Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual filtro de linha recomendam usar no PC?


Arteemis
Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Uso estabilizador há mais de 10 anos no PC e hj fiquei sabendo que pode incendiar a minha cidade. Então qual filtro de linha vcs sugerem usar para prevenção de problemas de energia?

 

Meu PC:

i5 10400F

3060 ti

Core Reactor 750w 80 plus gold

4x8gb (32gb) 2666MHZ

B460-M Plus

SSD 240gb gammix

SATA 2 tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arteemis Eu penso em comprar esse, parece bom, já vi várias elogios a esse filtro.

Se alguém souber se esse filtro é realmente bom, por favor, diga kkkk, porque eu não tenho certeza

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-8/p?idsku=21&utm_source=google&utm_medium=cpc&keyword=&gclid=EAIaIQobChMIxMbApKbh-AIVDWGRCh3LOwE5EAQYBCABEgJw3fD_BwE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Recomendo optar pelos iClamper Energia 5 ou Energia 8 (Vai da sua necessidade de quantidade de tomadas).

Filtro de Linha da Clamper são de excelente qualidade, creio serem os melhores do mercado.

 

E sobre estabilizador, pare de usar IMEDIATAMENTE!!

Essas "porcarias" causam inúmeros malefícios.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@alexandre.mbm supus que na visão do autor...

Em 17/10/2022 às 12:50, Arteemis disse:

prevenção de problemas de energia

e talvez na maioria dos mortais, problemas de energia são elevações de tensão na rede ou em alguma conexão com o pc, por raios, relâmpagos, intempéries ou similar. Assim sendo supus que o foco foi mesmo a proteção. Neste caso, de novo, o + importante é o varistor.

A parte do filtro por melhor que seja o capacitor e indutor, não deve melhorar muito a qualidade da energia - algo como senoidizar a onda - entregue ao eletrônico. Ele pode evitar 1 pouco que sujidades do eletrônico volte pra rede mas quase nada além disso. Uma melhor motivação pra se debruçar sobre isso  é pro ramo da sonorização talvez. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if porque você diz que não vai funcionar? Nesse vídeo é feita uma demonstração de um Taser sendo aplicado na proteção e a corrente sendo impedida de chegar ao cabo. Não entendo de energia, mas esse equipamento tem força de mais de 50.000 volts, assim, se o DPS protegeu contra isso, porque não protegeria contra surtos simples, que não sejam raios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem alguém fazendo confusão e algo me diz que sou eu. Mas caso não, querido amigo @Arteemis , não me li em nenhum lugar dizendo que ..

Em 20/10/2022 às 12:35, Arteemis disse:

não vai funcionar

 

Em 20/10/2022 às 12:35, Arteemis disse:

surtos simples, que não sejam raios

A ideia do varistor - peça principal do filtro no meu . de vista, claro - é proteção contra qualquer subida rápida (de pouca duração) de tensão na rede independente da origem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2022 às 12:00, .if disse:

@alexandre.mbm supus que na visão do autor...

e talvez na maioria dos mortais, problemas de energia são elevações de tensão na rede ou em alguma conexão com o pc, por raios, relâmpagos, intempéries ou similar. Assim sendo supus que o foco foi mesmo a proteção. Neste caso, de novo, o + importante é o varistor.

A parte do filtro por melhor que seja o capacitor e indutor, não deve melhorar muito a qualidade da energia - algo como senoidizar a onda - entregue ao eletrônico. Ele pode evitar 1 pouco que sujidades do eletrônico volte pra rede mas quase nada além disso. Uma melhor motivação pra se debruçar sobre isso  é pro ramo da sonorização talvez. ..

 

 

A proteção mesmo é o varistor / DPS. 

 

A parte de indutores, modo comum e modo diferencial + capacitores, tem mais a função de proteger a rede da fonte chaveada, do que proteger a fonte da rede 😁.

 

A fonte chaveada tem um PWM do PFC que as vezes vaza alguma coisa do ruído para rede. Um bom filtro de linha evita isso. Geralmente ruídos acima de 20Khz. 

 

Os ruídos da rede elétrica geralmente são de baixa frequência e os indutores não conseguem filtrar.

Geralmente a rede manda ruídos de até quinta harmônica  (300Hz) que geralmente são as  fontes  chaveadas sem PFC que causam esse ruído na rede. 

 

Vejam como é difícil filtrar as harmônicas:

 

 

 

 

Fosse pôr um filtro LC ressonante dentro do filtro de linha, ele ficaria gigante. No mínimo pesaria uns 10Kg.

Seria uma caixa gigante, tipo aqueles estabilizadores de TV.

aliás, aqueles estabilizadores de  TV antiga são justamente filtros LC ressonantes e filtram perfeitamente a rede. Além de estabilizar perfeitamente.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!