Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@BCP desculpe a demora, ele é um esc de 30 amperes, na descrição do anuncio diz que ele suporta tensões de 5 a 12v dc só que em baterias,  mas eu já vi gente usando esse mesmo esc para ligar motores acima de 12v, e ele não tem nenhuma marca escrita nele, e outra dúvida: porque ele não liga os motores? Sempre que eu tento ligar um motor nele, ele apenas fica apitando o motor, e as vezes o motor só fica mexendo um pouco já tentei ligar ele em uma fonte de PC de de 12v de 8 a 13 amperes 

• Membro VIP
Postado

Talvez seja melhor você fornecer as informações que Brunão pediu 😉.. tando esc quanto do motor.

2 horas atrás, matheusvhs99 disse:

ele não tem nenhuma marca escrita nele

Publique fotos de tudo.

Minha teoria é que há um pico de consumo inicial. A fonte de pc não suporta isso.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, matheusvhs99 disse:

o motor é aqueles de driver de DVD de PC,

Amigo, este daí não é 24V título do tópico. Olha isso que fofo...

• Membro VIP
Postado

Parece que você ligou só 2 fios

20230211_112313.jpg

.. e num é bem assim. Numa busca muito simples com óbvias palavras mágicas, olha o que vi - ou vê o que olhei:

Postado

@.if não, o terceiro fio soltou, mas já soldei os 3 fios e mesmo assim só ficou apitando e as vezes o motor dava uns pulsos mas não girava, a fonte de pc tem até 15 amperes, e eu creio que esse esc não deve chegar a consumir mais que 4 amperes 

• Membro VIP
Postado

Tem algo perturbador no ar. Seu título menciona 24v e seu motor e esc é de 5V

20230211_112244.jpg

Então a resposta do seu post inicial é um simples: não

e não é o esc que consome... é o motor, ok?.. O correto é o esc suporta e o motor consome

• Curtir 1
Postado

@matheusvhs99 Bom, estou entrando neste tópico de enxerido e curioso. Até porque nem sabia o que era ESC. Enfim eu gosto muito de ensinar e aprender também "me gusta" e este site:

https://blog.eletrogate.com/esc-caracteristicas-e-funcionamento/

e o segundo  vídeo que a  @.if sugeriu me esclareceu bastante.  Posso estar errado mas no site não fala nada de sensor hall e que eu saiba o sensor hall (pelo menos o que é tambem controlador ) é usado em motores brushless "autônomos" como coolers de CPU que necessitam apenas da alimentação DC. Ele capta a posição do imã do rotor para saber quais bobinas tem que ser acionadas ou invertidas e o controle de velocidade é por simples tensão de alimentação, diretamente ou por PWM.  Já os que usam controladores "trifásicos" que usam ESC parecem fazer o rotor "perseguir" os campo magnéticos das bobinas e a velocidade do motor é definida pela frequência do chaveamento delas.three-phase-motor_zps74akxbas.gif.34ccddad4fe77111761251f048f83929.gif

A tensão de alimentação vai alterar principalmente o torque ( a força)  do motor.

O preocupante é que o sistema todo recebeu 12 volts sendo que dois "elementos" dele são pra 5 volts: o motor e o controlador. E pelo que pesquisei na internet nem todos os ESCs  suportam 24 volts.

image.png.1c20c39a43171b2286602524305fe252.png

Pelo vídeo o controlador recebe a tensão de alimentação  pelo flat do ESC, mas o seu  é para testar servos do  Arduino que normalmente  são pra 5 volts. Com o ESC ligado em 12 volts ele pode não funcionar corretamente ou queimar, nesse caso você deve saber com seus amigos se usando motores de 12V ou mais usaram este tipo de controlador. O motor do DVD tem cara de que aguentaria os 12 volts por um tempo curto e girando. Mas como ele recebeu parado pode ter prejudicado uma ou mais bobinas.  Portanto eu acho que o seu sistema pode estar comprometido, pelo que você descreveu alguma frequência de controle PWM está chegando no motor fazendo ele apitar e eventualmente girar um pouco dependendo da posição do rotor. Mas sem o sequenciamento perfeitamente correto das bobinas não vai passar disso.

PS.

No segundo vídeo que a @.if postou o autor mostra motores de DVD com 3 fios e depois os de 4 fios que tem que ser ligados por "tentativa e erro"

• Curtir 1
Postado

@Andreas Karl esse esc é novo, eu comprei ele recentemente, no anuncio diz que ele suporta de 5v a 12v, mas nesse motor ele só ficou apitando e oscilando, e olha que ele funcionou bem em um outro driver que eu tenho aqui, caso for o motor, vou testar esse esc com um motor de cabeçote de vhs aqueles antigos, pra ver se roda 

• mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!