesmo modelo de notebook, na mesma data.
Tem algo errado acontecendo com algum driver que está pegando todo mundo.

É isso, se alguém tiver mais alguma coisa para ajudar.
Vou atualizando por aqui essa saga sem fim.

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OI @Jean Carlo Pereira , liguei pra Dell relatei tudo isso, sobre problema com divers,  principalmente o de Vídeos. 

Resposta: Teria que reclamar com a empresa do Sketchup que reclamaria com NVIDIA a assim fariam drives novos corrigindo o problema, mas acontece também com o Autocad, Revit, e o Archicad. (Autodesk - Grasoft ), dai, seguindo uma dica apresentada nessa discussão, desinstalei todos os drives que tinha logo da NVIDIA , até os de Áudio, usando apenas os genéricos do win.  por umas 8h achei ter resolvido o problema, depois ele retornou.

 

Seria bom se todos pudessem fazer reclamação com a Dell. pois a boca deles é doce pra dizer que tem que trocar a placa-mãe, que não faz sentido nenhum, pois não sou só eu que estou com esse problema, logo com várias reclamações ao setor de suporte, ele podem entender que precisa corrigir esse problema por atualização.. 


sobre a BIOS,  havia feito uma atualização da BIOS ano passado e sempre funcionou super bem. quando começou a dar problema ... que fui rodar o Dell suporte e vi que havia uma atualização da BIOS  pra fazer, fiz pois achei que iria resolver o problema,  foi uma das primeiras coisas que fiz, e não resolveu nada, era dia  27/06.  não havia atualização de driver de vídeo pra fazer. dia 28 saiu um driver de vídeo, achei que era a solução que eu precisava, mas como pode perceber, não foi...  então acredito que não seria o drive da BIOS. pois eu não mudei nada no meu até começar dar problema. 

obs: Meu sketchup é 2022 ( antes da formatação era o 2021) original comprado pelo site da Trimble global,  pago a licença anual em dolar, e meu autocad, revit e archicad são de estudante. pois tenho a licença da pós graduação nele,  todos licenciados, não tem como ser mau funcionamento de programa pirata. 

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A fonte da cliente estava com problema. Colocando no teste de stress ele desligava. Troquei, o teste faz de boa mas continua com as telas azuis. Desativei a placa da Nvidia, o problema parou e o cliente vai usar assim mesmo, então não vou conseguir prosseguir com o diagnóstico.

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@lorenagmss Nossa.

Aqui ainda estou meio que na mesma.

Sua máquina também foi comprada em 2019?

 

Testei várias versões do driver de vídeo, sempre excluindo pelo DDU e nada. Mas bom saber esse detalhe sobre a BIOS, eu nem vou arriscar retroceder a versão aqui então.

 

Tentei também atualizar manualmente todos os drivers listados como "Urgente" no site de suporte da Dell, mas não adiantou nada.

 

Aqui usamos o SketchUp 2019 + Render Supodium, mas todos originais e licenciados também, zero pirataria! Não poderia ser algo relacionado a isso também.

 

Amanhã, vou tentar fazer o upgrade para o Windows 11 em uma das máquinas para ver como os drivers se comportam, mas estou sem muita esperança.

 

Minhas máquinas já estão fora da garantia, mas vou tentar falar com o suporte na segunda sobre isso também. Existe algum problema em comum que está causando isso, não pode ser Hardware, é algo de software mesmo.

 

Se fosse um problema isolado, mas estamos vendo que algo maior.

 

Vamos ver se aparece mais alguém para colaborar por aqui.

 

Sigo tentando...

 

@Rodrigo Kern As duas fontes estavam com problema?

 

No meu caso cheguei a desconfiar disso também, mas troquei com a de outro note que não estava apresentando problema e não deu certo. 😕

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@Jean Carlo Pereira  Meu Wind. era o 11 e fiz uma Formatação limpa instalando o wind 10 achando que iria resolver, então não acho que você atualizando para o 11 vai mudar.  atualizei o drive da placa da Intel gráficas 630.  e não resolveu.  desativei a mesma, e o sketchup não abre,  logo desativei a da NVIDIA como o @Rodrigo Kern indicou acima, o SketchUp abre dando uma seguinte mensagem.....(foto) e até agora sem tela azul mas ainda não abri o enscape,  (duas horas de teste).
 

 

Obs.  comprei minha maquina no final de 2018, deve ser do mesmo lote

 

 

image.thumb.png.a0af07212ee25a629db80f7dbef2a4e2.png

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@lorenagmss Que estranho.
Porém tem uma coisa que esqueci de mencionar.

Das minhas 05 máquinas, uma eu fiz aquela restauração do SupportAssit da Dell para restaurar ao padrão de fábrica. Mas na hora de selecionar qual seria a versão do Windows, ele dá duas opções:

- Atualizar para o Windows mais recente (ele baixa a versão a mais nova)
- Ou restaurar para a versão de fábrica. (mantém o Windows 10 antigo, que veio na máquina)

Nesse note em específico, eu selecionei a versão de fábrica, e depois que finalizou a restauração, pelo Windows Update, eu baixei as atualizações de versão.

E é a única máquina que já faz uns 5 dias que está rodando perfeitamente!
Pode ter sido só uma coincidência, mas aconteceu.

Hoje vou restaurar mais uma nessa mesma condição, e semana que vem botar pra rodar com o usuário, e vamos ver como se comporta.


 

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@Jean Carlo Pereira Ontem as 20h desativei a placa de vídeo da NVIDIA para tentar trabalhar de forma continua, sem bug. Trabalhei até as 4h da manhã sem reiniciar o computador.  pra renderizar pelo enscape, precisei ativar novamente, e até agora as 18h do dia seguinte sem bug. fiz vídeos e imagens pelo enscape, não sei se pelo fato que desativar e ativar a placa da Nvídea parou de dar bug.

Se voltar a aparecer o problema retorno aqui pra notificar. (Deus queira que não, pois também já estou apelando por uma intervenção divina)

obs. eu não posso mas fazer recuperação de fabrica no Dell recovery, pois em 2020 eu toquei meu HD por um SSD e formatei todo o HD M2 pra usar como Pendrive. ai eu faço recuperação com imagem do wind. gravado em um pendrive .

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@lorenagmss Legal, bom saber disso.
Realmente, o teste com o Windows 11 não adiantou nada, em pouco tempo voltou a travar e dar tela azul.

Acabei de desabilitar a placa da NVIDIA aqui também, e pedi para o usuário trabalhar normal, no Sketchup e render também, mesmo perdendo um pouco de desempenho.

Vou procurar algo sobre isso, de conflito entre o Sketchup + Placa de vídeo GTX 1060, que é a que vem nesse note. Pode ter algo específico nesse cenário causando isso.
 

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O Enscape ( renderizador) não abriu com a placa desabilitada,  

trabalhei o Fim de Semana todo e o Problema não voltou.
espero que resolva seu problema. 

Desisti de NVIDIA e DELL.  Comprei peças da ASUS e AMD pra montar um Computador de Mesa.  (essa vai ficar como suporte).
espero que 

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@Rodrigo Kern não sei porque essa fonte de 130W, vi  muitos reclamando, graça a Deus a minha já é 180W, uma vez deu problema, na garantia ainda, a Dell me deu uma Nova, mas o computador dá uma mensagem quando é a fonte. então nem desconfiei que fosse isso dessa vez, pois não deu a mensagem...

@Jean Carlo Pereira tente ativar a placo depois, ativei a minha e o computador voltou ao normal. desde sábado sem ocorrências, minha modelagem já está bem avançada, já deu umas travadas e não deu mais erro .

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@lorenagmss Pior que já fiz isso. Desativei pela manhã e usaram normalmente durante o dia. No final da tarde, ativei-a novamente e o erro voltou quase de forma instantânea. Como você procedeu nesse processo de reativá-la?

@Rodrigo Kern As minhas já são de 180w. Testei elas também, e estão todas ok. No início dessa jornada até cheguei a desconfiar delas também, mas não iriam dar problema em todas ao mesmo tempo no meu caso. E depois pra tirar a prova, testei e realmente não eram elas o B.O.

O grande problema aí é algum conflito entre a Placa de vídeo GTX 1060 + Sketchup.

ou

Placa de vídeo + algum recurso de aceleração de hardware ou algo assim, que normalmente os programas 3D usam. Até porque encontrei pessoas em outros fóruns com o mesmo notebook, e com o mesmo problema, porém não usavam o Sketchup, e sim o AutoCAD por exemplo.
 

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@Jean Carlo Pereira sim, Autocad, e Archicad, Revit. todos esses da BO. uso todos eles. e dependendo do site.  tambem dava B.O. tambem como o @Rodrigo Kern  confirmou. 

Tenho Um colega com o mesmo B.O. ele parece ter resolvido de forma diferente . 
pedi pra ele compartilhar aqui, ele vai fazer mais alguns teste . mas parece que ele fez um downgrade par um de 2020. ele ta com wind. 11 , só fez esse downgrade.


nota:  eu só fui em gerenciador de dispositivo, desabilitei ,  depois fui lá e habilitei , não fiz nada demais. 

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@lorenagmss Opa, boa notícia!
eu cheguei a fazer o downgrade do driver também, mas para uma versão de dezembro de 2021, mas continuou dando erro, por isso nem tentei uma versão mais antiga ainda.

Mas se está dando certo com seu amigo, é um bom sinal, se amanhã eu conseguir, também vou fazer esse teste.
 

:exorcize:

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