Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de Internet no mundo moderno e necessidade de links "Gigabit Ethernet"


Posts recomendados

  • Membro VIP
Em 23/04/2023 às 21:56, arfneto disse:

A ideia (do fabricante) é que em geral no mundo real não se recebe nem processa nem trata informação no micro pra esgotar um link FE. E a conexão internet do escritório ou da casa é para todo mundo, de modo que pode ser 1/2, 1 ou 2 megabits PARA TODOS.

 

A ideia técnica, que é ligeira. Pois a ideia mercadológica é que o marketing do presente está todo voltado para wireless. Isso manipula as demandas forjando novas "verdades" a cerca das "necessidades" consumistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A ideia técnica, que é ligeira. Pois a ideia mercadológica é que o marketing do presente está todo voltado para wireless. Isso manipula as demandas forjando novas "verdades" a cerca das "necessidades" consumistas

 

Talvez seja uma maneira simplista de ver as coisas.

 

"Tudo voltado para wireless" tem muito a ver com IoT, NFC e 4/5G e wifi para tablets e celulares que não tem alternativa de conexão de rede e de pouco ou nada servem desconectados.

 

A partir daí a ideia técnica --- que não é nada ligeira e sim perene --- é  torna as infraestruturas de rede COM FIO cada vez mais sofisticadas: a necessidade de atender a demanda de conexões sem fio. Como o caso de redes mesh, que tem o tráfego aumentado justamente para permitir a mobilidade do dispositivo sem perder uma conexão já estabelecida. Não por acaso os melhores aparelhos desse tipo são os que permitem trafegar os dados de controle --- backhaul --- via cabo. Em muitos casos só esses resolvem, como no caso de grandes casas com porão e sotão e piscina e áreas de convivência no fundo. 

 

São essas "ideias mercadológicas" que fazem casas hoje em dia terem redes de infraestrutura a 10G: levar conexões wireless para casas de mais de 1000 m2 muitas vezes ensina essas coisas, que antes só eram vistas em ambientes empresariais e fabris. Wireless de qualidade hoje em dia demanda grandes redes e grandes investimentos em infraestrutura de fibra ótica e de cabos de alta ou muito alta performance.

image.thumb.png.f914ce927cdb19bf27fc56874efecaae.png

Conexões sem fio vão claro com sucesso até Marte e além, mas as antenas são direcionais e um tanto caras 😉 

 

 

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Se você pode ter um notebook desses, provavelmente pode ter um Wi-Fi rápido. A depender de quem é você, não sentirá falta de cabo de rede em seu cotidiano

 

Desde que possa escolher onde usar seu notebook.

 

Não adianta ter seu laptop moderninho com aquela placa AX top e dizer pro seu cliente que seu laptop pode se conectar até talvez uns 2 gigabits via rádio (wifi). E dizer pro cliente que o mercado está indo todo pra wifi e aquele discurso todo. E aí e o cliente diz pra você que nos 4 subsolos de laboratórios, onde você tem que trabalhar nessa semana, só pode usar cabo em Fast Ethernet. Você vai ficar sem trabalhar lá, vai ser tachado de pedante e pode ter um prejuízo. Ao menos tenha um adaptador USB3 / RJ45 na pasta... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O marketing manipula a demanda. Para o mercado, a solidez da justificativa técnica é uma "ideia ligeira" frente ao horizonte de lucros. Pouquíssimos de nós somos Tartaruga Ninja que faz backups a 115 MB/s em subsolos.

 

A demanda está garantida por IoT e NFC, tablets e celulares,  as coisas de que falei. A mesma demanda que criou a necessidade técnica do IPv6. Não foi o marketing que esgotou os endereços IPv4.

 

Não entendi onde entra isso de backup a 115MB/s. Uma conexão wifi também faz backups a essas velocidades ou mais. Depende só das antenas e da necessidade. E de todo modo a questão não é de velocidade e sim de possibilidade: citei o exemplo de laboratórios e subsolo porque em muitos casos pode não ser possível conviver com rádio --- wifi --- e os equipamentos de laboratório por causa de interferências. Nada tem a ver com velocidade ou com marketing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!