Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse projeto de energia é viável?


Wolff Ravane

Posts recomendados

Olá, pessoal. Quero me desculpar pelo tópico se tiver em local errado.

Bom, como sabem, o futuro é Energia. Então, pensei em algo que possa deixar economicamente viável.

Para min, ou talvez para mais pessoas.

Eu desejo criar um projeto de energias
Meus equipamentos:
1 PC
1 Monitor AOC
Ventilador 50cm Mondial
Ventilador 50cm Arno
Roteador AX3000
Lâmpada de LED
Filtro de linha Clamper 5 tomadas
2 Carregador de celular Samsung
E reservo uns 500W para imprevisto.

Meu projeto seria usar 4 Fonte de 12v com 4 temporizador e 4 Inversores de uns 4000W com Nobreak e algumas proteções, como DR, PDS, e medidor de corrente e tensão, como um painel.

Não sei se seria viável. Porque queria usar 6 horas cada inversor para não sobreaquecer e nem as fontes.
Por isso, vou usar um temporizador com nobreak para quando fizer a troca, não cortar a energia, e o nobreak segurar até a energia voltar.

Então, o que acham? É viável ou precisa modificar ou adicionar mais coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode não ser inovador tampouco eficiente. O mais eficiente seria o que está bombando no momento que é o painel solar acoplado na rede.

21 horas atrás, Wolff Ravane disse:

projeto de energias

 

Comece trocando seu pc por um note e só ligue o monitor nele se e quando realmente necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

Pode não ser inovador tampouco eficiente. O mais eficiente seria o que está bombando no momento que é o painel solar acoplado na rede.

 

Comece trocando seu pc por um note e só ligue o monitor nele se e quando realmente necessário.

Eu tava pensando em só usar a energia da rede. Usando os Nobreak para segurar enquanto a energia voltar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2023 às 20:18, Wolff Ravane disse:

Meu projeto seria usar 4 Fonte de 12v com 4 temporizador e 4 Inversores de uns 4000W com Nobreak e algumas proteções, como DR, PDS, e medidor de corrente e tensão, como um painel.Porque queria usar 6 horas cada inversor para não sobreaquecer e nem as fontes.

Isso só é viável onde não tem rede elétrica, ela é escassa como em locais onde se usa geradores ou é disponível somente energia solar e precisa de usar o sistema a noite.

 

Se tem rede elétrica comum ela ainda é a melhor opção.

Caso na sua localidade tenha muitos raios e coisas do tipo, as proteções são muito bem vindas.

3 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Eu tava pensando em só usar a energia da rede. Usando os Nobreak para segurar enquanto a energia voltar

 

É o que a maioria faz.

Porém, se a energia por aí cai raramente o No Break pode ficar de lado. Se cai sempre e precisa do PC é uma boa sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Wolff Ravane disse:

usar a energia da rede. Usando os Nobreak para segurar enquanto a energia (não) voltar

Neste caso não é inovador mesmo. Exceto pelos ventiladores - que não funcionam direito com a onda do nobreak (comum). Não sei se é pra refrescar você ou o sistema.

 

Apesar de primos, inversor é uma coisa... nobreak é outra. Um nobreak é um inversor anabolizado com proteções, avisos, desligamento e etc.

 

Dica: tente se nortear melhor pois parece que seu projeto e ideias estão ... digamos... enevoados.. 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso só é viável onde não tem rede elétrica, ela é escassa como em locais onde se usa geradores ou é disponível somente energia solar e precisa de usar o sistema a noite.

 

Aqui a rede eletrica cai bastante, então to usando sempre o filtro de linha clamper para proteger o PC.
Mas também queria usar pra economia. Ou seja, utilizando só 12v para converter em 220v

2 horas atrás, .if disse:

Neste caso não é inovador mesmo. Exceto pelos ventiladores - que não funcionam direito com a onda do nobreak (comum). Não sei se é pra refrescar você ou o sistema.

 

Apesar de primos, inversor é uma coisa... nobreak é outra. Um nobreak é um inversor anabolizado com proteções, avisos, desligamento e etc.

 

Dica: tente se nortear melhor pois parece que seu projeto e ideias estão ... digamos... enevoados.. 😜

Eu ia usar o nobreak antes do sistema, ou seja> Rede eletrica > Nobreak > Sistema
Os ventiladores seria usado para min e para refrigeração do sistema, já que seria usado a cada 6 horas, sendo 24/7
Tem algum com onda senoidal pura?

 

Ou seja, meu projeto é um veneno saudável? kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wolff Ravane disse:

Aqui a rede eletrica cai bastante, então to usando sempre o filtro de linha clamper para proteger o PC.
Mas também queria usar pra economia. Ou seja, utilizando só 12v para converter em 220v

Tem 2 tipos de queda: a que dura muito tempo e aquela em que a rede dá uma rápida piscada por conta de manobras na subestação. Para essas piscadas rápidas, um simples nobreak dá conta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa frase

23 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Eu tava pensando em só usar a energia da rede. Usando os Nobreak para segurar enquanto a energia voltar

não combina com essa

11 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Mas também queria usar pra economia. Ou seja, utilizando só 12v para converter em 220v

Quanto mais conversões menor a eficiência, e quanto menor a eficiência, maior o consumo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Tem algum com onda senoidal pura?

Tem sim amigo. Basta googlar

16 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Mas também queria usar pra economia. Ou seja, utilizando só 12v para converter em 220v

Se não envolver fornecimento além da rede - tipo painel solar - não há economia alguma. Só haverão perdas - tipo esta nossa de tempo 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, .if disse:

Tem sim amigo. Basta googlar

Se não envolver fornecimento além da rede - tipo painel solar - não há economia alguma. Só haverão perdas - tipo esta nossa de tempo 🤪

Ele precisa de um nobreak para segurar as quedas e um inversor On-grid com limiter para abater o consumo interno.

O inversor On-grid com limiter só faz abater o consumo interno. Não injeta na rede externa.

Precisa dos painéis solares. O único problema é o inversor On-grid com limiter é meio caro. Um de 2000 watts está por mais de R$3.000,00.

 

Por isso eu tive ideia de usar um inversor caseiro tipo esse do vídeo abaixo:

 

 

 

A ideia seria usa esse esquema: 

331922841_616313290333567_33778730101539

 

 

 

O retificador de entrada é dobrador e a tensão DC sobe para uns 358V DC e alimenta o inversor que então gera 127Vac. Essa etapa do circuito já está montada e funcionando, como vocês podem ver no vídeo.

 

O que falta fazer é o conversor MPPT. Como não sei programar, vai ser analógico mesmo. 

Vou seguir esses dois exemplos: 

http://www.ko4bb.com/getsimple/index.php?id=an-optimizing-solar-charge-controller

 

E esse do vídeo:

 

 

 

 

O conversor MPPT vai ser um conversor boost que eleva a tensão dos painéis para 380V DC e injeta alí na saída do retificador.

Enquanto tiver sol, terá potência elétrica. Isso fará o conversor MPPT elevar a tensão de 358V da saída do retificador para 380V DC e então o conversor Boost MPPT irá desviar a potência que está sendo consumida da rede e irá transferir para os painéis solares. 

 

Estou analisando aqui que talvez seja melhor que a saída do conversor MPPT seja em modo corrente.

Quando mais corrente o conversor MPPT enviar para a entrada do inversor, menos corrente o inversor consome da rede.

 

 Existem duas questões relacionadas à eficiência energética:

1- O inversor on-grid com limiter deve ser mais eficiente, pois não tem a parte do retificador.

Tem só o MPPT e inversor. 

Esse que tive ideia terá MPPT, inversor e retificador. Portanto dará um pouco mais de perdas. 

 

2- O inversor On-grid com lmiter aciona o inversor conforme potência exigida: Se a geladeira exige 130W, o inversor injeta 130W. 

Se a geladeira desliga, o inversor desliga, fica só a parte eletrônica alimentada pelo painel solar.

 

O inversor que venho propor aqui, ficará sempre ativo, mesmo que não tenha carga consumindo.

No caso de ter carga e não ter sol, será a rede que alimentará o inversor, acrescentando as perdas do inversor na conta.

Por outro lado tem a questão aí de payback. Como o investimento no inversor caseiro é mínimo, pois a maioria das peças vem de sucatas, o inversor caseiro tem um payback melhor, sendo financeiramente mais eficiente em comparação ao industrial que já tem um custo inical de mais de R$3.000,00.

 

Futuramente pretendo acrescentar um gerenciamento inteligente de cargas:

Se a energia solar for tão baixa a ponto do inversor alimentar as cargas através da energia da rede elétrica, um sistema com triacs deve transferir as cargas do inversor parra a rede e em seguida deve desligar o inversor.

 

Se a energia solar voltar com potência suficiente para pelo menos eliminar as perdas do inversor, o controle deverá religar o inversor e fazer o sistema com triacs transferir as cargas da rede pro inversor. 

 

Esse sistema também irá garantir que durante à noite, o inversor fique desligado e as cargas sejam acionadas diretamente pela rede elétrica.  

 

Como disse anteriormente, esse inversor lmiter caseiro tem eficiência energética um pouco menor que o industrial. Porém tem um payback melhor, por custar muito mais barato. 

Acaba sendo melhor que o industrial. 

 

O lado ruim é que só quem entende de eletrônica de forma mais avançada é que pode ter acesso a esse tipo de inversor. 

 

 

 

 

  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, albert_emule disse:

O inversor que venho propor aqui, ficará sempre ativo, mesmo que não tenha carga consumindo

Medidor antigo eletromecânico (tipo o meu) o relógio gira pra trás sim. O eletrônico mais novo não gira e de fato a corrente que retorna lhe é cobrada como consumo. Neste caso...

6 horas atrás, albert_emule disse:

O inversor On-grid com lmiter aciona o inversor conforme potência exigida: Se a geladeira exige 130W, o inversor injeta 130W.

... isso é uma boa opção.

 

Em tempo... instalei cá em casa o legal. Investimento uns U$2500. Estimativa de retorno uns 4 anos.

 

 edit...🙃

 

E aproveitando a carona... preciso colocar um fim de curso ou fim de ângulo. Preciso entender como colocar a chave fim de curso... um sistema igual a limpador de parabrisa ... tipo chega no final o motor não gira mais horário ... só anti horário e  vice versa. Dá ideia alem google aí pra mim...😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

preciso colocar um fim de curso ou fim de ângulo. Preciso entender como colocar a chave fim de curso... um sistema igual a limpador de parabrisa ... tipo chega no final o motor não gira mais horário ... só anti horário e  vice versa. Dá ideia alem google aí pra mim...😁

Tem para todos os gostos e bolsos, trabalhei muito com isso. É necessário uma imagem do projeto mecânico para ver qual melhor se adapta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, .if disse:

preciso colocar um fim de curso ou fim de ângulo. Preciso entender como colocar a chave fim de curso... um sistema igual a limpador de parabrisa ... tipo chega no final o motor não gira mais horário ... só anti horário e  vice versa. Dá ideia alem google aí pra mim..

No caso do limpador de para brisa, o motor gira sempre para o mesmo lado. Ele usa uma espécie de "manivela ao contrário" e completa seu ciclo em apenas uma volta. Nos carros que tem o temporizador, um circuito eletrônico RC+transistor e relé faz o restante do serviço: Quando as palhetas se abaixam, o contato sai do metal e encosta num plástico, assim dá trela pro capacitor ficar carregando através do R e por fim acionar o T e o relé para mais uma volta, durante a volta o C se descarrega para manter o ciclo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A reversão é esta

D_NQ_NP_692149-MLB45598698767_042021-O.w

Preciso colocar um fim (e inicio) de curso ...

img00_como_usar_com_arduino_chave_fim_de

...de modo a não permitir que o motor continue girando pra um lado mas permite girar do outro.

De fato já tive um sistema assim.  De literal origem perturbadora. No final da penultima década do último século do milênio passado houve uma queda de um avião sem sobreviventes meio próximo de mim. Era natal... haviam enfeites natalinos nos destroços. Fui lá 3x e peguei alguns espólios. Um deles foi este sistema que menciono - haviam 2 -. Me lembro que desmontei e havia a dita conexão dos fim de curso. Uma haste saía e entrava no sistema, chegava no final e parava. bastava alimentar com inversão pra retornar. Sistema 100% eletromecânico sem eletronica.  Pena que (isso e muuito  mais) foram descartados por minha irmã quando me mudei...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara alho... É mesmo ... basta ligar o fim de curso em série com a base ou com a bobina...😁

e eu ralando pra bolar ou lembrar o sistema na saída como era o caso do dispositivo que mencionei onde não havia eletronica e nem mesmo rele.. só não lembro se tinha diodos . talvez eu ainda continue com o exercicio do tico e teco 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!