Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual resistor usar para baixar a tensão numa placa de Led


Posts recomendados

Estou com uma dúvida , estou montando uma luminária em led em placa PCB porém irei usar 10 leds em série e quero alimentar com uma fonte 12v 

Especificações dos leds:

tensão máxima 7v 

tensão mínima suportada 6v

corrente 700mha

Como faço para minha fonte de 12v alimentar esses leds , não consegui calcular qual resistor usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você colocar um resistor aí vai ter muita perda de energia. O maneira mais eficiente de alimentar esses LEDs seria com um conversor step down que reduza os 12V para algo entre 6V e 7V. Tudo que você precisa é de uma plaquinha assim, vai entrar 12V de um lado e você ajusta para sair 6-7V do outro:

 

D_NQ_NP_956263-MLB31363303358_072019-O.w

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

vai entrar 12V de um lado e você ajusta para sair 6-7V do outro:

... neste caso, ligue os leds em paralelo e não em série.

Mas numa tradicional visão minimalista, você pode ligar 2 leds em série e aplicar-lhes os 12v (com resistor). Faça 5 conjuntos em paralelo de 2 em série

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if então esse é o problema, a placa e circuito impresso RGB , já vem em séries de 10 conexões 

A8C72C59-E952-4B8D-B5CF-3AE10DEE2778.png

@GuilhermeGB mas aí que entra a dúvida , já pensei em usar uma tensão mais baixa , mas quando se liga em série não se soma a tensão de todos os componentes ? 

Exemplo : 10 leds com 7 volts cada , totaliza 70v

Ou estou errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Santos9973 disse:

bom a não ser que eu coloque resistores a cada 4 leds mesmo sendo placa acho que dá pra fazer , o que acha , mandar foto da placa que irei comprar

Tem certeza que cada led se alimenta com 6~7V?

Se for assim dois deles em série já dá 12V sem resistor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Detectei um desafio pra você... cada led parece que é de uma cor. Pra controlar o brilho de cada 1, vai ter mesmo que fazer ligações individuais. Neste caso: todos os R em paralelo, o mesmo para os G e os B ou de 2 em 2 de mesma cor em série...

20 horas atrás, .if disse:

2 leds em série e aplicar-lhes os 12v (com resistor)

..por segurança.

 

De fato não sei se queres controlar as cores ou apenas fazer acender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fucei a internet de todo lado, vi essa placa de LEDs em alguns sites, quase todos dizendo “esgotado” e nenhum dizendo nada sobre especificação. Num deles dizia supostamente a especificação de um LED: 1W alta v (aquele termo que o sistema aqui não aceita). Joguei o termo em inglês e achei um Datasheet de um LED de tensão alta de 1 W, dizia 6 a 6,4 V , 150 mA. Mas cor branco frio. Agora aumentei de novo a foto e notei que tem 4 pontos de solda: B, G, R e mais um marcado com um “+”, um positivo em comum.foto2.jpg.c34767f2637ed9f1f22e4d3822f6b7a5.jpg

 

 

Aí já explicou o porque de 10 LEDs em série, são 3 linhas, uma vermelha, uma verde e uma azul. Não sabemos se tem acesso aos LEDs individualmente. Duas coisas que aprendi sobre LEDs é que cada cor tem uma tensão ou “barreira de potencial” diferente. Fuçando em lâmpadas residenciais de LEDs brancos descobri que existem LEDs de várias tensões, mas na verdade os que são muito acima de 3 V são LEDs compostos, ou seja, múltiplos ligados em série. A primeira que eu abri levei uma surra, até descobrir que cada LED tinha 6 junções PN em série e começavam a acender só perto de 18 volts. A fonte da lâmpada sem carga soltava mais de 200 volts !!!

 

Agora será que os LEDs não brancos também tem estas versões múltiplas? Os LEDs de alto brilho coloridos que testei acendiam entre 1,8 e 2,4 V mas não eram de alta potência. Os brancos de alta potência tipo 1 W que testei geralmente são pra 3 até 3,3 volts.

 

Eu faria o seguinte. Primeiro iria tentar descobrir mais ou menos a tensão de trabalho de cada linha de 10 LEDS. Pra isso é necessário uma fonte de uma tensão DC acima de 70 volts (na hipótese dos LEDs serem mesmo pra 6 volts ou mais) e um resistor de valor alto, de 5k ou 10 K ligado na saída da fonte, digamos no positivo. O outro lado do resistor na ponta positiva do multímetro, o negativo na ponta negativa, pode ser até uma gambiarra com fios fininhos enfiados nas próprias conexões das pontas do multímetro. Aí o multímetro vai indicar a tensão sem carga e basta encostar a ponta vermelha no pino comum + e a preta nos pinos R,G e B da placa. Os LEDs correspondentes vão acender fraquinho e o multímetro vai mostrar a tensão mínima de acendimento. Baseado nessa tensão vai ter que se pensar numa estratégia de fornecer a tensão e corrente certa pra cada linha. Se a tensão de cada linha for até uns 30 volts pode se pensar em ligar a fonte de 12 volts num Step Up XL 6009 que vai até 35 volts e calcular 3 resistores pra fornecer uma potência total um pouco inferior a 10 watts por segurança para cada linha, deve dar uma corrente perto de 300 mA. Agora se forem LEDs pra 6 ou 7 volts uma fonte de uns 70, 80 volts DC já é algo meio chato de conseguir de maneira simples, Step Ups pra 70, 80 volts não são comuns. Pensei até nas fontes “rabo quente” tipo fast , mas não gosto muito, não são isoladas, já queimei LEDs porque elas dão um pico de corrente quando o capacitor carrega. Outro método não isolado é usar um simples diodo 1N4007 pra cortar um semiciclo e reduzir a tensão média eficaz de 127 pra 63 volts, mas tem que saber direitinho o que fazer e considerar que os LEDs vão piscar 60 vezes por segundo o que pode eventualmente incomodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if nesse caso eu adquiri uma controladora , se observar na placa ela faz o controle de cada fileira de led

Li no fabricante da placa que são série de 10leds

@Andreas Karl entao os leds trabalham nessa corrente mesmo , de mínima 6 e máxima 7vdc e consumo de 700mha

Porém no fabricante achei hj que são séries de 10 em série por cada cor , meu desafio está exatamente nisso , quantos resistores usar pra alimentar os 10 leds já que mesmo sendo 30 leds somente 10 são em série e no final se forma três fileiras de 10 que ligam em paralelo , 

@Andreas Karl

entao os leds trabalham nessa corrente mesmo , de mínima 6 e máxima 7vdc e consumo de 700mha

Porém no fabricante achei hj que são séries de 10 em série por cada cor , meu desafio está exatamente nisso , quantos resistores usar pra alimentar os 10 leds já que mesmo sendo 30 leds somente 10 são em série e no final se forma três fileiras de 10 que ligam em paralelo , 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhor você melhor se informar. Ou até mesmo medir se estão em série ou paralelo. Em série de fato precisa de 70V (caso 7V em cada) e se for 700mA vai dar teóricos quase 50W cada cor ... 150W total o que numa visão prática considero como um valor bem alto pra sua figura que menciona 30W. Publique links e tal .. também do seu desconhecido controlador pra gente te orientar melhor pois está meio turvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, com os dados que você tem ou passou pra gente realmente não dá pra calcular os resistores. O que eu achei na internet sobre essa placa é que são 30 LEDs de 1 watt. Bate totalmente com a especificação da placa, 30 watts. Agora com 6 a 7 volts e 700 mA (que é a mesma coisa que 0,7 amperes) o cálculo que dá pra fazer é calcular a potência: 6 x 0,7 = 4,2 watts e 7 x 0,7 = 4,9 watts. Isso não bate com nada, não é a potência individual de cada LED, não é a potência de cada linha de 10 LEDs que é 10 watts nem da placa inteira que é 30 watts. Poderia ser a potência de meia linha de LEDs, 4,9 watts é quase a metade de 10 watts mas pelo que vimos o acesso da placa é feito através de 4 conexões, uma comum às 3 linhas e as outras 3 pra acessar as linhas inteiras, portanto 4,2 e 4,9 não diz quase nada. Ou então os 30 watts são uma mentira e no total a placa tem só 15 watts, 3 linhas de quase 5 watts. Nesse caso daria pra calcular os resistores mas pra baixar de 12 pra 7 vão ter que ser resistores de fio de 4 ou 5 watts e sua fonte teria que aguentar 0,7 amperes x 3 , ou seja 2,1 amperes.

O cálculo seria 12 volts – 7 = 5 volts dividido por 0,7 amperes o que dá 7,14 ohms, valor comercial mais próximo 7,5 ohms pra 4 watts. Isso pra uma linha só.

 

Agora voltando ao assunto, outra coisa estranha é os 10 LEDs de cada cor serem ligados em série. Se forem LEDs de 6 a 7 volts cada linha vai precisar de 60 a 70 volts no mínimo pra acender o que é uma tensão meio fora de padrão, fontes prontas com esta tensão não são comuns, geralmente as fontes prontas são de 5 a 24 volts e escalonadas como 5, 9, 12, 15, 18 e 24 volts. O termo “série” pode ter vindo de uma tradução automática do chinês e pode querer dizer um conjunto. Por isso é grande a chance de cada conjunto de 10 LEDs ser ligado em série paralelo para poder funcionar com uma tensão mais baixa.

 

O que nós fazemos com LEDs ou conjunto de LEDs sem informação é usar uma fonte de bancada que é uma fonte regulável muitas vezes de 0 a 30 volts e um resistor alto tipo 4,7 kohms até 10 K. O positivo da fonte no resistor, o outro lado do resistor no positivo do LED/conjunto de LEDS e o negativo da fonte no negativo do(s) LED(s). Colocando o resistor alto entre a fonte e os LED(s) faz eles acenderem fraco e não tem perigo de queimá-lo(s). Começamos com 0 e vamos aumentando até começarem a acender e medimos quantos volts têm no positivo e no negativo do(s) LED(s). Pela tensão de acendimento já dá pra ter uma ideia de que tipo de LED(s) estamos lidando.

Dá pra fazer isso com uma fonte fixa também, use a sua de 12 volts com o resistor de 4,7 kohms em série e ligue no + e o negativo em cada uma das linhas. Se acenderem ótimo, meça a tensão de acendimento de cada linha e passe pra nós, cada cor de LED trabalha com uma tensão ligeiramente diferente. Agora se não acender significa que 12 volts não é suficiente para acender uma linha, aí vai ser complicado. Tente em todo caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl @Andreas Karl Atualizando ---- encontrei uma fonte de 70v irei testar assim que os leds chegarem , a placa em si são para leds de 1 a 5w e a potência de cada led e 5w com alimentação mínima de 6v e máxima de 7v - agora sabendo que a soma dos 10 leds são 70v ligados em série , me resta uma dúvida , o que usar para manter os leds seguros em caso de uma sobrecarga , a fonte que comprei já diz fazer isso , mas levando em consideração esse dados de corrente de 70v para os 10 leds e 700mha dos leds , o que usar para essa tensão não passar disso , segue foto das especificações da fonte que consegui.

 

@Andreas Karl

entao os leds trabalham nessa corrente mesmo , de mínima 6 e máxima 7vdc e consumo de 700mha

Porém no fabricante achei hj que são séries de 10 em série por cada cor , meu desafio está exatamente nisso , quantos resistores usar pra alimentar os 10 leds já que mesmo sendo 30 leds somente 10 são em série e no final se forma três fileiras de 10 que ligam em paralelo , 

82D6EF3E-B224-4F2A-8CEE-E0A9FF879C58.png

@Andreas Karl entao o que eu não sei é calcular qual resistor usar para que a tesão fique em 70v e 700mha , seria outra proteção para os leds em caso de uma sobrecarga , consegui uma fonte de 70v para alimentar as séries de 10 leds que vão dar os exatos 70v da fonte , mas gostaria de por um resistor para se ter uma proteção a mais , qual resistor usar ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Santos9973 disse:

entao o que eu não sei é calcular qual resistor usar para que a tesão fique em 70v e 700mha , seria outra proteção para os leds em caso de uma sobrecarga , consegui uma fonte de 70v para alimentar as séries de 10 leds que vão dar os exatos 70v da fonte , mas gostaria de por um resistor para se ter uma proteção a mais , qual resistor usar ? 

Nesse caso, o certo é usar um driver para led. 

Nessa casa dos 70 V tem vários pra vender e não precisa de resistor, pois no circuito já tem tudo que precisa pra proteger e funcionar. 

 

Agora, se fosse eu usaria uma ponte retificadora, um capacitor eletrolitico de 100uF/100V e outro capacitor despolarizado com valor entre 9 e 12uF/250V e alimentaria com a rede de 120V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!