Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Câmera chinesa PTZ em curto na entrada de alimentação.


Marcelotronic
Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Olá pessoal!

Não sei se é aqui ou na parte de eletrônica mas vamos lá.

Um colega trouxe para mim a 9 meses atrás uma câmera daquelas chinesa com PTZ( vira para os lados e para cima e para baixo), testei ela funcionou de boa, devolvi para ele e ficou guardado esses 9 meses. Fui instalar para ele e me deparo com a tensão da fonte caindo de 12V para 0,7V, corrente da fonte no talo 2,63A e a fonte é genérica marcava só 2A. Desconfiei de curto e sim esta dando continuidade entre o terra e o positivo da alimentação.

Estou em duvida no teste desse componente abaixo, como faço para testar ele? Se encontra em curto, outro componente parecido mas sem sigla em cima esta aberto

Tem vários componentes SMD (odeio esses componentes) nessa linha que esta em curto, vou ter que tirar da placa um por um até achar o que esta em curto? 

 

tiristor.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse componente é para proteção do circuito (supressor de transientes), remova ele primeiro da placa, se o curto não sumir, comece a se preocupar poi deve ter algo mais séria com o circuito.

Pode deixar sem esse componente na placa até acabar de analisar o resto do circuito.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Mas é muito estranho, meu amigo disse que guardou e nunca mais mexeu. Tenho certeza que a câmera funcionou, nem vou colocar a fonte de 5A que tenho aqui que provavelmente vai queimar alguma coisa.

Mas esse componente em bom estado, soldado na placa, como ele se comporta testando com multimetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2022 às 11:08, Marcelotronic disse:

SMD (odeio esses componentes)

Eu também, saudade do tempo que isso não existia. Mas mesmo chegando perto dos "6.0" estou pegando dicas no Youtube e  treinando em placas velhas / sucatas e apesar de não conseguir fazer milagres estou conseguindo me virar. Há alguns meses arrumei emprestado um soprador térmico dos mais vagabundos e mais baratos mas até que esta sendo útil, no início "escureci" as placas cobaias por excesso de temperatura mas estou pegando o jeito. Não preciso mencionar que uma boa (pra não dizer excelente) iluminação e uma ótima lente tambem são essenciais.

 

Em 18/11/2022 às 11:08, Marcelotronic disse:

nessa linha que esta em curto, vou ter que tirar da placa um por um até achar o que esta em curto? 

Depende. Todos os componentes dessa linha que suponho ser do  +VCC que  também estão ligados ao terra são suspeitos e, um deles estando em curto todos vão indicar curto porque na realidade todos estão em paralelo. Uma dica é usar um multimetro bom com pontas de ótima qualidade (de baixa qualidade no teste que vou propor vão te enganar)  na escala mais baixa de ohms. As trilhas da placa sendo finas vão apresentar uma certa resistência elétrica, geralmente abaixo de 1 ohm mas mensuráveis. Nessa escala normalmente unindo as pontas de um multímetro digital já vai indicar algo entre  0,1 e 0,4 ohms. Mexendo o fio das pontas de prova unidas esse valor não pode variar , se ficar variando não vai dar certo. Daí vá medindo os componentes cuidadosamente, o culpado é aquele que a resistência der o valor mais baixo e conforme for chegando perto dele a medida vai ficando mais baixa. Como o resultado é sempre abaixo de 1 ohm ou excepcionalmente pouquíssima coisa acima qualquer mau contato da ponta com o ponto a ser medido vai te enganar medindo um valor acima, por isso meça várias vezes e desconfie de valores altos e eventualmente limpe o local com alcool isopropílico. Outros componentes ligados nessa linha aparentemente não ligados ao terra como resistores (normalmente difíceis de entrar em curto), capacitores (já entram em curto bem mais fácil), diodos, transistores e até CIs (nesse caso fica difícil medir e pode não ser aconselhável) devem ser eventualmente verificados. 

 

1 hora atrás, Marcelotronic disse:

Mas esse componente em bom estado, soldado na placa, como ele se comporta testando com multimetro?

Eu não conhecia esse componente e pela sua imagem não consegui localizar o restante do datasheet, se puder me passe o link. Mas pelo que entendi é um componente que se mantém "inerte" até que a tensão ultrapasse um certo limite. Em condições normais deve se mostrar como um circuito aberto. Mas estando em paralelo com outros em curto na placa vai dar como curto também, neste caso só retirando ele pra poder medir com precisão. Mas como a câmera funcionou e o defeito apareceu quando foi religada após um tempo é um forte candidato a "culpado", algum transiente da fonte pode ter feito ele entrar em curto protegendo o resto do circuito. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
16 horas atrás, Marcelotronic disse:

@BCP Mas é muito estranho, meu amigo disse que guardou e nunca mais mexeu. Tenho certeza que a câmera funcionou, nem vou colocar a fonte de 5A que tenho aqui que provavelmente vai queimar alguma coisa.

Mas esse componente em bom estado, soldado na placa, como ele se comporta testando com multimetro?

@Marcelotronic O colega @Andreas Karl já te respondeu, esse componente iria se comportar como um circuito aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal.

Achei o lazarento em curto, é esse componente abaixo com a codificação LT, tirei ele e o curto acabou, liguei a câmera e ela funcionou. Mas não sei se achei o documento correto, um diz que é um diodo zener(nunca vi diodo zener nesse encapsulamento, outro documento diz que é um supressor de surto, parecido com o outro que postei acima.

Alguém poderia me dizer o que é esse LT? Posso deixar sem ele na câmera?

IMG-20221216-WA0049[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

Ele é um supressor para 12V, não é fácil de consegui-lo, no mercado livre tem supressores para 15V a venda que você poderá colocar ai sem grandes prejuízos...

 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2750354391-sm15t15a-diodo-supressor-15v-unidirecional-5-unidades--_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=9d74ebbb-97ce-43d7-b4e4-b3dd9a353d88

 

Mas o seu original é o SM6T12A, vide tabela abaixo:

 

Supressor.png

 

Tem ele a venda em lojas internacionais, mas não sei se compensa aguardar o tempo que eles pedem...

https://br.mouser.com/ProductDetail/STMicroelectronics/SM6T12A?qs=arR7071FstdELXE5zqFB%2Fg%3D%3D

 

https://www.utmel.com/productdetail/stmicroelectronics-sm6t12a-1478887?gclid=CjwKCAiA7vWcBhBUEiwAXieItsE9xYg2wm60uGOGxu6IHl_LvYSl2YwbXV0dXNEnXXrfPUjRLHFeXBoC2uMQAvD_BwE

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!