Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei um R5 2600x por um R5 5500 e perdi desempenho


Ir à solução Resolvido por Nogue1ras,

Posts recomendados

Boa noite, possuo uma GTX 1660 e eu fiz um upgrade de um Ryzen 5 2600x para um Ryzen 5 5500 esperando um desempenho superior, porém efetuei os testes em jogos como Forza Horizon 5 e Assassin's Creed Origins e percebi uma piora de desempenho com os mesmos presets de configuração gráfica do 2600x, eu não esperava que o desempenho ficaria tão abaixo do esperado, seria esse um problema de limitação da placa de vídeo ou eu fiz uma má escolha em trocar o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigo, 

 

Conforme o colega falou, isso é um problema de gargalo. Para melhorar isso, você terá que deixar as configurações de vídeo mais baixa para aliviar para placa. 

 

Basicamente, a CPU tem que andar junto com a GPU. Se o processador for muito mais forte que a placa, ele vai está la na frente enquanto a placa estará lá atrás, gerando assim gargalos. 

 

Sendo assim, você tem que aliviar para placa de vídeo para fazer com que ela trabalhe em uma velocidade parecida com a dá CPU. Desde modo, você terá que sacrificar um pouco a qualidade gráfica dos seus jogos até que compre uma placa mais parruda. 

 

Não se preocupe, atualização de um setup passa por momentos assim. Você não fez uma má compra, só precisa ir ajustando conforme os cenários que você for encontrando. 

 

De qualquer forma, verifica se a sua placa ta bem configurada, como, por exemplo, o plano de energia dela.

 

Uma placa boa para o seu processador seria de uma RTX 2060 para cima. 

 

Abraço! 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AdriaNAbyss Então, como é um 6/12, é muito tranquilo resolver gargalo nele. Só subir os gráficos dos jogos e deixar equilibrado. Sendo assim, acredito que casaria bem, até porque existem vídeos na net desse processador levando até com placas mais forte. É muito mais tranquilo resolver gargalo de CPU. Então se tiver money, arrocha. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, AdriaNAbyss disse:

uma RTX 3060 seria demais para uma 5500? no futuro posso pensar em comprar ela, muito obrigado pela resposta!

Não seria, porém, há opções melhores que a RTX 3060:

se for a versão de 8GB: há a RX 6600 que é 500 reais mais barata e é melhor

e se for a versão de 12GB: há a RX 6650XT: que custa cerca de 300 reais a menos e possui desempenho superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2023 às 19:40, AdriaNAbyss disse:

Boa noite, possuo uma GTX 1660 e eu fiz um upgrade de um Ryzen 5 2600x para um Ryzen 5 5500 esperando um desempenho superior, porém efetuei os testes em jogos como Forza Horizon 5 e Assassin's Creed Origins e percebi uma piora de desempenho com os mesmos presets de configuração gráfica do 2600x, eu não esperava que o desempenho ficaria tão abaixo do esperado, seria esse um problema de limitação da placa de vídeo ou eu fiz uma má escolha em trocar o processador?

você não deu mais detalhes, mas é extremamente provável que seu problema seja um mero update da BIOS da placa-mãe. você instalou um processador de duas gerações adiante.

 

É provável que sua placa-mãe seja da série Axxx, que não têm suporte nativo aos Ryzen 5xxx. 

 

Então, o que costuma acontecer é ela dar vídeo, ligar, entrar no windows, porém não ativa o turbo do clock. E muitas vezes o multiplicador de clock está abaixo do projetado. É como se a placa-mãe utilizasse uma configuração mínima pra não te deixar na mão.

 

Atualize sua BIOS e o problema estará resolvido.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, madclocker disse:

você não deu mais detalhes, mas é extremamente provável que seu problema seja um mero update da BIOS da placa-mãe. você instalou um processador de duas gerações adiante.

 

É provável que sua placa-mãe seja da série Axxx, que não têm suporte nativo aos Ryzen 5xxx. 

 

Então, o que costuma acontecer é ela dar vídeo, ligar, entrar no windows, porém não ativa o turbo do clock. E muitas vezes o multiplicador de clock está abaixo do projetado. É como se a placa-mãe utilizasse uma configuração mínima pra não te deixar na mão.

 

Atualize sua BIOS e o problema estará resolvido.

Eu fiz isso, foi a primeira coisa que eu pensei que fosse o problema, mas mesmo atualizando o desempenho não melhorou. Tenho uma PRIME B450M-GAMING/BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Só pode ser algum BO mesmo com a BIOS... Pois aqui diz que o 5500 é melhor em tudo do que o 2600X.

Fui ver pessoas fazendo testes em alguns jogos como Forza Horizon 5 que foi um jogo no qual testei e conseguem um desempenho de mais de 40 fps a mais que o meu setup, visto que é a mesma config, você dizer que o problema é na BIOS significa a troca da placa-mãe? pois ja a atualizei ate a última versão e não mudou nada. Ou tem uma forma de resolver esse BO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui na BIOS e coloquei default, para minha surpresa tinha muitas modificações, eu entrava raramente na BIOS, somente para ver se o sistema reconheceu a peça nova que eu coloquei. Para minha felicidade o AC Origins está rodando a 70fps~80fps nas configs no muito alto, então agradeço a todos que deram suas opiniões para tentar resolver meu problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!