Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, não tenho muito conhecimento em eletrônica.

Tenho uma fonte atx de 650w que não está ligando, segui um tutorial para identificar qual componente estava queimado, aí me deparo com um diodo Zener que não consigo identificar, ele fica bem na entrada da fonte onde fica o cabo de alimentação. Testei esse diodo no multímetro, em ambos os lados da infinito, algum sabem que diodo é esse?

Desde já agradeço a atenção.

IMG-20230121-WA0004-01.jpeg

• Membro VIP
Postado

O que está impresso na pci onde ele vai? Z? DZ?... Ele conecta o quê a quê? - veja nas trilhas - . Testou na escala diodo?

• Curtir 1
Postado

@Marlon1748 , como aparenta ter duas junções, (as duas partes internas de metal de diametro maior fazem duas junções com a parte central de diametro menor) parece ser algo parecido com um TVS, em português supressor de tensão transiente. Eu digo "parece" porque os TVSs em geral tem uma camada grande de epoxi em volta e portanto não são transparentes. É bem parecido com dois diodos zeners ligados em série e em oposição portanto no multímetro vão se comportar como um circuito aberto. Só vai conduzir acima de uma certa tensão e ligado na entrada deverá ser bem alta.

image.png.165de9b6bd873222bbe5c91243f714b3.png

Nesse esquema da entrada de uma fonte ATX genérica aprece um componente com nome de z1, provavelmente é isso ou algo parecido,

image.png.0d1497686ae593b683719646b3ae021d.png