Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma fonte de 5v DC e 2 amperes pode matar?


Ir à solução Resolvido por Ster,

Posts recomendados

@Setts Oi Setts, obrigado por responder minha pergunta!

Eu gostaria de saber se você poderia explicar um pouco mais sobre os risco dos volts e amperes.

Por exemplo:

Uma fonte de 400V mas com 10mA teria algum risco?

Ou então uma fonte com 2V mas com 10A poderia ter algum risco também?

Ou todos esses exempos são perigoso?

Uma fonte de 5V e  2A iria causar algum machucado consideravel?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Random Guy
 

Volts e amperes são medidas elétricas que precisam ser consideradas juntas para entender o risco de uma fonte de energia. Os volts indicam a "força" da corrente elétrica, enquanto os amperes indicam a quantidade de corrente elétrica fluindo.

No primeiro exemplo que você deu, uma fonte de 400V com 10mA pode ser perigosa (Dependendo dos mA) se houver contato direto com o corpo humano. Isso porque uma tensão de 50V ou mais é considerada perigosa para o corpo humano. Ainda assim, a possibilidade de um choque elétrico vai depender de fatores como o tempo de exposição e a resistência elétrica do corpo humano.
 

Já uma fonte de 2V com 10A pode ser perigosa por causa da alta corrente elétrica. Mesmo que a tensão seja relativamente baixa, a alta corrente elétrica pode causar queimaduras graves ou até mesmo iniciar um incêndio, dependendo das condições em que é usada.
 

Por outro lado, uma fonte de 5V com 2A é relativamente segura se usada corretamente. Essa tensão é considerada relativamente baixa e, em geral, não apresenta riscos significativos para o corpo humano. No entanto, é importante lembrar que a eletricidade pode ser perigosa em determinadas condições e é necessário tomar precauções para evitar acidentes elétricos. Para usar uma fonte de energia elétrica com segurança, é importante seguir as instruções do fabricante e garantir que a fonte seja usada em um circuito elétrico seguro e bem projetado. Também é importante evitar o contato direto com a fonte de energia elétrica e tomar medidas de proteção, como o uso de luvas isolantes ou ferramentas apropriadas.
 

Resumindo, a combinação de tensão e corrente elétrica é o que determina o risco envolvido em uma fonte de energia elétrica.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Setts disse:

@Setts

Por outro lado, uma fonte de 5V com 2A é relativamente segura se usada corretamente

11 minutos atrás, Setts disse:

@Setts

não apresenta riscos significativos para o corpo humano.

 

 

Percebi que você utilizou os termos "relativamente segura" e tambem, "não apresenta riscos significativos", isso quer dizer que o choque da minha fonte pode causar algo a mais do simplimente, susto ou um choque que te faz tremer e tira a mão involutariamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer coisa que faça uma interface com as possibilidades da rede elétrica pode ser uma via para mortes. Acidentes só precisam de uma soma de falhas.

 

Por outro lado, o que a fonte alimenta, mesmo ela apresentando o funcionamento esperado, pode se tornar uma origem de riscos (induções, magnetismos, explosões de gases, explosões de baterias, incêndio de inflamáveis, e muitas outras "chances").

 

É preciso enxergar o todo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas coisas que precisam ser melhor explicadas.....

 

A Lei de ohm continua válida inclusive no corpo humano : a corrente que passa é sempre proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência.

 

A TENSÃO é que vai fazer a corrente circular.  E sabemos que é a corrente que interfere em nossos circuitos internos, podendo paralisar nossos músculos inclusive o coração.

 

Uma corrente de 15 mA que circule entre o braço direito e o braço esquerdo já é capaz de causar fibrilação ventricular. 30mA podem matar por asfixia, paralisando o diafragma.

 

Agora, qual a impedância interna do corpo humano ? Uma estimativa existente em algumas normas técnicas define cerca de 1.750 Ohms para o caminho mão-mão. Embora a resistência da pele seja muito mais alta do que isso, se ela estiver totalmente molhada devemos estimar esses 1750 ohms mesmo.

 

Com uma tensão de 2 Volts, a corrente será menor do que 1,5 mA, não apresentando nenhum perigo.

 

Mas com 20V, a coisa já apresenta um risco de danos, claro que isso se as duas mãos estiverem totalmente molhadas.

 

De modo geral, tensões abaixo de 12V não apresentam risco, a menos que sejam aplicadas na língua kkkkkk a mudança de sabor é instantânea e a sensação de gosto é muito ruim ! 

 

Paulo

 

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o post do @aphawk , aprendi que 10 mA doem, 20 mA já pode ser fatal e 50 mA é saco preto garantido. A pilha de 1,5V pode ser sentida na ponta da língua. O grande perigo é que nossos músculos se contraem na presença de corrente e se a ordem cerebral tiver intensidade menor que a da corrente externa vai ficar sem reação e em sofrimento continuado. Não se deve utilizar o corpo para verificar a presença de eletricidade mas se a curiosidade for maior que a prudência ao menos utilize as costas da mão para evitar que os dedos fiquem travados no condutor. 

  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!