Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte deu curto ao colocar cabo errado


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

boa noite galera, recentemente eu troquei de gabinete e apanhei um pouco pra montar pois era moderno demais de frente ao que eu possuia, mas ao ligar a fonte, eu pluguei aquele cabo de 4 pinos do lado errado e eu escutei um barulhinho de choque, 10 minutos depois de o pc estar desligado mas com o cabo de força ligado, a fonte pipocou

 

já comprei outra fonte, uma de 550 da gigabyte mas, será que a placa-mãe queimou por eu ter conectado o cabo na entrada errada ou será que a placa-mãe possui algum tipo de proteção pra esse tipo de situaçao? meu medo é ela ter ido junto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se você conectou o cabo errado e a fonte "pipocou" após alguns minutos, significa que havia corrente circulando no circuito, durante esse tempo que demorou até queimar.

Portanto, existe possibilidade de ter superaquecido e danificado mais alguma coisa além da fonte, mas não é certeza.

Possivelmente nenhuma proteção foi acionada, caso contrário a corrente elétrica teria sido interrompida e a fonte não teria se queimado.

Talvez seja o caso de levar a uma assistência técnica, se estiver com medo de ligar na nova fonte e a mesma ser danificada, também.

Como eu disse antes, não tem como ter certeza. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC levei em uma loja proxima daqui pra realizar alguns testes e vendo de maneira superficial, deu tueo certo, ainda bem, sobre a fonte que eu comprei, o @RS Faria falou q talvez n tenha sido uma boa decisão, você poderia me dizer o porque? vi vários testes a respeito inclusive do teclab

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria com informaçoes mais detalhadas eu vi nesse 

 (teclab)

 

e mais alguns no youtube que mostrava em um setup bem "sinistrinho", mas claro q eu também n possuo conhecimento o suficiente pra poder separar o joio do trigo, mas baseado nessas pesquisas eu consegui encontrar uma boa avaliaçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, numbershotcar disse:

@Wal SJC levei em uma loja proxima daqui pra realizar alguns testes e vendo de maneira superficial, deu tueo certo, ainda bem, sobre a fonte que eu comprei, o @RS Faria falou q talvez n tenha sido uma boa decisão, você poderia me dizer o porque? vi vários testes a respeito inclusive do teclab

Fique tranquilo, dependendo do seu setup, essa fonte é mais do que suficiente, ela fornece 500W de saída, com ripple e tensões de saída satisfatórias, tem eficência energética acima de 80% e atende aos requisitos da norma técnica IEC61000  https://slpower.com/App-slpower/images/whitepapers/AN-G007_EN61000.pdf .

A não ser que seu setup consuma mais do que isso, nenhum problema.

Mas não é uma fonte top, e talvez você nem quisesse uma fonte top, mas uma que atendesse à sua necessidade e que não fosse excessivamente cara.

Na dúvida, se quiser calcular o consumo de energia do seu setup, acesse o site https://outervision.com/power-supply-calculator, escolha o modo básico (ou o avançado, se tiver facilidade em inglês e conhecimento para preencher todos os detalhes). A diferença é mínima, pois o que realmente faz a diferença são os modelos do processador e da placa de vídeo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2022 às 22:12, Wal SJC disse:

Fique tranquilo, dependendo do seu setup, essa fonte é mais do que suficiente, ela fornece 500W de saída, com ripple e tensões de saída satisfatórias, tem eficiência energética acima de 80% e atende aos requisitos da norma técnica IEC61000.

 

IEC 61000-3 e IEC 61000-4 são normas referente à compatibilidade eletromagnética de um dispositivo, nesse caso, fontes de alimentação, cobrindo a emissão e a imunidade de interferências eletromagnéticas. Em suma, sua função se limita à avaliação da eficácia da filtragem de transientes, estágio em que apenas fontes de alimentação de baixa qualidade falham, não sendo um meio de avaliação satisfatório de qualidade, tampouco um aspecto relevante para menção.

 

Embora cumpra as normas supracitadas, esse modelo não apresenta proteção contra superaquecimento e apresenta quedas de tensão significativas com cargas dinâmicas (transições intensas de carga, comportamento usual durante utilização em jogos).

 

Não é um modelo estável para utilização sob carga intensa.

 

Em 16/09/2022 às 22:34, numbershotcar disse:

Aquele cabo que conecta na alimentação do CPU.

 

De toda maneira, a explosão dificilmente ocorreu em função da conexão indevida do conector de alimentação auxiliar do processador, porque, nesse caso, o computador deveria estar ligado, pois não existe um terminal de +5VSB nesse conector e a proteção contra curto-circuito seria acionada (ou não, caso tenha conectado os terminais na posição correta, mas na outra extremidade do conector).

 

Possivelmente ocorreu um surto na rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PhynsxEssas normas citadas atendem aos padrões da Comunidade Européia e AN, com relação aos limites de emissão de radiação eletromagnética, que são mais rigorosos do que no Brasil.

Relacionam-se à geração de harmônicos, que introduzem "ruídos" e interferências na rede elétrica.

Mas não confunda limites de tolerância à interferência eletromagnética, com a eficiência energética (80 Plus, Cybenetics) e com a "qualidade" da energia fornecida pela fonte, que foi citada quando eu falei das tensões de saída satisfatórias e do baixo nível de ripple. A união de todos esses requisitos significa que uma fonte encontra-se em um patamar acima das fontes genéricas.

Se está muito acima, ou um pouco acima, o fato é que ela atende aos requisitos dos fabricantes de hardware, dos órgãos reguladores e das agências certificadoras.

Não se trata de palpite do gamer A ou achismo do B, são requisitos técnicos bem definidos e registrados em normas e especificações dos fabricantes (data sheets, projetos, ensaios, etc.).

Evidentemente, algumas fontes são fabricadas com capacitores eletrolíticos que suportam até 105ºC, outros que suportam até 145ºC.

Algumas tem mais estágios de filtragem do que outras.

Algumas usam transformadores de melhor qualidade e semicondutores que suportam tensões de pico inverso mais elevadas.

E tudo isso influencia no preço final e no uso recomendado da fonte.

Quem tem muito dinheiro, pode comprar uma Super Flower de 1.000W, para um setup de 300W, e mostrar para os amigos, postar foto nas redes sociais, etc..

Quem tem pouco dinheiro compra uma Gigabyte, PCYes ou EVGA de 500W, para usar no mesmo setup, e usa.

Ambas vão proporcionar o mesmo resultado prático, no uso do PC. 

Quanto ao suposto surto na rede elétrica que você citou, acho um pouco fantasioso. O usuário disse que "ligou errado" e a fonte "pipocou", após 10 minutos.

Não soa meio estranho ter havido um surto isolado, exatamente naqueles 10 minutos em que ficou "ligado errado"? A não ser que os surtos naquela rede estejam ocorrendo a cada 10 minutos, situação em que todos os equipamentos ligados nela estariam apresentando danos recorrentes, antes e depois da referida fonte.

Algo meio fantasioso, para quem tem alguma vivência na área de elétrica/eletrônica.

Resumindo, a minha opinião é que para cada aplicação existe um nível de exigência e de sobredimensionamento razoável.

Acima disso já se torna desperdício de dinheiro, coisa que não está ao alcance de qualquer usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!