Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, não tenho muito conhecimento em eletrônica.

Tenho uma fonte atx de 650w que não está ligando, segui um tutorial para identificar qual componente estava queimado, aí me deparo com um diodo Zener que não consigo identificar, ele fica bem na entrada da fonte onde fica o cabo de alimentação. Testei esse diodo no multímetro, em ambos os lados da infinito, algum sabem que diodo é esse?

Desde já agradeço a atenção.

IMG-20230121-WA0004-01.jpeg

• Membro VIP
Postado

O que está impresso na pci onde ele vai? Z? DZ?... Ele conecta o quê a quê? - veja nas trilhas - . Testou na escala diodo?

• Curtir 1
Postado

@Marlon1748 , como aparenta ter duas junções, (as duas partes internas de metal de diametro maior fazem duas junções com a parte central de diametro menor) parece ser algo parecido com um TVS, em português supressor de tensão transiente. Eu digo "parece" porque os TVSs em geral tem uma camada grande de epoxi em volta e portanto não são transparentes. É bem parecido com dois diodos zeners ligados em série e em oposição portanto no multímetro vão se comportar como um circuito aberto. Só vai conduzir acima de uma certa tensão e ligado na entrada deverá ser bem alta.

image.png.165de9b6bd873222bbe5c91243f714b3.png

Nesse esquema da entrada de uma fonte ATX genérica aprece um componente com nome de z1, provavelmente é isso ou algo parecido,

image.png.0d1497686ae593b683719646b3ae021d.png

De qualquer forma, se o seu diodo está ligado de modo semelhante ao Z1 do esquema, praticamente em paralelo com a entrada, não é o responsável pelo não funcionamento da fonte.  Nesse circuito a função de z1 é conduzir em caso de um pulso de alta tensão impedindo que chegue ao resto do circuito e eventualmente fazendo o fusível F1 queimar. É uma proteção adicional, mas o circuito funciona perfeitamente sem ele. Agora se está ligado de outra maneira , semelhante ao fusível ou ao NTC é outro tipo de componente, o que é pouco provável já que não aparenta ser um componente que aguente os 5 amperes que uma fonte de 600 watts pode consumir na entrada.

Postado
4 horas atrás, Marlon1748 disse:

Olá pessoal, não tenho muito conhecimento em eletrônica.

Tenho uma fonte atx de 650w que não está ligando, segui um tutorial para identificar qual componente estava queimado, aí me deparo com um diodo Zener que não consigo identificar, ele fica bem na entrada da fonte onde fica o cabo de alimentação. Testei esse diodo no multímetro, em ambos os lados da infinito, algum sabem que diodo é esse?

Desde já agradeço a atenção.

IMG-20230121-WA0004-01.jpeg

Pode ser um MTG1 NTC glass resistor

https://pt.aliexpress.com/item/2033258892.html

Ou pode ser um GLASS SEALED RESISTORS

https://www.mouser.com/datasheet/2/414/3810_AN-4528.pdf

Pode ser um diodo de germânio:

https://baiadoconhecimento.com/biblioteca/conhecimento/read/62400-como-identificar-diodo-de-germanio

• Obrigado 1
Postado

Achei num fórum uma fotografia de uma fonte com um componente praticamente igual:

19.thumb.jpg.53ed83d0d858a958cee155806d12bfd7.jpg

e acabou sendo identificado com um "surge arrester",  um dispositivo de descarga de gás para proteção contra sobre tensão. Teria um gap dentro para que pule um arco voltaico (uma faísca)  ao ser exposto a uma certa tensão. image.png.9cbf7c0ed4e2f887f03371ea80afddc9.png

• Obrigado 1
  • mês depois...
Postado
Em 21/01/2023 às 16:20, albert_emule disse:

GLASS SEALED RESISTORS

Resistores selados com vidro? qual o objetivo deles? somente um resistor mais caro, ou tem alguma função específica?

Postado
18 horas atrás, Blumer Celta disse:

Resistores selados com vidro? qual o objetivo deles? somente um resistor mais caro, ou tem alguma função específica?

Ele é mais potente e menor.

Pois dentro do vidro não existe oxigênio para queimar. É como num filamento de lâmpada. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...