Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa noite aos colegas, gostaria de expor para vocês uma ideia que estou tendo com um home theater que tenho aqui em casa, ele já é um aparelho bem antiguinho da marca Philips e nem lembro o modelo, mas sei que ele estava funcionando perfeitamente desde que acabei guardando ele, eu utilizava ele no Pc, e por conta do espaço acabei que não usei mais, daí essa semana mexendo nas coisas aqui de casa eu reencontrei ele, e foi aí que pensei em uma ideia de alguma forma deixar ele mais compacto, como utilizar o Subwoofer, desmontar as caixinhas dele e colocar os falantes no sub, e talvez fazer um amplificador pra colocar nele,algo que simplesmente eu plugasse o cabo na caixa e tivesse um som pra usar no PC, TV, OU etc, se alguém quiser dar outra ideia na montagem, será bem vinda, só quero mesmo reaproveitar ele, ele tinha um som muito legal

Postado
9 minutos atrás, Willian_Souza disse:

algo que simplesmente eu plugasse o cabo na caixa e tivesse um som pra usar no PC, TV, OU etc

E aí tudo bom?

Isso que está falando seria tipo uma boombox que são alto-falantes tudo juntos na mesma caixa de som, para a parte acústica eu recomendaria colocar divisórias entre os falantes, por exemplo o sub dando batidas fortes poderia gerar pressão grande dentro da caixa e acabar rasgando os falantes menores, então colocaria divisória entre eles.

Na parte eletrónica poderia fazer de várias formas:  abrir o hometheater e ver qual CI ele usa como amplificador e a partir disso fazer um esqueminha para injetar o sinal de audio no CI e fazer a alimentação separada ou usando a propria fonte do hometheater, também poderia fazer associação de falantes em série e comprar um amplificador pronto tipo esse: 

image.png.e91ebaf42539cb67e902b676deb457cf.png

o preço deles subiu bastante mas em sites tipo aliexpres ainda tem vários tipos com bom preço, e são 2.1 ou seja uma saida para o subwoofer e duas saídas para fazer som estereo com os outros falantes que voce tiver.

Postado

@Renato.88 O Home Theater é um Philips Modelo  DVD System HTS3345, como falei é um modelo antigo já, o amplificador fica dentro do próprio aparelho junto a placa principal, por isso penso em aproveitar as caixas pra fazer algo mais ''compacto'' se consegue me entender.

Postado
1 hora atrás, Willian_Souza disse:

penso em aproveitar as caixas pra fazer algo mais ''compacto'' se consegue me entender.

Entendi. 

Eu perguntei porque existe um tipo de home theater que o amplificador fica dentro do subwoofer (não é o seu caso). 

Sendo assim.... 

3 horas atrás, Willian_Souza disse:

desmontar as caixinhas dele e colocar os falantes no sub

Isso não fica muito bom. 

Os alto falantes desses aparelhos são fracos e quem acaba dando o som neles são as caixas. 

Se misturar o som do sub com os médios na mesma caixa o som fica chocho demais. 

A não ser que não se importe com isso e queira só aproveitar a caixa mesmo. 

Quanto ao amplificador, talvez dê pra aproveitar o que tem aí no aparelho descartando o rádio e o CD, e mantendo a fonte e o amplificador original. 

O bom é que vai ter tudo na potência correta sem risco de queimar os alto-falantes. 

Por outro lado, se quiser aproveitar outro amplificador que você tem aí também é válido. 

Comprar um eu já não vejo lucro, mas se quiser podemos ajudar a escolher um que dê certo. 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Pois é, no primeiro momento tive a mesma ideia que você mencionou reaproveitar esse amplificador do home, o único problema é o fato da placa ser bem grande, eu teria que alojar a placa + a fonte, quem sabe dê certo com algumas adaptações dentro do sub, ou não.

Quanto aos falantes do médio, realmente não pensei que poderia perder a qualidade do som caso colocasse eles, bem lembrado, mas também não estou muito interessado em ter aquela qualidade estrondosa de som.

Da uma olhada nesse amplificador que vou deixar o link aí em baixo, olhei um vídeo no YouTube do canal do Letrajota, ele fez um sub usando esse amplificador, ficou muito potente, mas acontece que também não quero apenas um sub, quero um som legal pra utilizar no computador, Notebook, etc, resumindo =um home theater mais compacto.

Obs: se você quiser deixar alguns links de alguns amplificadores que indicaria fico grato.

https://br.banggood.com/PA-80D-Amplifier-12V-1000W-Car-Audio-High-Power-Mono-Amplifier-Amp-Board-Powerful-Subwoofer-Bass-Amp-p-1566538.html?imageAb=2&utm_source=Youtube&utm_medium=redid&utm_campaign=41011047_142645_1566538&utm_content=11367&cur_warehouse=CN&akmClientCountry=B

Postado

@ComandateGustavo Boa noite colega, é isso, eu queria uma caixa apenas com um sub e médio, tenho pouco conhecimento em som, não imaginei essas detalhes, como citei acima eu vi alguns videos, em especial um do canal do letrajota, ele fez um sub e utilizou um amplificador desses prontos.

Fiquei pensando na ideia mesmo de retirar a placa principal e utilizar só ela e a fonte, mas dai queria colocar dentro do sub, mas também isso ia demandar muita mão de obra, não sei se vale a pena, mas a vontade de fazer é grande kkk, o problema nem é colocar isso lá, mas sim lacrar essa caixa depois

Postado
14 horas atrás, Willian_Souza disse:

Da uma olhada nesse amplificador que vou deixar o link aí em baixo

Esse aí é muito potente pra ligar sua caixa. 

Essas caixas de home theater são bem fraquinhas. 

Sem contar que pra alimentar precisa de uma fonte boa de 12V que não custa barato. 

14 horas atrás, Willian_Souza disse:

o único problema é o fato da placa ser bem grande

Talvez de pra cortar um pedaço. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Quem sabe você se aventuraria a montar um pequena caixa de MDF na largura da caixa do sub para conter apenas uma placa amplificadora, como a que o colega Gustavo mostrou ali em cima? Bem, poderia ser uma caixa que contivesse também a fonte, essas chamadas "colméia" tem com diversas tensões.

fonte_chaveada_12v_10a_tipo_colmeia_idea

Tenho a impressão que não dá para usar a fonte que já está dentro do aparelho porque, se entendi direito o manual, a fonte, o amplificador e os circuitos de controle são uma única placa.

Bem, voltando à caixinha de MDF... na frente dela ficariam uns furos para os botões dos potenciômetros, talvez um interruptor e um led que indica se ela está ligada.

Pelo que vi no manual de serviço do seu aparelho, a frente do sub tem 16cm. De fundo tem 37cm mas a caixinha de MDF não precisaria ser tão comprida de fundo assim, e poderia ter uns poucos centímetros de altura. Você pode fazer o acabamento dessa caixinha ou como se fosse parte do subwoofer ou com outra estética qualquer, que te agrade mais.

Olha o manual técnico do aparelho original aqui.

-----------------

@Renato.88, olha o chip de amplificador desse aparelho aqui.

Diz lá que ele entrega até 200w em bridge ou 2 x 100w. Os alto-falantes, se a turma foi cuidadosa, devem ser para essa potência, será que não?

Postado

@Renato.88 Cortar a placa eu não sei, pois as saidas não são nada agrupadas, e como eu cortaria ela ? eu sei o básico de eletrõnica, soldagem, troca de componentes e etc, mas vejo que tu és um cara que é MUITO entendido desses assuntos e as vezes não consigo nem me imaginar fazendo essas coisas que vocês fazem kkkk.

Mas como estávamos dizendo,quanto a questão desse amplificador, realmente seria um exagero, visto que as caixinhas do home são bem fraquinhas,mas mandei mais como base pra você imaginar o que eu tenho em mente, os preços subiram bastante, fiquei até meio desanimado depois de garimpar algumas coisas no mercado, e sobre a fonte que você citou tenho varias aqui, só falta eu decidir se vou comprar um amplificadorzinho pronto ou vou usar esse.

@rmlazzari58 Sua ideia foi muito interessante, acho que ao invés de eu dar o trabalho de ter que cortar a caixa do sub e fazer adaptações mais complexas, eu poderia no caso de eu utilizar a placa principal do aparelho com o amplificador, fazer uma caixinha pra ela com espessura fina só para a placa, e ai eu só fixo ela atrás da caixinha do sub sem precisar de fazer cortes e maiores colagens.

Agora me respondam uma coisa, analisando bem, estou chegando já na conclusão de usar o amplificador da placa principal, mas eu queria eliminar a placa da fonte, se não vou ter que alojar duas placas, será que consigo alimentar essa placa principal com uma outra fonte externna ? ela na verdade tem varios chicotes que vem da fonte e entram nela, são chicotes da alimentação, mas não sei como eu faria pra ligar uma fonte externa nessa placa não, se vocês tiverem uma luz no tunel ai eu agradeço.

Eu sou um intusiasta nessas coisas, sucata eletrõnica, aparelhos e etc eu tenho de sobra, só me falta mesmo é um pouco mais de conhecimento na aréa visto que minha formação é elétrotécnica, comandos elétricos e etc.

E por ultimo eu quero deixar o link dessa plaquinha que eu encontrei no meu garimpo na internet, será que ela serviria ? seria bem mais fácil se ela for servivél pra mim...obrigado pelas respostas

Postado
4 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Cortar a placa eu não sei, pois as saidas não são nada agrupadas,

Aí complica. 

5 minutos atrás, Willian_Souza disse:

acho que ao invés de eu dar o trabalho de ter que cortar a caixa do sub e fazer adaptações mais complexas, eu poderia no caso de eu utilizar a placa principal do aparelho com o amplificador, fazer uma caixinha pra ela com espessura fina só para a placa, e ai eu só fixo ela atrás da caixinha do sub sem precisar de fazer cortes e maiores colagens

Tá aí. Gostei da ideia, também. 

6 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Agora me respondam uma coisa, analisando bem, estou chegando já na conclusão de usar o amplificador da placa principal, mas eu queria eliminar a placa da fonte, se não vou ter que alojar duas placas, será que consigo alimentar essa placa principal com uma outra fonte externna ?

As fontes desses aparelhos fornecem várias tensões diferentes. 

Claro que nem todas são usadas pelo amplificador, afinal pelo que eu entendi o aparelho tem rádio e CD também. 

O amplificador costuma usar umas 2 ou 3 tensões, pois tem o amplificador dos médios, o estágio de baixa potência e o do subwoofer que usa tensão maior. 

Poderia mostrar pra nós fotos desses circuitos? 

Se tiver algo fácil de cortar, posso te mostrar. 

Postado
9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Poderia mostrar pra nós fotos desses circuitos? 

Eu postei lá, no post #9, Xará, o manual service do aparelho.

Como diria a Isadora, de nada, rs...

--------------------------------

24 minutos atrás, Willian_Souza disse:

fazer uma caixinha pra ela com espessura fina só para a placa, e ai eu só fixo ela atrás da caixinha do sub sem precisar de fazer cortes e maiores colagens.

Se dá no tamanho, beleza!

Tive a impressão de que essa placa, a de amplificação, é maior mas isso no manual, ali no post #9.

Postado

Bom, olhando os desenhos lá é até possível cortar a placa no meio e eliminar o CD e o rádio. 

Mas complica um pouco, pois tem que fazer um jogo com amplificadores operacionais pra eliminar o conversor AD e o CI que divide os canais. 

A propósito, estou numa empreitada parecida, conforme eu disse nesse tópico:

Nos mais de 3 anos que o treco ficou aqui parado, acabei tendo uma ideia. 

Eliminei o uC e o CI que distribui o sinal de saída, andei pesquisando e descobri como fazer o CI de saída trabalhar com receptores Bluetooth daqueles chineses. O amplificador, de acordo com o que vi no esquema parece ter boa potência e qualidade sonora, então não vale a pena jogar fora como comentei antes. 

Vamos ver no que vai dar, se funcionar compartilho o circuito com vocês. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tive a impressão de que essa placa, a de amplificação, é maior mas isso no manual, ali no post #9.

A placa toda parece ter uns 35x10 cm. 

Postado

@Renato.88 @rmlazzari58 Voltando novamente ao tópico, pois bem eu desmontei o sub do aparelho e tirei o alto-falante, resumidamente eu falei com um colega meu, ele vai fazer uma caixinha pra mim, neste caso como ele é meu xará ele faz super barato pra mim, a ideia ainda é utilizar a placa amplificadora do aparelho e a fonte claro.

Agora vamos as dúvidas, já tenho um sub aqui, OK! Mas agora preciso de um médio, visto que a ideia de utilizar os alto-falantes das caixinhas do home theater não foi recomendado e também acredito que pelo fato de agora eu ter uma caixa maior, com tamanho totalmente desproporcional, o sub ia ''matar'' esses pequenos alto-falantes, estive olhando então na internet um alto-falante médio com preço em conta pra colocar nessa caixa, e preciso de algo que se encaixe no meu amplificador pra não acabar queimando ele por isso peço a ajuda de vocês..

Atrás do home thater onde tem as saidas pra ligar as caixinhas, tem as informações de cada saida, por exemplo são 6 saidas,vou deixar um anexo das informações abaixo que tem, será que é possível eu ligar um alto falante ai nelas ? Se puderem me dar uma dica de um alto falante também aceito.

Agradeço desde já.

WhatsApp Image 2022-09-29 at 21.17.18.jpeg

Postado

Porque você não usa as caixinhas originais? Você gostaria que no final tivesse apenas uma caixa, com sub e médios ou quer que tenha três, duas laterais e o sub? Ou ainda que tenha, como no original, duas na frente, duas atrás, uma no centro e o sub?

E uma coisa que me ocorreu agora: controle de volume.

Acho que dá para dar uma hackeada no seletor de entrada, deixar o tempo todo no AUX. Mas tem o volume, também. Pelo que andei vendo - mas sou mero xeretador - na página 16 do manual de serviço, do lado direito, coluna 3 e bem no meio entre as linhas A e B, o volume se faz através de dois botões, um que aumenta e outro que diminui. No novo painel teria que ter 3 botões, então: um para ligar e desligar, um que aumenta o volume e outro que diminui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!