Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diminuir a tensão aplicada nos LEDS


Steaumpunk

Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem? 

Eu comprei recentemente uma lâmpada LED ELGIN 20W 6500k (48LSB2OFLDOO) e a tensão aplicada nos leds é de 75V eu quero diminuir a tensão e a corrente em cima dos leds para aumentar a vida útil da lâmpada e fazer com que elas trabalhem frias, pois a carcaça de alumínio é muito fina e não dissipa o calor.

Eu agradeço que puder ajudar.  

photo_2022-11-21_21-25-27.jpg

photo_2022-11-21_21-25-28 (2).jpg

photo_2022-11-21_21-25-28.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Steaumpunk disse:

Olá pessoal tudo bem? 

Eu comprei recentemente uma lâmpada LED ELGIN 20W 6500k (48LSB2OFLDOO) e a tensão aplicada nos leds é de 75V eu quero diminuir a tensão e a corrente em cima dos leds para aumentar a vida útil da lâmpada e fazer com que elas trabalhem frias, pois a carcaça de alumínio é muito fina e não dissipa o calor.

Eu agradeço que puder ajudar.  

photo_2022-11-21_21-25-27.jpg

photo_2022-11-21_21-25-28 (2).jpg

photo_2022-11-21_21-25-28.jpg

já tentou trocar as resistencias ?

tem tb a questão da engenharia reversa que pode ser feita para se descobrir melhor 

O CIRCUITO EM SÍ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steaumpunk , eu já pensei em fazer a mesma coisa com as lâmpadas novas. Se você colocar nas imagens do Google o termo “Non-isolated Buck Offline LED Driver” vai achar vários circuitos semelhantes a esse:

image.png.a7c68dcdb7c71a7283eee8139c592505.png

Não sei seu nível de conhecimento de conversores DC - DC no caso os bucks também chamados de step down. Enfim o circuito trabalha retificando e filtrando a corrente da rede elétrica pra transformar em DC e usando um mosfet que fica dentro do CI para chavear o indutor. A diferença de um step down comum é que esse circuito estabiliza a corrente para os Leds e não a tensão. Por isso que quando queima um dos leds o pessoal raspa o queimado até chegar nos contatos e fecha curto com solda. O circuito percebe a alteração e diminui a tensão para a corrente continuar a mesma. Para isso o dreno do mosfet é ligado nos terminais CS (são interligados internamente para dividir a corrente e dissipar o calor do mosfet para a placa) onde vai um resistor de baixo valor (às vezes dois associados pra dar o valor certinho) ao terra ou negativo, é através da tensão no resistor que ele mede a corrente, se você achar o datasheet do CI costuma ter o cálculo para determinar o valor dele. No seu caso quase certeza é o resistor de pouco mais de 1R e a corrente que passa pelos leds é de 20W / 75V portanto aproximadamente 0,67 amperes. A pinagem desses CIs de 8 terminais para lâmpadas LEDs costuma ser quase igual, teste se o resistor vai ao pino 7 e 8 do CI, pelo que vi na sua foto está pertinho e na direção deles. Pra abaixar a tensão tem o jeito certo, um pouco mais chato que é trocar ou associar com um outro para aumentar levemente o valor, teria que ser um resistor de 1r2 ou 1r3. Tem gente no Youtube que coloca um potenciômetro em série com ele para “dimerizar a lâmpada”, mas como o valor mínimo no mercado é de 1k a regulagem fica meio esquisita, melhora um pouco colocando um resistor de uns 5 ou 10 ohms em paralelo com o potenciômetro. Outro jeito mais “gambiarrento” mas talvez mais fácil é calcular um resistor para colocar em paralelo com os 75 volts dos Leds. No seu caso usando a fórmula V^2 /R um resistor de 4k7 vai drenar 75*75/4700 = 1,19 watts dos Leds e um de 3k3 1, 7 watts. Obvio, vai ter que ser um resistor daqueles marronzinhos de 2 watts e esse método não reduz a carga sobre o circuito como o outro. O calor vai ser transferido para o resistor portanto solde ele o mais longe e acima da placa dos LEDs. Pelo que vi no Youtube fazer alguns furos na carcaça da lâmpada abaixo da placa que vira um “forno” vai bem,  como na maioria das lâmpadas o circuito pifa antes dos Leds qualquer esforço pra melhorar a dissipação é bem vindo, até prender um dissipadorzinho com uns pontos de cola e bastante pasta térmica no espaço livre na parte de baixo do alumínio. Bom divertimento.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!