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Fonte de alimentação simétrica ajustável


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Estou montando uma fonte de alimentação simétrica ajustável, com o circuito que pesquisei e montei na imagem abaixo. Fora da placa universal funcionou corretamente e montado na placa também, mas queimei duas vezes já os reguladores de tensão e dois capacitores também, não sei por qual motivo. Existe algum valor que não está condizente no circuito ou alguma coisa montada errado?

 

esse circuito de baixo é um pequeno adendo que fiz para adicionar dois voltímetros ao projeto, um para a parte positiva e um para a negativa. Quando montado chegou a funcionar, mas quando fui colocar na caixa e fechar, a tensão positiva foi para zero e descobri que queimou o regulador de tensão positiva

 

image.jpg

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Não verifiquei os valores dos resistores que dão referência aos reguladores, mas já vi regulador queimar, fogo e fumaça mesmo, porque a carga era maior que a corrente que os reguladores podiam fornecer...

 

Geralmente os 317/337 dizem que podem entregar até 1,5A mas isso é um limite máximo... mais que 1A já esquenta bem.

 

Já os capacitores para 25v... depois de retificada, a tensão que vem do trafo, de 15v vira 21v, hein? Pertinho dos 25v...

 

E o trafo? Ali diz que é para até 500mA. Ele tá esquentando?

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Na verdade nem cheguei a testar com carga direito. Agora vi que no esquema esqueci de por, mas tem um resistor de 1W de 390 ohms fixo que coloquei como uma carga mínima (tinha pesquisado que era bom ter uma corrente mínima circulando). Mas fora esse resistor fiz uns testes simples ligando uns leds em série e funcionou bem, mas por pouco tempo.

Não percebi se o Trafo esquentou também. Em todo caso, coloquei fusível de 500mA pra saída da fonte, devo por na entrada do Trafo também?
 

Vou colocar uma foto da placa só para dar uma ideia. Os fios soltos são os que estavam ligados nos potenciometros, que acabei tirando para descobrir o que estava dando errado

image.jpg

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@DanielBertini Tirando essa parte que está pra lá de esquisita e não faz  sentido:

image.png.0d46d95d9c6c7e8c4b12bd47bc3f55d3.png

o resto do circuito parece correto. Agora se for os capacitores eletrolíticos que estão estragando  estão recebendo tensão a mais ou tensão invertida. E aí os reguladores queimam também. Confira se não tem diodo invertido, em curto ou ligado errado. Se estiver usando mesmo uma ponte retificadora verifique se está ligada certa e se os diodos dentro dela estão bons. Como você esta usando placa universal desligue a ligação do R1 pro C1 e do outro Led pro C4 ou seja, mantenha o terra e só deixe os dois Leds da tensão positiva e negativa ligados. Ligue o circuito e os dois Leds devem acender ( e tambem aquele ligado com um resistor e um diodo no transformador). Verifique se tem em torno de + 15 V e - 15 volts em relação ao terra nas respectivas saidas da ponte retificadora. Tensões diferentes é sinal de problema. E explique que (*&¨% é essa parte do seu desenho que eu postei kkk.

 

PS

 

Confira a ligação do transformador.

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Essa parte de baixo eu fiz para alimentar os voltímetros como disse. O problema que eu tinha é que os voltímetros tem uma faixa de alimentação (4,5 a 12V) e uma de leitura (1,5 a 30V). Como eu queria que o voltimetro chegasse a tensões baixas de 1,5V eu não poderia ligar o fio de leitura junto ao de alimentação na saída da fonte, pois quando a saída fosse menor que 4,5 ele não acenderia.


A solução que achei foi um pouco gambiarra: peguei um regulador de 5V e coloquei na saída da ponte retificadora, e assim consigo alimentar o voltimetro positivo com 5V fixo sem risco de queimar e conseguindo ler tensões menores. 
Já para o voltimetro da parte negativa, ele não lê tensões negativas, então eu teria que colocar o neutro do voltimetro na saída da fonte negativa, e o positivo do voltimetro no terra do sistema, só que ocorre o mesmo problema de alimentação do positivo (tensão menor que 4,5 ele não liga). Então eu coloquei outro L7805 que converte a tensão que vai da saída do primeiro L7805 até a saída da fonte negativa, ou seja, mesmo que a fonte negativa esteja zerada, o regulador de 5V vai conseguir manter alimentado esse voltimetro negativo.

(essa é a parte da “gambiarra”)

 

Os símbolos que eu fiz ali foram pra não “entulhar” o desenho, mas representam ali que parte do circuito de baixo está ligado na parte de cima

Outro detalhe, essa parte que você falou de revisar as ligações e etc, o sistema teria funcionado se alguma delas estivesse errada? 

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@DanielBertini A parte dos voltímetros eu vou estudar amanhã porque eu já estou quase dormindo aqui kkk. Mas eu vi os fios brancos vindo do transformador e, se o sono  não ta atrapalhando a minha cabeça, lembro que se você trocar o fio central (center tape) do transformador por um dos laterais você vai estar fazendo o que se chama de "dobrador de tensão de meia onda" ou seja, a tensão nos capacitores vai dobrar. E aí ... PUFFF, kkkk. Por isso que eu pedi pra você desligar a ponte retificadora antes dos capacitores e medir pra ver se está tudo certo. 

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14 horas atrás, DanielBertini disse:

Os símbolos que eu fiz ali

Eu vejo uma suástica nazista 🤪

image.png

De fato você ligou a saída 5V numa entrada 5V o que pode dar ...

14 horas atrás, DanielBertini disse:

(tensão menor que 4,5 ele não liga).

na saída do 2º. gnd dele tá sinistro...

 

Sobre as queimas ... atualmente o mercado está saturado com peças falsas o que inclui os lm's também. Teoricamente eles eram pra ser inqueimáveis. Neste caso não há muito o que fazer a não ser colocar algo como um booster de corrente pra tentar usar os ruins mesmo. Mas antes.. dá uma bela revisada na sua montagem medindo até com beep as conexões u m a  a  u m a.

 

edit.. me ocorreu agora.. você aplica V+ pra alimentar o multimetro de baixo e ele mede -V? Isso é correto? Ou melhor, ele mede de boa?

image.pngfale + sobre tal medidor... gnd sinistro...

 

 

Dissipador pequeno... combina com baixa corrente...

 

 Eu se eu te disser que toda a eletroeletrônica é baseada numa 'mentira'? 🤪

55 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Realmente fazer a parte negativa dá um nó na cachola. 

 

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8 horas atrás, DanielBertini disse:

assim consigo alimentar o voltimetro positivo com 5V

Se os voltímetros aceitam, melhor alimentá-los com 12v. É que derrubar de 21v para 5v força, esquenta, mais do que de 21v para 12v.

 

O voltímetro do positivo tá fácil com um 7812. E o do negativo, pode usar um 7912.

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@.if Na verdade a parte do voltimetro eu não sabia direito como representar os três fios, que são o gnd, alimentação e medição. Os que saem pra baixo e pra cima são alimentação (+) e gnd(-). O que sai pra direita é onde tá medindo.

Essa gambiarra é justamente porque tanto a medida quanto a alimentação tem que ter o mesmo gnd. Para a parte positiva é fácil, mas para a parte negativa foi a única forma que encontrei

 

 

@rmlazzari58 boa dica. Essa troca evita queimar os 7805 né? Essa “sobrecarga” influência talvez na queima dos Lm ou provavelmente é outra coisa?

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3 horas atrás, .if disse:

Sobre as queimas ... atualmente o mercado está saturado com peças falsas o que inclui os lm's também.

Realmente. Mas como já citei em outros tópicos da última vez que comprei LM317Ts comprei em 3 lojas em 3 cidades diferentes. Só achei da marca "ST". O da primeira loja era "falsificadaço", não baixava de 9 volts e o silk era estranho. Mas os das outras duas são algo como um "linha b".  Numa fonte de impressora de 17 volts que adaptei na saída funcionam sem problemas, pode fazer curto na saída que tudo bem. Mas numa outra que tem um trafo de uns 20 volts e 30 volts depois de retificado funcionam bem mas se fizer curto na saída eles fecham curto nos 3 terminais mandando os 30 volts pro potenciômetro que solta a "fumaça do adeus". 

Mas no caso da fonte do @DanielBertini  eu acho que tem mais caroços no angu porque ele disse que os capacitores queimam também. E em termos de carga ele so comentou os resistores de 390 ohms. Claro que os capacitores podem ser falsificados, mas se o trafo estiver ligado errado (e acho que diodo invertido pode dar o mesmo efeito) vai entrar 30 volts AC entre o terra e a ponte retificadora. Esta por sua vez vai mandar os ciclos positivos para a parte positiva e vice versa e carregar os capacitores com 40 volts. E vai acontecer o que ele descreveu, vai funcionar até os capacitores abrirem o bico e mandarem DC pulsante sem filtragem pros reguladores que vão dizer adeus tambem.   

 

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36 minutos atrás, DanielBertini disse:

Para a parte positiva é fácil, mas para a parte negativa foi a única forma que encontrei

Realmente fazer a parte negativa dá um nó na cachola. image.png.4839114bb19a9e581d1312bd37f9f5cf.png

 

Eu agora entendi o filosofia do circuito, é usar o segundo 7805 para estabilizar a tensão de alimentação do voltímetro da parte negativa.  No momento não sei avaliar se funciona porque quebrei a cabeça um tempão tentando fazer de outro jeito que a mente travou kkk.

 

Eu achava que o jeito certo seria assim:

image.png.04f8a774078f8392027ecc5f65d3f2ae.png

 

Mas não funciona, cheguei a conclusão que o voltimetro da parte negativa mede a diferença entre a entrada e a saída.

Colocando um 79xx como o @rmlazzari58 também não dá certo. 

Já pensei em usar diodo zener, um operacional, pensei até em  opto acoplador, mas declaro meus pontos entregues. Aguardo o fim da novela kkk

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Pensei assim, caro @Andreas Karl:

 

JUq4KxW.jpg

O voltímetro de baixo está de cabeça prá baixo para indicar que o + de sua alimentação fica no terra, no tap central do trafo. Já o - que o alimenta está na saída do 7912 (que por sua vez recebe os -21vcc da ponte). O sensor dele estão na saída negativa do regulador 337... ou seja, tudo invertido, mesmo.

 

2 horas atrás, DanielBertini disse:

Essa troca evita queimar os 7805 né? Essa “sobrecarga” influência talvez na queima dos Lm ou provavelmente é outra coisa?

 

Esses 7805 dificilmente vão queimar já que a corrente que o voltímetro puxa é bem pequenininha.  Mas diminuir de 21v para 5v o fará esquentar mais do que diminuir 21v para 12v.  Só que aí teria que ser o 7812... 7812 no positivo e 7912 para o negativo.

 

Agora sobre o 317/337 fumegando... aí acho que é outra coisa. Como disse a @.if e o @Andreas Karl, e eu mesmo já passei por esse dissabor, tem 317 (além de 350 e 338) bem fajutos por aí... o 350 é para até 3A e o 338, até 5A. Nunca vi nem 350 nem 338 para o lado negativo mas reconheço que "só sei que nada sei", rs...

 

Deixo o pedido para os mestres: tem 350 e 338 para o lado negativo?

 

Bem... e os resistores, @DanielBertini? Será que estão certos? Digo P1/R2 e P2/R4...

Mesmo correndo o risco de chover no molhado, já viu o manual do 317? Lá tem umas sugestões para fontes variáveis...Olha o manual aqui (clique).

 

 

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@rmlazzari58 , é um quebra cabeças daqueles de ter que tomar uma caixa de Neosaldina. Nunca imaginei que um negócio aparentemente simples ficasse tão complicado pra raciocinar em cima.

Eu fiz uma simulação por tensão relativa, aquela que o voltímetro enxerga. Imagine que a tensão negativa nos diodos é -20V. Depois do 7812 é obviamente -12V. e no terra 0V.  No seu desenho o voltímetro está virado, sem problema, o positivo dele está ligado no terra e o negativo no -12V.  Agora imagine que a saida negativa da fonte está em -9 volts.

image.thumb.png.9d3b12220668fb7285405bc1071dac17.png

Agora em verde estão as tensões que o voltímetro "enxerga".  Na alimentação positiva 12 volts (onde é 0 na realidade) e na negativa 0 volts (onde é -12 na realidade). Portanto em ambos os casos ele enxerga a tensão real 12 volts a mais. Então na entrada de medição dele onde tem -9 volts ele enxerga -9 + 12 = 3 volts. Portanto o voltímetro funciona, mas mede a tensão errado. 

No circuito que eu imaginei que a entrada do regulador vai no terra deu o mesmo problema. 

 

Eu dei uma "sapeada" meio rápida na internet e todas as fotos de fontes com estes voltímetros tinham um só. Parece que medir a tensão negativa com eles é complicado mesmo. 

Com os voltímetros de 2 fios ou juntando a alimentação com o fio da medida funciona , mas ele apaga com menos de 4 volts.

Eu acho (apenas acho, não é certeza, eu já to babando de tanto raciocinar kkk ) que pra dar certo teria que ter um enrolamento separado no transformador com uma fonte independente .só pra alimentar o voltimetro negativo.

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8 horas atrás, Andreas Karl disse:

Realmente. Mas como já citei em outros tópicos da última vez que comprei LM317Ts comprei em 3 lojas em 3 cidades diferentes. Só achei da marca "ST". O da primeira loja era "falsificadaço", não baixava de 9 volts e o silk era estranho. Mas os das outras duas são algo como um "linha b". 

Bom, aparentemente se o circuito está ok, vou tentar apenas trocar o LM que queimou. O problema é que agora fiquei sem e preciso comprar mais, pra ver se o problema realmente era só o regulador queimado. E falando nessa de comprar outro e com vcs falando que são meio ruins esses daí, recomendam lugar bom para comprar? Tenho comprado ultimamente algumas coisas no aliexpress vindo da China mesmo, que mesmo com o frete bem algo compensa comprando algumas coisas. Ou o negócio é santa Ifigênia mesmo?

 

 

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

Bem... e os resistores, @DanielBertini? Será que estão certos? Digo P1/R2 e P2/R4...

Mesmo correndo o risco de chover no molhado, já viu o manual do 317? Lá tem umas sugestões para fontes variáveis...Olha o manual aqui (clique).

 

 

Como estamos buscando algum problema foi uma boa olhar novamente o manual. Aparentemente os valores dos capacitores e resistores estão idênticos (ou muito parecidos) à montagem mais simples do manual. As outras com ripple rejection ou outros tipos não entendo muito bem, então não sei se seria o caso de mudar a configuração.

 

 

 

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

 

Eu acho (apenas acho, não é certeza, eu já to babando de tanto raciocinar kkk ) que pra dar certo teria que ter um enrolamento separado no transformador com uma fonte independente .só pra alimentar o voltimetro negativo.

Realmente foi algo que demorei para entender, essa questão da tensão relativa é o que acaba confundindo. Mas creio que o que os colegas falaram sobre colocar um 7812 pode ajudar. Nessa configuração de agora pelo visto funciona corretamente, mas o 7812 evita que esquente e talvez interfira nos outros componentes, vai saber…

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6 minutos atrás, DanielBertini disse:

Bom, aparentemente se o circuito está ok, vou tentar apenas trocar o LM que queimou.

Devagar com o andor. Você disse que alguns capacitores estragaram. Quais foram e o que aconteceu, estouraram, saiu fumaça ?

8 minutos atrás, DanielBertini disse:

Tenho comprado ultimamente algumas coisas no aliexpress vindo da China mesmo, que mesmo com o frete bem algo compensa comprando algumas coisas. Ou o negócio é santa Ifigênia mesmo?

Eu ainda não comprei nada no Aliexpress pra poder avaliar. A Sta Ifigênia já teve sua glória, mesmo mudando pro interior eu não saia de lá. Mas lojas boas viraram galeria de Xing Ling, faz anos que não vou mais lá. Eu compro algumas coisas no Mercado Livre mas tem duas lojinhas pequenas em cidades próximas onde faço uma coisa que eu gosto que é pegar o componente na mão pra comprar e às vezes até testar nem que saia um pouco mais caro. E se der zebra às vezes dá pra trocar. Mas os donos das duas lojas são sinceros em dizer que compram dos melhores fornecedores mas não conseguem garantir mais quase nada. Mesmo grandes distribuidoras estão tendo dificuldades, são milhares de itens, da mesma origem onde vem componentes bons de repente vem lotes falsificados. Portanto não tem fórmula mágica pra fugir da falsificação, é olho clínico, instinto e sorte.:tw_frown:

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1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Devagar com o andor. Você disse que alguns capacitores estragaram. Quais foram e o que aconteceu, estouraram, saiu fumaça ?

Na verdade o que aconteceu foi o seguinte. Estava tudo montado e funcionando. Da próxima vez que fui ligar tudo começou a dar uma tensão esquisita, os potenciometros não controlavam mais a tensão, e aí desliguei rápido pra não queimar nada mais. Descobri que o capacitor C4 tinha entrado em curto. Troquei por outro e ao ligar queimou novamente o mesmo (tenho quase certeza que estava polarizado corretamente, mas vai saber né, tem coisas que na frente dos olhos a gente acaba não enxergando). Por fim mudei para um de 3,3u, um pouco maior que o outro que era de 1u, e aparentemente deu certo. Agora verifiquei e não encontrei curto em capacitores, pelo jeito o regulador que foi embora mesmo. 
Algo que não sei se interfere é a idade desses capacitores, esses que queimaram eram de tântalo, e devem ter uns 10 anos, ficaram guardados e acabaram nas minhas mãos há pouco tempo.

 

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Eu compro algumas coisas no Mercado Livre mas tem duas lojinhas pequenas em cidades próximas onde faço uma coisa que eu gosto que é pegar o componente na mão pra comprar e às vezes até testar nem que saia um pouco mais caro. E se der zebra às vezes dá pra trocar

Por curiosidade, que cidades seriam essas? Sempre procuro lojas assim mas é tão difícil encontrar 

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4 horas atrás, DanielBertini disse:

recomendam lugar bom para comprar?

Nunca tive problema nem com a Mult nem com a Dabi, ambas na Rua dos Timbiras, uma travessa da Sta. Efigênia. Gosto de bater perna por ali, mesmo que, como disse o @Andreas Karl, haja hoje muitas lojas não tão bacanas assim e o ambiente esteja meio... esquisito. Mas na própria Sta Efigênia compro sem a menor preocupação da Nena (no 295, 2o. andar)... Na Dabi e na Nena o pessoal segue uma tradição que é "posso até não ter mas com certeza sei quem tem e te indico".

 

Às vezes é até gozado...

 

- "Bom dia, você tem um LM223?"

- "224"

- "Será que serve?"

- "Não. Vá no 224 nessa rua mesmo que eles tem esse LM, aí."

 

Também já comprei, só que pela Internet, da Soldafria e da Bau da Eletrônica e gostei.

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1 hora atrás, DanielBertini disse:

o capacitor C4 tinha entrado em curto. Troquei por outro e ao ligar queimou novamente o mesmo (tenho quase certeza que estava polarizado corretamente

dê uma chance pro quase

1 hora atrás, DanielBertini disse:

eram de tântalo

De tântalo de fato explode (ou em curto... o primeiro relato que ouço) se invertido ou V mais alta... experiência própria

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Em 03/03/2023 às 23:18, DanielBertini disse:

Na verdade o que aconteceu foi o seguinte. Estava tudo montado e funcionando. Da próxima vez que fui ligar tudo começou a dar uma tensão esquisita, os potenciometros não controlavam mais a tensão, e aí desliguei rápido pra não queimar nada mais. Descobri que o capacitor C4 tinha entrado em curto.

Não tenho certeza mas tem cheirinho de mau contato na linha do terra.

Em 03/03/2023 às 23:18, DanielBertini disse:

Por curiosidade, que cidades seriam essas? Sempre procuro lojas assim mas é tão difícil encontrar 

Não sei se vai ajudar, são cidades que eu passo quando vou visitar minha mãe e ficam a uns 150 Km de distância. Mogi Guaçu e Bragança Paulista

 

Em 04/03/2023 às 01:01, rmlazzari58 disse:

Nunca tive problema nem com a Mult nem com a Dabi, ambas na Rua dos Timbiras, uma travessa da Sta. Efigênia. Gosto de bater perna por ali, mesmo que, como disse o @Andreas Karl, haja hoje muitas lojas não tão bacanas assim e o ambiente esteja meio... esquisito. Mas na própria Sta Efigênia compro sem a menor preocupação da Nena (no 295, 2o. andar)... Na Dabi e na Nena o pessoal segue uma tradição que é "posso até não ter mas com certeza sei quem tem e te indico".

Sim, já me falaram que o lance da Sta Ifigênia agora é lojas nos prédios. Olhei rapidamente os links das  lojas Multi e a Dabi, o da Multi não vi o endereço, o site da Dabi diz que já estão há 33 anos no mercado e é no térreo. Não lembro dela, também deve ter uns 10 anos que não vou mais na Sta Ifigânia. 

 

Em 04/03/2023 às 01:01, rmlazzari58 disse:

hoje muitas lojas não tão bacanas assim e o ambiente esteja meio... esquisito.

Bom, o ambiente sempre foi esquisito, prédios velhos, umas "senhoras simpáticas" encostadas nas paredes... Numa das primeiras vezes que fui lá com meu pai no final da década de 70 começo da de 80 (eu era molecão) fizeram uma armação pra bater a carteira dele, um bandido veio pela frente fingindo comprar briga, gritando pra distrair e outro fez a limpa nos bolsos dele. Eu andava por lá sempre pela rua e bem rápido , nunca pela calçada.  

Algumas lojas eram bacanas como a Trancham. Mas tinham lojas bem esquisitas, escuras e apertadas como a casa Rádio Teletron que tinha muita coisa. Nas ultimas vezes que fui a maioria das que eu conhecia e comprava tinha virado galeria. Fora que foi na época que eu tinha o estúdio de gravação, então ia mais atrás de mídias virgens de CD/DVD, fita S-VHS para usar no ADAT, material pra fazer cabos. E  são 200 Km de ida e 200 de volta, totalizando 8 pedágios caros. Dureza é  as motos passando entre os carros na Marginal arrebentando os espelhos, comecei a ter pânico disso. Normal, quanto mais a gente envelhece mais b. mole fica kkk

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Aproveitando o assunto, eu achei na minha coleção de imagens /circuitos uma fonte simétrica um pouco mais complicada mas ideal pre quem quer fugir de reguladores fajutos. O interessante é que ela tem um único ajuste para a tensão positiva e negativa eliminando a necessidade de ajustar as duas já que dificilmente se usa duas diferentes. Mas a simetria pode ser ajustada ou modificada adaptando um trimpot no lugar do divisor de tensão com dois resistores de 10K na saída. Eu recomendo a instalação de um potenciômetro extra de 1K entre o resistor de 1k2 em série com o POT de ajuste de 10K, funciona como ajuste fino de tensão. 

1910012224_2020.jpg.1ab87db640368bdd06b73536f4411b44.jpg

O limite de corrente deve começar a atuar com 0,6 amperes já que a medida da corrente é feita com resistores de 1R portanto é o ponto que alcançarão 0,6 volts para começar a polarizar as bases dos transistores Q2 e Q4. No circuito original foi recomendado o par BC547/557, eu colocaria  o par BC 327 / 337 que aguenta uma corrente bem maior principalmente se o operacional 741 for substituido por outra com mais corrente de saída.   Eu recomendo usar 2 resistores de 2R por 2 watts em paralelo no lugar dos de 1R que seriam de fio, uma chave HH pode desabilitar um de cada lado para limitar a corrente a valores menores. 

Os transistores de potência recomendados foram o par TIP 2955 / 3055 que são para 15 amperes, acredito que o par TIP41 /42 seja mais do suficiente. Capacitores adicionais de 1 ou 2 uF nas saídas e de poliester de 100nF nas entradas e saídas são aconselháveis. Eletrolíticos de 10 uf ou um pouco mais me parecem uma boa ideia em paralelo com R6 e R7 de 560 R (cuidado com a polarização) e também de 10 uf  no cursor do pot de ajuste ao terra. Finalmente diodos de proteção contra corrente reversa em paralelo com os transistores de potência.

Uma recomendação também para a fonte do tópico com LMs é colocar ventoinhas de refrigeração para os dissipadores dos transistores de potência. Hoje em dia temos a disposição muita sucata de coolers de todos os tipos e tamanhos, a maioria para 12V e algumas para 5V. Mesmo ventoinhas pequenas já fazem muita diferença. Pode se usar um 7812 para fornecer os 12 volts, o circuito clássico de transistor NPN com zener de 12V na base ou até um resistor calculado para dar a queda certa para a corrente da ventoinha. Segue a lista de material e o site de onde foi tirado o circuito que contem também tem o circuito de retificação e filtragem, nada fora do padrão com ponte de diodos e eletrolíticos  de 2000 uF.

1 Chave liga-desliga,1 polo, 2 posições 1 Porta fusível com fusível de 1/2 A 1 Transformador 120 / 9 Vef, 1 A 1 Transformador 120 / 18 + 18, 1 A 8 Diodos 1N4002 1 Transistor TIP3055 1 Transistor TIP2955 1 Transistor BC557 1 Transistor BC547 1 Diodo Zener 5V6 4 Capacitores 2200 uF 1 Regulador 7805 ( U3 ) 2 Amplificadores operacionais 741 ( U1 e U2 ) Resistores 1/4 W , 5 % : 2k2 (2), 560 (2), 10k (2), 470 (2), 1k (1), 4k7 (1), 1k2 (1), 3k9 (1) 2 Resistores 3W3 , 5% a 10%, 1R fio. 1 Caixa 1 Rabicho para tomada de rede 1 Placa de circuito impresso 4 Bornes Banana 1 Potenciômetro LIN 10k 1 Botão para potenciômetro 1 LED

https://www.gta.ufrj.br/~doc/original.htm

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