Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa wi-fi PCI-E 5GHz compatível com Linux


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal!

 

Tenho dois computadores para jogos aqui em casa e, no momento, ambos estão equipados com placas de rede antigas de 2.4GHz, insuficientes para a atual velocidade da minha rede (300 Mb) e para streaming por meio do Steam Link.

 

Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.

 

Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).

 

Configurações das máquinas:

PC1: Core i5 4670K, Gigabyte GA-Z87-D3HP, 16GB DDR3, GTX 1070Ti, KDE Neon.

PC2: Ryzen 3 2200G, ASUS A320M-K/BR, 8GB DDR4, RX 570, KDE Neon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível cabear essas máquinas?

 

Aqui na minha rede, mesmo utilizando os 5Ghz, o input lag é considerável ao utilizar o SHIELD/SteamLink (~10ms).

OBS: E o PC que roda o Game está cabeado. Se você colocar todas as máquinas no WIFI vai ficar bem mais alto o lag.

 

O ideal é cabear para ter uma ótima experiência de GameStream.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, KairanD disse:

Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.

 

Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).

 

Estava dando uma olhada, sao compatível da versão 5.10+ .

https://wireless.wiki.kernel.org/en/users/drivers/iwlwifi

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000005511/wireless.html

 

Conforme o colega acima informou, seria bom usar via cabo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ArturRJ @tchagas Aqui realmente é impossível passar rede cabeada, pessoal. Foi a primeira hipótese que considerei, mas realmente não tem como. 😞

 

A distância entre o computador no meu quarto e o modem deve ser de aproximadamente 10 metros em diagonal. O espaço é aberto e o modem é potente.

 

A rede de 2.4 GHz já me atende muito bem para jogar, assistir filmes/séries em 1080p e fazer qualquer outra coisa no computador. Contudo, sinto que para o streaming de jogos a rede de 5 GHz é necessária.

 

Pelo que andei lendo, o pessoal realmente recomenda cabeamento para usar o aplicativo do Steam Link, mas a rede de 5 GHz, quando bem configurada e operada, parece atender também. No meu caso, quero transmitir jogos em 1280x720p para um Chromecast with Google TV que fica ao lado do modem (em uma antiga TV 42’’ 1366x768p).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, KairanD disse:

mas realmente não tem como. 😞

Osso... Sei como é.

 

5 minutos atrás, KairanD disse:

A rede de 2.4 GHz já me atende muito bem para jogar, assistir filmes/séries em 1080p e fazer qualquer outra coisa no computador. Contudo, sinto que para o streaming de jogos a rede de 5 GHz é necessária.

Se o 2,4Ghz não estiver muito saturado na sua região, até dá pra usar de boa. (Não abusando no Bitrate).

Mas pelo o que eu entendi, você vai usar Wi-fi para tudo, então o jeito é ir de 5Ghz pra diminuir ao máximo o risco de interferência.

Qualquer perda de pacote, por mínima que seja, já faz o áudio bugar e o vídeo pixelar e travar todo. rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ArturRJ Eu moro em uma casa e o terreno é grande, o que resulta em um bom afastamento das casas vizinhas. Portanto, acaba tendo pouca - ou nenhuma - interferência de outras redes.

 

E, sim, pretendo usar wi-fi para tudo mesmo. No meu caso aqui é a única solução. Acredito que, por querer jogar em apenas 1280x720p @ 60 Hz (pois a TV é antiga e tem resolução de apenas 1366x768p @ 60 Hz), o 5 GHz deve dar certo. 🙂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@KairanD, boa tarde!

Praticamente qualquer placa AX210 ou AX200 é meramente um adaptador que separa a linha PCIe X1 e o USB do M.2 Key A + E das placas Intel AX210 e AX200 com um par de antenas e um cabo USB para um header da placa-mãe. Já vi algumas AX210 que usam uma outra versão do Chip que é soldada direto na placa, ao invés de ser um adaptador, porém confio mais nos adaptadores pois a placa AX210(ou AX200) sendo feita pela Intel pode ser colocada em outro deles caso haja defeito, ou em uma placa-mãe que o suporte, mas não o tenha instalado, ou tenha um inferior.
Há algumas fabricantes que embelezam (e encarecem) elas com dissipadores e LEDs para esconder o fato que é uma placa M.2 feita para ser escondida de baixo de uma carcaça de notebook ou de um acabamento em placa-mãe (Como no caso da placa-mãe ASUS TUF B550 Wifi que usa a AX200 e a esconde em uma carcaça de metal).

Este modelo está saindo mais barato que a Fenvi, e há bastantes encomendas feitas. Quando comprei minha AX200, comprei deste outro modelo com dissipador (que serve apenas por estética e não adiciona nada à qualidade em si da placa). No geral, contanto que seja AX210, basta escolher um vendedor confiável, em um anúncio sem muitas reclamações.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem a tal EDUP com chip Realtek RTL8822BE no Mercado Livre, com suporte nativo desde o kernel 5.2 (módulo rtw88), que parece ser um código ativamente mantido:

 

https://github.com/torvalds/linux/commits/master/drivers/net/wireless/realtek/rtw88

 

Provavelmente inferior às com chip Intel, porém mais barata.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Hoje eu instalei a EDUP numa máquina de um conhecido (com Windows 10) e o negócio tem chip Intel, ao contrário do que diz no anúncio. 😱 O PCI ID é 8086:24FB e o driver nativo do Windows mostra "Intel(R) Dual Band Wireless-AC 3168". O Bluetooth tem USB ID 8087:0AA7 e driver exibe "Intel(R) Wireless Bluetooth(R)".

 

https://pci-ids.ucw.cz/read/PC/8086/24FB

https://usb-ids.gowdy.us/read/UD/8087/0AA7

 

Foi comprado deste anúncio:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1960923234-placa-wi-fi-dual-band-245ghz-600-m-bluetooth-40-pci-e-5g-_JM

 

Nem vi qual é a especificação desse chip Intel... tomara que não seja pior que o Realtek. 🙏

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ei, pessoal! Como eu queria algo potente, acabei pegando a placa da Fenvi com o chip AX210 mesmo... Estou aguardando chegar. Assim que testar, retorno com o resultado. Aparentemente essa é a placa do tipo mais vendida no Ali.

 

Muito obrigado a todos pelas respostas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
  • Solução

Bom dia, pessoal! A placa (Fenvi FV-AXE3000) chegou há alguns dias e andei testando… O resultado foi ótimo!

 

Bastou remover a placa antiga do slot PCI, espetar a nova no slot PCI-E e tudo funcionou perfeitamente no KDE Neon (kernel 5.15.0-46-generic). Minha conexão é de 300 Mbps e a placa está conseguindo alcançar 240 Mbps no meu quarto, que fica bem distante do modem, usando a rede de 5 GHz. Essa placa da Fenvi com o chipset AX210 realmente pega sinal muito bem (não é à toa que vende tanto no Ali).

 

TesteInternet.png

 

Como resultado, o Steam Remote Play funciona extremamente bem nas condições que descrevi. Selecionei, nas opções, o modo “suave”, para obter a melhor qualidade de imagem, e a largura de banda “ilimitada”. Estou conseguindo jogar em minha TV 42’’ antiga, a 720p, com uma experiência tão boa que até esqueço que estou usando o Remote Play.

 

Ou seja, basta um modem de alto desempenho e uma placa de rede potente, conectada à rede de 5 GHz, para poder usar o Remote Play. O ideal é usar rede cabeada, mas não é necessário, porque funciona muito bem com wi-fi 5 GHz (desde que sejam usados equipamentos de alto desempenho).

 

Como bônus, o Bluetooth integrado à placa também funciona muito bem e com bastante força no sinal.

 

Obrigado a todos que responderam.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 09/07/2022 às 05:17, KairanD disse:

Olá, pessoal!

 

Tenho dois computadores para jogos aqui em casa e, no momento, ambos estão equipados com placas de rede antigas de 2.4GHz, insuficientes para a atual velocidade da minha rede (300 Mb) e para streaming por meio do Steam Link.

 

Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.

 

Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).

 

Configurações das máquinas:

PC1: Core i5 4670K, Gigabyte GA-Z87-D3HP, 16GB DDR3, GTX 1070Ti, KDE Neon.

PC2: Ryzen 3 2200G, ASUS A320M-K/BR, 8GB DDR4, RX 570, KDE Neon.

Comprei a AX3000 no Aliexpress,80 reais com impostos, instalei e funcionou ,sai de 50mbps máximo para mais de 800mbps.

Recomendo,meu notebook é o Acer Aspire 7720, também coloquei o processador T7700,melhorou bastante.

 

IMG_20231210_090711 (1).jpg

IMG_20231210_090616.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!