Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos. Queria uma ajudinha sobre Antisserilhado. Como vocês podem ver nas imagens, ficam esses "pontos" nas pelagens, folhagens, em torno dos personagens algumas vezes, e já não sei o que pode ser isso, ativei Antialising mas mesmo assim continua isso.

Desde quando eu tinha uma 1050Ti tinha esse probleminha, agora possuo uma 3060 e ainda continua 😕

Ficaria feliz pra quem pudesse me dar uma luz.

ELDEN RING™ 16_03_2023 11_17_01.png

baixados.jpg

ELDEN RING™ 16_03_2023 11_16_48.png

Postado

Isso é um problema que quase todos os jogos tem, fios de cabelo e roupas com tecido nesse estilo sempre sofrem com esse "serrilhado". Ele consegue ser amenizado jogando em resoluções maiores

• Curtir 1
Postado

@Goner Pois então, eu vi vários vídeos de como mexer nisso de resolução mas não adiantou. Mexi no Painel da Nvidia e tal, ativava o FXAA e todo tipo de coisa, mas não surgia efeito, e por algum motivo, quando eu estava jogando, o painel da Steam ficava toda estranha com resolução meio pixelada. Você tem ideia mais ou menos o que mais posso fazer pra tentar diminuir esses serrilhados? muito obrigado.

Postado
  Em 17/03/2023 às 20:16, Joel A. disse:

@Goner Pois então, eu vi vários vídeos de como mexer nisso de resolução mas não adiantou. Mexi no Painel da Nvidia e tal, ativava o FXAA e todo tipo de coisa, mas não surgia efeito, e por algum motivo, quando eu estava jogando, o painel da Steam ficava toda estranha com resolução meio pixelada. Você tem ideia mais ou menos o que mais posso fazer pra tentar diminuir esses serrilhados? muito obrigado.

Expandir  

Se seu monitor é 1080P você não vai aumentar a resolução e se fizer a imagem vai ficar borrada, esses problemas com fios de cabelo como eu disse são presentes em diversos jogos, não tem relação com o antiserrilhado que você usa e só é amenizado com resoluções nativas maiores

• Amei 1
  • Moderador
Postado

Geralmente dentro do próprio jogo nas opções gráficas deve ter algo para antialiasing. 

Por exemplo, quando possível, defino para o DLSS nos jogos, com a opção de qualidade. 

Mas por exemplo pode existir o DLAA.... que é uma suavização com deep learning.. um exemplo de jogo que usa isso é o Elder Scrolls Online.

As vezes, dependendo do jogo é possível combinar o FXAA com  TXAA...  

Tem coisas que não se deve definir direto na placa de vídeo como é o caso... quando você faz isso, sobrescreve o recurso do jogo, que muita das vezes o resultado é pior nesse cenário.

E como o colega ali disse, aumentar a resolução faz com que melhore um pouco... porém fica mais pesado...  Eu joguei o Diablo 3 em 4K, com um monitor de 1080p..  eu senti melhora nos gráficos, mas pelo custo do desempenho...   No man's sky, usando o DLSS em qualidade,  é capaz do jogo rodar bem e com uma qualidade absurdamente lindo se aumentar a resolução, mesmo não tendo um monitor  com resolução maior.

Enfim, quanto maior a resolução, mais definido será as coisas... porém vai ser a custo de desempenho...  por isso sempre que possível  ative o DLSS com o nivel de qualidade... já que você usa uma RTX 3060...

• Amei 1
Postado
  Em 18/03/2023 às 21:31, DiF disse:

Geralmente dentro do próprio jogo nas opções gráficas deve ter algo para antialiasing. 

Por exemplo, quando possível, defino para o DLSS nos jogos, com a opção de qualidade. 

Mas por exemplo pode existir o DLAA.... que é uma suavização com deep learning.. um exemplo de jogo que usa isso é o Elder Scrolls Online.

Tem coisas que não se deve definir direto na placa de vídeo como é o caso... quando você faz isso, sobrescreve o recurso do jogo, que muita das vezes o resultado é pior nesse cenário.

E como o colega ali disse, aumentar a resolução faz com que melhore um pouco... porém fica mais pesado...  Eu joguei o Diablo 3 em 4K, com um monitor de 1080p..  eu senti melhora nos gráficos, mas pelo custo do desempenho...   No man's sky, usando o DLSS em qualidade,  é capaz do jogo rodar bem e com uma qualidade absurdamente lindo se aumentar a resolução, mesmo não tendo um monitor  com resolução maior.

Enfim, quanto maior a resolução, mais definido será as coisas... porém vai ser a custo de desempenho...  por isso sempre que possível  ative o DLSS com o nivel de qualidade... já que você usa uma RTX 3060...

Expandir  

DLSS em 1080P na maior parte dos jogos dá um resultado ruim e a imagem fica borrada e com mais ghosting que TAA nativo, essa opção só é boa pra quem tem monitores QHD e UHD ou em alguns jogos especificos como Portal RTX, Minecraft, Quake, Red Dead, etc

• Moderador
Postado

@Goner

Em 18/03/2023 às 21:46, Goner disse:

DLSS em 1080P na maior parte dos jogos dá um resultado ruim e a imagem fica borrada e com mais ghosting que TAA nativo, essa opção só é boa pra quem tem monitores QHD e UHD ou em alguns jogos especificos como Portal RTX, Minecraft, Quake, Red Dead, etc

Expandir  

Discordo.   Eu jogo em 1080p  No Man's Sky,  Elder scrolls online e diversos outros jogos com  DLSS ativado,  graficamente falando é extremamente lindo jogar no ultra, e o DLSS ajuda demais a deixar o FPS estável. Depois que ativei, não tive mais nenhum problema de travamento, ghosting, bordas serrilhadas. 

Meu monitor é um samsung normalzinho de 75Hz...    Só a única COISA que deixa "feio"  é quando se tira um print do jogo pela steam.    Isso porque o jogo tecnicamente está rodando em uma resolução menor, e é feito um upscale no render.   Então no print, pega a real resolução.    Mas quando eu vou tirar um print,  eu troco o DLSS por qualquer outro antialiasing, o máximo da placa no jogo. 

Mas para jogar, o DLSS  cumpre demais o que é proposto.

Postado

@DiF Testei isso de aumentar a resolução e deu certo, vários jogos como Cyberpunk, Borderlands e Elden Ring tiveram um resultado bom na qualidade de imagem e perderam aquele aspecto estranho com os serrilhamentos/pontinhos em torno das pelagens e dos personagens. 

Desculpa ser folgado, mas queria tirar mais uma dúvida, apliquei isso no Red Dead Redemption 2 também mas não está dando certo por algum motivo, por exemplo, coloco ele numa resolução acima e assim que dou Alt+Tab pra ir para uma outra janela, quando volto o jogo tá todo desproporcional, a tela tá num zoom absurdo e não consigo enxergar as configurações nem nada, e quando dou Shift+Tab o Painel da Steam congela e não sai da tela de jeito algum. Sabe de alguma forma de mexer nisso? Se é bom as vezes usar o Painel da Nvidia ou há outras formas melhores? Obrigado.

• Moderador
Postado

Não sei como resolver isso, pois não tenho o jogo para testar. Acredito que isso em específico, possa ser um problema diretamente do jogo nesse aspecto do Alt + Tab,  Quanto ao Shift + Tab do painel da steam, realmente não deveria congelar. Eu uso esse recurso toda hora e nenhum dos meus jogos congelaram. Então é um pouco estranho ter esse tipo de comportamento.

Quanto ao painel Nvidia, você pode definir algumas opções diretamente nele que as vezes são benéficos.. como por exemplo definir o consumo de energia para o "máximo", ativar oclusão ambiental quando disponível( onde o jogo não tem opção diretamente), definir um DSR( aumento de resolução forçada, por exemplo deixar em 2.5K ou 4K,), ativar Vsync e etc..   O que eu jamais mexo é nos antialiasis da placa, pois deixa mais feio do que o próprio jogo  kkk

Tenta mudar de tela cheia para tela cheia sem bordas.  ( talvez isso resolva a questão do alt + tab, porém é possível que não permita usar resolução maior.. eu não tenho certeza, por isso não vou afirmar)

Eu geralmente jogo sempre em tela cheia, pois dar exclusividade para o jogo, acaba sempre melhorando o desempenho...  se trocar para tela cheia sem bordas, o jogo é renderizado, e o windows também é renderizado junto... mas, para quem joga com 2 monitores por exemplo, e fica sempre alternando a telas, ou para procurar algo como dicas no youtube enquanto joga... não vai precisar ficar usando o alt tab..  ou se precisar usar o alt tab, ele vai mais rápido, diferente do tela cheia.

Postado
  Em 18/03/2023 às 21:31, DiF disse:

Expandir  

como fazer para rodar um jogo em 4k mas em um monitor 1080p?

Postado
  Em 21/03/2023 às 17:09, Goner disse:

Ativa DLSR ou DLDSR no painel da nvidia se tiver uma RTX

Expandir  

Por enquanto não dá porque meu notebook não é de RTX, é uma GTX 1060.

Mas já ví software que aumenta a resolução em monitores de resolução baixa.

Mas não lembro qual e não conseguí achar. Tinha um tópico sobre isso em outro fórum mas também não conseguí achar este tópico.

Postado
  Em 21/03/2023 às 17:27, ParadiseLost disse:

Por enquanto não dá porque meu notebook não é de RTX, é uma GTX 1060.

Mas já ví software que aumenta a resolução em monitores de resolução baixa.

Mas não lembro qual e não conseguí achar. Tinha um tópico sobre isso em outro fórum mas também não conseguí achar este tópico.

Expandir  

DLSR não precisa de RTX, só DLDSR

• Moderador
Postado

@Goner @ParadiseLost Vocês querem dizer o DSR(Dynamic Super Resolution).   É um recurso das placas Nvidia, pelo que eu sei não precisa ser RTX.  Mas também não é toda placa que suporta isso.

Abre o painel de controle da Nvidia

Gerenciar as configurações em 3D > DSR > Marcar a caixa de 4.00x (3840 x 2160 )

spacer.png

Postado
  Em 21/03/2023 às 20:22, ParadiseLost disse:

Mas para ser ativado este DLDSR deve vir no jogo né?!

Ou seja, se o jogo não tém DLDSR ele não poderá ser ativado.

Expandir  

Não, DSR é só um upscale. Não tem motivo pra você usar isso com uma 1060 de notebook que já sofre em 1080p

Postado
  Em 21/03/2023 às 21:26, DiF disse:

@Goner @ParadiseLost Vocês querem dizer o DSR(Dynamic Super Resolution).   É um recurso das placas Nvidia, pelo que eu sei não precisa ser RTX.  Mas também não é toda placa que suporta isso.

Abre o painel de controle da Nvidia

Gerenciar as configurações em 3D > DSR > Marcar a caixa de 4.00x (3840 x 2160 )

spacer.png

Expandir  

Já procurei isso aí. No drive da minha GTX 1060 não aparece este DSR. Obviamente não posso ativá-lo no meu notebook.

• Moderador
Postado

@ParadiseLost Isso é bem estranho, pois o recurso DSR foi introduzido nos drivers a partir da placa GTX 970 pra cima.  Naturalmente a GTX 1060 suporta o DSR....

é imprescindível que você esteja usando o driver mais recente...   E ainda para facilitar, use o GeForce experiece para definir a resolução personalizada nos jogos que quer aumentar.

Aqui na própria página da Nvidia tem toda instrução de como fazer isso.

https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3587/~/how-to-enable-dynamic-super-resolution-in-games.

Postado
  Em 23/03/2023 às 06:13, DiF disse:

@ParadiseLost Isso é bem estranho, pois o recurso DSR foi introduzido nos drivers a partir da placa GTX 970 pra cima.  Naturalmente a GTX 1060 suporta o DSR....

é imprescindível que você esteja usando o driver mais recente...   E ainda para facilitar, use o GeForce experiece para definir a resolução personalizada nos jogos que quer aumentar.

Aqui na própria página da Nvidia tem toda instrução de como fazer isso.

https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3587/~/how-to-enable-dynamic-super-resolution-in-games.

Expandir  

Não estou com último drive da nvidia, deve ser por causa disso. A última vez que atualizei o drive da nvidia foi a mais de 1 ano. Pra mim quando está rodando tudo bem eu não atualizo, só s atualizações automáticas do windows que eu deixo atualizar.

• Moderador
Postado

@ParadiseLost 

Em 25/03/2023 às 22:11, ParadiseLost disse:

A última vez que atualizei o drive da nvidia foi a mais de 1 ano.

Expandir  

Eita.. então está bem defasado...  é sempre bom atualizar, pois  muitos drivers trazem recursos novos e estabilidade.

Use o GeForce experience para atualizar.  E teste...  caso dê problema é só fazer um rollback.   Você pode fazer um ponto de restauração também...  ademais, você pode baixar o instalador da sua versão no site da nvidia.. qualquer coisa você reeinstala a versão que usa.

Só não dá para ficar desatualizado.  

A versão mais recente é essa:

spacer.png

NO site lá, consta que sua placa de vídeo ainda suporta essa versão e provavelmente as futuras versões também. 

O driver tras diversas melhorias em vários aspectos... como por exemplo em NVIDIA OpenCL Vulkan Interop... dentre outras..  eu senti pelo menos uma estabilidade melhor nos jogos...  enfim.. a GTX 1060 ainda é uma boa placa, claro não vai rodar no ultra alguns jogos mais recentes... mas ainda é uma boa placa para jogar.. meu irmão tem uma dessas e joga bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!