Ir ao conteúdo

Quanto custa uma licença do Windows 10 Pro? Como as assistências compram?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Eu aprendi a formatar computadores e pretendo ganhar alguma grana com isso, mas não quero usar nenhum programa pirata para ativar o Windows.
Meu computador já era licenciado, e estava vinculado a minha conta Microsoft, mas caso eu encontre um computador que não tenha uma licença vinculada a conta, como posso adquirir uma? E quanto custa uma licença?

Vi no Google que era caro, alguns resultados mostrando quase R$800,00, e isso é inviável para repassar este valor ao cliente. Normalmente as assistências técnicas cobram entre 100-200 reais para formatar tudo, mas isso é um valor abaixo do que eu encontrei para o Windows original. Estou um pouco confuso. Como eu poderia adquirir essa licença de forma que eu não cobre um fígado do meu cliente, nem fique no prejuízo?

• Coordenador
Postado

Olá, @RetalhadorFGP.

Primeiramente, é importante destacar que o Windows 10 deixou de ser vendido em 31 de janeiro deste ano. Portanto, agora o comprador é direcionado, pela Microsoft, ao Windows 11. Outro ponto a considerar é que a versão Pro dificilmente compensa para o usuário doméstico, já que os recursos extras em relação à versão Home raramente são utilizados.

Sobre as assistências, o que acontece é o seguinte: se o cliente leva um computador onde exista uma licença pré-ativada e vinculada ao hardware, como no caso da maioria dos laptops, o sistema ativa automaticamente após a formatação. Em outros casos, a assistência pode deixar a cargo do cliente, que tem uma conta com licença legítima, ativar o sistema posteriormente.

Contudo, na maioria das situações onde não há uma licença previamente disponível, a pirataria "reina". Não é raro que sejam utilizados ativadores ou, então, chaves compradas ilegalmente no "mercado cinza" de keys:

Em resumo, é impossível adquirir uma licença por esse valor.

• Curtir 1
Postado

Por experiência própria varias empresas, optam pelo Windows de Testes (popularmente conhecido como "versão grátis"). As versões "ilegais" do Windows dominam toda a indústria de tecnologia brasileira, queira você ou não, já vi empresas muitos grandes usarem a versão de Teste do Windows sem ativar, ou usando ativadores por aí na Internet, é comum em minha cidade eu ir em lojas e encontrar nos computares "Ative o Windows", no canto inferior direito. Não sei até onde isso se torna um perigo para as empresas, mas se torna mais lucrativo do que usar Linux e nadar contra a maré. 

• Curtir 2
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@RetalhadorFGP Sim. Você deve comprar diretamente com a Microsoft ou em lojas autorizadas como a Kabum (apenas se for vendido diretamente pela própria Kabum, e não por terceiros no marketplace dela).

Todas as vezes que você ver uma licença "OEM" (não confundir com "COEM") à venda diretamente para o consumidor final, trata-se de licença desviada, proveniente do mercado cinza.

Também é importante ressaltar que não ativar o Windows constitui violação dos termos de uso. Ou seja, é pirataria, mesmo que nenhum ativador seja utilizado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!