Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de motor de esteira sem placa eletronica


Posts recomendados

Bom Dia!!!

 

Gostaria de uma ajuda  ( se possível), fiz uma ligação direta no motor da minha esteira, pois a placa tinha queimado.

Conforme instruções na internet, liguei um Dimeer de 10000 + placa retificadora 5010 + Capacitor + Motor......... ( Vide esquema anexo)

 

A esteira funcionou um tempo, mas depois parou e saiu fumaça ????

 

Pode me falar onde errei????

 

Agradeço desde já

 

Marco AurelioLigação Motor.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais são as especificações deste motor? Eu já vi motores de esteira que trabalham com tensão nominal de 140 V, a questão é que a tensão da rede em 127 V quando retificada sobe para algo por volta dos 180 V, e a tensão 220 V então, vai para 310 V. Se você não ajustar o dimmer corretamente, vai jogar essa tensão toda em cima do motor, e o mínimo que você deve esperar como resultado é um motor queimado após algum tempo rodando.

 

OBS: devido a baixa capacitância do capacitor aí, pode ser que a tensão média no motor não chegue nem perto dos 180 V (127 V) ou 310 V (220 V). Mas, ainda assim, se você fez esse projeto numa rede 220 V e com motor 140 V, por exemplo, é problema na certa, pois com certeza você terá mais que 140 V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Marco Aurelio Trigueiro Az disse:

Guilherme, Bom Dia

 

Especificação do Motor:  tensão 110 V / Corrente 8,5 A / Potencia  1,25 HP  /   RPM 4600r/min

 

OBS; Depois que ligue o Motor ele fez muito barulho ao funcionar

Bom dia. Você está alimentando em uma rede 127 V ou 220 V? O barulho que você se refere seria como? Pode ser que o motor vibre bastante se você ajustar o dimmer para um nível muito baixo, pois nesse caso você aumentaria muito a oscilação do nível de tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!!!

 

Respondendo:

 

1- Você está alimentando em uma rede 127 V ou 220 V?   R - >127V

 

2 - O barulho que você se refere seria como?  Um Zumbido na velocidade baixa 

 

3 - O Capacitor  330uf / 250V  aguentou 5 minutos com o motor rodando

 

Pergunto:  Como faço a instalação para o motor rodar em uma velocidade mais baixa ???

Motor de Esteira.JPG

Continuando....

 

Pergunta 01:   O Dimmer de 10000W  está superdimencionado para o sistema, razão pela qual,  o motor só roda em alta velocidade ??

 

dimmer.JPG

 

Pergunta 02:  O que fazer para diminuir  a oscilação do nível de tensão em velocidade baixa ?????

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, antes de mais nada vou postar o esquema que voce embutiu no arquivo docx pro povo entender melhor.

image.png.bed1e61df58c12ac1ba3acb89aaf4efb.png

Geralmente a especificação destes motores de esteira é 90 Volts DC. E são motores de escova que, se não me engano engolem AC também. Estranho esse seu ser pra 110.  Espero que não seja um motor de indução AC controlado por frequência (pouco provável mas não impossível). Enfim parece que vão só dois fios pra ele, geralmente controle por frequência usa três. 

34.thumb.jpg.00dec3d106189f63f638d3bfbd095f05.jpg

Além disso os dois "calombos" onde entram os fios e em cima parecem ser os suportes das escovas. Eu já ia perguntar de onde saiu a fumaça mas jeito  saiu do capacitor. Pela tensão não devia, 127 depois de retificado carrega o capacitor com uns 180 volts. Tá com cara de capacitor "roubado" de uma fonte chaveada.  Será que estava bom? Não ligou invertido não? Os quatro diodos da ponte retificadora estão em ordem, você  mediu? 

5 horas atrás, Marco Aurelio Trigueiro Az disse:

Pergunta 01:   O Dimmer de 10000W  está superdimencionado para o sistema, razão pela qual,  o motor só roda em alta velocidade ??

 

Tá parecendo que seu dimmer não está "zerando".  Experimente ele com uma lâmpada incandescente. Eu sei, não fabrica mais, mas se não tiver uma em velha em casa compra uma halógena de 70 ou 105 watts 

image.thumb.png.5b15dc4040c792042d8399b9d2324292.png

5 horas atrás, Marco Aurelio Trigueiro Az disse:

Pergunta 02:  O que fazer para diminuir  a oscilação do nível de tensão em velocidade baixa ?????

Fica a pergunta, como voce sabe que a tensão oscila em velocidade baixa se o motor só roda em alta velocidade?

 

De qualquer forma a resposta à pergunta dois é : com baixa tensão o motor fica fraco. Por isso, como você pode ver no motor tem uma roda com furos. Esses furos tem num certo ponrto um LED de um lado e um foto transistor do outro para informar a placa a rotação do motor. Qualquer queda na rotação a placa percebe e aumenta a tensão que o motor enxerga. Eu usei a palavra enxerga porque geralmente é um processo chamado PWM que é complicado de explicar. Enfim sem a placa, rodando devagar, qualquer aumento de esforço no motor faz a rotação cair.  E com um capacitor de filtragem de valor meio baixo o problema pode piorar, a forma de onda com o dimmer na regulagem "baixa" fica cheia de "buracos" que o capacitor consegue preencher razoavelmente quando o motor "puxa" pouca corrente. Mas qualquer esforço maior exigido do motor  a corrente aumenta, essa capacidade de preencher os buracos cai e a tensão que o motor enxerga cai também. 

 

Estou quase dizendo pra você deixar sem o capacitor, mas vamos ver o que os amigos dizem. De qualquer forma sem o capacitor o zumbido causado pelo dimmer principalmente na meia regulagem vai ficar alto. 

 

E não esqueça que o motor é pra 110 volts, provavelmente corrente contínua. Sem o capacitor ele vai receber o equivalente a 127 volts, mas com o capacitor a tensão que o motor enxerga aumenta bem, se fosse um capacitor maior chegaria a 177 volts. Portanto nunca deixe o dimmer no máximo e jamais ligue isso no 220V. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!!!!

 

Obrigado por me ajudar a colocar a esteira em funcionamento.

 

1 - Ontem, dia 06/02, coloquei ela para funcionar sem o Capacitor   (  Ligação  =>> Dimmer / Ponte rerificadora / Motor )

 

2 - O Motor aciona normal com o Dimmer no máximo,   mas....., quando a velocidade é reduzida parece que o motor esta perdendo força.

 

e começa a dar umas falhas quando estou em cima da esteira.

 

Pergunta 1:  Tenho que  voltar o Capacitor???   Pode ser um de 470uf / 400V???

 

Pergunta 2:   Como fazer o motor rodar em baixa rotação ...... sem perder o torque ????

 

Desde já agradeço 

 

 

Continuando......

 

Existe no mercado um ... CONTROLADOR PWM 10-60V 20A REGULADOR COM POTENCIOMETRO

 

Será que funcionaria...para baixa velocidade????

 

Controlador de PWM.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Marco Aurelio Trigueiro Az disse:

fazer o motor rodar em baixa rotação ...... sem perder o torque

 

16 horas atrás, Andreas Karl disse:

com baixa tensão o motor fica fraco. Por isso, como você pode ver no motor tem uma roda com furos. Esses furos tem num certo ponrto um LED de um lado e um foto transistor do outro para informar a placa a rotação do motor. Qualquer queda na rotação a placa percebe e aumenta a tensão

Tem que ter a placa controladora original ou elaborar um circuito que faça isso. Não é pra meros mortais...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marco Aurelio Trigueiro Az disse:

Como fazer o motor rodar em baixa rotação ...... sem perder o torque ????

Eu acho que vai ser difícil. Como mencionei antes os furinhos na roda do motor tem (ou tinha)em algum ponto um LED e do outro lado um foto-transistor  que é um sensor de luz. Pra cada furo ele manda um sinal para a placa (que queimou). A placa é "inteligente" e bem rápida. Para cada velocidade da esteira a placa espera uma quantidade x de informações de furos do sensor de luz a cada fração de segundo. Se for muito ela imediatamente diminui os volts para o motor, se for pouco, aumenta. Então quando voce pisa na esteira a "contagem de furos" começa a diminuir  e a placa compensa isso aumentando os volts pro motor. E isso é feito de maneira incrivelmente rápida mantendo a rotação do motor incrivelmente constante.  Não é a toa que todas as esteiras tem essa roda com furos.

image.thumb.png.511bb0c9e4e68f55ade359a363a3d0a2.png

 

Eu estou com uma esteira de um amigo aqui em casa com a placa pifada também, eu já tinha visto essa "gambiarra" com o dimmer no Youtube mas não comprei o material porque já desconfiava que ia dar este problema, até agradeço por voce confirmar.

 

1 hora atrás, Marco Aurelio Trigueiro Az disse:

Tenho que  voltar o Capacitor???   Pode ser um de 470uf / 400V???

Eu sinceramente fico em dúvida. Eu acho que com o capacitor a tensão para o motor vai aumentar, então ele vai girar mais rápido com a mesma regulagem do Dimmer. Só que este aumento não se sustenta, na hora que voce pisar na esteira  com aumento da corrente a tensão que sem o capacitor se mantinha constante vai cair piorando as falhas. Além disso ainda está "no ar" porque o outro capacitor estourou, talvez o motor de escovas solte picos de tensão entre um contato e outro do coletor, quem sabe o @Renato.88 pode dar uma luz sobre isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Andreas Karl disse:

está "no ar" porque o outro capacitor estourou

Uma suposição com um certo teor técnico: o capacitor foi muito estressado com a alta corrente de carga e descarga devido a distância entre os 'vales' onde ele deve suprir a ausência de tensão. Problema potencializado caso ele fosse de alta esr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Andreas Karl disse:

quem sabe o @Renato.88 pode dar uma luz sobre isso.

O capacitor aí não faz muita diferença. 

Na rotação alta ele carrega, trás a tensão de pico da rede e força o motor. Visto que está marcado 110V no motor e a tensão pode subir pra mais de 160V.

Nas baixas rotações, o ripple fica grande por causa do corte do dimmer então fica difícil. 

Porém, com tensão baixa mesmo que ela seja constante o motor perde a força do mesmo jeito. 

 

3 horas atrás, .if disse:

Tem que ter a placa controladora original ou elaborar um circuito que faça isso. Não é pra meros mortais...

Pra quem conhece, não é tão complicado. 

O circuito ali com foto transistor ou seja lá que tipo de sensor usar precisa interferir em um circuito de pwm. 

É algo parecido com os amplificadores classe D, a frequência do sinal lá sobe e o pwm encolhe e vice versa. 

Aqueles CIs usados em fontes chaveadas mais completas como as de PC até podem servir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi esse capacitor após a ponte retificadora. Tira esse treco daí. Só serve para provocar picos de corrente no dimmer e na ponte retificadora. Motor DC desse porte não necessita disso. Além do que só serve para fazer grande diferença na rotação quando está com gente sobre a esteira ou não. Sobre fazer um controle de velocidade para esse motor não é tão difícil assim. Um opamp quádruplo, o LM358 da vida + 1 transformador de corrente para não ter que usar shunt dá conta. Fazendo uma coisa bem simples, uma estabilidade de 2% na velocidade. Ou usando um timer monoestável NE555 no lugar do Transformador de Corrente para converter os pulsos em tensão. O chato é fazer um  detector de zero grau sem deixar a placa toda (e o potenciômetro de velocidade também) na rede viva. Muito inseguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A visualização por realimentação por pulsos ou frequência dada pela chave ótica consigo conceber mentalmente: cai freq-> aumenta potẽncia e vice versa. Já a com trafo de corrente.. nem tanto. Se seguro a esteira, cai a velocidade, a corrente aumenta.. e daí? Se aumentar a potência pra girar mais rápido vai aumentar ainda + a corrente. ..

23 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Um opamp quádruplo, o LM358 da vida + 1 transformador de corrente

A não ser que o opto ainda continua na jogada... mas .. pra que serviria o tc?🤔

 

Certa feita montei um circuito pra uma furadeira com scr. Ele tentava segurar o torque. Era simples com scr mesmo. Acho que era da Saber Eletrônica... Preguiça de procurar mas se sentir vontade edito o post 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Simples. Existe uma relação entre a tensão média e a rotação de um motor DC básico. A força contra-eletromotriz, lembra disso? Pense como um zener ideal com a resistência interna em série. A tensão sobre o motor ideal é proporcional à rotação. A tensão total aplicada é a soma do motor ideal + a queda na resistência interna. Conhecendo a corrente sobre o motor a velocidade é proporcional à informação de tensão sobre o motor menos a corrente. Isso substitui o tacogerador e com circuitos muito bem elaborados dá uma precisão de velocidade de 1%. Com tacogerador o mesmo circuito dá 0,1%. Numa elaboração mais simples podemos ter uns 3%, o que dá conta da aplicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

9.9999!!! Pra tirar 1 10.. 1.jpg > 1k.txt ... mostra 1 circuito pra mim 😁...

 

to achando que era este o lance do circuito da Saber lá nos anos .. (num interessa!) .. que eu vi e montei...

17 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A força contra-eletromotriz

Me lembro que o motor ficava no catodo e não no anodo do scr...

 

 Qual parte do 1.jpg > 1k.txt vcs não entenderam? Valor agregado seria maior.. bem ... esquece...A qualquer momento vou tentar achar o que eu falei ...

 

16 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

De forma adicional o retorno de corrente pode ser utilizado para limitar a corrente máxima sobre o motor. é mais uma elaboração. Na placa que trabalhei o circuito limitador permitia uma sobrecorrente de 50% por 5 seguntos, mais um operacional apenas para essa função.

 

16 horas atrás, Renato.88 disse:

Aí é que entra o LM324 ou o LM358. 

Vão servir de comparadores. 

A corrente muda, mas a tensão também. 

Então o circuito deve comparar as duas grandezas de maneira que se a corrente sobe porque colocou peso no motor, o circuito faz a tensão subir. 

Porém a corrente a mais consequência dessa subida de tensão seja ignorada pelo circuito. 

O mesmo vale quando for o contrário e a corrente cair. 

 

14 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O duro que não é simples comparação. É integrador, capacitor variável na realimentação negativa, tem que ajustar para ter estabilidade. Capacitor variável é simples de montar. Na saída do operacional coloque um trimpot ao GND. entre ele e o GND um resistor de 5%. O capacitor vai do cursor para a realimentação negativa. Isso faz o capacitor variar de 5% a 100% do valor. As comparações que se seguem tais como tensão e corrente são feitas da mesma forma. Da saída da corrente é que vai para a comparação de disparo. Uma rampa simples não é o melhor recurso pois não é onda quadrada que vamos disparar, é senoidal. Fazer uma cosenoide dos 60Hz no ligar da rampa lineariza a resposta do disparo do SCR. Para isso é conveniente que a fonte seja por transformador, esquece a chaveada. Ele nos dará a referência de zero grau e a geração da cosenóide. É bom saber que um trafo comum pode dar alguns graus de defasagem mas para essa aplicação não faz sentido um trafo de sincronosmo. Caro demais.

 

Depois de tudo montado tem a técnica para fazer o ajuste dos 3 integradores (comparador com realimentação por capacitor).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

De forma adicional o retorno de corrente pode ser utilizado para limitar a corrente máxima sobre o motor. é mais uma elaboração. Na placa que trabalhei o circuito limitador permitia uma sobrecorrente de 50% por 5 seguntos, mais um operacional apenas para essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Já a com trafo de corrente.. nem tanto. Se seguro a esteira, cai a velocidade, a corrente aumenta.. e daí? Se aumentar a potência pra girar mais rápido vai aumentar ainda + a corrente. ..

Aí é que entra o LM324 ou o LM358. 

Vão servir de comparadores. 

A corrente muda, mas a tensão também. 

Então o circuito deve comparar as duas grandezas de maneira que se a corrente sobe porque colocou peso no motor, o circuito faz a tensão subir. 

Porém a corrente a mais consequência dessa subida de tensão seja ignorada pelo circuito. 

O mesmo vale quando for o contrário e a corrente cair. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Renato.88 disse:

Aí é que entra o LM324 ou o LM358. 

Vão servir de comparadores. 

A corrente muda, mas a tensão também. 

Então o circuito deve comparar as duas grandezas de maneira que se a corrente sobe porque colocou peso no motor, o circuito faz a tensão subir. 

Porém a corrente a mais consequência dessa subida de tensão seja ignorada pelo circuito. 

O mesmo vale quando for o contrário e a corrente cair. 

O duro que não é simples comparação. É integrador, capacitor variável na realimentação negativa, tem que ajustar para ter estabilidade. Capacitor variável é simples de montar. Na saída do operacional coloque um trimpot ao GND. entre ele e o GND um resistor de 5%. O capacitor vai do cursor para a realimentação negativa. Isso faz o capacitor variar de 5% a 100% do valor. As comparações que se seguem tais como tensão e corrente são feitas da mesma forma. Da saída da corrente é que vai para a comparação de disparo. Uma rampa simples não é o melhor recurso pois não é onda quadrada que vamos disparar, é senoidal. Fazer uma cosenoide dos 60Hz no ligar da rampa lineariza a resposta do disparo do SCR. Para isso é conveniente que a fonte seja por transformador, esquece a chaveada. Ele nos dará a referência de zero grau e a geração da cosenóide. É bom saber que um trafo comum pode dar alguns graus de defasagem mas para essa aplicação não faz sentido um trafo de sincronosmo. Caro demais.

 

Depois de tudo montado tem a técnica para fazer o ajuste dos 3 integradores (comparador com realimentação por capacitor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, .if disse:

9.9999!!! Pra tirar 1 10.. 1.jpg > 1k.txt ... mostra 1 circuito pra mim 😁...

Quem quer faz, não manda...

 

20 horas atrás, .if disse:

Me lembro que o motor ficava no catodo e não no anodo do scr...

Atendendo a 'pedidos'... sem muito mimimi ... apenas um do minimalismo:

col0128_0001.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/robotica-e-mecatronica/9732-regulador-de-velocidade-para-motores-universais-col128.html

Mas (sempre tem um) não sei se se aplica a motores dc com ímã. Caso deseje testar, gentileza nos retornar .. 🙃

 

 

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

o SCR deixa passar só meia onda deve funcionar com potência reduzida

 

Sim é que ocorre e o artigo meio que menciona. A ideia é manter ou não perder muito torque o que ocorre com dimmer "normal" [que de uma certa forma é apenas um resistor/potenciômetro em série]. A questão é sobre  a "mecânica eletromagnética" da coisa do motor com ímã permanente. O artigo menciona que é pra motores universais com armadura mas não diz "apenas"

 

🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Mas (sempre tem um) não sei se se aplica a motores dc com ímã. Caso deseje testar, gentileza nos retornar .. 🙃

Campo é campo. Se formado por eletroímãs ou por ímãs permanentes é um detalhe que não altera o funcionamento. A propósito: já viu a forma de onda da corrente do campo em motores de 1cv ou mais? A indutância é tanta que é uma linha reta, se for olhar na linha AC fica uma onda quadrada.

O circuito postado funciona bem com triac, scr fica ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!