Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com um projeto de 'reviver' um telefone daqueles de discar. A ideia não é colocar ele pra funcionar, mas sim permitir que a pessoa disque alguns números e então escute alguma gravação relacionada.

Estou pesquisando sobre o assunto e no momento preciso recriar os sons que a linha fazia. Parece que o som de discar era uma combinação de 440Hz com 350Hz, mas pelo que pesquisei cada país usava uma variação disso. Alguém lembra como era aqui no Brasil? O som de 'ocupado' parece que mudava bastante dependendo do local.. Não queria criar com base no que lembro, acho que não ficaria tão bom.

Preciso de informações das frequências e durações dos tons, da tensão e do sinal usado para fazer o telefone tocar, e também das frequências e taxas de amostragem pra fazer as gravações. Alguém sabe onde posso encontrar esse tipo de informação? Talvez algum protocolo ou algo parecido..

Obrigado pessoal

• Membro VIP
Postado

Os pouquíssimos anos que tive telefone de disco, ele gerava pulsos e não tons. Dá uma refletida nisso antes de tocar o projeto e o tópico...

Postado

O tom de discar, pelo menos no Brasil, era 440Hz, mesmo, a gente usava até para afinar instrumento (Lá "oficial" é 444Hz).

Creio que muitos desses tons podem ser encontrados pela Internet em sites do tipo "sound effects".

Olha um exemplo aqui (clique).

Pessoalmente não sou entusiasta da eletrônica digital (Arduino, microcontroladores etc.) mas se a ideia for criar um aparelho que apenas simule um aparelho antigo, quem sabe os mestres daqui, do fórum, nessa área possam te ajudar? O que sei é que há uns módulos bem pequenos e baratos, chamados DFPlayer, que podem ser conectados a um Arduino e que tocam arquivos de sons gravados em WAV, MP3 num "cartão SD".

Por exemplo, o arquivo "som01.mp3" pode ser o tom de discar, o arquivo "som02.mp3", o tom de ocupado. Assim, se o Arduino receber uma determinada string de pulsos. Por exemplo, um pulso, uma pausa, nove pulsos, uma pausa, dez pulsos, o programa aciona o módulo tocador de MP3 para tocar o arquivo "som10.mp3". Nesse arquivo está gravada a mensagem padrão da polícia: "Olá, você ligou para a Polícia Militar" (que pode ser gravada a partir de uma ligação real, gravada)...

Meu celular toca como se fosse um telefone de campaínha mas não sei se isso é um MP3...

E ainda quanto à campainha... se físicamente a campainha está no aparelho, para fazê-la soar é só aplicar uma tensão nela. Posso estar falando besteira mas se não me engano eu ouvia dizer que a tensão que chegava ao telefone era 70v. Mas dá para ver se ela funciona a partir de uns... sei lá, 12v? 24v?

Olha uns vídeos aqui, aqui e... é só dar uma googlada em "diy phone rotary", no próprio Youtube tem bastante coisa.

• Curtir 1
Postado

O tons de controle da telefonia são gerados pela central telefônica, todos tem especificação da antiga Telebras e hoje da Anatel.

O telefone de disco gera pulsos e o telefone de teclado pode gerar pulsos ou tons no padrão DTMF. Os pulsos e tons também são especificados em normas.

https://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Projeto_KD-14H

https://colaborae.com.br/blog/2017/06/29/sinalizacao-em-telefonia/

Postado

No caso de musiquinhas, tipo aquela que tocava na ligação a cobrar, ou mesmo mensagens como aquela "este número de telefone não existe...." eu até concordo em usar os módulos de gravação de áudio. 

Já para o som de chamada, pronto para discar e ocupado. Bastam circuitos osciladores, um para o tom e outro para o corte no sinal ocupado. 

Na chamada apenas um timer simples. 

O sinal de tom é senoidal, se fizer com onda quadrada fica diferente.

O sinal de chamada é de 96VAC. Já percebi que não é 60Hz, é menos. 

Porém como essa frequência se encontra fácil vai servir, também funciona com menos tensão. 

Acima de 60VAC, a campainha já toca. 

Já para fazer a comunicação, a tensão fica na casa dos 48VCC. Tem que ser uma tensão contínua bem pura pra não dar chiado ou zumbido nos fones. 

Dois aparelhos podem ser ligados em série nessa fonte e um se comunica com o outro. 

Mas precisa de um resistor série (não lembro o valor) para não forçar os aparelhos. 

Um transformador de 36+36V é o ideal pra aplicação, pois 36VAC retificados são 48VCC e também há como usar os 72VAC pra acionar a campainha. 

• Obrigado 1
Postado

No caso de musiquinhas, tipo aquela que tocava na ligação a cobrar, ou mesmo mensagens como aquela "este número de telefone não existe...." eu até concordo em usar os módulos de gravação de áudio. 

Já para o som de chamada, pronto para discar e ocupado. Bastam circuitos osciladores, um para o tom e outro para o corte no sinal ocupado. 

O sinal de tom é senoidal, se fizer com onda quadrada fica diferente.

O sinal de chamada é de 96VAC. Já percebi que não é 60Hz, é menos. 

Porém como essa frequência se encontra fácil vai servir, também funciona com menos tensão. 

Acima de 60VAC, a campainha já toca. 

Já para fazer a comunicação, a tensão fica na casa dos 48VCC. Tem que ser uma tensão contínua bem pura pra não dar chiado ou zumbido nos fones. 

Dois aparelhos podem ser ligados em série nessa fonte e um se comunica com o outro. 

Mas precisa de um resistor série (não lembro o valor) para não forçar os aparelhos. 

Um transformador de 36+36V é o ideal pra aplicação, pois 36VAC retificados são 48VCC e também há como usar os 72VAC pra acionar a campainha. 

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, marioscs disse:

permitir que a pessoa disque alguns números e então escute alguma gravação relacionada

Relendo isso me veio a mente algo bem simples com um mc e um deste...

mini_sd_card_mp3_wtv020_sd_16p_audio_voz

Que (acho que já falei) comprei alguns só porque estava barato .. nunca usei 😁

Basta contar os pulsos - ou combinações - numa variável que aponta pro arquivo .mp3 a tocar

Postado
19 horas atrás, .if disse:

Os pouquíssimos anos que tive telefone de disco, ele gerava pulsos e não tons. Dá uma refletida nisso antes de tocar o projeto e o tópico...

Sim, pelo que pesquisei os telefones geravam pulsos que eram interpretados pela central. Por sua vez, a central gerava os tons, de modo que as pessoas soubessem o estado do sistema.

17 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O tom de discar, pelo menos no Brasil, era 440Hz, mesmo, a gente usava até para afinar instrumento (Lá "oficial" é 444Hz).

Creio que muitos desses tons podem ser encontrados pela Internet em sites do tipo "sound effects".

Encontrei vários desses sites na internet, mas o som muda um pouco de um pro outro, e acho que isso tem a ver com o país ou com a operadora que gerava os tons. Perguntei aqui no fórum pois penso em replicar o sistema brasileiro mesmo..rsrs A informação dos 440Hz foi importante, obrigado! Pelo que li, alguns locais misturavam com o 350Hz, mas parece que não é o caso, ou não seria possível afinar o violão..

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Acho que vou sair com essa solução mesmo, gerar os tons nas frequências certas, e a musiquinha com esse aparelho que pega do cartão SD. Mas vou precisar da taxa de amostragem que devo utilizar na gravação, pois se ficar bom de mais vai estar errado..

Já comprei um aparelho que está em estado aceitável, agora é desmontar e começar as programações.

Talvez eu possa utilizar o bocal do próprio aparelho como o microfone das gravações. Será que vai deixar a coisa mais real, ou só vou perder tempo com isso?

Quanto a fazer tocar o telefone, acho que vou pensar nisso depois. Talvez o telefone nem precise tocar, sei-la.

Ainda preciso:

* Frequência do tom de ocupado (essa é a que mais varia de um local pra outro)

* Intervalo entre os tons de ocupado. Me lembro que era um som meio intermitente.. talvez 0,5s de tom e 0,5s de silêncio?

* O som de ocupado era o mesmo de quando a linha caia? Alguém confirma isso?

* Taxa de amostragem para as gravações

Obrigado por todas as respostas!! 

• 4 semanas depois...
Postado

Quanto aos pulsos, pode-se discar com um telefone antigo fazendo da seguinte maneira

para os telefones que possuem o interruptor de gancho (talvez seja necessário colocar o aparelho em modo PULSE):

Retire o fone do gancho e espere 2 segundos para dar linha, depois pode ir dando batidinhas no interruptor do gancho (sem usar o teclado ou disco) aplique pulsos rápidos e sequenciais dando um intervalo um pouco maior entre os dígitos:

1 =  1 teclada no interruptor do gancho;

2 =  2 tecladas no interruptor do gancho;

3 =  3 tecladas no interruptor do gancho;

4 =  4 tecladas no interruptor do gancho;

5 =  5 tecladas no interruptor do gancho;

6 =  6 tecladas no interruptor do gancho;

7 =  7 tecladas no interruptor do gancho;

8 =  8 tecladas no interruptor do gancho;

9 =  9 tecladas no interruptor do gancho;

0 =  10 tecladas no interruptor do gancho;

Por exemplo se quiser ligar para polícia (190) seria:

Retire o telefone do gancho;

Espere o tom de linha;

Dê uma teclada no interruptor do gancho;

Dê uma esperadinha;

Dê nove tecladas no interruptor do gancho;

Dê uma esperadinha;

Dê dez tecladas no interruptor do gancho;

Aguarde para falar com quem atender.

isso pode ser usado em casos de emergência com um telefone quebrado

Certa vez demonstrei a técnica em um telefone que tinha cadeado no disco (mas não liguei para a polícia e sim para o serviço de hora certa)

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...