Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe como converter um equipamento 12v pra funcionar com uma fonte 9v?


Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

comprei um preamp behringer ma400 pra deixar no meu pedal board pra usar de retorno de microfone. 

 

tenho uma fonte 1spot 9v alimentando meus pedais com bastante miliamperes sobrando, e não queria ter que carregar mais uma fonte, extensão, adaptador e T só pra ligar esse preamp. meus pedais já tão todos conectados e organizados, só chego e ligo a fonte na tomada.

 

existe como fazer algum tipo de conversao ou qualquer coisa pra ligar o preamp com a fonte que ja tenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe conversor step up (google) mas nem vou linkar pois ele é chaveado e pode gerar ruídos pro mundo da sonorização (que não é o meu). Talvez seu aparato funcione com 9 mesmo sendo de 12... testaê...

 

 

8 horas atrás, Andreas Karl disse:

eu descobri uma falha de projeto que pode fazer ela

 

Acredite se quiser mas 'agora há pouco' queimaram-se algumas em minhas mãos. O motivo foi apenas a qualidade do regulador chaveado que pifava com V maior que 12

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Rafael Adamy_725149 A preocupação da @.iftem sentido. E a chance do preamp funcionar com 9 volts é grande, mas ele pode distorcer com um volume menor do que distorceria com 12 volts. De qualquer forma hoje em dia praticamente não existe fonte não chaveada e pelo que vi na internet a One Spot não é exceção. Mas como é projetada para pedais deve ter uma filtragem melhorada. 

Se com 9 volts o pré não funcionar a contento o step up que a @.if é uma opção. É uma plaquinha de uns 15 por 30 mm que entra qualquer tensão acima de uns 3 volts e tem um trimpot que regula a saída até uns 30 volts. O problema é que a filtragem desses módulos é apenas um capacitor e se aparecer alguma interferência você vai ter que ter um conhecimento mínimo de elétrica para instalar um indutor e mais um capacitor. Se bem que como todas as fontes hoje são chaveadas o próprio pré já deve ter uma filtragem adicional na entrada de fonte. 

A placa mais famosa é a XL6009 mas eu descobri uma falha de projeto que pode fazer ela soltar um pico de tensão quando o capacitor de uma  fonte ligada antes dela está descarregando ao ser desligada. 

Portanto ate 2 amperes recomendo a MT3608:

image.png.d269fcbf04d27fbc3ff2b54938049366.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a solução da @.if vai funcionar. Mas se puder ter uma única fonte para 12v... aí fica fácil derrubar para 9v nos outros pedais, usando LM7809 ou uns 3 ou 4 diodos em série... poderia ter um arranjo desses (LM7809 ou 4 diodos) para cada pedal ou mesmo na própria fonte, onde haveria dois jacks, um para os pedais que usam 9v e outro, para os que usam 12v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/03/2023 às 21:26, .if disse:
Em 02/03/2023 às 23:25, Andreas Karl disse:

eu descobri uma falha de projeto que pode fazer ela

 

Acredite se quiser mas 'agora há pouco' queimaram-se algumas em minhas mãos. O motivo foi apenas a qualidade do regulador chaveado que pifava com V maior que 12

Ichi, mais falsificação será ? Era um XL6009 IF? A falha que eu descobri nele foi antes de popularizar o MT 3608. Aliás o primeiro MT que comprei não funcionava, ainda que bem que foi numa das lojinhas que comentei num outro tópico e trocaram por outra coisa.

Voltando ao XL, eu queria usar ele pra subir uma tensão de uma célula de lítio pra 9 ou 12 volts. Tá certo que a especificação dele é pra um mínimo de 4 volts. Simplesmente liguei na fonte da bancada e coloquei  o multimetro na saida.  Conforme fui baixando a entrada dos 4 volts continuou funcionando bem até chegar perto dos 3 volts (não lembro o valor exato). Nessa hora a tensão de saida dispara e vai pra casa dos 20 VOLTS. Depois repeti o teste porque achei que fosse uma tensão "fantasma", sem capacidade de corrente. Coloquei uma lampada 12 volts automotiva (dessas de seta, freio/ luz  de ré incandescente de +/- 1A) e ela quase queimou, tem corrente sim. Como  o CI tem um pino de enable (pino 2) que desliga a saída quando a tensão nele cai abaixo de 0,8 volts, eu resolvi o problema colocando nele um divisor resistivo entre a entrada e o terra de modo que o CI desligue antes da tensão de entrada chegar no ponto crítico. Devia vir de fábrica, nada mais comum do que ligar um módulo desse na saída de uma outra fonte cujo capacitor vai se descarregar ao desligar e a tensão obviamente vai passar pelo ponto crítico. Já vi mais relatos desse problema nos comentários de vídeos do YT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Andreas Karl disse:

Era um XL6009 IF?

Era o módulo da foto sua. Se seu experimento abaixo foi com ele...

 

11 horas atrás, Andreas Karl disse:

até chegar perto dos 3 volts

12 horas atrás, Andreas Karl disse:

a tensão de saida dispara e vai pra casa dos 20 VOLTS

12 horas atrás, Andreas Karl disse:

uma lampada 12 volts automotiva (dessas de seta, freio/ luz  de ré incandescente de +/- 1A) e ela quase queimou

...as grandezas envolvidas foram consideráveis. De fato qualquer stepup que aumente de 3 pra 20 com a suposta potência mencionada é muito louco. A teoria [que não é muito minha praia] da coisa:

12Vx1A=12W =>20V...1,6A=33W 3V...11.1A --> se você viu a lâmpada acender houve uma razoável transferência de energia e uma potência grande envolvida mesmo pra um breve momento. Se aquele smdzinho suportou, ele é o cara.  e também sua fonte de 3V é muito lôca pra dar os 11A...🤪

Ou a energia que quase queimou a lâmpada pode ter vindo do além 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usaria a MT 3608 e colocaria na saída dela um diodo rápido para um conjunto de capacitor de 470uF em paralelo com 3 capacitores de 100 nF cerâmicos. Se precisar coloque um resistor de  1K por 0,25W direto na saída da MT3608 para o negativo, apenas para estabilizar a saída antes do conjunto diodo/capacitores.

 

Ajuste o potenciômetro para ter os 9 Volts em cima dos capacitores.

 

Isso deve abaixar o suficiente qualquer ruído da fonte chaveada.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!