Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ainda vale a pena ser programador em 2023?


Posts recomendados

Com a chegada do ChatGPT percebi que ser programador meio que perdeu o sentido , considerando que um robô programando é mais eficiente que um ser humano, e isso é visível vendo o que o Bot do ChatGPT consegue fazer em um curto período de tempo, é tipo você n precisar mais de uma pessoa para te desenhar porque agora você tem um celular com uma câmera que já faz isso para você e muito mais.
Por isso eu gostaria de saber se ainda vale a pena ser um programador, principalmente de micro controladores hoje em dia, também abro espaço para vcs colocarem a opinião de vcs aqui, mas que por favor deixem claro que é a opinião de vcs, para evitar alguma confusão entre fatos e opiniões.

Tmj! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu realmente gosta da área, não precisa ter medo, ainda existe muita oportunidade.

Sobre ChatGPT e outras IA substituir programadores, sim, podem substituir, mas apenas programadoras iniciantes, que não possuem experiência. Para substituir programadores experientes, o ChatGPT ainda está muito longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que por enquanto pode até ser melhor utilizar pessoas para programar, mas em um futuro muito próximo isso já não vai ser mais necessário, porque uma máquina vai conseguir criar toda uma programação complexa em menos de 5 minutos, enquanto um ser humano pode acabar demorando dias para fazer pelo menos metade do script, e assim como um pintor foi substituído por uma câmera de celular, programadores irão ser substituídos por algo que eles mesmo criaram, é claro que esse exemplo do pintor é só um de vários que eu posso usar como exemplo, mas é seguindo essa mesma lógica, mais produtividade menos custo mensal...   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Random Guy Também existe uma IA desenvolvida pela mesma empresa por trás do ChatGPT que permite a criação de imagens, e nem por isso a indústria de desenhistas de cartoons está ameaçada amigo. Em "um futuro próximo" talvez a IA possa desenvolver programas? Talvez, mas de quanto tempo estamos falando? 1 década, 2 décadas? Fora o fato de que ela até pode te dar o código, mas quem irá montar o código num programa, compilar o código, etc, são os usuários e não a máquina.

 

Ao meu ver, você está com um pensamento extremamente pessimista e completamente fora da realidade, mas irei aguardar uma pessoa que é da área para vir aqui lhe dar uma mentoria.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Random Guy disse:

em um futuro muito próximo isso já não vai ser mais necessário, porque uma máquina vai conseguir criar toda uma programação complexa em menos de 5 minutos,

 

Acho que nunca trabalhou com programação numa empresa né. Quem solicita os programas são pessoas... e as pessoas pedem errado. Pedido errado produz programa errado, não importa quem programe... mas um ser humano é capaz de avaliar isso antes de programar.

 

O ChatGPT não vai saber avaliar. Vai produzir o código errado e ai no dia seguinte o uso do ChatGPT como alternativa valida vai ser posta em questão  porque a empresa perdeu milhares de reais.

  • Curtir 4
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca trabalhei em nenhuma empresa, ent não tenho conhecimento sobre tomadas de decisão ou estrutura de uma, mas com relação as IA's a minha persistência de achar que isso vai entrar no mercado de trabalho de qualquer forma é porque qualquer problema relacionado vai ser corrigido ao longo do tempo, não visando o desemprego, mas por utilizar algo mais pratico, simples, e mais barato, se o chatGPT já é capaz de fazer uma redação a pedido de quem estiver usando, mesmo tendo alguns erros, vai chegar um momento que a mesma vai deixar de errar, fazendo dela algo mais pratico, simples, e dinâmico, assim como um ser humano aprende a programar e viver de acordo com a vida, uma maquina poderia fazer o mesmo através do machie learning ou com alguma outra tecnologia, mesmo que isso vá demorar, ainda sim EU ACHO  provável que se torne realidade, mas é claro que mesmo empregos atuais deixando de existir, novos empregos surgem, e desculpa se eu fui chato persistindo nessa ideia ..., provavelmente seja falta de conhecimento da minha parte, mas eu vou continuar pesquisando mais sobre desse assunto, tentando ver de uma perspectiva melhor e mais realista tmj, boa noite!

 

 

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Random Guy disse:

mas é claro que mesmo empregos atuais deixando de existir, novos empregos surgem,

 

Sim, claro. Talvez a vaga deixe de se chamar "Programador" e passe a ser "Facilitador Usuário x AI", um cara técnico mas que conhece do Negócio e que fica de interface entre "Área usuária" e o "Programador AI". O cara ainda vai precisar conhecer programação e conceitos relacionados, mas não vai colocar a mão na massa da mesma forma...

 

Aquela figura do programador totalmente isolado do usuário (em que desenvoltura oral e habilidades de comunicação com pessoas não é importante) talvez esteja com os dias contados mesmo. Ainda assim, poderíamos dizer que uma formação de programador seria desejável enquanto essa transição acontece.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Random Guy Acabei de ver este vídeo e me lembrei do seu tópico. Recomendo que assista:

 

 

Edit: Acabai de testar a IA da Openlabs para criação de imagens. Alguns dizem por ai que "o mercado de animação está ameaçado" por conta dessa IA, imagina empresas gigantescas de animação japonesa como a TOEI Animation demitindo seus funcionários (desenhistas, roteiristas, etc.) para depender apenas da IA. Dai ela chega no DALL-E e pede para desenhar o Goku, e esse é o resultado:

 

image.thumb.png.51037319c2e2cecff8717339f8d9d4c3.png

 

Isso que eu pedi para desenhar o personagem que provavelmente é o mais conhecido do mundo inteiro, e mesmo assim ela fracassou totalmente em me dar o resultado. Imagina usar isso para criar uma obra completa? A TOEI sem dúvida iria a falência hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

O primeiro grande feito do ChatGPT chama-se "revolução do besteirol".

 

Nenhuma criatura vai superar seu criador. Facas afiadas sempre cortaram melhor do que nossos dentes. Elas não nos substituíram.

 

A singularidade tecnológica virá, mas ela será simplesmente um embuste.

 

Adquirir conhecimento (ou programar) apenas por dinheiro nunca valeu a pena e nunca valerá. É só mais uma modalidade de escravidão.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou da área. Vou entrar como palpiteiro. Quem criou e programou a IA desse chat? Foi uma máquina? Acho que não. Não existe inteligência superior ao cérebro humano. O que existe é a lógica programada (por um humano) numa máquina que agiliza o processamento. A máquina não aprende. Ela recolhe informações e organiza numa velocidade maior. E quem planejou, construiu, escreveu código e fez essa bagaça dar certo? Sempre terá um cérebro humano por traz, por menor ou mais insignificante que possa ser ou parecer. Nada artificial pode substituir o poder de discernimento do ser humano, nada. Por mais sofisticado, moderno, rápido que seja, não tem como diferenciar a emoção e o sentimento. Uma máquina nunca saberá o que é amor, ódio, prazer, medo e nenhum outro sentimento que faz de nós, seres humanos, únicos nas tomadas de decisão. O que vai acontecer é que outras áreas se abrirão para os programadores. A especialização é o caminho. Aprender mais resolve essa questão. Como o próprio nome diz, é uma inteligência artificial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Ela recolhe informações e organiza numa velocidade maior.

 

É uma ferramenta e não vai superar seu artífice. Mas vai ter mente enganada, a respeito. Vendo o que quiser ver. Foi o que chamei de embuste. Ilusionismo filosófico.

 

Em alguns jogos de cena o ChatGPT já parece muitas vezes mais "inteligente" do que nós. Mas não é!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!