Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como deixar motor corrente alternada mais forte


POSITIVOU

Posts recomendados

Peguei um motor de ventilador de teto pra por na bicicleta e deu certo só que, eu não queria que acontecesse de forçar o motor em alguns momentos daí queria saber (já que a bicicleta não precisa de ré) se tem como fazer a bobina do exaustor rodar no anti-horário em vez do horário como de costume e ajudar assim o motor e a bobina do ventilador. Alguém que saiba dessas coisas de corrente alternada e bobinas?

 

Obs: o motor vai ser ligado em um inversor 12v para 110v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@POSITIVOU Rapaz, sem querer desanimar tua gambiarra, mas é impossível não forçar esse motor nessa aplicação, se fosse fazer algo mais profissional teria que rebobinar esse motor pra trifásico e usar um inversor de frequência pra ir subindo a velocidade dele gradualmente, com apenas uma bateria e o inversor, o motor terá que partir com uma carga e ate a bicicleta embalar ele trabalharia em regime de sobrecarga severa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
21 horas atrás, POSITIVOU disse:

vou modifica   para 12v ou     24v     dc 

O motor de ventilador de teto e um motor ac ou seja e um motor de corrente alternada e não e possível modificar um motor ac para dc a menos que seja aqueles motores de liquidificador ou de aspirador de po que sao universais e tem escovas e no caso desse motor ele e sem escova ou seja da para modificalo para 12v ou 24v ac e não dc um bom motor para sua bicicleta e um motor de esteira eletrica                                       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente, eu sei mas esse tipo de motor não precisa ter escovas pois o sistema PWM vai desligar uma bobina e ligar outra automaticamente (o motor na rede 110V AC já faz isso) o que eu preciso é abaixar a tensão dele. Eu pensei em reduzir em 36V uns 350W mas não entendo de escolha de cobre, contas para enrolamentos, etc...

Eu mandei o link desse vídeo pra ter uma ideia do que eu quero fazer:

 

https://www.youtube.com/watch%3Fv%3DkevIrFPhD7k&ved=2ahUKEwjwjNuU1Ir6AhVdBrkGHf4sCy8QwqsBegQIEhAB&usg=AOvVaw2D0on8qJ9RlqSOY5HB6tI2

 

Se tiver como caber uns 450W melhor ainda

 

Só que depois disso eu vou precisar comprar os imãs de neodímio e a placa controladora de bike elétrica 36V que é em média 70 reais

 

A bicicleta é uma Caloi Ceci Anos 90 e é mais leve que as de hoje em dia, eu peso 60kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, POSITIVOU disse:

Se tiver como caber uns 450W melhor ainda

Simplesmente, não tem espaço. 

O motor de ventilador tem o núcleo de ferro calculado pra menos de 100W.

A potência será sempre a mesma porque o tamanho da carcaça tem limites. 

Ao colocar um fio diferente para obter potência maior, esse fio vai derreter e não vai funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o de tanquinho dá mas eu queria prender ele na roda pra eu poder usar o pedal também. Pra reduzir a tensão do motor acho que tem que reduzir a expessura do fio daí ganha espaço, o motor de ventilador de teto não é aqueles mini motores de ventilador de teto é um motor maior. Eu vou mandar a foto deleIMG_20220825_153901016.thumb.jpg.3090459b85398a622a3f202b6be1322f.jpg

IMG_20220825_153904613.thumb.jpg.edbf57954988937f7fedfc986f6ed4cd.jpg

A soma de todas as bobinas dá umas 28 bobinas

O funcionameno é igual de um cooler de PCspindle.gif.2893bdc3748e0a5fc07d962b991e4395.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@POSITIVOU @POSITIVOU esse motor e muito fraco pois os seus enrolamentos são muitos finos e deve consumir uma pouca corrente, acho que menos de 2 amperes, te recomendo um motor pra colocar na roda da bike: um motor direct drive de lava e seca, ele já e corrente continua e se voce quiser rebobinar da pra você rebobinar ele de 24v a 72v dc e usar um esc de 30 40 amperes vou te mandar uns videos  sobre esse motor direct drive: 

 

 

 

  
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, POSITIVOU disse:

. Pra reduzir a tensão do motor acho que tem que reduzir a expessura do fio daí ganha espaço, o motor de ventilador de teto não é aqueles mini motores de ventilador de teto é um motor maior

É ao contrário. 

Pra reduzir a tensão, tem que aumentar a espessura e diminuir as espiras. Assim se aumenta a corrente e mantém a potência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 aumentado a espessura do fio aumenta o torque do motor e aumenta a corrente, pois pra uma bicicleta eletrica funcionar ela não precisa de um motor de alta velocidade, precisa de um motor com alto torque para mover o equipamento, e geralmente esses motores consomem mais de 20 amperes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Tiky disse:

aumentado a espessura do fio aumenta o torque do motor e aumenta a corrente, pois pra uma bicicleta eletrica funcionar ela não precisa de um motor de alta velocidade, precisa de um motor com alto torque para mover o equipamento, e geralmente esses motores consomem mais de 20 amperes

Pra aumentar o toque e diminuir a velocidade tem que mexer na quantidade de polos do motor. 

Isto é, a quantidade de pares de bobinas que ele tem. 

A maioria dos motores que temos por aí são de 4 polos. 

Já os de ventilador de teto tem mais, o da foto ali por exemplo tem 14 pares. 

4 horas atrás, POSITIVOU disse:

E como eu faço pra fazer a conta e descobrir expessura do fio e número de voltas e tal ?

Veja quantas voltas tem as bobinas originais, você sabe a tensão original. 

Então faça regra de 3 para tensão que você quer, vai descobrir o número de voltas com a tensão nova. 

Veja numa tabela a corrente que o fio antigo suporta (tá cheio dessas tabelas na Internet). 

Faça de novo a regra de 3 com a corrente original, a tensão antiga e a nova. 

 

Lembrando que milagre não tem. Você vai alimentar o motor com 48V, mas vai continuar com a mesma potência que tinha antes em 110V. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou fazer um estator com chapas de ferro e soldar, vou colocar mais polos ( mais ou menos uns 42 polos ou 56 se der pra fazer fileira dupla igual do ventilador de teto) daqueles compridinhos igual do motor "lava e seca" daí alimento com 36 ou 48V e deve dar uma potência bem maior, esse eu acredito que deve passar de 300W

Depois é só lixar o rotor e adicionar os neodímios conforme polarização

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2022 às 15:56, Renato.88 disse:

Se for igual esse da foto tem no máximo 1/4 de cv. 

Nunca vi máquina de lavar roupas com motor de 1cv. O maior que já vi era 3/4 de cv. 

 

 

É isso mesmo.

Porém conheço um cara que rebobinou ele para trifásico para 6Vac em 60Hz  e fez aumentar a potência por algumas vezes.

 

Ele projetou um inversor de de frequência que opera como aqueles da Weg. Mas implementou um algoritmo de controle que acompanha a evolução da aceleração por meio de um encoder no eixo do motor. Parece que se acelerar descontroladamente, fica ineficiente. O encoder não deixa a  aceleração sair da curva de eficiência máxima. 

 

O truque dele foi meter a corrente máxima de magnetização que o rotor suporta sem saturar, só que em frequência que faz rodar a 10 mil RPM. 

Acredito que deve ter colocado uns 330Hz e nessa frequência,  e fez com que o rotor do motor magnetizasse no máximo sem saturar.

Pois se magnetizar no máximo e continuar aumentando a corrente, só faz esquentar os fios de cobre, pois com os ferros saturados, só faz consumir corrente sem gerar potência.

 

O que satura os ferros é a intensidade de campo magnético. 

O aumento da frequência só aumentam um pouco as correntes parasitas que faz esquentar o ferro. 

Mas girando nessa velocidade, a ventilação acaba compensando.  

 

Com esse truque de aumentar a velocidade para 10 mil RPM mantendo a magnetização máxima do rotor, o cara conseguiu o mesmo torque que o motor dá em 1800 RPM, só que gerando esse torque em 10 mil RPM.

 

Não aumentou  o torque do motor. Mas multiplicou a potência através do aumento do RPM.

Ele usou como base, o tipo de controle usado lá naqueles carros da Tesla que usa motor de indução.

 

Depois ele usou correntes de bicicleta, pinhão dos menores que existem e coroa das maiores, para diminuir o RPM e abaixar para a velocidade das rodas.

Então você já deve imaginar como deve ter ficado potente.

 

A bicicleta anda a 60Kmh na pista, junto com as motos lá no trânsito.

Usa baterias de Lítio.

60V de baterias e o inversor vai administrando isso para as bobinas do motor que dão 6V em 60Hz. 

Com frequências maiores, a tensão nominal do motor acaba  subindo. Por exemplo:

Se em 60Hz dá 6V, em 120Hz já dá 12V. 

Em 330Hz já daria 33Vac  

 

 

Vendo tudo o que ele fez, eu pouparia esse trabalho de rebobinar motor.

Sabendo que os motores destas máquinas de lavar são bifásicos, com duas bobinas iguais, eu faria um inversor bifásico com defasamento de 90 graus, não trifásico com defasamento de 120 graus.

 

Daí a  frequência, eu iria variar até uns 300Hz.

Usando um motor de 127Vac 60Hz, a tensão já teria que ir a 635Vac em 300Hz para o motor manter o mesmo torque. que teria em 60Hz.  

Mas iria girar perto de 10 mil RPM. 

A potência em CV, iria multiplicar por 5.  

 

O motor original geralmente  tem 0,250 CV

Multiplicando a potência por 5, por meio do aumento da tensão e frequência, a potência iria para 1,25 CV.

Iria dar potência equivalente a um motor de  915 watts, fora que pode suportar uns picos a mais por poucos segundos. 

 

 

Em 10/09/2022 às 15:58, Tiky disse:

@Renato.88 ou ele pode usar aqueles motores direct drive de lava e seca

Hoje em dia, um Kit de motor para bicicleta é barato. Não vale nenhum trabalho tentando converter motores.

Há Não ser que você queima um desafio, como o cara que citei da bicicleta com motor de indução.

 

 

 

 

 

Velocidade máxima:

 

https://www.youtube.com/watch?v=8tmscbqAuzs

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!