Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível duplicar o sinal de entrada da fibra para telefone e modem?


Posts recomendados

Instalei a fibra da Vivo essa semana e  nem operadora nem tecnico me falaram  um "detalhe" muito importante sobre o modem ter que ficar ligado tempo todo. E quando acaba a energia elétrica o telefone não funciona. 

 

So troquei para fibra pois não comercializam mais a ADSL e a minha intrrnet estar muito lenta. Eu uso muito pouco, talvez menos de 30 horas por semana. Por isso não faz sentido deixar o modem ligado 168 horas por semana para usar 30.

 

Existe alguma maneira de fazer uma conexão duplicada da fibra colocando uma entrada direta para o modem e outra para o telefone e assim eu poder desligar o modem quando não estiver usando a Internet? O splitter serviria?

 

Outra duvida: esse modem fica na sala por causa do Wi-Fi. É a melhor opção devido a construção da casa. Mas o computador que uso fica em um quarto a uns 20 metros de distância. Prefiro cabo. Não wireless.  Nem repetidor de sinal. 

 

Pensei em fazer uma ligação de rede, mas tenho dúvidas sobre a durabilidade do cabo de rede pois mesmo sendo blindado há um trecho dele que ficaria direto no sol. E a temperatura  muitas vezes chega a 38 graus. E esse cabo vai custar uns 200,00, ou seja, é caro para durar pouco. Além disso há o trabalho todo da instalação, subir em forro de madeira  e tudo mais...

 

Pensei em duplicar o sinal como eu fazia com  o ADSL.  Eu tinha dois modens mas que nunca eram ligados de forma simultânea.  Pois senão não funcionava nenhum.

 

É possível fazer algo semelhante com a fibra?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, RosanaA. disse:

Outra duvida: esse modem fica na sala por causa do Wi-Fi. É a melhor opção devido a construção da casa. Mas o computador que uso fica em um quarto a uns 20 metros de distância. Prefiro cabo. Não wireless.  Nem repetidor de sinal. 

 

Pensei em fazer uma ligação de rede, mas tenho dúvidas sobre a durabilidade do cabo de rede pois mesmo sendo blindado há um trecho dele que ficaria direto no sol. E a temperatura  muitas vezes chega a 38 graus. E esse cabo vai custar uns 200,00, ou seja, é caro para durar pouco. Além disso há o trabalho todo da instalação, subir em forro de madeira  e tudo mais...

Uma boa opção para não deixar o cabo no sol e nem subir no forro, é passar ele no canto do comodo.

 

Você pede para fazer um furo no canto da parede, no tamanho certo de passar o conector RJ45, e passa ele de um lado para o outro.

 

Tem pessoas que monta o cabo de rede na hora, se conseguir achar quem faça, será até mais fácil, pois vem o cabo sem a ponta RJ45, ponta essa que será colocada depois.

 

 

Não é uma boa ideia passar cabo de rede junto de rede elétrica, e já que a internet é 300Megas, apenas um cabo de rede CAT5e já será suficiente, podendo optar por um CAT6.

 

 

Já quando a duplicar sinal da fibra não saberei dizer nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existir até existe, mas tem o custo de você adquirir um splitter (agora é preciso verificar qual padrão, e sinal necessário), passar fibra e equipamentos duplicados.

 

Um cabo para uso externo dura anos, ele é produzido para tal. O problema é quando ele fica exposto a desgaste mecânico, com o tempo as proteções podem rachar e com umidade, deteriora o metal e cabo se perde. Tenho instalação Cat5e em ambiente externo com mais de 5 Anos sem problemas, para as câmeras externas. Uma parte do cabo corre sobre o muro até a câmera PoE.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RosanaA.  esse telefone é VoIP, depende do modem para funcionar. É completamente diferente do ADSL, em que a telefonia é um sinal analógico transmitido de forma independente do sinal de internet no mesmo cabo.

 

O cabo de rede para instalação externa pode ficar no sol e na chuva e vai durar muitos anos. Se puder instalar em um duto ou canaleta terá melhor proteção mecânica.

 

Conforme o caso pode usar um adaptador powerline que transmite o sinal pela rede elétrica da casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth

São duas casas, então, uma parte do cabo ficará exposto ao tempo durante todo o tempo. Pensei em colocar um conduíte emborrachado. Na loja, me informaram que assim, o cabo duraria mais de 10 anos.

 

O técnico da Vivo falou para eu comprar o Cat6, mas pelo pesquisei e pelo que você falou, o Cat5e serve para o objetivo. Não pretendo aumentar a velocidade da internet por um bom tempo. Seria um cabo entre 30 e 35 metros. Não teria perda de velocidade o Cat5e?

 

@dwatashi

O cabo que você comprou é especial ou somente blindado?

Pensei nesse abaixo. Será que é bom e durável?

https://www.edcabos.com/cabo-rede-cat5/patch-cord-cat5e-blindado-externo-ftp--p

 

Especificações:

Cabo: Patch Cord

Categoria: CAT5E

Capa: PVC UV (Proteção para área externa)

Blindagem: FTP (iBlindagem em Fita)

Vias: 8

Filamento: 100% Cobre

 

Esse cabo é ideal para você que deseja instalar sua rede de internet ou até mesmo instalações de câmeras de segurança, sendo que o cabo irá passar pela área externa. Para isso é muito importante que você instale o Patch Cord CAT5E Blindado Externo, ele já vem pronto para uso crimpado com os conectores RJ45 Blindado, precisando somente conecta-lo nos pontos onde deseja sua instalação.

Lembrando também que este Patch Cord CAT5E Externo conta com uma blindagem interna que protege contra interferências causadas por cabo elétrico, ou seja, pode ser introduzido junto com cabos elétricos, em conduítes e dentro de tubulações internas.

 

@Ricardov

Eu não sabia que era VOIP! Esses "detalhes" tão importantes eles não falam...

Na loja me indicaram o Eletroduto Corrugado Emborrachado. Esse seria bom, tem uma boa durabilidade?

Há alguma especificação a mais?

Eu preciso passar o cabo inteiro por dentro dele ou apenas a parte que vai ficar exposta ao tempo?

A maior parte vai passar pelo lado da casa bem próximo ao telhado, onde há incidência de luz, mas não de sol e chuva..

 

 

Pelo que entendi, a melhor opção seria mesmo o cabo de rede e não tentar duplicar a fibra...

 

 

Sobre o telefone, vou ver com a Vivo se dá para voltá-lo para a metálica continuando no mesmo contrato. Acho que não, mas não custa tentar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, RosanaA. disse:

Instalei a fibra da Vivo essa semana e  nem operadora nem tecnico me falaram  um "detalhe" muito importante sobre o modem ter que ficar ligado tempo todo. E quando acaba a energia elétrica o telefone não funciona

 

Como diz o nome do produto, o sinal do telefone vem pelo cabo de fibra ótica, como vem o sinal de rede da internet e da TV se assim contratar. Para converter o sinal que vem via conexão ótica para o padrão analógico saindo no conector que o telefone entende existe um circuito e ele é elétrico. Assim é. 

É o mesmo caso com os telefones sem fio. Tem uma fonte, uma bateria que precisa ser mantida carregada. Sem bateria sem telefone. É o mesmo com os telefones celulares.

 

Pode ser que a VIVO ainda ofereça na sua região a ligação analógica no padrão antigo, em que entra apenas um par de fios em sua casa. Claro, provavelmente vem via fibra ótica até alguma caixa de distribuição próxima, mas a operadora cuida de ter conversores e energia lá... Você pode contratar isso a parte, se existir. Vai sair mais caro.

 

Esses aparelhos das operadoras, caixinhas pretas que fazem muitas coisas, tem um consumo baixo de energia, da ordem de poucos watts. E você pode diminuir o consumo desligando o wi-fi se não estiver usando, já que alimentar as antenas é o que mais gasta neles.

 

23 horas atrás, RosanaA. disse:

Existe alguma maneira de fazer uma conexão duplicada da fibra colocando uma entrada direta para o modem e outra para o telefone e assim eu poder desligar o modem quando não estiver usando a Internet? O splitter serviria?

 

É possível, mas esse hipotético aparelho seria elétrico também.

 

 

23 horas atrás, RosanaA. disse:

Pensei em fazer uma ligação de rede, mas tenho dúvidas sobre a durabilidade do cabo de rede pois mesmo sendo blindado há um trecho dele que ficaria direto no sol. E a temperatura  muitas vezes chega a 38 graus. E esse cabo vai custar uns 200,00, ou seja, é caro para durar pouco. Além disso há o trabalho todo da instalação, subir em forro de madeira  e tudo mais

 

x


image.png.b2fc7aaa870d07e6700019c5eda60922.png

Dutos como esses da foto são fáceis de achar e de manipular. em todos os acoplamentos e são relativamente baratos. Se usar um duto contínuo tem a vantagem de não precisar voltar ao telhado para algum reparo ou mesmo trocar o cabo. Se deixar o cabo solto nas áreas não expostas economiza em dutos mas vai ter que subir lá pra mudar qualquer coisa. O metro linear de um troço desses custa uns 5 reais. Dentro vai o cabo comum. E tem até as caixinhas para colocar os soquetes direto nas pontas. Duram uma eternidade. 

Evite usar o caro cabo blindado porque é mais frágil e menos flexível: num duto desses pode passar até uns 6 cabos. Um cabo blindado é um só.

Use cabos comuns. Ca5E estará ok por um bom tempo ainda, em especial para essas distâncias. Talvez até 2500 mbps ainda fique bem com latência razoável. Use cabos e terminais de boa qualidade.

 

Em 29/01/2023 às 10:36, RosanaA. disse:

Pensei em duplicar o sinal como eu fazia com  o ADSL.  Eu tinha dois modens mas que nunca eram ligados de forma simultânea.  Pois senão não funcionava nenhum.

 

É possível fazer algo semelhante com a fibra?

 

Sim, claro. Pode ter dois aparelhos usados alternadamente. Se faz isso por redundância: deixa um no armário, bem como outra fonte. Se o aparelho falha rapidamente alguém troca a fonte ou o modem ou os dois e tudo volta a funcionar em questão de minutos. E aí alguém se preocupar em conseguir outro aparelho para ficar no armário. Tudo é encaixado aí: o conector de fibra óica, o plug RJ11 do telefone, o RJ45 da rede e talvez o coaxial para o cabo se ainda usa isso (essa operadora permite descarar os coaxiais completamente).

 

2 horas atrás, RosanaA. disse:

A maior parte vai passar pelo lado da casa bem próximo ao telhado, onde há incidência de luz, mas não de sol e chuva..

 

Essa luz seria a do sol?  A luz e o calor deterioram o cabo. A capa é só um plástico. Deixe o cabo dentro do duto em toda a área externa e se possível em todo o caminho entre os dois pontos. E instale uma caixinha em cada ponta e coloque os soquetes. Assim pode usar cabos de rede comuns dos dois lados. A parte dentro dos dutos nunca dá problema...

image.png.df64d46585f0652c29bccd6b2d6ad7f2.png

peças como essa aí da foto existem para 1, 2, 4 ou mais conexões. Para um ponto custa uns 5 reais mais uns 8 pelo soquete que é encaixado. Pode conectar com uma ferramenta ou mesmo com uma faca de cozinha.

 

 

 

23 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Não é uma boa ideia passar cabo de rede junto de rede elétrica, e já que a internet é 300Megas, apenas um cabo de rede CAT5e já será suficiente, podendo optar por um CAT6

 

Não vi onde a autora fala sobre a banda contratada, mas de todo modo essa é uma conexão de rede local, nada tem a ver com a internet. Com Cat5E pode esperar até 1000 mbps para cada lado (full-duplex) e se não tiver muita interferência até uns 2.5G por até uns 20m. Com CAT6 poderia ir até 10G para até uns 25m, ao menos é o que diz a Apple para o Mini. Claro, com terminais e acessórios adequados.

 

2 horas atrás, RosanaA. disse:

Eu não sabia que era VOIP! Esses "detalhes" tão importantes eles não falam...

 

Toda a rede de telefonia é via IP hoje em dia. Mesmo que em sua porta chegue uma conexão analógica como nos anos 70. Uma rede IP trás os sinais analógicos até algum lugar perto para distribuição.

 

2 horas atrás, RosanaA. disse:

Sobre o telefone, vou ver com a Vivo se dá para voltá-lo para a metálica continuando no mesmo contrato. Acho que não, mas não custa tentar

 

Se vai ter o cabo em outra CASA desligar o modem é algo problemático ainda que pudesse. Em sua casa você vai saber que ele está desligado porque não vai conseguir conexão para seu computador. Mas e aí? Vai até a outra casa para ligar o modem? Imagine que ele gaste uns 12W ou menos se desligar o wifi. Vale a pena se preocupar com isso?

 

O simples seria ter na sua ponta um outro roteador para uso em sua casa, com sua rede wifi próxima e que você pode desligar se quiser. E deixar do outro lado o modem ligado. Meu palpite grátis. E pelo duto pode passar até uma extensão do telefone 🙂 e deixar um soquete na mesma tomada...

 

 

 

 

 

 

image.png.8d8336cc6b62f794c4b00673b30a03ce.png

Veja um exemplo ao lado: telefone e rede na mesma caixa. Ou 4 pontos de rede do lado esquerdo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@RosanaA. desculpe a demora, não comprei o blindado, mas ele com isolamento preto pois foi que encontrei com resistência UV. Dentro de eletroduto, provavelmente um bom cabo de cobre, vai durar bem. Quando próximos da praia, nos conectores eu ainda uso o CorrosionX para reduzir efeitos de mau contato.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi ,

O que comprei não tem resistência UV, mas como vai ficar dentro do eletroduto, espero que não dê problemas.

 

 

Para eu fazer a conexão entre o cabo Cat e o que vou usar no computador, posso usar esse adaptador simples ou tem que ser algo mais sofisticado para não perder a qualidade do sinal? 

Vai ser a ligação do cabo em apenas um computador, por isso não vejo necessidade de um switch. Prefiro não deixar o cabo de rede ligado direto no computador o tempo todo, pois não tenho aterramento em casa.

 

 

image.png.b13133fc53b4e54fdb507b8c64d459aa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RosanaA. o eletroduto de proteger o cabo, geralmente não ocorrem problemas, a não ser que tenha algum trecho exposto ao tempo.

 

Sim, você pode usar esse adaptador sem problemas. A qualidade deles não é das melhores, porque geralmente tem um banho de ouro bem pequeno, o que limita a quantidade de inserções. Vou assumir que a conexão do cabo diretamente no computador dê mais trabalho, por isto o uso do adaptador.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!