Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Funciona o Aterramento Elétrico


Cordeir0o
Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Olá a todos, estou com uma dúvida sobre como funciona o Aterramento Elétrico para evitar energia estática.

Eu possuo a um tempo uma pulseira anti estática e não sei onde colocar ela para descarregar a energia do meu corpo e evitar danificar os componentes do meu pc. 

(OBS: Já me falaram que colocar o cabo no gabinete em alguma região sem tinta e tudo mais, porém meu gabinete é todo pintado e não tem como eu recorrer a esse recurso.)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é todo pintado por dentro esse modelo aqui (https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-warlock-RGB-lateral-de-vidro-preto-mcr-wlk01-RGB)

Eu tenho o pino do meio da tomada, porém queria saber se tem que tomar algum cuidado ao conectar a pulseira para não levar uma descarga ou tá de boas?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Uma instalação cheia de cuidados e normas custa caro. É recomendada para quem trabalha no ramo pelo aumento de produtividade. Para quem vai necessitar de poucas intervenções por ano, e parece ser o seu caso, não compensa. Para proteger seu equipamento tem uma solução simples. É trabalhosa (baixa produtividade) e só compensa para quem faz pouco uso. Já notou que se colocar a mão na energia  e estiver descalço no piso frio (cimento, cerâmica) leva um baita tranco? E se estiver com calçado de borracha não leva choque? Isso significa que o piso frio conduz eletricidade. E como esse piso frio faz parte da estrutura do edifício então está naturalmente aterrado.

Solução para quem faz pouco uso (baixa produtividade):

Arrume um espaço na mesa da cozinha para o PC e fique descalço. Peque um copo com 1/3 de água e molhe a parte do piso onde seu pé ficará apoiado. A água vai otimizar o contato do seu pé com o piso frio. Agora seu corpo está aterrado com a qualidade necessária para descarregar e evitar acúmulo de estática. Pode abrir seu PC e realizar as intervenções desejadas.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

 

Solução para quem faz pouco uso (baixa produtividade):

Arrume um espaço na mesa da cozinha para o PC e fique descalço. Peque um copo com 1/3 de água e molhe a parte do piso onde seu pé ficará apoiado. A água vai otimizar o contato do seu pé com o piso frio. Agora seu corpo está aterrado com a qualidade necessária para descarregar e evitar acúmulo de estática. Pode abrir seu PC e realizar as intervenções desejadas.

 

ANTES DISSO : não coloque nenhum fio de energia elétrica nem perto da mesa, muito menos ligado no gabinete !!!!

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Peque um copo com 1/3 de água e molhe a parte do piso onde seu pé ficará apoiado.

Ui, que frio, rs...

 

Sei que é coisa de velho mas... e se amarrar um cabo, um fio de cobre qualquer no tornozelo e enrolar esse cabo dando umas voltas por cima e por baixo do tenis ou sapato, será que vale igual?

Depois é só desenrolar...

 

Ou talvez... se pregar um prego algo comprido na parede (ali embaixo da mesa onde não vai ficar nem aparecendo) e conectar um fio que vá da cabeça do prego à pulseira anti estática?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!