Ir ao conteúdo

Desejo comprar um laptop, mas não o Windows: é possível recuperar o valor?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá, pessoal!

Sou usuário de Linux há alguns anos e não tenho interesse em adquirir o Windows. Contudo, preciso adquirir um laptop para jogos, e quase todos são vendidos com o Windows 10 (ou 11) instalado de fábrica. Estou avaliando, por exemplo, este Gigabyte G5 KD, que está com bom preço.

Vocês saberiam dizer se é possível recuperar o valor embutido referente à licença do Windows? Seria diretamente com a Microsoft? Eu gostaria que a licença fosse desativada e que eu pudesse receber o valor equivalente de volta. Alguém já teve experiência com esse procedimento? Foi muito burocrático?

Desde já, obrigado.

Postado

@KairanD Com certeza não. No máximo pode procurar um modelo com Linux instalado, que seria muito mais barato.

• Coordenador
Postado

@ricardo_br @Catelan Obrigado pelas respostas, pessoal. Infelizmente esse modelo não tem opção sem o software Windows.

Encontrei este link, embora seja antigo, onde caracterizam como prática de venda casada: https://canaltech.com.br/windows/comprou-pc-novo-e-não-vai-usar-o-windows-que-veio-instalado-peca-seu-reembolso/

Descobri que, nos termos de uso da Microsoft, o reembolso é previsto:

Citação

Você poderá entrar em contato com o fabricante do dispositivo ou o instalador ou, se comprou o software diretamente, com o varejista, para se informar sobre a respectiva política de devolução e devolver o software ou o dispositivo em troca de um reembolso ou um crédito de acordo com essa política. Você deverá acatar essa política que, em troca de um reembolso ou um crédito, poderá exigir que você devolva o software com o dispositivo inteiro no qual o software está instalado, se for o caso.

Enviei um e-mail diretamente para a Gigabyte perguntando como proceder para solicitar o reembolso. Vamos ver o que respondem... Pelos relatos do link acima, com algumas empresas é tranquilo, mas outras podem acabar dificultando. Dependendo da resposta deles, avalio se compro esse modelo (que está valendo a pena).

O essencial, nesse caso, é não ativar o Windows de qualquer forma antes de solicitar a invativação da licença atrelada ao hardware e a devolução do valor. Nem irei ligar o computador antes de receber.

No site da Avell, eles permitem a compra de laptops sem sistema operacional. A diferença de valor chega a mais de R$ 500,00!

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

No site da Avell, eles permitem a compra de laptops sem sistema operacional. A diferença de valor chega a mais de R$ 500,00!

Nas máquinas da Dell que comprei antigamente, o valor do Windows Home vinha separado na nota fiscal e custava cento e poucos reais, que confere com a diferença de preço entre os modelos com Windows e Ubuntu no site. A versão Pro sim é mais cara.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Marcos FRM Isso é o correto. Deveria vir especificado na nota para todos os computadores. Pois a pessoa que compra o hardware não é obrigada a adquirir o software.

Na notícia que enviei acima algumas pessoas relatam terem recebido R$ 270,00 pelo Windows 7 Home Premium (em 2013). Hoje as licenças estão mais caras. Mas me parece sim que a Avell pode estar cobrando um valor excessivo. No A70 MOB, por exemplo, estão cobrando R$ 500,00 pelo Windows 11 Home e R$ 850,00 pelo Windows 11 Pro. Nem especificam o tipo de licença: https://avell.com.br/avell-a70-mob-1

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Catei aqui numa caixa de notas fiscais e só tenho a última do Dell Inspiron 5675, que já virou sucata inclusive. Veio com o Windows 10 Home e não está separado o valor! Contudo, nos modelos que comprei com Windows 7 vinha separado; pena que foi tudo fora. 😬

Agora, como será determinado o valor para te devolver dependerá exclusivamente do integrador, acredito. Pois a Dell ou a Lenovo, por exemplo, negociam com a Microsoft globalmente, numa escala bem maior que a Avell, daí o preço deve cair. Isso supondo que seja possível... 🤷‍♂️

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

A Gigabyte deu retorno e disse que a questão do reembolso deve ser solicitada nos canais do revendedor parceiro (neste caso, a Pichau). Não me passou muita confiança...

De qualquer forma, decidi aguardar um pouco. Uma nova versão bem superior desse laptop acabou de ser anunciada e as RTX 4000 podem ser anunciadas no começo do próximo ano.

Nesse meio tempo, talvez eu acabe investindo um pouco mais e pegando um Avell. Além de ter qualidade de construção superior, dá para comprar explicitamente sem sistema operacional. Assim também evito um eventual estresse caso a empresa dificultasse meu reembolso, tendo que ficar com o laptop parado até resolver ou processar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!