Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, MOR disse:

um circuito com neon, que a lâmpada ficava piscando, como um oscilador em baixa frequência variável.

Cogite publicar o esquema... caso se lembre ou ache. Um bom adicional ao forum 🙃

12 horas atrás, Renato.88 disse:

comuns em extensões, filtros de linha e em vários eletrodomésticos como cafeteiras, ferro de passar, secador de cabelo

Uma lâmpada neon é + cara que um led. Se você (caro leitor) for fabricante de um dos itens acima, fica a dica. E claro, não te esqueças de minha consultoria. Aceita-se pix 😁

off

você não tem mas o google mostrou pro amigo @Andreas Karl

2 minutos atrás, MOR disse:

Não tenho mais.

De fato me lembro [agora] de ter visto também 🙃

Postado
17 minutos atrás, .if disse:

Cogite publicar o esquema... caso se lembre ou ache. Um bom adicional ao forum

A figura  mostra a configuração básica de um oscilador de relaxação usando uma lâmpada neon. Este circuito é indicado para frequências de fração de hertz até alguns quilohertz e opera com tensões a partir de 80 V.
Uma lâmpada neon típica dispara com 70 V e com isso acende. Se a tensão for reduzida para algo em torno de 50 V a lâmpada apaga e deixa de conduzir a corrente. A fórmula seguinte é válida para estes parâmetros. image.png.62f53238ce296d90c677069c4dc7e4c2.png

Frequência:

image.png.8362f033e205bb253c561f7ce09dfdde.png

Onde   : f é a frequência em hertz (Hz)
C é a capacitância em Farads (F)
U é a tensão de alimentação em volts (V)
Ut é a tensão de disparo em volts (V)
Uh é a tensão de manutenção em volts (V)

Fonte:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-na-eletronica/434-oscilador-de-relaxacao-com-lampada-neon-calculo-m003.html

• Curtir 2
Postado
42 minutos atrás, .if disse:

Cogite publicar o esquema... caso se lembre ou ache. Um bom adicional ao forum 🙃

Não tenho mais. Mas o funcionamento se baseia no fato da curva tensão corrente possuir uma região de resistência negativa, que a faz oscilar.

MOR_AL

Postado

@Sonemus , quanto a sucatas a ordem é “pegue o que aparecer”. É muitas vezes “sujar as mãos” num ferro velho e “garimpar” o que aparenta ter componentes úteis. Placas de TVs de tubo (tem tudo que é tipo de componente;

fotot1.thumb.jpg.25198fa78a4e820998b1df5bc137b2ee.jpgfott2.jpg.4fd1b710356cb494028651cb5cf68389.jpg

fontes ATX, tem transistores de baixa e alta tensão, diodos schottky de alta corrente, indutores, eletrolíticos de baixa e alta tensão, fora um monte de fios tipo cabinho para fazer ligações;foto3.jpg.c3ac0051d990c5781cb0f23c72095087.jpgreatores eletrônicos de lâmpadas fluorescentes tem diodos comuns, diodos de recuperação rápida “ultrafast”, zeners, diacs, indutores, capacitores e mosfets;

foto4.jpg.ec3e65ce7ac821c6ef17f2f27c3828cb.jpg

enfim, aparelhos de som, modems e roteadores, alarmes de carro etc… A parte boa é que costumam ser componentes de boa qualidade numa época que os falsificados “infestam” o mercado. A parte ruim é ter que dessoldar o componente que você quer e saber testá-lo. Mas eu me surpreendi com a quantidade de sucatas que não tinham nada queimado, muita gente joga fora aparelhos com defeitos mínimos ou simplesmente pela aparência. Cheguei a comprar um micro-ondas de aço inox por 30 reais que tinha apenas o capacitor da fonte do painel com problema.
Como exemplo, sempre que medi diodos 1N4148 com a função diodo do multímetro davam uma tensão de disparo em torno de 0,7 volts, mas um lote de 10 peças que eu comprei dava 0,6. Por neurose estão em casa até hoje e usei os 1N4148 das sucatas que mediam os 0,7 que eu estava acostumado, salvaram minha pátria. O mais chato de testar são eletrolíticos, quando estão com fuga no multímetro digital costumam dar uma capacitância um pouco acima do valor impresso. Muitas vezes eu os carrego com a fonte de bancada e comparo com o comportamento de um semelhante. Quando o valor é baixo o próprio tempo que o multímetro digital leva para sair de, por exemplo, 30 volts e chegar nos 10 já indica fuga se for muito mais rápido que o capacitor referência. Já valores mais altos podem demorar muito pra descarregar, aí um resistor em paralelo com as pontas do multímetro (geralmente entre 10K e 100 K) apressa a medida.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Andreas Karl com certeza amigo, eu faço isso sempre, mas como voce mesmo disse o mercdo ta saturado de equipamentos ruins tambem... pra testar as pecas velhas uso esse cara aqui ó...... medidor de ESR 

image.png.0529bf52a4e636ffc1c90dc9429ced82.pngimage.png.15fa0f48f9634377cba5f4a81162e859.png

Postado
13 horas atrás, Andreas Karl disse:

Como exemplo, sempre que medi diodos 1N4148 com a função diodo do multímetro davam uma tensão de disparo em torno de 0,7 volts, mas um lote de 10 peças que eu comprei dava 0,6

Pois é .... tem centenas de diodos que servem genericamente no lugar do 1n4148 .... os chineses ( e americanos e europeus também ! ) simplesmente pegam lotes encalhados e remarcam eles e vendem como o velho 1n4148.

Quase sempre dá certo ....

@Sonemus

Todos esses medidores usam um mesmo projeto básico, muda apenas o display ......  e eles medem o ESR apenas para baixa frequência.

Um medidor profissional gera várias frequências e te dá o comportamento do capacitor indo de DC até 1 MHz , e te dá todos os parâmetros dele, e você vai se surpreender como as perdas , ESR e capacitância variam já em 10 Khz.....

Mas pelo menos esse aparelho seu já te dá uma ideia se o capacitor já está danificado.

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!