Ir ao conteúdo

Picos de uso no Core i5-11400F

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Tinha um PC com I5 8600K + RTX 2060 + 16GB de RAM (2x8GB de 2400MHz) + H310M Gigabyte. Agora troquei no meu PC o processador para um I5 11400F + 32GB RAM (4x 8GB de 3600MHz) + B560 da Biostar e agora estou tendo o problema do processador ficar dando pico de uso em Games, normalmente ele trabalha na média de 50% de uso e do nada da picos de 95% e isso derruba o FPS para abaixo de 10 frames e direto fica acontecendo isso. O jogo fica acima dos 100 FPS quando não tenho esse problema.

Será que pode ser problema no processador? Estou na dúvida o que pode ser, se vou ter que acionar a garantia.

Postado

baixa pra ver se não é problema de temperatura

https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.49.exe

baixa, instala, deixa aberto o programa e vá jogar, ele vai pegar as informações minima e máxima do seus equipamentos.

bate prints das temperaturas, frequências, porcentagens de uso, da area do processador e da placa de vídeo e poste as prints aqui pra gente.

pode ser que você está tendo Throtling ai, mas só com os dados desse programa para saber

Postado
Citação

I5 11400F + B560 da Biostar 

Tchii, juntou CPU com consumo alto com o PL liberado e placa-mãe com VRM que não consegue sustentar o clock sob carga, tente monitorar a temperatura do VRM nestes picos. 

Os paliativos são usar CPU cooler "downdraft/low profile" - soprando na direção da placa-mãe; similar ao cooler box, porém mais "parrudo" com heatpipes;* e/ou colocar um fan(s) soprando direto sobre o VRM.

*Exemplo: Scythe Choten

Postado

@Eduardo

Segue os dados levantados.

O processador se manteve em temperatura baixa.

O que deu um pico de temperatura, mas não sei se é normal foi o sensor da placa-mãe TMPIN1 que chegou em 92ºC e eu não sei qual parte é esse senhor.

No meu processador eu tenho um water cooler

Quando trava.pdf Quando Trava.txt Sem travar.pdf Sem travar.txt

Postado

Caso clássico do  "só o VRM da Biostar faz por você. 😉 

Esta acontecendo a mesma coisa mostrada neste vídeo aos 5:40 com a Biostar B450MH, o VRM esquenta muito e limita a alimentação do CPU - no caso um Ryzen 5600; que reduz momentaneamente o clock, veja que cai para ~ 547Mhz.

O uso de WC piora o problema, pois o WC resfria só o CPU, não tem o ventinho periférico do fan de um AC que ajuda a resfriar o VRM - junto com o airflow do gabinete.

Para minimizar o problema tem que resfriar o VRM, coloque um fan com bom CFM e pressão soprando direto sobre ele.

O modelo do seu gabinete pode estar contribuindo para piorar a situação, se for modelo com frente fechada, ou com vidro/acrílico na frente dos fans - caso tenha; ou pior, "frigobar" como o Pichau HX300

Veja que no final do vídeo conseguiu minimizar o problema usando um Air Cooler de heat pipes "downdraft" - o fan sopra na direção da placa-mãe.

image.png.0420e487842c463be0ba675f37f59ae1.png

Postado

@1lokos

Comprei essa placa-mãe a 1 semana na Terabyte, será então que consigo o reembolso ou esse problema não tem devolução? porque não to afim de ficar com ela tendo que achar solução de que já era para ter vindo, e olha que ela ainda tem dissipação nos VRM.

Meu gabinete tem um bom airflow, a frente é de mesh

image.thumb.png.a243ca795335c8197b0feadf979ec9af.png

• Haha 1
Postado
21 minutos atrás, Wellington.Martins disse:

@1lokos

Meu gabinete tem um bom airflow, a frente é de mesh

Pela foto - do boneco com espada laser 🤣 da para supor que o gabinete não tem fans no topo, se for isso coloca uma - com bom CFM e pressão,  soprando para dentro, na posição que for mais próxima dos dissipadores do VRM.

Mas não custa tentar entrar em contato com a loja, explica o problema e peça para pegarem de volta na compra de outra, ex. a Gigabyte B560M Gaming ou a mais barata H510M-E, o Peperaio testou esse modelo com o 11400F e aparentemente não teve problema com o Power Limit - calcanhar de Aquiles da 11ª Geração.

Postado

@Wellington.Martins

Em tese, a placa não tem defeito.. Ela é mal e porcamente projetada, mas funciona.. Aí, seria coisa de falar com a loja.. O "não", você já tem..

O que você poderia fazer como paliativo, seria segurar o Turbo Boost dele.. Os 11th Gen tem a opção de Turbo Boost ilimitado, onde o clock de todos os núcleos, fica bem próximo do clock single core.. Aí, uma CPU que puxaria 65W, puxa 120W.. Nem toda placa-mãe aguenta o tranco, como viu..

Olha na BIOS, se tem a opção..

Postado
11 horas atrás, 1lokos disse:

Caso clássico do  "só o VRM da Biostar faz por você. 😉 

Esta acontecendo a mesma coisa mostrada neste vídeo aos 5:40 com a Biostar B450MH, o VRM esquenta muito e limita a alimentação do CPU - no caso um

Ryzen 5600; que reduz momentaneamente o clock, veja que cai para ~ 547Mhz.

Se ver no HW monitor que ele postou é exatamente o contrário que acontece, o processador dele vai no talo, usa tudo!!  não tem limitação alguma de frequência ali, só ver os dados, se fosse VRM ou algo assim limitando, ia mostrar ali capando o uso do processador, que é o que não acontece.

VRM não deixa o processador com clock máximo a 100%
@Wellington.Martins a instalação do seu windows ai, usasse qual iso? baixou direto do site da microsoft? fez todas as atualizações do windows? o plano de energia do windows ta como?

Postado
10 horas atrás, Marcos FRM disse:

Os projetistas obviamente sabem que isso acontece.

Empresas que priorizam os cortes de custos, daí se nos testes o PC liga e funciona por algum tempo sem desligar sozinho, já pode vender... Infelizmente é uma prática que não acontece apenas no mundo da informática.

@Wellington.Martins

Apenas para esclarecer melhor a situação, após trocar de peças, você manteve o sistema operacional ou instalou o sistema de forma limpa do zero?

O WC tem quantas ventoinhas? E qual a marca e modelo da fonte de alimentação?

Postado

@Eduardo Uso o Windows 11, baixei direto do site da Microsoft e fiz todas as atualizações. Ontem até formatei novamente para ver se ia melhorar e não deu certo até usei o gabinete aberto para ver se ia ter diferença.

Pelo que vi, quando o processador chega nos 99% de uso o clock e o consumo dele cai bruscamente.

image.png.d53e50bea96d45a660731bfe98c15fd3.png

@Lost Byte Antes de trocar as peças eu já usava o Windows 11 em um SSD Sata da Crucial, e quando comprei as peças novas formatei o PC para colocar o Windows no NVMe que comprei da XPG. O WC que tenho é da Rise Molde Frost 360, são 3 ventoinhas de 120mm, a minha fonte é uma da Gigabyte 650W 80 plus bronze a mesma que usava antes.

Setup antigo: H310 Gigabyte + RTX 2060 + I5 8600K (TDP 95W) + WC Rise Molde Frost 360 + SSD 240GB Crucial + HD 1TB WD + Fonte Gigabyte 650W 80 plus bronze + 16GB RAM Fury 2400MHz (2x 8GB) + 3 FAN frontais e 1 FAN traseiro como exaustor + Gabinete Aerocool Cylon RGB

Setup novo: B560MX-E Biostar + RTX 2060 + I5 11400F (TDP 65W) + WC Rise Molde Frost 360 + SSD 240GB Crucial + HD 1TB WD + 512GB NVMe XPG Gammix S11 Pro + Fonte Gigabyte 650W 80 plus bronze + 32GB RAM XPG 3600MHz (4x 8GB) + 3 FAN frontais e 1 FAN traseiro como exaustor + Gabinete Montech Air X ARGB

Achei que o problema poderia até ser o XMP que fiz nas memórias, mas mesmo sem ativar o XMP fica dando esse problema.

image.png

Postado

O gerenciamento de energia do windows ta como? alto desempenho?  economia de energia??

Postado

@1lokos kkkkk, realmente não tenho FAN em cima, só na parte de trás como exaustor

3 minutos atrás, Eduardo disse:

O gerenciamento de energia do windows ta como? alto desempenho?  economia de energia??

@Eduardo Não mexi nisso, deve estar com o padrão que vem no Windows. Posso olhar hj a noite e ver como está e passar para você.

• Solução
Postado

Eu não estou ai na frente do seu pc pra olhar a fundo..

Mas eu diria pra você resetar a BIOS pra voltar as configurações padrões e depois no windows colocaria o padrão de energia em alto desempenho, ou se não tiver, em processador coloca desempenho minimo 100% e desempenho máximo 100%.

Postado

2 horas atrás, Eduardo disse:

... o processador dele vai no talo, usa tudo!!  não tem limitação alguma de frequência ali, só ver os dados, se fosse VRM ou algo assim limitando, ia mostrar ali capando o uso do processador, que é o que não acontece.

Bom, no vídeo do IS quando o clock despenca momentaneamente para 547MHz - com o VRM ultrapassando os 95º,  a informação do uso do CPU no HWMonitor também cai momentaneamente - nem da para para para quanto, já que volta para 100%; mas a pontuação do Cinebech mostra que a performance foi afetada.*

Um print como os do PDF não registra toda situação.

O MSI AFterburner esta mostrando o CPU a 100% justamente porque o clock caiu, deu.. "gargalo de CPU". 😛  Por uma fração de segundo o i5-11400F vira um Celeron. 🤣

* Tem um teste do LTT que mostra a mesma coisa acontecendo com uma Gigabyte B560M DS3H, que ficou com pontuação inferior ao da "prima pobre" ASRock H510M com o mesmo CPU - um i9-11900K.

O VRM da DS3H atingiu 112º C. 

How Much Does Your Motherboard Affect Performance?

image.png.d39603c3b318657b1b6913c6c9eedc62.png

No teste do TheOverclokingPage com a Biostar B550MH o throttling ocorreu quando a temperatura do VRM chegou a 85ºC.

image.png.48530808244353ba850a4213e23f9b5f.png

Tem outros tópicos aqui dos usuários de Biostar reclamando de problema similar, um com o i5-10100F, que não atingia o clock do Boost.

Citação

Que coisa. Os projetistas obviamente sabem que isso acontece. 😡

Tem um vídeo do Buildzoid analisando o circuito de um modelo mais antigo e a conclusão que se pode tirar é que os projetistas da Biostar aparentemente não sabem. 😉 

Postado

@Wellington.Martins

Então amigo, aparentemente pelo seu relato é algo referente ao hardware mesmo, que provavelmente seja a placa-mãe a responsável como os demais haviam mencionado. Mesmo sendo uma B560, Biostar tem uma certa fama de não aguentar muito bem os processadores de seu segmento correspondente, portanto a B560 é como se fosse uma H510, logo indicada mais para processadores Pentium e i3.

Você deve ter escolhido esta placa-mãe pelo preço acredito eu (o barato sai caro).

Um outro teste para não deixar dúvidas seria usar apenas 2 pentes de RAM.

Postado

8 horas atrás, Eduardo disse:

Eu não estou ai na frente do seu pc pra olhar a fundo..

Mas eu diria pra você resetar a BIOS pra voltar as configurações padrões e depois no windows colocaria o padrão de energia em alto desempenho, ou se não tiver, em processador coloca desempenho minimo 100% e desempenho máximo 100%.

@Eduardo  Não deu certo, fiz essa alteração e continua.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Tem um vídeo do Buildzoid analisando o circuito de um modelo mais antigo e a conclusão que se pode tirar é que os projetistas da Biostar aparentemente não sabem. 😉 

Então tem que falir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...