Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro DT-832 com leitura incorreta e tensão falsa de forma aleatória


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho um multímetro DT-832 comprado novo aqui no Brasil que com certeza é um Chinês barato e ele sempre teve o problema de tensão fantasma ou tensão falsa com ou sem os cabos, ou melhor explicando, quando seleciono na escala por exemplo 20 DCV ele começa indicando 1666 ai vai para 0,20 e vai baixando até estabilizar em 0,03 ou 0,00. Às vezes não estabiliza e fica ali oscilando vários números aleatórios.

Principalmente quando está parado a algum tempo e pego ele para usar e raramente quando já estou usando ou mexendo nele.

Eu geralmente mudo rapidamente do off para o ponto desejado e quando faço isso lentamente às vezes ele não dá esta falsa leitura.

(Ocorre que após alguns anos de uso ele acrescentou uma divergência de leitura em DC, por exemplo onde deveria ser 5V ele indica 8V ou então, onde deveria ser 86V ele indica 122V.) Esta segunda parte de divergência de leitura em DC não foi realmente apresentado neste multímetro, na realidade está acontecendo com outro multímetro e o autor do tópico se confundiu. De fato o único problema deste multímetro é a tensão falsa.

Estas novidades ocorrem de forma aleatória, às vezes sim a às vezes não.

Eu imagino que a melhor solução seria criar vergonha na cara, tirar o escorpião do bolso e comprar um multímetro decente, de qualidade confiável mas, estou aberto a sugestões para tentar solucionar a discrepância do aparelho.

Meu palpite é graxa na chave seletora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Pincipi disse:

Meu palpite é graxa na chave seletora.

E o meu também. 

As vezes colocam muita graxa e fica dando mau contato. 

34 minutos atrás, Pincipi disse:

Ocorre que após alguns anos de uso ele acrescentou uma divergência de leitura em DC, por exemplo onde deveria ser 5V ele indica 8V ou então, onde deveria ser 86V ele indica 122V.

Indício de pilha fraca ou mau contato no conector dela, as vezes cria zinabre por lá. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Pincipi disse:

estou aberto a sugestões para tentar solucionar a discrepância do aparelho.

Saudações! Tive um com um problema semelhante que piorou depois que esqueci de trocar a chave de resistência para tensão AC. Passou a ficar com um número permanente no display. A solução do problema foi facílima e rápida! Marreta de 3 Kg em 10 aplicações com movimentos rápidos! Nunca mais incomodou.

 

39 minutos atrás, Pincipi disse:

melhor solução seria criar vergonha na cara, tirar o escorpião do bolso

Fiz isso e comprei um Fluke 302. Que benção! E peguei numa promoção fabulosa na época. Pois não é que achei um preço idêntico depois de 1,5 anos?

 

https://www.americanas.com.br/produto/4351879897?pfm_carac=alicate-amperimetro-fluke-302&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=61fab1fad9fd6edeec92cde0

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Renato.88 disse:

Indício de pilha fraca ou mau contato no conector dela, as vezes cria zinabre por lá.

1.jpg.490626a2816a6b5ca859b427f917109a.jpg

Pode ser que dentro da capa tenha mau contato ou zinabre mas, por enquanto vou considerar OK.

2V.jpg.4b5a79ee0c6e9c08923d0fc9749abcfc.jpg

Não sei qual seria a escala correta, se os 2V acima ou os 5V abaixo:

5V.jpg.53e511e44c7c6847408e10cd770eb416.jpg

Ou 10V:

10V.jpg.d8611e4d86bcdaeba2513ff0f216d36a.jpg

De qualquer forma para testar em outra bateria eu preciso deixar um tempo parado e imagino que a bateria está boa pois se colocar uma fraca mostra no painel o símbolo de bateria.

O jeito agora é partir para verificar os contatos do seletor.

@Mega Blaster Esta parece ser a solução mas, ainda tenho uma tênue esperança.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para se ter uma ideia de que realmente não há muito o que se fazer neste aparelho, segue ele por dentro:

1590645578_viso.jpg.84d11d2090b3dc621eaa40d9b52cf7b3.jpg

Assim que abri, lembrei que já tive um problema anterior que me fez ressoldar as pontas de terminais na placa. E partindo para a minha suspeita no seletor:

Aberto.thumb.jpg.29951ff141b2231f0b662b9988e7bed5.jpg

Aparentemente tudo limpo e perfeito, sem uma gota de graxa (Nos mais velhos vinha uma gosma). Olhando de perto com um microscópio deu para notar que em volta da área onde os terminais circulam pelo seletor havia um pó espalhado, muito semelhante ao pó acumulado nas beiradas do visor:

sujeira.jpg.b0388b7749e7fa56beb1a19234805a1d.jpg

No destaque em vermelho já que a máquina fotográfica é incapaz de capturar a imagem desta fina camada de pó. Eu passei um cotonete para assim conseguir mostrar o acumulo:

Sujeira2.jpg.4ffbba6b416393f723c82a78238d89c3.jpg

No microscópio este pó parece ser raspas de plástico de quando gira o seletor misturado ao pó do ambiente que deve ter entrado pelas beiradas e só Deus sabe-se lá mais o que.

Então recapitulando, a primeira intervenção foi a ressolda nos terminais dos conectores, a segunda intervenção foi um pedaço de fita isolante entre a bateria e o terminal do conector, ambas realizadas anteriormente a este tópico.

Hoje então foram realizadas mais duas intervenções, que seria pela ordem a terceira; troca da fita isolante que rasgou:

1222133041_proteoantiga.jpg.af418b762344de7891a43880daa97e84.jpg

Por um pedaço de plástico cortado de uma tampa de requeijão:

1513403403_proteonova.jpg.d376fae2694130864eca25adf019b956.jpg

Assim parece que a carcaça da bateria não vai mais encostar no terminal, vai que era esta a origem do problema.

A quarta intervenção foi a limpeza ou remoção de sujeira na área de circulação do seletor.

Feito tudo isto, aparentemente nada mudou em relação a ligar o aparelho e ele oscilar um pouco as leituras até estabilizar, na parte de mostrar a leitura errada parece que está mostrando certo agora porém, os defeitos citados acima vem ocorrendo de forma aleatória e principalmente quando o aparelho fica parado por algum tempo e se manifesta no momento em que vou começar a usar, deixando de aparecer após usar um pouco o aparelho.

Vou ter que esperar uns dias para testar de novo e ver se fizeram diferença ou não as intervenções de hoje.

Agradeço as sugestões, inclusive as novas que aparecerem.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentou limpa contatos em spray? Também uma lixadinha com papelão naqueles contatinhos em v. E por fim, uma ressolda em todos os componentes com respectiva limpeza.

Ah sim... tive (ou tenho sei lá onde tá) que mostrava .666 também quando liga... vá-te reto...:devil:

 

Boa sorte

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@.if Não tentei, meu limpa contatos acabou e não comprei outro.

Quem sabe uma boa limpeza na placa parece ser uma ótima ideia, se nada mudar partir para a ressolda. Vou deixar a ideia na lista.

Analisando melhor a parte dos contatinhos em V; de forma preliminar, ao olhar pelo microscópio estão aparentemente todos perfeitos:

contatosv.thumb.jpg.6dd5918638c247ca43d774667c2235e5.jpg

Com exceção do marcado em vermelho que seria o correspondente ao ligar e desligar o aparelho:

ligadesliga.thumb.jpg.550ce38709232de569877c8803b94edb.jpg

Seria exatamente em cima da primeira trilha, a única com o percurso todo no metal enquanto que todas as outras tem alguma parte do percurso na placa e por isso ficaram com a coloração diferente.

Imagino que qualquer defeito justamente neste contato em V não ligaria o aparelho e a variação na leitura ocorre apenas no DC, não ocorre nas outras escalas, pelo menos não reparei se ocorre.

Acho muito difícil o defeito ser nestes contatos mas, não impossível. Vou colocar esta possibilidade na lista de tentativas.

Esse aqui mostra ao ligar 666 ou 669 ou 986 ou 999 ou 1666 ou 1668 ou 1689 ou 1669 ou 1699 ou 1888 ou 1898 ou 1899 ou 1869 ou 1999, sempre variando.

Se colocar na escala de diodo e juntar as pontas, após ouvir o beep e soltar, ele gera um número aleatório de três dígitos que não se repete, pensei em montar uma tabela de comunicação ou interpretação do que seriam estes números, tipo seria uma forma da alma do multímetro se comunicar como se fosse por um código estilo "código multimorse".🤣

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 Acho que me expressei mal, a referência é ao contatinho V:

V.jpg.8e3970335d5cf679cb91d477d685e583.jpg

Este aqui marcado em vermelho é o que corre apenas no metal, ele tem a coloração diferente dos outros que passam pelo metal e pela placa. É ao desgaste deste contato que eu me refiro e não ao desgaste das trilhas da placa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permiti-me também adicionar algo baseado em fatos reais ocorridos num passado não muito distante com quem vos escreve...

 

Há um efeito de nome migração iônica ou contaminação iônica ou eletromigração que é provocado por ddp onde ions (eletrons) são atraídos pro +V e sujidades potencializam sua migração formando uma ponte de cobre: a corrente o leva de um ponto a outro.

images?q=tbn:ANd9GcStB4sCB6EQno2CgJ57EnZ De fato... de estanho se placa acabamento hal.

Uma quebra desta ponte seria você passar pacientemente e cuidadosamente (pra não se cortar 😜)  um estilete ou similar entre trilhas... caso a simples limpeza não resolva.

🙃

No seu caso parece que são trilhas niqueladas...não sei se se sujeitam a tal efeito... mas vai quê. Assim sendo, caso a (minha) solução dê resultado bom, seria um minimicronanopico adicional na base de conhecimento da rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os problemas apontados me fez lembrar um defeito numa máquina de correção ferroviária. Equipamento grande (uns 20m) possuia 5 réguas de leitura analógica. Numa delas, onde a sensibilidade era de 17mV/mm estava dando erro. No procedimento de aferição/calibragem não apresentava problema, no campo fazia caca. O potenciômetro 360º era um luxo só, da Honeywell, 2 rolamentos, cursor banhado a ouro com ajuste de pressão e coisa e tal. Após muita dor de cabeça (2 dias) descobri que o conector DIN teve infiltração de água. A arruela mola que pressionava o miolo oxidou. A pasta de óxido de ferro contaminou o miolo que alojava os contatos. Formou um tipo de pilha, capacitor ou coisa parecida. Caso a degradação da placa ou de algum componente tenha tomado as mesmas características será um inferno permanente. Caso seu escorpião seja de estimação dê-lhe cachaça para distrair a atenção e substitua esse multímetro infiel. Se não for possível um Minipa ou Fluke até um amarelinho te atenderá melhor do que este aí. 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

um amarelinho te atenderá melhor do que este aí. 

Aí pra mim é trocar 6 por ½ dúzia. 

Já que os dois são a mesma coisa, só muda de cor. 

 

Em tempo... 

Comprei um deste desde que o meu minipa estragou... 

images?q=tbn:ANd9GcSEwh3qxOra3vGZ3ZdXqv2

Achei que fosse melhor que os amarelinhos e pretos, mas tirando o fato da caixinha ser mais robusta, o display ter números maiores é praticamente igual aos outros por dentro. 

 

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Oportunidade de esclarecimento. Esse DT-832 é sempre o modelo preto? Parece que o amarelinho tende a ser o DT-830.

Tenho o DT-830 preto. 

A diferença é que o modelo 832 apita na escala do diodo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje eu fui fazer uma revisão dos acontecimentos e constatei que este multímetro não tem a leitura divergente, na realidade é um outro multímetro que apresenta este defeito e me confundi, o que está realmente acontecendo neste multímetro é apenas a leitura fantasma. A lista de coisas a se fazer está de pé, eu só preciso de algum tempo na agenda para faze-las e ver se dá algum resultado positivo ou não.

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!