Ir ao conteúdo

Circuito de partida Suave - Circuito flex de Ignição 127v

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde, pessoal. Tranquilo? 

Bom, um parente meu (parente não escolhemos né ^^) ficou um ano com minha serra esquadria  e ela voltou sem funcionar ... Como eu tenho um conhecimento bem básico de eletrônica ( e estou fraco de dinheiro)  resolvi abrir a máquina e pesquisar o problema. Nesse caminho achei esse circuito furado, fisicamente danificado, com um pequeno sinal de dano. Pesquisando achei peças de reposição por um preço super salgado. Alguém pode me informar mais ou menos o que  esse circuito é e se posso substituir por outro componente eletrônico mais comum, algo que ache lá na Santa Efigênia, tipo um capacitor de proteção?

Agradeço desde já a atenção. 

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. Não consegui entender direito. De fato parece um capacitor. Parece saído da net. Mostre o seu. Preferencialmente por dentro-desmontado. Não consegui vislumbrar isso dentro de uma serra esquadria

serra-meia-esquadria-dw714-imagem-01.jpg

Pode fazer parte de um simples dimmer

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, João.Sperez disse:

Esse é o circuito em questão. 

circuito-flex-de-ign-110v-lh1040-makita-631612-4-41988.jpg

Bela caixa. Minha visão de raio X também foi para conserto. Se pretende consertar o conteúdo da caixa terá que abri-la. Já que está sem funcionar, abra-a sem medo de ser feliz, não tem nada a perder. Provavelmente o dano se refere a um simples triac de potência, coisa barata. Poste foto do conteúdo da caixa. 

• Obrigado 1
Postado

Desculpa a demora, estava tentando fazer tudo da melhor forma possível. Bom, abri caixa, dentro dela havia um blocão de um polímero preto, no processo acabei danificando alguns componentes da placa em si. Os dois componentes destacados em brancos saíram junto com o polímero, tenho certeza que estão no local certo, porém não sei se estão com os polos do lado correto. Já o destacado em vermelho se perdeu, procurei que nem um cachorro e não achei, deve ter caído e eu nem notei (são minúsculos =/).

20230508_140854grt.png

• Membro VIP
Postado

Tá com cara mesmo de algo como um dimmer para partida suave. Irrecuperável já que perdeu a pecinha. Pode tentar adaptar outro mas lembrando que deve suavizar manualmente a partida. Mas no seu caso penso ser melhor comprar outro. Has de pesquisar/consultar no site do fabricante ou na net

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Irrecuperável já que perdeu a pecinha.

Parece que também perdeu trilha.

@João.Sperez

Qual é a explicação para o título do tópico? Vejo que ele não foi editado por moderadores. Dá a entender que você sabe exatamente do que se trata. Eu, não...

Ignição? Flex?!

Qual é o modelo da máquina?

Postado

Opa, boa noite.

O nome vem da loja que vende a peça de reposição. É assim que eles descrevem para vender esse circuito.

Bom, um dos lados desse fio roxo é ligado diretamente em uma fase, recebe a energia dela, o outro sai e vai para alimentar a bobina. 

Muito triste isso =/, comprar outro vai me ferrar, mas é o jeito para voltar a trabalahar.

Postado

Se ligar direto, sem essa peça deve funcionar. 

Mas claro, sem a tal partida suave. O motor irá arrancar rapidamente como fazer uma furadeira ou uma serra circular de mão. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Se ligar direto, sem essa peça deve funcionar. 

Mas claro, sem a tal partida suave. O motor irá arrancar rapidamente

.. mas caso tenha um pouco de habilidade elétrica e/ou criatividade, pode colocar algo em série e em paralelo com este algo uma chave liga desliga. Algo como um ferro de passar. A teoria: o ferro vai absorver a corrente inicial inercial e assim que ganhar velocidade você aciona o interruptor/chave anulando o ferro.

E assim que ganhar o suficiente com seu trabalho, compre outro e volte a usar roupas passadas 😁

10 horas atrás, João.Sperez disse:

voltar a trabalahar.

• Haha 2
Postado

Muito obrigado gente, vou remontar e testar essa duas alternativas. Com ferro e sem o ferro kkk. Que solução criativa achei demais.

E se alguém tiver um material para me ensinar a projetar e construir esse circuito, agradeço, tenho noção de elétrica e um pouquinho de eletrônica, é básico, mas pelo que vi esse circuito tb não é algo fora desse mundo, é possível fazer. 

Obrigado demais, gente. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, João.Sperez disse:

se alguém tiver um material para me ensinar a projetar e construir esse circuito

O que seria o componente branco? Quais seriam as especificações da sua máquina, a motorização?

• Membro VIP
Postado

Já que você foi simpático e bem agradecido, veja este outro conceito de partida lenta: ao invés do ferro, um diodo de corrente correspondente, claro. Eu (eu hein) , que até tenho mas agora tô com preguiça de procurar diodos de 20..30A 1000V, tentaria com uns 10 1n5408 em paralelo. Claro, supondo seu motor ser tipo dc universal...

43 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

a característica da sua máquina

Um extintor do lado cai bem 🤪

43 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

o componente branco?

Suponho ser um triac ou scr de alta corrente.

• Obrigado 1
Postado
Em 04/05/2023 às 15:46, João.Sperez disse:

minha serra esquadria

Até agora não informou qual é. Marca e modelo, por favor?

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Fale mais...

Boa.. minha imaginação fértil (vulgo titica na cabeça) pré supõe que há conexão direta entre os diodos/aquecimento/fogo .. mas claro.. é coisa da minha cabeça.

23 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Fale mais...

O princípio do diodo: ele conduz apenas a metade da senoide o que inicialmente deixa fornecer a metade da potência o que eventualmente faz o motor girar na metade dos rpm, metade da corrente, metade da potência, metade dos etc. Ah sim.. há sim a questão do pico de corrente inicial devido à inércia do motor. Por isso a instrução de diodos de alta corrente ou vários de média em paralelo.

Mais uma opção: um autotrafo 220<->127: o mesmo princípio...ligando inicialmente na metade da tensão até certa rotação. Talvez o autor até tenha um de bobeira. Também pode comparar seu preço com o dispositivo em questão.

30 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Fale mais...

Falei demais... Agora chega 😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

O componente branco é polímero tb, tentei remover mas foi bem mais difícil, ele é mais grudento e deixou rastros no componente, fiz o melhor possível, a foto segue.

O modelo da máquina é uma LH 1040 da MAKITA , até onde eu sei o motor é monofásico e sem indução, pois tem carvão. E não tem aquele interruptor centrifugo para desligar um suposto capacitor de partida. Vou ver se consigo postar uma foto do esquema de alimentação das bubinas e do induzido. 

E cara, claro que vou ser educado, tem que ser,  por civilidade e ainda mais por estar sendo ajudado tb né. TMJ 

20230510_184425.jpg

ah, esqueci as propriedade: 14A  / 127v / 50-60Hz / 1650W / 4800rotações/min

• Curtir 1
Postado

@.if @Renato.88 Essa serra tem freio CC. Essa placa ai não seria ele? (editado abaixo)

@João.Sperez Sua máquina é essa?

Edit:

Ou seria o circuito flex de ignição? Se sim, será que não vale mais a pena comprar outro por R$ 170,00 pilas com frete grátis? Se pesquisar, tem outros mais baratos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2150944299-circuito-flex-de-ign-110v-631612-4-makita-_JM

52ec1e64ac9b995dc4338887e8ff7d98awsacces

Serra 1.jpg

Serra 2.jpg

Serra 3.jpg

Serra 4.jpg

Postado

Deve falar sim, cara, só que quando ce tá meio fud*&¨a criatividade e o esforço fala mais alto. Mas deve valer sim, estou super considerando!!!

Sabe, uma vez arrumei uma caixa de som que tinha aqui, era só trocar um capacitor que tinha falhado, e foi fácil, achei que aqui conseguiria tb, mas não ... só não. 

Postado
10 minutos atrás, João.Sperez disse:

criatividade e o esforço fala mais alto.

arrumei uma caixa de som que tinha aqui, era só trocar um capacitor que tinha falhado

achei que aqui conseguiria tb, mas não

Há uma diferença gritante entre essas 2 amostras. Uma, a do som, nada de mau causará, apenas um falante queimado. Mas a outra, sendo muito trágico, pode lhe causar perda de um membro. Pode causar danos muito graves que não compensam a alegria de consertar por si. Causa e conseqüência! É preciso pesar e ponderar. Algumas coisas não valem o orgulho. Problemas financeiros todos temos, mas não pode por sua segurança em risco por tão pouco.

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Mega Blaster disse:

a outra [amostra; o caso da máquina], sendo muito trágico, pode lhe causar [a] perda de um membro

Não sabemos o comportamento da máquina sem a partida suave. Pode não valer a pena descobrir.

Outra coisa é que um circuito errático pode acrescentar imprevisibilidade ao comportamento da máquina.

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, João.Sperez disse:

estou super considerando

Considere então fazer o teste e nos reportar. E não, não deve ...

10 horas atrás, Mega Blaster disse:

lhe causar perda de um membro

... o simples ferro de passar ou diodo em série.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

o comportamento da máquina sem a partida suave. Pode não valer a pena descobrir

Desde que ele não coloque nenhum membro na serra, o máximo que pode acontecer é a queda do disjuntor (semi obrigatório).  O que me fez lembrar... certa feita vi um vídeo em que a serra travava imediatamente quando o cara colocava uma salsicha nela. Por algum motivo desconhecido ele não quis fazer um teste real.🤪

13 horas atrás, Mega Blaster disse:

freio CC. Essa placa ai não seria ele?

Ser for, neste caso ela é insubstituível !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...