Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na forma de metal nestas abas de conexão de uma bateria na outra.

É também usado no óxido de alguns modelos, uma composição de Lithium, Níquel, Cobalto, Alumínio ( Li-NCA, LNCA, or NCA)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Amigo.. tais materiais são internos. E dado seu histórico reciclável, sugiro que desista desta ideia (se for esta) pois são químicos nocivos, ok?

E aquilo da foto (esquerda) é apenas material metálico simples. Simples conexões elétricas fixadas com solda ponto

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Renato.88 disse:

Entre as camadas da pilha. 

Afinal um metal sozinho (o lítio) não consegue armazenar energia elétrica. 

E também, de lítio mesmo, só tem uns 3% ou no máximo 6%

Postado

O níquel apresenta um bom contato e uma boa resistência à oxidação. É usado como material de acabamento para possibilitar um bom contato nos polos da bateria. Não participa da reação química.

• Curtir 1
Postado

@O Pequeno Príncipe estranho essa sua fixação pelo níquel. Enfim, pesquisando um pouco sobre baterias de lítio descobri que o polo positivo também chamado de anodo é composto geralmente de grafite e pode ou não conter silício dependendo da aplicação. Já o polo negativo ou catodo pode ser feito de diversas substâncias químicas e os mais recentes são o NMC e o NCM, ambos óxidos que contem em sua formulação principalmente níquel, manganês e cobalto. Dá uma lida na página desse link.

https://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-recarregaveis/baterias-de-litio/baterias-de-litio-ion-oxido-de-litio-niquel-manganes-cobalto-linimncoo2-nmc#:~:text=Arduinos-,Baterias De Lítio Íon - Óxido De Lítio,Manganês Cobalto (LInImNcOo2) – Nmc&text=Um dos sistemas lítio íon,É semelhante ao li-manganês.

Obviamente na reciclagem, como os 3 elementos estão combinados quimicamente, extrair e restaurá-los para forma metálica deve ser um processo bastante complicado e eventualmente pode até ser que as próprias substâncias químicas possam ser limpas e restauradas na forma combinada e usada para a fabricação de baterias novas. Isso porque, diferente de pilhas não recarregáveis onde na descarga o catodo é “irremediavelmente” corroído pelo eletrólito ácido ou básico, as substâncias usadas nas pilhas e baterias recarregáveis sofrem reações químicas que são reversíveis pelo processo de carga e descarga. Provavelmente o fim da vida útil se deve mais a degradação do eletrólito, dos materiais “separadores” formando curto circuitos e a formação de substâncias que começam a se depositar sobre o catodo e o anodo dificultando as reações químicas mas mantendo eles relativamente intactos.

E espero que a sua pergunta seja apenas uma sadia curiosidade científica porque, como @.if mencionou, desmontar essas baterias não é nada sadio e pode levar até a uma pequena explosão e consequentes queimaduras nada comuns: a pele e a carne além de queimadas vão ficar contaminadas com substâncias tóxicas e metais pesados. Legal né?

• Curtir 1
Postado

@.if e a todos do Clube do Hardware ( Minha Família da Tecnologia)

_ Me chamo Felipe, tenho 38 anos e resido numa cidade pequena de Minas Gerais. 

Sou um Empreendedor Fracassado. Minha última esperança foi retirar Ouro

de Sucata, mas como ele é irrisório,  tive que APROVEITAR O MÁXIMO dos outros metais: níquel,  cobre, Prata, paládio.

Tudo isso para garantir dias melhores para meus filhos.

Desculpem se aborreci alguém. 

Um abraço e fiquem com Deus.

• Membro VIP
Postado

Me autopermitindo responder por todos... nenhum de nós se aborreceu ok? Apenas quisemos expor nosso ponto de vista e nunca fazer você desistir, certo?

Como tenho síndrome de acumulação compulsiva por eletro mecânicos em geral, permita-me também compreender/opinar que reciclador em todos seus estágios é uma das mais nobres missões. ..

Algum vai se dar muito bem quando eu for embora ... não vou levar minha preciosa  sucatinha comigo kk...

9 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

para garantir dias melhores para meus filhos

Bem louvável, claro. Um efeito colateral bacana é que isso pode garantir filhos melhores pros seus dias 🤪

abç & tmj nos fracassos & sucessos enquanto com Permissão Divina 😇

• Amei 2
Postado

@O Pequeno Príncipe , Felipe, fique certo que você não aborreceu ninguém. Nós do lado de cá não sabemos quem está do lado lá, se é um adulto responsável ou um adolescente fazendo experiências mirabolantes. E qualquer “cheiro” de que a pessoa do lado de lá vai lidar com alguma coisa perigosa desperta a obrigação de avisar das possíveis consequências. Fora que os tópicos não são lidos apenas pelos autores, estão na internet e não só podem como são lidos por até milhares de pessoas, não é nem necessário ser registrado aqui no CH para acessá-los. Foi ótimo você explicar qual é a sua atividade, agora se encaixaram as peças do quebra cabeça. E quando li que você lida com reciclagem me veio a memória um episódio interessante: ao bater um papo com um relojoeiro há uns 3 ou 4 anos atrás este me mostrou um vidrão cheio de pilhas botão usadas e disse que de tempos em tempos é visitado por uma pessoa que paga um bom preço pelo quilo delas mas não sabia porque. Como meu falecido pai apesar de ter sido um administrador era apaixonado por química, metalurgia e eletricidade eu matei na hora o motivo: o catodo delas contem entre outros materiais óxido de prata. E claro, o invólucro de aço inoxidável também tem seu valor. É bem provável que você já saiba disso, mas não custa dar a dica.

No mais me solidarizo com você, também sou um empreendedor fracassado, há 10 anos tive que fechar o meu sonho de infância, um estúdio de gravação de áudio completo não por falta de clientes mas pelo agravamento dos meus problemas de saúde.

Enfim estamos aqui pra ajudar, ensinar, e por “osmose” aprender, pena que no seu caso talvez não possamos ajudar muito: nós eletrônicos costumamos saber quais os materiais que compõem os componentes envolvidos na nossa área mas pouco sabemos sobre os processos de reciclagem.

Mas eu em termos de televisão só assisto os canais culturais tipo Discovery e semelhantes e gravo compulsivamente conteúdos relevantes. Já  vi muitos programas sobre reciclagem e devo ter no meio dos meus bagunçados gigabytes programas sobre reciclagem e eventualmente gravarei os que passarem e tentarei enviar-lhe os relevantes.

Fique com DEUS também e desejo que 2023 abra seus horizontes para a reciclagem, uma das atividades mais importantes para tentar salvar a humanidade e o nosso planeta.

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...