Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra de componentes no exterior


Posts recomendados

21 horas atrás, aphawk disse:

pilhas e baterias eu não compro da China

comprei 3 vezes, nunca chegaram.

Parece que tinha uma lei que proibia enviar baterias por correio... (parece até que brinquedos que as usassem tinham que vir desmontados... algo assim)

21 horas atrás, aphawk disse:

transistores metálicos TO-3 pode manter distância deles..... reguladores de tensão em TO-3 também nem pensar....

O problema é comprar de alguém (no mercado livre por exemplo), e o cara ter comprado de lá e estar repassando.

Está ficando complicado, tem que conhecer bem estes componentes para ter certeza se são autênticos.

Eu costumo comprar de vendedores do ML que eu vejo que o estoque do cara são de coisas antigas e me baseio por isso, acho que deve ser alguém que está fechando alguma eletrônica antiga e se desfazendo do estoque.

20 horas atrás, rmlazzari58 disse:

já ganhei 4 exemplares do TDA2616 da NXP, 5 PT2389 e 5 PT2256 da Princeton Technology, de Taiwan. Tudo que fiz foi entrar nesses sites, me cadastrar e solicitar esses samples..

nos primórdios da internet meus colegas fizeram muito isso, e ganharam muitos componentes.

Mas eu, naquela época nem internet tinha kkkkk

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns vendedores, chineses ou não, nos marketplaces internacionais podem passar "gato por lebre". Mas não dá para bloquear "a China" com base nisso. Eles produzem coisa demais! Teríamos de rastrear a cadeia de produção. No nosso contexto, é basicamente "chinês falso se passando por chinês verdadeiro". O que raios hoje em dia não é "Made in China"?! E o continente asiático é meio que uma selva só.

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha única compra na China teve valor alto, não fui taxado e chegou tudo rápido e sem enganações.

Há muitos anos, comprei um SSD no EBAY, na época em que eles eram novidade. Esse veio de Nova Iorque EUA, demorou bastante e não tive problemas. Tenho esse SSD até hoje é de 60GB e ainda funciona bem.

Na mesma época comprei uma placa de captura de vídeo usada também no Ebay, foi num daqueles leilões e arrematei a placa por um valor em US$ que dava R$38,00. Me lembro que veio do Oriente Médio, em algum lugar de Jerusalém.

 

12 horas atrás, Blumer Celta disse:

comprei 3 vezes, nunca chegaram.

Nesse caso, o que @aphawkquis dizer é que quando chegam também não funcionam. São pilhas velhas, com defeito ou de má qualidade. Esse tipo de pilha costuma vir muito naquelas lanternas e radinhos portáteis que vendem nos camelôs ou nas famosas lojinhas de "1,99".

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Alguns vendedores, chineses ou não, nos marketplaces internacionais podem passar "gato por lebre". Mas não dá para bloquear "a China" com base nisso. Eles produzem coisa demais! Teríamos de rastrear a cadeia de produção. No nosso contexto, é basicamente "chinês falso se passando por chinês verdadeiro". O que raios hoje em dia não é "Made in China"?! E o continente asiático é meio que uma selva só.

Das coisas chinesas tem as boas e as ruins, o difícil é acertar nas boas, já que as ruins são maioria e estão mais fáceis de serem compradas dado o preço baixo e a quantidade de vendedores que tem.

Já os outros países da Ásia fornecem produtos de boa qualidade, principalmente no quesito dos componentes eletrônicos.

Quando se desmonta equipamentos de boa qualidade, marca e procedência é comum ver componentes do Japão, Coreia e Malásia. Em coisas antigas, principalmente.

Por outro lado temos também os de Hong Kong e Taiwan que ficaram famosos antes da China lá nos anos 80/90 por serem contrabandeados para o Paraguai e revendidos aqui no Brasil, grande parte dessas coisas tinha qualidade bem duvidosa (pra não dizer ruim).

Em 23/05/2023 às 18:19, aphawk disse:

Outra coisa : transistores metálicos TO-3 pode manter distância deles..... reguladores de tensão em TO-3 também nem pensar..... 

Esse tipo de componente, é pura sacanagem colocam outro componente dentro da peça de metal. Um que tem especificações bem abaixo do que está carimbado.

Isso é comprovado ao se medir o ganho, se for um transistor de alta potência, onde sua maioria tem o ganho baixo nesses chineses tem o ganho alto como se fosse um transistor de média potência.

Em português claro: Se compra um 2N3055 e leva pra casa um BD135 em invólucro TO3! :lol:

 

Eu tenho muitos desses 2N3055 e 2SC5200 falsos aqui, mas como foi quase ganhado não vou reclamar, me servem pra fazer reguladores de tensão para teste de alguma coisa aqui na bancada. Se der curto circuito num desses não tô perdendo praticamente nada.

Em 23/05/2023 às 17:25, Henrique - RJ disse:

 

Mas até quando duram essas peças da China que vem comprando ?

Componentes eletrônicos são bem diferentes de uma coisa pronta.

 

Na coisa pronta se tem o projeto, e se ele é mal feito esquece! O que comprou não vai durar independente de quem fez. Aí pode estragar de imediato ou depois de um tempo, é algo relativo.

Já o componente eletrônico depende de onde ele está, se foi colocado em um bom projeto e trabalha sobre as condições adequadas do fabricante, pode durar pra sempre. Pois mesmo que feitos em "fábricas fundo de quintal" se estiverem corretos vão funcionar, não existe um meio termo pra eles simplesmente funciona ou não.

Inclusive teve caso onde eu comprei circuitos integrados que não funcionavam como deveria, não descobri se são de outro tipo ou se é apenas uma "caixa" vazia com terminais. O importante é que o vendedor me deu outros que funcionam.

12 horas atrás, Blumer Celta disse:

O problema é comprar de alguém (no mercado livre por exemplo), e o cara ter comprado de lá e estar repassando.

Está ficando complicado, tem que conhecer bem estes componentes para ter certeza se são autênticos.

Eu costumo comprar de vendedores do ML que eu vejo que o estoque do cara são de coisas antigas e me baseio por isso, acho que deve ser alguém que está fechando alguma eletrônica antiga e se desfazendo do estoque.

Sobre o ML, é o local onde eu mais compro componentes, embora não seja muito barato é uma facilidade muito grande.

A maioria das lojas que compro são de SP, lá na Sta. Ifigênia mesmo. Mas também já comprei coisas de outros Estados como RS, SC, MG e PR, nesses estados eu já percebi que os fretes saem mais baratos pra cá. Já comprei coisas de GO, BA e RJ também, esse último tem o frete caro (sabe se lá o porquê).

Além de várias coisas usadas como partes de aparelhos eletrodomésticos que quebram e não se acha com facilidade por aí dado a ficarem obsoletos ou as peças novas serem caras.

Os únicos problemas que tive com o ML foi o que citei acima dos CIs que não funcionaram e de umas peças de PC que comprei em uma loja de Manaus AM que nunca chegou, felizmente recebi meu dinheiro de volta.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ,

 

Nenhum fabricante perde tempo escolhendo insumos ruins.

 

O que acontece algumas vezes é que a checagem por amostragem pega um componente que não passa no teste de qualidade, e nesse caso o lote todo ė rejeitado e em teoria os produtos devem ser destruídos.

 

Mas ..... Igual aqui, existem os espertos, que oferecem dinheiro para que os responsáveis não destruam o lote e vendam os componentes bem baratos para o "esperto" , que acaba anunciando nos sites e vendendo picado. Algumas peças podem funcionar perfeitamente, outras aparentam ser perfeitas porque justamente o problema pode não aparecer na aplicação do componente.

 

Não pense que existem fabricantes de componentes chineses que vendem produtos ruins de propósito, lá as leis funcionam e os responsáveis geralmente são mortos.

 

O problema está em não comprar direto da fäbrica, e sim de milhões de espertos revendendo na Internet ...

 

Paulo

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, aphawk disse:

@Henrique - RJ,

 

Nenhum fabricante perde tempo escolhendo insumos ruins.

 

O que acontece algumas vezes é que a checagem por amostragem pega um componente que não passa no teste de qualidade, e nesse caso o lote todo ė rejeitado e em teoria os produtos devem ser destruídos.

 

Mas ..... Igual aqui, existem os espertos, que oferecem dinheiro para que os responsáveis não destruam o lote e vendam os componentes bem baratos para o "esperto" , que acaba anunciando nos sites e vendendo picado. Algumas peças podem funcionar perfeitamente, outras aparentam ser perfeitas porque justamente o problema pode não aparecer na aplicação do componente.

 

Não pense que existem fabricantes de componentes chineses que vendem produtos ruins de propósito, lá as leis funcionam e os responsáveis geralmente são mortos.

 

O problema está em não comprar direto da fäbrica, e sim de milhões de espertos revendendo na Internet ...

 

Paulo

 

Eu já desconfio muito dos produtos chineses em geral inclusive de componentes eletrônicos e não há quem me faça pensar diferente tendo eu já visto tanta coisa dar defeito com pouco tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mick 07 fechou este tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!