Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra de componentes no exterior


Posts recomendados

Ola pessoal tudo bem? Sou novo por aqui e gostaria de perguntar sobre compra de componentes. Estou fazendo um projeto de sintetizador modular, e muitos componentes não encontro no Brasil. Vi as lojas da Mouser, Digikey e LCSC, mas queria saber sobre a experiência de vocês em comprar (e ser taxado ou não) e se existe alguma aqui no Brasil que vale a pena. Já fiz placas na JLCPCB e por isso considero a LCSC que é deles uma opção , pois  recebi sem ser taxado. Digi e mouser aparentemente tem altas taxas, mas estou em dúvidas. Podem me dar uma força? Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@.if, @Thiago Miotto, quem sabe apontar (linkar) mensagens de vocês? Não sei.

 

13 horas atrás, Abun Dasua disse:

ser taxado ou não

 

Isso é com o Estado. Regras. Influirá a forma como o vendedor caracteriza a encomenda.

 

13 horas atrás, Abun Dasua disse:

recebi sem ser taxado

 

Quando o vendedor caracteriza a encomenda com total honestidade, você ainda tem loteria inversa na triagem alfandegária.

 

Últimas notícias:

 

Governo volta atrás na taxação de pequenas "importações"

 

"Estão usando uma brecha para burlar a lei. A Receita queria fechar essa brecha. O presidente falou para atuar administrativamente primeiro, para não prejudicar quem usa a regra de boa fé", declarou Haddad nesta terça-feira (18) em entrevista a jornalistas.

 

🫢 😂

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Xandão agradeço por me mencionar e tentar contar comigo. Mas o nick do garoto não motiva pessoas sérias como eu a lhe dar muita atenção . Mas permita-me registrar que tua contribuição foi muito relevante pra ele, ok? Lhe é um excelente norte.

Pra não ficar atópico demais, sugiro a ele que fale mais sobre o projeto, circuitaria e afins. Ele poderia p.ex. mesclar compras internas e externas dos componentes insubstituíveis.

Também desejaria a ele boa sorte

 

 

13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

eficientes

 

A conexão dos posts com título me fez lembrar... há muito tempo atrás uma cientista brasileira trouxe de fora um pacotinho de nanotubo de carbono pra estudar aqui. Ela teve que trazer escondido pois por meio legais .. p q p... era um p n s. Não tenho o link da reportagem de ela afirmando isso... está na minha cabeça apenas. O que me leva a ... pra conseguir um resistor de 1k no almoxarifado aqui ... p q p com a burocracia também... É muito mais fácil e menos literalmente perturbador trazer de casa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Quem diz outras?

Compro há anos e frequentemente das lojas no site do Aliexpress, um site como o do Mercado Livre, de vários lojistas, nunca "disfarcei" a compra, nunca fui taxado e toda vez que houve algum problema, ou o vendedor resolveu ou o próprio site. Nunca comprei nada acima de uns R$ 200,00. Bem... eletrônica para mim é hobby, dificilmente comprarei algo de preço alto - ainda que esteja relativamente barato. Por exemplo, vejo no mercado nacional e até no estrangeiro multímetros que custam algo como R$ 10 mil. Apenas para hobby, não vejo necessidade, mesmo que, numa oferta, esse tipo de multímetro fosse vendido a R$ 1 mil.

 

Também comprei bastante da Farnell Network quando o estoque, o depósito ficava em Diadema, São Paulo. É que o que mais onera compras no estrangeiro - tirando a China - é o frete.

 

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Últimas notícias:

 

Governo volta atrás na taxação de pequenas "importações"

 

"Estão usando uma brecha para burlar a lei. A Receita queria fechar essa brecha. O presidente falou para atuar administrativamente primeiro, para não prejudicar quem usa a regra de boa fé", declarou Haddad nesta terça-feira (18) em entrevista a jornalistas.

 

Seria legal que no nosso país não tivesse a mentalidade elitista... que tivéssemos preço justo para artigos de boa qualidade, como há em muitos outros países. Se bem que esse elitismo, para quem quer fazer ciência, acaba resultando em criatividade rara. Por exemplo,

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

fazer ciência

 

Fórmula final usa o período determinado na leitura que o Audacity fez de um LDR excitado por laser.

 

22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Seria legal [...] que tivéssemos preço justo para artigos [eletrônicos?] de boa qualidade, como há em muitos outros países.

 

Não produzimos. Importamos.

 

Nossas lojas de eletrônica são atravessadores de bens localmente escassos.

 

@.if, @CulturaMaker [nick anterior: @Abun Dasua], "cumprimento de lei" por sorteio como via padrão nunca foi um processo sério. Mais uma vez os burocratas estão barganhando apoio político; nunca serão eficientes no certo. #norte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, tudo bem? Muito obrigado pelas respostas e pelos esclarecimentos. Agradeço ao @alexandre.mbm e ao @.if pelas prontas respostas. Vou trocar meu nick para evitar confusões, mas posso te garantir que estou perguntando de forma séria.

 

Destes procedimentos, fiz compras já no Ali, algumas outras online, mas explicando mais a dificuldade ( e por isso a experiência de compra), não diria que os produtos que quero trazer são "super raros ou escassos", mas por exemplo - optoacopladores, temos no brasil baixa quantidade ou valores muito altos para séries especfícicas... por exemplo se encontra facilmente um 4N25, mas já é mais difícil um 6N138 (eu achei na proesi, mas o estoque em várias lojas é raro, ou caro).

 

Estou agora desenvolvendo projetos de controladores midi, e sintetizadores que usam CIs específicos... até encontro alguns no Brasil, mas com uma diferença de preço absurda, e sem saber a prodecência. Outro fator, é por exemplo componentes mais simples em SMD, como resistores, ou polyfuses que chegam a custar 4 vezes o valor por aqui.

 

Então minha ideia era fazer o sourcing disso direto em uma destas de fora, mas entender custos. Por exemplo, muitos videos do youtube falam que a mouser tem uma forte taxação ( na verdade tudo que vem HDL ou UPS já é taxado), enquanto outras podem ser enviadas de forma LEGAL , por correio, etc, e o risco é muito menor (ou pelo menos mais justo).

 

Obrigado por seus comentários e opiniões.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Blumer Celta disse:
22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Farnell Network

agora que vi que comentou.

 

E agora que reparei, caro Blumer: o certo é Farnell Newarc

 

Não confundir com Fornell, uma loja brasileira.

9 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

o Brasil tem fábrica de 4N25, ou de 555?

Olha lá, Alê: (clique)

 

Será muito bom principalmente porque temos minérios, alguns bem raros, como o nióbio. Mas esse é apenas um de muitos outros. E isso porque ainda nem começamos a explorar, por nós mesmos, as possibilidades na região amazônica, hein? Fôssemos um território pequeno, como o Japão, Taiwan etc., importar faria sentido... Será legal quando despertarmos para a indústria, pelo menos para o abastecimento interno. Temos, materialmente falando, tudo para sermos independentes também na fabricação de insumo para a eletro-eletrônica. Falta o que à gente?

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre compras. Em pequenas quantidades p/ coisas raras o aliexpress é bem interessante, principalmente p/ coisas antigas, descontinuadas, embora eu acho que seja frutos de peças desmontadas (usadas e limpas)

Sobre ser taxado, a lei define a taxação seria em toda compra (a isenção seria quando algum amigo teu de fora do país te manda um item s/ cobrança). Mas como a receita não tem braço p/ olhar todos pacotes que chegam, passa muita coisa s/ taxação. Via de regra, pacotes pequenos correm o risco de passar sem taxa.

Muitas lojas gringas não mandam por correio pelo risco de ser parado, você dizer p/ mandar de volta p/ receber reembolso, mas a mercadoria nunca voltar p/ eles. Se eles mandam só por DHL ou  FEDEX, a taxação é automática, já que os couriers fazem o desembaraço pagando os impostos.

Eu acho algumas lojas de Makers do Brasil competitivas em termos de preços, me vem a mente por exemplo que já  comprei:
https://www.baudaeletronica.com.br/
https://www.eletrogate.com/
https://www.soldafria.com.br/

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Sobre ser taxado, a lei define [que] a taxação seria em toda compra (a isenção seria quando algum amigo [CPF] teu, de fora do país, te [CPF] manda um item s/ cobrança).

 

Muitos vendedores estrangeiros estão "mais preocupados com o deles", e automaticamente, em seus processos, não caracterizam a encomenda como produto de uma venda, oriundo de pessoa jurídica. Essa prática certamente Haddad inclui no "burlar a lei".

 

Nem sempre há coluio do comprador.

 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

[o Estado] não tem braço [ou tecnologia] p/ olhar todos [os] pacotes que chegam, [então] passa muita coisa s/ taxação

 

Isso também é verdade. Nosso parceiro-adversário foi completamente honesto, o Estado abriu as pernas, e nós usufruímos (eu ia usar outra palavra), sem burlar a lei.

 

Mas também pode ser verdade que varejistas estrangeiras tais como Shopee, Shein e Aliexpress fazem uma "otimização em excesso", de sua logística, escapando a nossas tributações protecionistas. Isso tem sido investigado a partir de denúncias feitas por "alvejadas" nacionais tais como a Magalu.

 

@.if, @CulturaMaker, #norte, #SoberaniaFortíssima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que Xandão me mencionou e você "serializou" seu nick, permita-me opinar...

Pra protótipo você deve mesmo adquirir as peças onde estiver disponível e atender seu prazo e inquietações eletro-eletrônicas (vulgo hormônios à flor da pele). Depois de funcionando você pode otimizar os custos fazendo o planejamento e pesquisando e etc. Mas caso você não queira e/ou não tenha tempo e/ou capacidade (saco) e etc, uma alternativa é você contratar empresa que trabalha com regime turn key (clique). Em suma você entrega papel e recebe o produto. Vulgo transforma sonho em realidade.

 

Eu (eu) até poderia lhe ajudar ainda mais efetivamente (turn key faz parte de meu escopo empresarial) mas penso que não nos (a mim e a ti) possa ser um negócio viável pois trabalhamos de alto a altíssimo volume de produção pra compensar as importações.

Além do + eu já tinha quase esquecido mas Xandi me fez lembrar seu outro nick nada profissional.. 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Thiago Miotto disse:

embora eu acho que seja frutos de peças desmontadas (usadas e limpas)

Acho que tem de tudo um pouco... já comprei carreteis de memórias flash, onde: além de memórias alojadas de forma diferente dentro do carretel (cada uma com pino 1 viradas em diferentes posições, a memória vem girada dentro do invólucro), também vem de diferentes velocidades "ns" dentro do mesmo carretel ... e algumas parecem um pouco sujas.

Também estas que comprei a maioria vem com dados dentro (claramente foram usadas e não passaram em algum teste.

"dados legíveis e não aleatórios".

Em alguns datasheets vi que certos fabricantes fornecem as memórias pré-gravadas se grande consumidor assim desejar... pode ser isso também.

Também peguei memórias com dados gravados em partes protegidas/bloqueadas (tive que ter um gravador apropriado que aplicava certa tensão extra para apagar aquela área.

 

tenho conhecidos que compraram CPLDs antigas e segundo eles "eram refugos usados".

 

Soube de casos de PICs que não gravavam de maneira nenhuma, e por fim descobriram que eram remarcados... na verdade eram outro modelo de PIC.

 

*As memórias FLASH que adquiri, embora duvidosas não me lembro de alguma das milhares terem apresentado defeito.

 

já as eproms UV, pegamos na empresa de tudo que é tipo (vindas da china), tinha até uma que tinha aparência de ser colada com gesso (entre as camadas de cerâmica).

Estas eproms UV (27C322) muitas apresentaram defeitos variados.

 

Os demais componentes que comprei da china funcionaram bem (embora acho que deve ser tudo falsificado ou algo que não passou no teste de qualidade da empresa fabricante.

 

OBS: não comprei nada de componentes de potência lá... dizem que não vale nada (ou pelo menos não tem como saber qual vale e qual não vale), ou seja pra poder usar terá que matar passarinho com canhão... comprar um componente que aguente uma potencia bem maior do que o circuito pede, para ter certeza de qua aguenta.

 

OBS2: tudo que compro é da aliexpress, não comprei da LCSC ou outras, pode ser que estas apresentem maior confiabilidade (parece que sim)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2023 às 15:30, alexandre.mbm disse:

Por exemplo, o que você recusou?

Não cheguei a comprar, mas o pessoal fala de amplificadores de audio que são falsificados e não chegam nos parâmetros ideais, mosfets e reguladores de tensão que não suportam a carga que deveriam suportar e etc, estes componentes mais parrudos não cheguei a comprar só vi o pessoal reclamando mesmo.

 

O que comprei foram mais memórias/pics/arduinos etc.

 

Tem um vídeo do newton c braga que ele fala sobre um projeto que criticavam que não funcionava mas o pessoal usava componentes falsificados,e por isso dava muita diferença... (se encontrar o vídeo coloco o link), mas enquanto não encontro, que quiser saber sobre importação de componentes, tem este outro ótimo para quem pretende importar componentes para comercializar algum produto:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei muita coisa do Aliexpress, e só tive problema com uma compra, onde me mandaram um SSD que não funcionava de jeito nenhum, e recebi o dinheiro de volta.

 

Fiz mais de 40 compras de eletrônica , nenhuma delas passou de 400 reais, nenhuma foi taxada, e todas vieram componentes funcionais, inclusive vários Attiny 85 e muitos Arduinos Nano. Mosfets, optos, diodos Schottky, tudo perfeito.

 

Eu tento sempre fazer compras em pacotes pequenos, e divido a quantidade em um pedido por semana.

 

Paulo

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, aphawk disse:

Eu comprei muita coisa do Aliexpress, e só tive problema com uma compra, onde me mandaram um SSD que não funcionava de jeito nenhum, e recebi o dinheiro de volta.

 

Fiz mais de 40 compras de eletrônica , nenhuma delas passou de 400 reais, nenhuma foi taxada, e todas vieram componentes funcionais, inclusive vários Attiny 85 e muitos Arduinos Nano. Mosfets, optos, diodos Schottky, tudo perfeito.

 

Eu tento sempre fazer compras em pacotes pequenos, e divido a quantidade em um pedido por semana.

 

Paulo

 

 

Produtos perfeitos da China que não se sabe até quando duram ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Produtos perfeitos da China que não se sabe até quando duram ...

 

Tudo é uma questão de o que você quer comprar .......  por exemplo eu nunca compro Mosfets e transformadores toroidais que são usados em fontes de alimentação tipo ATX, porque sei que eles reaproveitam muito esses componentes.

 

Agora, no restante, comprei ( e compro ) de tudo : knobs para potenciômetros, potenciômetros blindados, módulos de conversão USB-Serial TTL, opto acopladores, varistores, transistores , diodos, reguladores de tensão , Mosfets de média potência, Cis diversos, microcontroladores, Arduinos diversos, módulos de áudio, encoders, kits de componentes como capacitores cerâmicos e indutores, kits de transistores de baixa potência, capacitores eletrolíticos de 105 graus, e vários brinquedos para uso em automação residencial como tomadas wifi, infravermelhos inteligentes, sensores wifi , etc, etc...

 

Olha, eu compro com Ebay e com Ali Express fazem mais de 10 anos.... só no Ebay tenho mais de 600 compras, no Ali Express mais de 150, e só tive 5 problemas com compras durante todo esse tempo, mas sempre fui ressarcido.

 

O segredo sempre foi escolher bem de quem comprar. Olhar as qualificações, as reclamações, isso é fundamental em qualquer compra online, mesmo aqui no Mercado Livre e em outros semelhantes.

 

Sempre falam que produtos chineses não prestam, e eu respondo sempre que você recebe pelo que paga. O tal desconfiômetro é seu amigo, e saber preços de componentes em grandes lojas como Mouser ajudam você a escapar de enganos .... 

 

Paulo

  

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

e vários brinquedos para uso em automação residencial como tomadas wifi, infravermelhos inteligentes, sensores wifi , etc, etc.

Eu só tomaria cuidado com estes... está na modinha uma certa camera pan-tilt (aquelas que giram), que está na casa dos cento e pouquinhos Reais, que todo mundo está comprando. Mas nunca usei, pois para meu desgosto, apesar de ter porta RJ45, ela so permite conexão via celular... e eu não entendo, mas vi um site de um cara que desmontou o firmware destas camerazinhas e e descobriu que ela conecta seu celular com o mundo inteiro, sua conexão passa por diversos servidores obscuros (até no site do aliexpress sua conexão passava se não me engano)... ou seja a china inteira esta vendo a imagem de sua camera... senha de wifi e sabe-se lá mais o quê...

e como estas tomadas inteligentes também tem conexão com celulares, sabe-se se lá a procedência do soft deles... tenho meus receios, mas como disse eu não entendo, cabe a cada um verificar se isto ocorre com todos os aparelhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Blumer Celta disse:

mas vi um site de um cara que desmontou o firmware destas camerazinhas e e descobriu que ela conecta seu celular com o mundo inteiro, sua conexão passa por diversos servidores obscuros (até no site do aliexpress sua conexão passava se não me engano)... ou seja a china inteira esta vendo a imagem de sua camera... senha de wifi e sabe-se lá mais o quê...

 

Para evitar isto você pode monitorar as conexões feitas pela camera usando o seu roteador wi-fi .

Tem muita gente que adora espalhar pânico com fake-news , não acredite em tudo o que você vê, e sim naquilo que você consegue verificar.

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A maioria dos boatos é falsa. A minoria das verdades é boato 🤔.🤪.. ou algo do gênero ..😜

6 horas atrás, aphawk disse:

não acredite em tudo o que você vê

 

edit...

A maioria dos boatos é falsa. A minoria das teorias da conspiração é verdadeira 🤪... ficou menos pior 😁

(      @aphawk @Blumer Celta @rmlazzari58 )

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, aphawk disse:

 

Tudo é uma questão de o que você quer comprar .......  por exemplo eu nunca compro Mosfets e transformadores toroidais que são usados em fontes de alimentação tipo ATX, porque sei que eles reaproveitam muito esses componentes.

 

Agora, no restante, comprei ( e compro ) de tudo : knobs para potenciômetros, potenciômetros blindados, módulos de conversão USB-Serial TTL, opto acopladores, varistores, transistores , diodos, reguladores de tensão , Mosfets de média potência, Cis diversos, microcontroladores, Arduinos diversos, módulos de áudio, encoders, kits de componentes como capacitores cerâmicos e indutores, kits de transistores de baixa potência, capacitores eletrolíticos de 105 graus, e vários brinquedos para uso em automação residencial como tomadas wifi, infravermelhos inteligentes, sensores wifi , etc, etc...

 

Olha, eu compro com Ebay e com Ali Express fazem mais de 10 anos.... só no Ebay tenho mais de 600 compras, no Ali Express mais de 150, e só tive 5 problemas com compras durante todo esse tempo, mas sempre fui ressarcido.

 

O segredo sempre foi escolher bem de quem comprar. Olhar as qualificações, as reclamações, isso é fundamental em qualquer compra online, mesmo aqui no Mercado Livre e em outros semelhantes.

 

Sempre falam que produtos chineses não prestam, e eu respondo sempre que você recebe pelo que paga. O tal desconfiômetro é seu amigo, e saber preços de componentes em grandes lojas como Mouser ajudam você a escapar de enganos .... 

 

Paulo

  

 

 

 

Mas até quando duram essas peças da China que vem comprando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ ,

 

Pergunta meio estranha kkkkkk até agora tudo funcionou..... como eu disse, você tem de olhar com cuidado o vendedor, pesquisar pontuação, reclamações, se o preço está de acordo com o mercado ( milagres não existem ), tudo o que puder .... e só depois fazer a compra !

 

Como eu já disse acima, algumas coisas eu não compro lá de jeito nenhum. Mas a grande maioria eu compro e funcionam tranquilamente.

 

Por exemplo : pilhas e baterias eu não compro da China nem que fosse de graça !  São todas falsificadas, remarcadas, geralmente tudo usado, e o pessoal aqui compra acreditando em especificações de capacidade que não existem nem na NASA !

 

Outra coisa : transistores metálicos TO-3 pode manter distância deles..... reguladores de tensão em TO-3 também nem pensar..... 

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Blumer Celta disse:

conecta seu celular com o mundo inteiro

 

Conosco, pessoas comuns, invasivas são as redes sociais. Mas também são impessoais.

 

Esse negócio de ser pessoalmente espionado é mais para gente poderosa, ministros, presidentes, diretores de firmas grandes. Eu não me abriria mão da minha tranquilidade assim tão fácil...

 

Agora sobre importação, não sei se ainda tem umas feiras de eletrônica, como tinha antigamente no Anhembi e depois no Center Norte, em São Paulo ambas. Os fabricantes costumavam expor seus produtos e até forneciam amostras, (samples) caso você fosse um empreendedor e demonstrasse interesse em comprar para industrializar algum projeto seu...

 

E agora lembrei de dois episódios: já ganhei 4 exemplares do TDA2616 da NXP, 5 PT2389 e 5 PT2256 da Princeton Technology, de Taiwan. Tudo que fiz foi entrar nesses sites, me cadastrar e solicitar esses samples...

 

Mas também já pedi samples para a Texas Instrument e para a Analog Devices e não ganhei nem resposta, que dirá componentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!