Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, venho pedir ajuda. Estou analisando uma placa-mãe g42 hp notebook, e sei que é um capacitor de cerâmica smd. Mas não consigo achar ele na placa para medir. Segue foto do esquemático. O componente esta circulado.Screenshot_20230207-142032_Drive.thumb.jpg.1c4d14bc18610ae92428ccdcbdffbbcb.jpg

• Membro VIP
Postado

você quer comprar, localizar ou medir?

-comprar: não deve conseguir com facilidade comprar 1 só. Geralmente vendido só de milhares.

-localizar: geralmente existe uma serigrafia identificando a peça

-medir: tarefa hercúlea . Deve ser removido pois no circuito há interferências na medição

Pra te ajudar, permita-me uma visão prática...

Como chegou a conclusão que deve mexer com este capacitor [sinistramente entre alimentações e não pro gnd]?

• Curtir 1
Postado

Oi .IF boa noite. Estou seguindo a trilha de um curto-circuito. Entra 19 volts mas tem uma hora que ele fica em curto com a linha de 5 volts e 3 volts. A placa morreu.

Quanto a comprar, tenho vários sucatinhas na minha coleção. Porém estou aprendendo a seguir trilha e analisar circuito. Glória a Deus, que tenho o esquemático dele.

Sinta-se a vontade para me dar qualquer dica e até um " puxão de orelha" (risos), obrigado pela atenção. 

@.if [sinistramente entre tensões] ...... estou suspeitando que o problema é nele .... achei curioso isso na placa e quero achar. Mas a cerigrafia que encontro é só Pc1, C1, Pr1, U, Pu....coisas assim. Esses eu sei o que é. Mas esse "EC1" estou louco para encontrar. 

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, MatheusZero1 disse:

seguindo a trilha de um curto-circuito

10 horas atrás, MatheusZero1 disse:

curto com a linha de 5 volts e 3 volts

Sua visão é muito boa em duplo sentido. Chega a quase ser de raio-x 😁 .. estas trilhas usam ser internas. Mas você está no caminho - na trilha - certa. 🤪

• Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

uma dica, já consertei vários aparelhos em curto removendo capacitores.

claro que eles tem seu devido valor no circuito, mas por vezes não tenho o esquema.

Então faço o seguinte: Coloco as pontas do multímetro em cima dos terminais dos capacitores suspeitos (alguns ficam preteados), e meço a continuidade (se der curto) removo eles da placa e testo fora (se ainda apresentar curto ele é "o" ou um dos culpados,

em muitas placas simplesmente removo e deixo sem (por não saber o valor original), e muitas delas funcionam bem sem o capacitor (se ele não for crítico para o sistema).

Se não apresentar curto fora do sistema, passo adiante procurando algum outro na mesma conexão que apresenta curto.

***Cuidado, estas soldas sem chumbo parecem ter um ponto de fusão mais alto e as vezes pode danificar as trilhas da placa ou o componente ao tentar remover.

Postado
Em 08/02/2023 às 21:56, MatheusZero1 disse:

Oi .IF boa noite. Estou seguindo a trilha de um curto-circuito. Entra 19 volts mas tem uma hora que ele fica em curto com a linha de 5 volts e 3 volts. A placa morreu.

Olha .... se é verdade o que você disse, que a linha de 19V entrou em curto com a de 5 V e de 3,3 Volts ...... nem tente arrumar, meu amigo, é pura perda de tempo ..... Todos os CIs queimaram ....

Paulo

• Confuso 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Ahhh um pouco de reza braba pode ajudar nesse caso né ????

Vou fazer uma observação a mais aqui :

Se a linha de 19V estivesse em curto com o terra, as linhas de 3,3 e 5V seriam salvas e estariam normais ….

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...