Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de auxílio para usar transistores como chave


Posts recomendados

Para realizar esse projeto eu precisei o transistor como chave e tive muitas duvidas para calcular a resistência da base e do emissor

 

(estou utilizando um transistor BC547 e LEDs vermelhos, a fonte está provisória e defini como 5v) 

 

tentei calcular a resistência da base baseado em Ib = Ic / hFE

e a resistência do emissor baseado em = Re = (Vcc - Vbe) / Ib

 

Esse é o primeiro mês com o projeto então por favor caso haja mais algum erro me corrijam, muito obrigado!

Captura de Tela (106).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, reztory disse:

fonte está provisória e defini como 5v

 

O diagrama informa 12V. Isso me faz pensar até que ponto ele está confiável como documentação.

 

6 horas atrás, reztory disse:

primeiro mês com o projeto

 

Você quer dizer que tem um prazo? E qual seria?

 

Por que você está dividindo (118 Ohms) a tensão a cada carreira de LEDs que é iniciada a partir de U1?

 

O que significa a anotação "20 × 220 Ohms"?

 

No total serão 2 × (4 + 24) = 56 transistores e 2 × 2 = 4 circuitos integrados? Então aquela conta de 48 resistores parece errada.

 

E o que seria o "resto 470 Ohms"?

 

Esse seu documento está uma confusão total!

 

Sobre o 74HC4067

 

1330264668_74HC4067-Analog-and-Digital-Mux-Module-Connections2.jpg.c8176f3b9651bb63468e44af8ec3ff62.jpg

 

Datasheet

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, reztory disse:

calcular a resistência da base baseado em Ib = Ic / hFE

Seu caminho teórico está certo. Mas no prático você está usando a configuração seguidor de emissor. Sugiro colocar o led no coletor na configuração emissor comum.

transistor-circuit-to-drive-led.gif

https://www.petervis.com/GCSE_Design_and_Technology_Electronic_Products/Transistor_as_a_Switch/Transistor_as_a_Switch_for_LED.html

--->>

https://www.petervis.com/GCSE_Design_and_Technology_Electronic_Products/transistor_base_resistor_calculator/transistor_base_resistor_calculator.html

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@reztory ,

 

Primeiro lugar, explique o que é isso, como que deve funcionar o acendimento dos Leds, se todos eles devem sempre ter o mesmo brilho ou não.

Segundo, as tensões de alimentação dos seus 74HC , quantos volts serão, e qual será a alimentação dos circuitos com os Leds.

Terceiro, existem CI's Drivers como o ULN 2003 e o UDN 2981 que te facilitam muito ....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, reztory disse:

Esse é o primeiro mês com o projeto então por favor caso haja mais algum erro me corrijam

 

23 minutos atrás, aphawk disse:

CI's Drivers como o ULN 2003 e o UDN 2981 que te facilitam muito

Isso daí tem cara de trabalho de curso. E de cara tem sim...

6 horas atrás, reztory disse:

mais algum erro

.. perceba os 4 transistores de baixo. Caso possua, sugiro ao autor consultar seu orientador... Caso não, responda às perguntas de Paulão pra melhores nortes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.. é isso aí. Outro indício é que ele quer apenas simular pois não creio muito que ele planeja soldar 256 leds na sua matriz.. a não ser que passe pela sua cabeça algo como uma ou mais matriz de led...

Esquema-el%C3%A9trico-da-matriz-de-LED%E

Fica aí a dica pra sua composição...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o garoto não deve ter muita facilidade em queimar etapas e partir pra linguagem vhdl. .. na qual não são muitos que se atrevem se comparado com c.

 

Num contato que tive com o quartus (há muuuitô tempô) me lembro que dava pra fazer circuitos lógicos diretamente nele sem linguagem nenhuma. Já com libs prontas, me lembro de ter colocado um contador 7490 nele e uns leds a piscar.. só isso. Mas de fato mesmo assim conhecimentos adicionais são necessários. Também não tenho certeza se o sw é gratuito ou se existe algum que o é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, .if disse:

queimar etapas e partir pra linguagem VHDL

 

Não sugeri isso. Foi somente o adiantamento do "aproveitamento" que o professor dele deverá fazer.

 

31 minutos atrás, .if disse:

contato que tive com o Quartus

 

Obrigado por somar.

 

Ref.: Quartus Prime no embarcados.com.br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas pela falta de clareza, mas vou tentar esclarecer aqui:

 

O projeto é uma matriz de 16x16 LEDs onde que por meio de programação no arduino e outros pontos, vamos criar um sistema onde por exemplo ao bater uma palma acontecera um efeito de ondas nesses LEDs, no caso os LEDs vão ter os mesmo brilho também.

 

O prazo é de até Junho essa é a primeira parte e estarei apresentando hoje (já enviei esse diagrama para o professor e terei que apresentar para turma baseado nele kk)

20x220 Ohms se refere no projeto entregue hoje estaremos com 20 resistores de 220Ohms e o resto complementamos com resistores de 470Ohms pois não tinhamos mais de 220 Ohms

 

Eu dividi por inexperiência pois entendi pelo calculo que cada transistor precisava de um resistor de 118 ohms

Os LEDs vão ser conectados em uma placa ainda e terá mais coisas há arrumar

Quanto a isto então terei que de corrigir depois a apresentação e arrumar para a entrega final

 

A tensão que imaginamos que será de 5v 1a, imaginamos o uso de CI mas quanto a isso nessa primeira parte o meu instrutor e professor pediu esse diagrama eletrônico dos LEDs sem usar, só para tentar representar uma parte do que seria. Ele pode me ajudar até as conexões dos LEDs ao demultiplexador. Peço desculpa mas é que a fonte ficou como provisória e por isso está diferente do que eu disse, na pressa entregamos sem nenhuma descrição

 

Explicando um pouco do que entendi também, preciso inverter os transistores no caso o emissor precisa ficar nos LEDs?

 

E corrigir recalcular o resistor dos que no caso deve ser para o coletor?

 

 

Agradeço pela atenção e conselhos serão de grande ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, reztory disse:

Explicando um pouco do que entendi também, preciso inverter os transistores no caso o emissor precisa ficar nos LEDs?

Está usando transistor NPN. 

Portanto, os emissores sempre apontam para o negativo da fonte. 

No caso, os 4 transistores que estão na parte inferior do seu esquema estão com C e E invertidos. 

Os outros 4, na lateral acima estão meio certos. Visto que não precisa daquela quantidade de resistores. 

Os coletores deles devem ser ligados diretamente ao positivo. 

 

6 horas atrás, aphawk disse:

Terceiro, existem CI's Drivers como o ULN 2003 e o UDN 2981 que te facilitam muito ....

Pensei a mesma coisa, mas já que é pra aprender a calcular resistor e transistor.... 

Se substituir um dos 4067 por LM3914 ou do gênero, facilita mais ainda. 

Mantendo a sincronia com o contador que vai controlar o 4067, torna um projeto experimental didático de osciloscópio bacaninha, nem precisa de programação. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem umas coisas bem erradas ai.

 

Vamos começar pelo U1 e os 4 transistores ligados nele. São os responsáveis por fornecer a tensão positiva aos leds. Se utilizar lógica negativa em U1 (acionamento do led por nível zero na saída) o correto é utilizar transistor PNP com o emissor nos 12V e o coletor indo para os resistores de 220R. Nessa configuração os resistores irão recever 12V - 200mV de saturação = 11,8V Nesse caso o resistor é necessário para limitar a corrente de base.

Caso resolva fazer lógica positiva  (acionamento do led por nível 1 na saída) se usa o NPN e se elimina o resistor de base, o transistor vai agir como seguidor de emissor e a tensão que irá para os resistores de 220R será a tensão de saída de U1 - 0,7V. Em ambos os casos a ligação dos transistores para o positivo da fonte é direta, sem uso de resistores. 

 

Indo para o U2 e os 4 transistores ligados nele. São os responsáveis por fornecer a tensão negativa aos leds. Cometeste o erro de inverter o emissor com o coletor. Até funciona mas o desempenho é menor e vai derrubar a sua nota. Faltou um resistor entre U2 e a base de cada transistor. A conversa de ganho do transistor para cálculo da resistência de base tem que ser observada com reserva. Se utiliza o hfe para cálculos na região ativa, sua pretensão é de saturar o transistor. Vá então para o datasheet do transistor selecionado e procure pelas curvas de saturação do transistor. Vai ter que trabalhar numa relação de Ic/Ib entre 10x e 30x para ter uma boa saturação. O 74HCXXXX a exemplo de qualquer integrado possui correntes máximas de saída para cada pino e também corrente máxima para a somas dos pinos. Já vai se acostumando a olhar esses limites, faz parte do amadurecimento. Não precisa decorar, são muitos componentes, mas precisa se acostumar a verificar para não fazer caca. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!