Ir ao conteúdo

Recomendação de no-break para PC em alta carga: WEG Home 800 VA?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu gostaria de comprar um Nobreak por recomendação de um amigo meu, minha casa não tem muitas quedas de energia, porém, ainda sim não é a rede elétrica mais segura do mundo. Então gostaria que alguém pudesse me recomenda um Nobreak para meu PC que vai ficar ligado por muito tempo renderizando vídeos para mim. Já tentei fazer pesquisas e é um nome mais estranho que outro, parece que eu estou na Alemanha em uma época sombria.

Meu amigo me recomendou esse aqui, pretendo apenas ligar o PC e um Monitor nada mais.

Nobreak WEG Home, 800 VA, Bivolt - 15002063 - https://www.kabum.com.br/produto/115066/nobreak-weg-home-800-va-bivolt-15002063

• Coordenador
  • Solução
Postado

@Tiago Holles Existem diferentes tipos de no-break. Os mais comuns no mercado (como este que você linkou) são do tipo interativo com formação de onda retangular. São equipados com estabilizadores integrados e causam todos os problemas associados a um estabilizador comum:

• Constantes micro períodos de corte de alimentação, agredindo as fontes de todo e qualquer aparelho conectado. Basicamente, as fontes trabalham “no soquinho” e dependem do tempo de hold-up para suportar cada “tlec”. Isso é um veneno ao longo do tempo;
  • Surtos de tensão (exatamente, o estabilizador provoca surtos de tensão) toda vez que abre e fecha o circuito para mudar a chave de lugar. Estabilizadores são, na realidade, seletores de tensão, e o fazem de maneira rudimentar;
  • Aumento do trabalho da fonte devido à lentidão. Enquanto a fonte detecta a variação e a corrige rapidamente, o estabilizador demora para corrigir. Aí, quando ele “corrige”, a fonte precisa se ajustar outra vez, e assim sucessivamente. Portanto, o estabilizador é o “zagueiro desengonçado” que fica atrapalhando o time, pois prejudica o trabalho que a fonte faria com perfeição;
  • Enquanto há energia por parte da concessionária, todos os problemas acima ocorrem. Quando a energia é cortada e a bateria é ativada, surge outro: a onda gerada, conhecida como “senoidal por aproximação”, é na realidade retangular e péssima para alimentar qualquer aparelho, mas é especialmente danosa para fontes com PFC ativo (que correspondem à maioria no mundo moderno…).

Os do segundo tipo mais comum são os interativos com formação de onda senoidal. Causam todos os problemas citados, com exceção do último. Ou seja, não basta ser senoidal. Em resumo: também não são bons.

Qualquer fonte de desktop “moderna” (já faz tempo) que seja realmente de qualidade terá PFC ativo, assim como quase todas as fontes de notebook têm. Essas fontes operam, teoricamente, com qualquer tensão variando livremente na faixa de aproximadamente 90V a 264V, mas geralmente conseguem se manter funcionando mesmo recebendo tensão bem menor. Mesmo as fontes de baixa qualidade sem PFC ativo hoje em dia já suportam a carga bem e serão também atrapalhadas pelo estabilizador.

Há, então, alguma alternativa? Sim. No-breaks devem ser do tipo senoidal, online e de dupla conversão. Geram energia até melhor que a da rede elétrica. O investimento é muito alto (na casa dos R$ 2.000,00, atualmente, no mínimo) e tende a não fazer sentido para o usuário comum. O foco é manter as coisas funcionando enquanto não há energia, apesar de também fornecerem proteção.

O equipamento ideal para proteção em casa é o filtro de linha dotado de dispositivo de proteção anti-surtos (DPS). Alguns exemplos são os filtros Clamper Multi Energia e Clamper Multi Proteção (este último adiciona proteção para as redes cabeadas de Internet e telefonia). A proteção é excelente e barata. Filtros de linha DPS modernos e de boa qualidade não terão fusível, mas micro-disjuntor.

Sugiro os vídeos do Gabriel Torres sobre o assunto:

Sugiro também o excelente material desenvolvido pelo Mestre Faller:

Podemos ainda pegar referências em manuais desses equipamentos. São danosos a qualquer eletrônico relativamente moderno (“relativamente” porque isso já faz tempo), mas especialmente perigosos para fontes com PFC ativo (que correspondem à quase a totalidade dos notebooks, quase a totalidade das fontes decentes de desktop e inúmeros outros equipamentos do nosso dia a dia). O texto abaixo foi retirado do manual de um “short-break” (no-break interativo e de onda retangular) da SMS:

image.png

Certas lojas e alguns fabricantes de fontes, cansados de terem que lidar com o problema, já avisam diretamente:

image.png

A curadoria que tenho feito para organizar materiais informativos pode também ser interessante: Tópicos importantes do setor fontes e energia - Fontes e energia - Clube do Hardware

Para concluir, se você deseja adquirir o no-break para proteção, é melhor optar por um filtro de linha com DPS. Se deseja adquirir o no-break para manter o computador ligado enquanto termina o trabalho de renderização, precisa investir um valor bem alto para ter fornecimento adequado de energia (que não danifique seus equipamentos) e traga alguma autonomia significativa. Se for adquirir um short-break, precisa ter em mente que, primeiramente, ele fará mal a seus equipamentos ao longo do tempo. Em segundo lugar, deve considerar que a autonomia tende a ser bem baixa, principalmente se estivermos falando de um computador desktop de maior consumo. Ou seja, provavelmente não dará tempo de concluir a renderização antes da bateria acabar.

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, Tiago Holles disse:

minha casa não tem muitas quedas de energia, porém, ainda sim não é a rede elétrica mais segura do mundo.

Se não tem muitas quedas de energia não há motivos para se adotar um nobreak, um bom filtro de linha junto a  uma boa e moderna fonte de alimentação já é mais que suficiente.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Tiago Holles Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Se mesmo após a explicação do @KairanD ainda assim desejar um no-break, eu recomendo o NHS Premium Online 1500VA. Caso ache muito caro, o mais barato que posso recomendar é o SMS Mirage 1KVA, mas eu não confio muito na qualidade da SMS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!